A Volkswagen fechou um acordo com as autoridades norte-americanas sobre o escândalo das emissões de diesel, e envolve um programa de recompra de cerca de 500 mil veículos equipados com os motores 2.0 TDI. A opção de recompra foi adotada pois tais modelos, mesmo com modificações técnicas, não atenderão a legislação norte-americana. Além da opção de recompra, a VW oferece a opção do proprietário ficar com o carro - com uma modificação - e receber uma indenização, já que mesmo com tal alteração, o modelo continuará a emitir mais poluentes do que o permitindo pela legislação.


Há ainda um outro acordo sendo acertado nos EUA entre a VW e as autoridades, envolvendo os modelos equipados com o motor 3.0 TDI, mas a Reuters já adiantou que neste caso não haverá compensação financeira e nem recompra, pois tais modelos podem ser facilmente ajustados à legislação.

Já na Europa, onde estão mais de 10 milhões de carros afetados, os acordos já foram feitos e os ajustes nos carros já estão em curso. Entretanto, com a divulgação do acordo americano, alguns políticos europeus estão alegando que os clientes europeus deveriam receber indenizações. Entretanto, no caso da Europa não cabe indenização e tampouco recompra, pois os motores com uma pequena alteração já passam a atender as normas europeias, que são muito menos rígidas que as vigentes nos EUA.

De qualquer forma, com a finalização do acordo nos EUA, o Dieselgate se encaminha para o fim, e a marca já publicou os valores que pagará para cada proprietário por cada modelo afetado. Há duas opções: vender o carro de volta para a Volkswagen, e receber o valor que contempla o valor de mercado e mais uma indenização. Ou manter o carro, que sofrerá uma alteração (que não resolve completamente o problema), e recebe uma indenização. Os valores estão na tabela abaixo, por ano/modelo, versão, valores em dólares e reais (mínimos e máximos dependem da quilometragem do carro e dos opcionais).

Ano
Modelo e versão
RecompraModificação
Opção 1: venda o carro e receba (soma do valor do carro + indenização) Opção 2: mantenha o carro, com modificação, e receba de indenização
Valor em dólar (mínimo)Valor em R$ (mínimo)Valor em dólar (máximo)Valor em R$ (máximo)Valor em dólar (mínimo)Valor em R$ (máximo)Valor em dólar (mínimo)Valor em R$ (máximo)
2009
VW Jetta Sedan TDI$12.475R$ 41.339$14.025R$ 46.475$5.100R$ 16.900$5.100R$ 16.900
VW Jetta SportWagen TDI$13.600R$ 45.067$15.125R$ 50.120$5.100R$ 16.900$5.100R$ 16.900
2010
VW Golf Hatchback 2D TDI$15.025R$ 49.789$16.877R$ 55.926$5.100R$ 16.900$5.302R$ 17.569
VW Golf Hatchback 4D TDI$15.500R$ 51.363$17.447R$ 57.815$5.100R$ 16.900$5.397R$ 17.884
VW Jetta Sedan TDI$13.675R$ 45.316$15.350R$ 50.866$5.100R$ 16.900$5.100R$ 16.900
VW Jetta Sedan TDI Cup Street Edition$15.625R$ 51.777$17.087R$ 56.622$5.100R$ 16.900$5.337R$ 17.685
VW Jetta SportWagen TDI$14.775R$ 48.961$16.607R$ 55.031$5.100R$ 16.900$5.257R$ 17.420
2011
VW Golf Hatchback 2D TDI$17.657R$ 58.511$19.817R$ 65.669$5.432R$ 18.000$5.792R$ 19.193
VW Golf Hatchback 4D TDI$18.497R$ 61.294$20.657R$ 68.452$5.572R$ 18.464$5.932R$ 19.657
VW Jetta Sedan TDI$16.217R$ 53.739$18.347R$ 60.797$5.192R$ 17.205$5.547R$ 18.381
VW Jetta SportWagen TDI$18.227R$ 60.400$20.357R$ 67.458$5.527R$ 18.315$5.882R$ 19.491
2012
VW Golf Hatchback 2D TDI$19.457R$ 64.476$21.707R$ 71.932$5.732R$ 18.994$6.107R$ 20.237
VW Golf Hatchback 4D TDI$20.267R$ 67.160$22.517R$ 74.616$5.867R$ 19.442$6.242R$ 20.684
VW Jetta Sedan TDI$18.317R$ 60.698$20.867R$ 69.148$5.542R$ 18.365$5.967R$ 19.773
VW Jetta SportWagen TDI$19.907R$ 65.967$22.097R$ 73.224$5.807R$ 19.243$6.172R$ 20.452
VW Passat Sedan SE TDI$19.007R$ 62.984$21.467R$ 71.136$5.657R$ 18.746$6.067R$ 20.105
VW Passat Sedan SEL TDI$23.267R$ 77.101$23.387R$ 77.499$6.367R$ 21.099$6.387R$ 21.165
2013
VW Beetle Coupe TDI$20.627R$ 68.353$23.447R$ 77.697$5.927R$ 19.641$6.397R$ 21.198
VW Beetle Convertible TDI$24.047R$ 79.686$26.147R$ 86.645$6.497R$ 21.529$6.847R$ 22.689
VW Golf Hatchback 2D TDI$20.657R$ 68.452$23.117R$ 76.604$5.932R$ 19.657$6.342R$ 21.016
VW Golf Hatchback 4D TDI$21.377R$ 70.838$23.837R$ 78.990$6.052R$ 20.055$6.462R$ 21.413
VW Jetta Sedan TDI$20.777R$ 68.850$23.897R$ 79.189$5.952R$ 19.723$6.472R$ 21.447
VW Jetta SportWagen TDI$23.357R$ 77.399$25.727R$ 85.253$6.382R$ 21.148$6.777R$ 22.457
VW Passat Sedan SE TDI$21.587R$ 71.534$24.257R$ 80.382$6.087R$ 20.171$6.532R$ 21.645
VW Passat Sedan SEL TDI$26.807R$ 88.832$26.927R$ 89.229$6.957R$ 23.054$6.977R$ 23.120
2014
VW Beetle Coupe TDI$22.907R$ 75.908$25.847R$ 85.650$6.307R$ 20.900$6.797R$ 22.524
VW Beetle Convertible TDI$27.047R$ 89.627$29.237R$ 96.884$6.997R$ 23.186$7.362R$ 24.396
VW Golf Hatchback 4D TDI$23.957R$ 79.387$26.177R$ 86.744$6.482R$ 21.480$6.852R$ 22.706
VW Jetta Sedan TDI$21.137R$ 70.043$26.117R$ 86.545$6.012R$ 19.922$6.842R$ 22.673
VW Jetta SportWagen TDI$26.657R$ 88.335$29.117R$ 96.486$6.932R$ 22.971$7.342R$ 24.330
VW Passat Sedan SE TDI$26.117R$ 86.545$28.877R$ 95.691$6.842R$ 22.673$7.302R$ 24.197
VW Passat Sedan SEL TDI$28.847R$ 95.592$28.967R$ 95.989$7.297R$ 24.180$7.317R$ 24.247
2015
VW Beetle Coupe TDI$24.156R$ 80.047$31.686R$ 104.999$6.515R$ 21.589$7.770R$ 25.748
VW Beetle Convertible TDI$27.937R$ 92.576$33.835R$ 112.121$7.145R$ 23.677$8.128R$ 26.934
VW Golf Hatchback 4D TDI S$21.806R$ 72.260$26.700R$ 88.477$6.123R$ 20.290$6.939R$ 22.994
VW Golf Hatchback 4D TDI SE$24.022R$ 79.603$29.306R$ 97.113$6.493R$ 21.516$7.373R$ 24.432
VW Golf Hatchback 4D TDI SEL$24.022R$ 79.603$31.728R$ 105.139$6.493R$ 21.516$7.777R$ 25.771
VW Golf SportWagen TDI S$24.043R$ 79.672$28.588R$ 94.733$6.496R$ 21.526$7.254R$ 24.038
VW Golf SportWagen TDI SE$26.282R$ 87.092$30.743R$ 101.875$6.869R$ 22.762$7.613R$ 25.228
VW Golf SportWagen TDI SEL$24.022R$ 79.603$32.876R$ 108.943$6.493R$ 21.516$7.968R$ 26.404
VW Jetta Sedan TDI S$21.410R$ 70.947$24.696R$ 81.836$6.057R$ 20.071$6.605R$ 21.887
VW Jetta Sedan TDI SE$22.800R$ 75.553$26.458R$ 87.675$6.289R$ 20.840$6.899R$ 22.862
VW Jetta Sedan TDI SEL$24.809R$ 82.211$30.149R$ 99.906$6.624R$ 21.950$7.514R$ 24.900
VW Passat Sedan TDI SE$28.367R$ 94.001$31.127R$ 103.147$7.217R$ 23.915$7.677R$ 25.440
VW Passat Sedan TDI SEL$32.747R$ 108.515$32.867R$ 108.913$7.947R$ 26.334$7.967R$ 26.401

6 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Se fosse no Brasil, vocês acham que a VW iria fazer esse acordo??
    Isso mostra o que acontece em um país em que o Justiça é eficiente, porque certamente, se fosse condenada, os custos para a VW seriam muito maiores.

    ResponderExcluir
  2. Vai rolar esse acordo aqui no Brasil para os donos de Amarok?

    ResponderExcluir
  3. mais negócio embolsar a indenização e ficar com o carro.

    ResponderExcluir
  4. O IBAMA pretende aplicar multa de até 17 milhões de reais à VW caso o laudo técnico confirme a manipulação do motor 2.0 TDI da Amarok. Por sua vez a montadora afirma que o dispositivo não estava ativo nos motores diesel das picapes fabricadas na Argentina e comercializadas por aqui nos anos 2011/2012. Se confirmada a fraude os consumidores lesados podem ingressar com ações judiciais indenizatórias, mas nada impede que a VW faça um acordo semelhante ao que foi feito nos EUA, porém com efeito bastante restrito à Amarok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe a menor chance de um acordo como o dos EUA nem na Europa e muito menos no Brasil.
      Que fique claro. Os limites de emissão de Nox pela Norma Euro5 da Europa são nada menos que 80 vezes (repetindo: OITENTA VEZES) maiores que os permitidos nos EUA.
      É por isso que na Europa, com nível de exigência 80 vezes menores, bastou à VW colocar um tubo plástico na entrada de ar, e pronto. problema resolvido.
      Nos EUA não tem como resolver, o problema. Teria que trocar o motor. Por isso que estão recomprando os carros, pois mesmo que faça um retrofit, o carro ainda ficará fora da especificação.
      Observe que no caso dos motores 3.0 nos EUA, há um acordo em andamento, mas nesse caso não haverá indenização, pois a solução é simples, e as emissões de Nox estão muito próximas das permitidas.
      Em resumo. Esse acordo nos EUA coloca um fim no Dieselgate. Ele é o último e o mais importante, pois envolvia um problema técnico que não tinha solução.
      Os acordos na Europa já foram assinados, homologados, e os recalls estão em andamento.
      No Brasil a Amarok não violou nenhuma legislação, seja com sofotware ou sem software.

      Excluir
  5. O que será feito com esses carros recomprados? Serão enviados pra algum país subdesenvolvido como nosso vizinho Paraguai ou países da África? Vamos ver se a VW está preocupada com o planeta haha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem