Segundo informações que obtivemos junto a concessionários, hoje, a maior parte dos Etios vendidos são da versão automática, não só para proprietários atuais de Etios com transmissão manual, mas também para donos de carros automatizados, como Up! e Gol I-Motion, que vem deixando seus carros em troca do Etios.
Novo Toyota Etios XLS 1.5 Automático - interior - painel |
Consumo
Em relação às versões do Etios Automático, consideramos que a de melhor relação custo x benefício é a intermediária XS. Isso porque nessa configuração, tanto a versão hatch quanto a sedã contam com o motor 1.5 16V de 107 cavalos, que, segundo o INMETRO, tem basicamente o mesmo indicador de consumo de gasolina em cidade e estrada: 11,9 Km/l em cidade, e 13,2 Km/l em estrada (contra 11,8 km/l e 13,3 km/l do Etios X 1.3 Automático, respectivamente).
Novo Toyota Etios X 1.3 Automático - interior - painel |
Novo Toyota Etios XS 1.5 Automático (versão intermediária) - interior - painel |
Novo Toyota Etios XLS 1.5 Automático - espaço traseiro da versão sedã |
Comportamento
Em um test-drive que fizemos com o Etios Sedã XLS 1.5 Automático, a transmissão automática mostrou-se extremamente suave nas trocas e muito eficiente, fazendo a comutação das relações de forma muito rápida para manter o motor na rotação de torque máximo.
O comportamento muito suave do câmbio agrada muito e combina com o ajuste de suspensão que privilegia o conforto, mas sem ser molenga. Ao passar por vias de baixa qualidade, o conjunto absorve as irregularidades isolando a cabine, que se mantém surpreendentemente silenciosa a agradável.
Novo Toyota Etios XLS 1.5 Automático - espaço dianteiro |
Novo Toyota Etios XLS 1.5 Automático - espaço traseiro - Hatch |
Acabamento pode melhorar
O Etios tem um padrão de montagem de qualidade, e isso fica claro ao se andar no carro, que transmite uma elevada impressão de solidez estrutural: o carro passa em desníveis, valetas e lombadas e mantém-se rígido, sem torções.
A montagem das peças é boa também, mas há descuidos, como plásticos com tonalidade não uniforme e até mesmo muitos parafusos aparentes. O acabamento interno, com muitas peças sobrepostas sem uniformidade indica que há muitos componentes aproveitados de outros modelos da marca, e que foram adaptados no Etios sem muito cuidado.
Toyota Etios 2017 Automático - interior da versão XS (intermediária) |
Vendas
A tabela abaixo mostra o ranking de vendas do mercado brasileiro na primeira semana de junho, com o Chevrolet Onix na liderança entre os carros, a Fiat Toro como comercial leve mais vendido do Brasil, superando até mesmo a Strada.
Rank | Carro | Junho (1ª semana) | Comercial Leve | Junho (1ª semana) | |
1 | ONIX | 2.006 | TORO | 570 | |
2 | HB20 | 1.444 | STRADA | 556 | |
3 | PRISMA | 917 | HILUX | 466 | |
4 | COROLLA | 863 | SAVEIRO | 324 | |
5 | GOL | 780 | S10 | 289 | |
6 | HR-V | 760 | RANGER | 167 | |
7 | KA | 639 | L200 | 146 | |
8 | PALIO | 528 | MONTANA | 116 | |
9 | HB20S | 519 | OROCH | 107 | |
10 | ETIOS HB | 509 | MASTER | 98 | |
11 | RENEGADE | 506 | FIORINO | 81 | |
12 | SANDERO | 487 | HR | 64 | |
13 | ETIOS SEDAN | 482 | AMAROK | 60 | |
14 | FOX | 478 | FRONTIER | 58 | |
15 | UP | 451 | DUCATO | 38 | |
16 | UNO | 408 | DOBLO | 17 | |
17 | MOBI | 362 | K2500 | 16 | |
18 | C3 | 348 | DAILY3514 | 16 | |
19 | FIT | 336 | KANGOO | 15 | |
20 | SIENA | 322 | SPRINTER311 | 9 |
É a primeira vez que o Etios Hatch entra no top 10, e que o Etios Sedã entra no Top 15, indicando uma grande aceitação do consumidor em relação às alterações promovidas pela Toyota.
Conclusão
A transmissão automática é atualmente um dos equipamentos mais desejados do consumidor brasileiro, visto que é um recurso que melhora muito o conforto do motorista em qualquer situação, e, especialmente, em trânsito congestionado.
No caso do Etios, a transmissão automática era um dos itens mais demandados pelo consumidor, e a linha 2017 passa a oferecer o câmbio de quatro marchas em toda a gama de versões, e a resposta do consumidor foi imediata, e já pode ser vista nas tabelas de vendas.
Podem fazer o que for nesse painel .. que ele ainda continua ''monster''
ResponderExcluirAmigo é um Toyota
ExcluirFaltam um componente pra esse carro ser ótimo: BELEZA e DESIGN! Só
ResponderExcluirConcordo.
ExcluirVc compra carro analisando como item "mais importante" a beleza e o design? Toyota é outro patamar...beleza e design é uma questão de ponto de vista...Se quiser uma compra racional, vá de Toyota!
ExcluirToyota fez um carro pra quem quer andar e não "desfilar", não é carro para garoto ou entusiasta. É pra levar do ponto A ao B com segurança e confiabilidade, o resto é secundário. Eu não compraria mas meu pai de 60 anos irira fácil nele!
ResponderExcluirConcordo plenamente!
ExcluirO etios é uma compra racional para quem quer um carro ágil, econômico e que o transporte com segurança e conforto.
Eu compraria. E não tenho 60 anos, eheheh
Cara, ele ta entre os 10 carros menos seguros do país. Não sei aonde ta essa segurança.
ExcluirDe onde vc tirou esses dados? Ek
ExcluirLe tem 4 estrelas no Latim NCAP. Informe-se!
4 estrelas no Ncap meu amigo! Quanto é a dos concorrentes mesmo?
Excluir4 estrelas no Ncap meu amigo! Quanto é a dos concorrentes mesmo?
ExcluirCarro apenas pra levar do ponto A ao B e carro 1.0 , ! E meu pai com 60 anos n compraria nunca , muito frio , em todos os sentidos ! Quem compra esse carro é pq n tem condições pra compra um Corolla e que andar de toyota q é modinha atualmente !
ExcluirCarro apenas pra levar do ponto A ao B e carro 1.0 , ! E meu pai com 60 anos n compraria nunca , muito frio , em todos os sentidos ! Quem compra esse carro é pq n tem condições pra compra um Corolla e que andar de toyota q é modinha atualmente !
ExcluirMe fale vc ....por exemplo o onix o mais vendido....?
ExcluirO tem o ônix ?
ExcluirMeu pai não compraria, pois não conseguiria entender nada desse painel... E ele é daqueles que acompanham os números dos carro...
ExcluirO etios é para quem não liga para visual. E visual não é fútil em nada... A estética, o design, enfim, são aspectos totalmente relacionados com a experiência do condutor, com a satisfação perante o produto, a praticidade dos comandos e da leitura, enfim... Há quem não ligue, usa volante, acelerador, câmbio e freio. De vez em quando usa a seta. Para os demais, etios é "incomprável".
Pessoal! Acho que falta a Toyota se dar conta que dá pra ser prático sem ser tão feio. Se tivesse um mínimo de design o carro custaria uns 10% a mais e pagaríamos sem reclamar... quem perde mais é a montadora.
ExcluirPessoal! Acho que falta a Toyota se dar conta que dá pra ser prático sem ser tão feio. Se tivesse um mínimo de design o carro custaria uns 10% a mais e pagaríamos sem reclamar... quem perde mais é a montadora.
ExcluirEstou para pegar um XS 1.5 AT Sedan. Já fiz teste drive e gostei. Mas resolvi esperar o Versa CVT, que está prometido para esse mês. Como tenho um Sentra CVT, pelo cambio prefiro CVT, mas o Versa tem algumas desvantagens. Mas tudo pode ser corrigido pelo preço que vier.
ResponderExcluirNão vou falar das partes boas do Etios, pois isso já está muito bem detalhado em vários reviews.
Então seguem as coisas que não gostei e podem me levar para o Versa:
1)Falta de ajuste de altura do cinto de segurança.
2)A porta é muito leve, porque não tem as molas de pressão. E não tem dupla vedação de borracha na porta.
2)Não tem abertura do porta-mala pelo controle remoto.
3)Posição do botão de travamento das portas péssimo. Simplesmente fica escondido na lateral do volante e não dá para ver da posição sentado. Tem que achar no tato. Seria um problema menor se tivesse travamento automático.
4)Fiz um teste drive curto e achei a suspensão mais firme do que gostaria. O meu Sentra tem uma suspensão firme e gostaria de algo mais confortável agora. Vou fazer outro TD para avaliar melhor.
Mas o lado bom superar o ruim e por isso estou considerando ele.
Lucas Furtado,não se esqueça que o Versa CVT,chegará na faixa de R$ 62.000,00 A R$ 65.000,00
ExcluirPelo custo beneficio fico com o Etios.
Cara, pesquisa aí e boa sorte na sua escolha! Particularmente, eu acho que ir de um Sentra, que sempre foi um ótimo carro, para um etios, é perder uma série de comodidades. Veja qual lhe dará maior satisfação... Boa escolha!
ExcluirUm novo painel bonito e um facelift faria esse xarrobficar entre os 05.
ResponderExcluirÓtimo carro com design da década passada. Por este detalhe eu descarto. Numa próxima geração posso desejar um deste.
ResponderExcluirA Toyota está aprendendo com a VW. Para que alterar um projeto se vende razoavelmente bem.
ExcluirCom certeza Caio, pra que colocar o CVT do Corolla por exemplo, se nos contentamos com um AT4. Imagina a economia e desempenho que este carro teria com este CVT?
ExcluirProblema e que com o at4 esse etios ja e muito mais economico que qualquer concorrente. So no hb20 ele e 20% mais econonico.
ExcluirEntao se a toyota colocasse o cvt do corolla o etios ficaria mais caro 3 perderia custo z beneficio.
Do jeito que esta ta otimo. Economico 3 barato.
Para um montadora, fazer um carro bonito ou um carro feio o custo é o mesmo, a Toyota escolheu fazer um carro feio, por isto não vende tão bem quanto deveria.
ResponderExcluirDepende meu caro.
ExcluirUm bom design além de transmitir status custa dinheiro para manter equipes de alto nível. Qual o carro chama mais atenção, um toyota camry (considerado de pobre nos EUA) ou lotus elise? Detalhe que ambos são o mesmo carro, incluindo o motor V6, mas a lotus custa bem mai$$$$$$$.
Sou taxista tenho um sedan a 1 ano e meio pretendo depois de 2 anos que tenho direito trocar por outro etios e agora automático, ate agora nenhum problema e os passageiros elogiam o carro ,o conforto, estou muito satisfeito.
ResponderExcluirSou taxista tenho um sedan a 1 ano e meio pretendo depois de 2 anos que tenho direito trocar por outro etios e agora automático, ate agora nenhum problema e os passageiros elogiam o carro ,o conforto, estou muito satisfeito.
ResponderExcluirEsse carro é feio igual briga de FOICE NO ESCURO, mais tem que ser respeitado por suas ótimas qualidades!
ResponderExcluirRafa isso vai muito de gosto, quem valoriza design estético não ficará feliz com o Etios mas se a compra for pela razão e custo x beneficio o Etios supera qualquer um com folga.
ExcluirAvaliei, comparei e calculei os itens técnicos como desempenho, dimensões, equipamentos, gastos com a manutenção, seguro, desvalorização, IPVA etc. e o ETIOS supera com folga todos os adversários da concorrência. Quem aposta em uma compra racional e não emocional, vai tranquilo de ETIOS que vai se dar bem.
ResponderExcluirConcordo plenamente GUSTAVO ,o ETIOS e um ótimo carro mesmo quem tem so fala bem para mim que atrapalha ele é seu PAINEL se a TOYOTA mudasse ele para normal acho que seria melhor na minha opinião ,mais isso não tira seus méritos tanto e que suas vendas estão subindo mês a mês.(ABRAÇOS)
ExcluirO Etios ainda é um carro novo em nosso país, acredito que com o tempo a Toyota irá adequá-lo ao gosto do brasileiro, pois eles sempre têm ouvido seus consumidores e a crítica. Abraço!
ExcluirO Etios sedan XLS automático, com banco de couro e painel digital é o compacto que mais agrada. Espaço interno, bagageiro de 500 litros, bom consumo, confiabilidade mecânica e agora conforto. O problema realmente é o preço, 60 mil é muito caro, 10 mil a mais e se chega no Corolla básico, se custasse 52, 53 mil dava pra pensar.O design externo é um pouco ultrapassado, mas prefiro focar no conforto e no custo benefício, não na estética. O Etios sedan X custa 52 mil, mas deixa a desejar nos equipamentos e no conforto.
ResponderExcluirPra mim a unica coisa que é interessante neste carro é o motor e cambio, o resto precisa melhorar muito, deveriam fazer dele um mini corolla ai vederia bastante, o design e o painel mata o carro.
ResponderExcluirCara, eu achei o painel central tão funcional, foi muito fácil se acostumar e percebi que é muito mais útil e dinâmico.
ResponderExcluirso car blog falou , arigato
ResponderExcluirFiz um teste drive nele pra ver as mudanças e confesso que gostei muito. Esquecendo o lado externo, a parte interna é muito boa... motor forte...cambio automatico preciso e de rapidas trocas das marchas e sem nenhum tranco. Quanto ao polemico painel centralizado e com aqueles mostradores analogicoes feios e de dificil leitura.... Na minha opiniao esta totalmente superado...muito bonito e nao desvia a atençao...quem fizer o teste acredito que tera essa mesma boa impressao que tive.
ResponderExcluirEu acho que o maior ponto negativo do carro - o Painel Filizola - foi alterado. Além disso ganhou câmbio automático melhor que os AT6 da concorrência e os automatizados, vindo por um preço competitivo. Agora ele está aceitável e vai proporcionar uma condução prazerosa para quem procura uma compra racional. Os pontos negativos mesmo são Design exterior ultrapassado, botão de travamento mal localizado, falta de dupla vedação nas portas, falta de abertura por controle do porta-malas, acabamento interior muito simples, tampa do porta-luvas de mal ergonomia com rebarbas, novos velocímetros com baixa resolução (dá para ver os pixels), vidros elétricos que levantam torto, som de baixa qualidade, suspensão dura e seca. Os pontos positivos são mecânica confiável, economia, amplo espaço interno e do porta-malas, e câmbio automático de verdade bem casado com o motor.
ResponderExcluirComo nem tudo é perfeito, ele é feio pra caramba. As pessoas que conheço que compraram o Etios têm o perfil de considerarem o carro apenas como meio de transporte. Já quem é apaixonado fica difícil engolir o carro mesmo com todas as qualidades técnicas.
ResponderExcluirPessoal eu tenho um Etios XS 2013 o carro está com 69'000 rodados só castei com etanol até agora!boniteza não se ponhe em mesa quem quer conforto segurança pode comprar um Etios estou pensando em comprar um novo ele faz 13 Km com Etanol em SP abraços a todos!!
ResponderExcluirCarro para locomoção e não 👎 para exibição.
ResponderExcluirNão tem como melhorar... já foram alem do projeto!!! Carro foi feito para mercado pobre!! mercado "rico" tem Yaris!
ResponderExcluirO painel digital também deve ter ajudado nas vendas. Ficou bem melhor! Quanto ao câmbio, acredito que primeiro colocaram o AT4 para ver a reação do mercado e da concorrência, se precisarem eles tem o CVT na manga.
ResponderExcluirAo lembrar que fui proprietário de um Versa unique ano 15/16 e que o pós venda da Nissan é péssimo eu fico muito feliz e satisfeito em ter comprado o Etios sedan xls automático.
ResponderExcluirNa matéria fala que o XS vem com central multimidia com espelhamento, porem esse item só vem na XLS na XS só vem Rádio.
ResponderExcluirO importante é conseguir rodar 1 milhão de quilômetros e sem dar problemas!
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