Os dados preliminares do mercado automotivo brasileiro relativo ao mês de maio apontam que o Chevrolet Onix recuperou a liderança (perdida para o HB20 na parcial do mês), tendo emplacado 10.896 exemplares, e voltando a condição de carro mais vendido do Brasil.

Chevrolet Onix 2016

A segunda posição coube ao Hyundai HB20, que, no período, registrou 9.249 unidades emplacadas.

Hyundai HB20 2016

A terceira colocação coube novamente ao VW Gol, com 6.914 unidades vendidas.

Volkswagen Gol 2017

O quarto colocado foi o Ford Ka, com 6.358 unidades emplacadas.
Ford Ka 2016

Fecha o top 5 o Toyota Corolla, sedã mais vendido do Brasil, com 5.428 unidades transacionadas.

Toyota Corolla 2017

Ranking de 200 carros mais vendidos - maio / 2016


RANKMODELOABRMAIOΔ [MAIO/ABR]2016
1GM/ONIX10.60710.8962,7%56.969
2HYUNDAI/HB209.8319.249-5,9%46.389
3VW/GOL6.5336.9145,8%26.547
4FORD/KA5.2856.35820,3%28.760
5TOYOTA/COROLLA5.8255.428-6,8%26.475
6GM/PRISMA4.9985.3567,2%25.639
7FIAT/PALIO4.1105.29028,7%27.628
8HONDA/HR-V5.4465.162-5,2%25.660
9RENAULT/SANDERO4.8474.756-1,9%20.402
10JEEP/RENEGADE4.0474.4078,9%21.689
11HYUNDAI/HB20S3.8324.0014,4%19.049
12VW/FOX4.2223.819-9,5%22.617
13VW/UP3.2783.227-1,6%16.810
14FIAT/SIENA3.1432.883-8,3%16.118
15TOYOTA/ETIOS SEDAN2.1972.51014,2%10.738
16TOYOTA/ETIOS HB2.0902.43616,6%13.423
17FIAT/MOBI1.0622.407126,6%3.563
18RENAULT/DUSTER1.9322.32620,4%9.487
19HONDA/FIT2.2192.2270,4%11.274
20GM/COBALT2.1332.028-4,9%9.191
21GM/SPIN1.7352.01616,2%8.097
22FORD/ECOSPORT2.2332.006-10,2%10.370
23HONDA/CIVIC1.4111.93136,9%7.478
24FORD/KA SEDAN1.8261.8742,6%8.646
25FIAT/UNO3.1241.868-40,2%15.552
26VW/VOYAGE1.7801.7960,9%10.276
27HYUNDAI/TUCSON1.0671.79668,3%5.323
28RENAULT/LOGAN1.7501.710-2,3%8.234
29NISSAN/MARCH1.1871.48625,2%7.161
30GM/CLASSIC1.2841.48115,3%6.590
31NISSAN/VERSA1.6961.407-17,0%7.888
32HONDA/CITY1.2431.2944,1%7.132
33FORD/FIESTA1.0271.29125,7%6.626
34TOYOTA/HILUX SW49461.12018,4%4.126
35GM/CRUZE SEDAN5911.12089,5%3.063
36CITROEN/C39231.0058,9%4.937
37PEUGEOT/20880697420,8%4.156
38GM/TRACKER992844-14,9%4.647
39CITROEN/AIRCROSS58982840,6%2.758
40PEUGEOT/2008949814-14,2%4.190
41HYUNDAI/IX35807801-0,7%3.922
42FIAT/PUNTO767667-13,0%4.508
43RENAULT/CLIO1.013615-39,3%6.869
44VW/JETTA5875890,3%2.964
45RENAULT/FLUENCE47854714,4%2.339
46FIAT/DOBLO595531-10,8%2.571
47FIAT/WEEKEND40348019,1%3.003
48FORD/FOCUS605471-22,1%2.938
49BMW/X1211431104,3%929
50MITSUBISHI/ASX35340013,3%2.010
51MITSUBISHI/Outlander416395-5,0%2.291
52VW/CROSSFOX392380-3,1%2.071
53NISSAN/SENTRA398365-8,3%3.768
54CITROEN/C4L3543591,4%1.863
55FIAT/IDEA30535917,7%1.723
56VW/GOLF389334-14,1%3.478
57FORD/FUSION3013278,6%1.528
58PEUGEOT/308328323-1,5%1.220
59GM/CRUZE HB383315-17,8%1.822
60KIA/SPORTAGE26231118,7%1.538
61M.BENZ/CLASSE GLA28030810,0%1.288
62FORD/FOCUS SEDAN341304-10,9%1.693
63LAND ROVER/DISCOVERY315297-5,7%1.846
64M.BENZ/CLASSE C18327148,1%1.356
65AUDI/A3 SEDAN272267-1,8%1.780
66BMW/320250249-0,4%1.245
67HYUNDAI/I3021224113,7%1.281
68AUDI/Q32182295,0%1.433
69MITSUBISHI/PAJERO2142234,2%1.106
70LAND ROVER/EVOQUE17019212,9%886
71HONDA/CRV268188-29,9%1.108
72PEUGEOT/40811718457,3%508
73VW/TIGUAN14617217,8%562
74VOLVO/XC60175165-5,7%848
75GM/CAPTIVA159151-5,0%569
76FIAT/5007814889,7%558
77VW/SPACEFOX164147-10,4%942
78KIA/CERATO1341426,0%649
79BMW/BMW 12010614133,0%421
80FIAT/LINEA1351382,2%869
81FORD/NEW FIESTA187135-27,8%1.144
82MITSUBISHI/LANCER8913450,6%643
83LIFAN/X60132130-1,5%928
84SUZUKI/JIMNY9713034,0%631
85KIA/PICANTO141127-9,9%982
86HYUNDAI/SANTAFE9412330,9%553
87DODGE/JOURNEY10712315,0%462
88FIAT/BRAVO7811547,4%689
89VW/GOLF VARIANT7811547,4%491
90CHERY/CELER7711549,4%433
91TROLLER/T41111131,8%643
92AUDI/A41031106,8%395
93JAC/T5152100-34,2%343
94SUZUKI/SX493930,0%409
95MINI/COOPER729329,2%403
96JEEP/CHEROKEE11189-19,8%437
97HYUNDAI/ELANTRA648532,8%362
98M.BENZ/GLC9184-7,7%280
99M.BENZ/GLE637417,5%258
100AUDI/A5377397,3%216
101TOYOTA/RAV411169-37,8%783
102SUZUKI/GVITARA546113,0%344
103M.BENZ/CLA200485922,9%317
104SUBARU/FORESTER6056-6,7%283
105CHERY/QQ9051-43,3%269
106JAGUAR/XE365141,7%228
107GM/TRAILBLAZER14250-64,8%430
108VOLVO/V40364936,1%204
109M.BENZ/A200304963,3%146
110VW/SPACECROSS5147-7,8%262
111JAC/J3 TURIN374624,3%250
112FIAT/FREEMONT384415,8%264
113BMW/X4364319,4%268
114KIA/SORENTO4443-2,3%222
115CHERY/TIGGO314235,5%140
116BMW/X3284042,9%175
117SUBARU/XV34378,8%182
118VW/FUSCA36372,8%144
119AUDI/Q5203785,0%135
120BMW/3285136-29,4%147
121CHERY/CELER SEDAN3433-2,9%146
122CAMARO/CAMARO183383,3%135
123VOLVO/XC90183172,2%126
124PORSCHE/CAYENNE3130-3,2%140
125M.BENZ/CLASSE E183066,7%121
126BMW/125I27297,4%94
127LEXUS/NX2002928-3,4%114
128AUDI/TT162768,8%117
129MINI/COOPER COUNTRYMAN5525-54,5%185
130KIA/SOUL3225-21,9%167
131PEUGEOT/30082824-14,3%123
132JAC/J32623-11,5%170
133BMW/X62922-24,1%215
134VW/PASSAT192215,8%88
135HONDA/ACCORD132269,2%76
136M.BENZ/CLASSE B142150,0%75
137VOLVO/S602018-10,0%101
138JAC/T63317-48,5%228
139CITROEN/C4 PICASSO2117-19,0%142
140HYUNDAI/AZERA2316-30,4%153
141AUDI/A31816-11,1%109
142M.BENZ/A250816100,0%50
143PORSCHE/MACAN2515-40,0%105
144AUDI/Q71615-6,3%98
145RDK/TIGER111536,4%66
146BMW/X52714-48,1%198
147VOLVO/V60514180,0%54
148BMW/428I14140,0%47
149AUDI/A15612-78,6%315
150JAC/J21612-25,0%104
151M.BENZ/SLK1511-26,7%54
152M.BENZ/CLA25081137,5%27
153GEELY/GC21210-16,7%123
154JEEP/WRANGLER2210-54,5%77
155VW/TOUAREG91011,1%40
156GEELY/EC-76950,0%95
157BMW/5286950,0%51
158JAGUAR/XF49125,0%45
159MINI/JCW109-10,0%41
160KIA/CARNIVAL119-18,2%35
161AUDI/RSQ329350,0%20
162PORSCHE/BOXSTER49125,0%16
163CITROEN/DS598-11,1%51
164SUBARU/WRX148-42,9%46
165BMW/I37814,3%41
166GM/CELTA37133,3%54
167SUZUKI/SWIFT770,0%51
168AUDI/A6770,0%40
169BMW/Z437133,3%25
170M.BENZ/CLS6716,7%21
171SUBARU/OUTBACK216-71,4%66
172BMW/M135I36100,0%25
173M.BENZ/A45 AMG36100,0%23
174PORSCHE/91126200,0%21
175AUDI/RS626200,0%13
176TOYOTA/PRIUS835-94,0%135
177BMW/M3 SEDAN115-54,5%57
178KIA/OPTIMA75-28,6%40
179M.BENZ/CLASSE A75-28,6%28
180PORSCHE/CAYMAN550,0%18
181LEXUS/ES 3503566,7%17
182AUDI/A74525,0%17
183VW/CC15400,0%11
184CITROEN/C3 PICASSO144-71,4%81
185FORD/EDGE224-81,8%53
186BMW/335I74-42,9%27
187JEEP/COMPASS24100,0%22
188BMW/M614300,0%17
189CHEVROLET/CORVETTE14300,0%13
190TOYOTA/BANDEIRANTE24100,0%12
191AUDI/A4 AVANT153-80,0%36
192CHRYSLER/DURANGO83-62,5%22
193BMW/M235I330,0%22
194LEXUS/CT200H83-62,5%19
195M.BENZ/CLASSE S63-50,0%18
196KIA/MOHAVE53-40,0%15
197CITROEN/C3 AIRCROSS82-75,0%168
198JAC/J572-71,4%53
199AUDI/S312100,0%19
200JAC/J632-33,3%19
201KIA/CADENZA62-66,7%17
202TOYOTA/CAMRY220,0%16
203CITROEN/DS321-50,0%34
204SMART/FORTWO41-75,0%19

57 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Cara, não existe a possibilidade de carros sem porta malas e com um mínimo espaço interno venderem no Brasil. Pra mim o mobi vai ser um fiasco e o vw up só não vende menos pq a vw fez mudanças que aumentou seu porta malas e espaço interno.

      Resumindo, este tipo de carro, vende na Europa, pq é um segundo carro. No Brasil não são todos que podem ter 2 carros.

      Pra vc ver, todos os carros desta categoria vendem mal aqui no Brasil, sendo o up o menos pior.

      Excluir
  2. Simplesmente quem comprava Uno, agora se divide entre Uno e Mobi. Seis por meia dúzia.

    ResponderExcluir
  3. Cadê o Renault Duster Oroch? É o mesmo do Duster?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Note que este ranking é apenas de carros, oroch faz parte do grupo de comerciais leves, junto com strada, saveiro, s10, ranger, toro, etc.

      Excluir
    2. Não... deve vir em outra tabela...

      Excluir
    3. Não... deve vir em outra tabela...

      Excluir
  4. parabens a volkwagen que fez o gol subir ao top 3. Acredito que quando vier o novo gol de verdade com a nova plataforma ela será lider novamente. E parece que o gol esta canibalizando um pouco do fox...

    ResponderExcluir
  5. O que o gol vendeu a mais em maio com relação a abril, é o que fox e up reduziram. Se olharem abril com re lavado a março aconteceu o mesmo. E também o que mobi vendeu a mais, foi o que uno diminuiu. Canibalismo puro.

    ResponderExcluir
  6. O cambio bomba PowerShit ta derrubando as vendas do Nhecosport, Focus e Fiesta...acorda, ford! Coloca logo o cambio AT6 do fusion nesses carros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionante a cabeça dura e a letargia da Ford. Vão morrer mas não dão o braço a torcer, não se mexem.

      Excluir
    2. pare de criticar o cambio da ford, vc não tem a capacidade de comprar um ford, a ford nem lembra que vc existe.

      Excluir
    3. É muita cabeça dura mesmo. A Ford sofrendo com processos no Brasil, EUA e Austrália e mesmo assim ela insiste nesse câmbio.
      Será que a Ford precisa vender 100 Focus em um mês para poder se ligar que o Poweshift não é bom?

      Excluir
    4. "vc não tem a capacidade de comprar um ford"

      Hahahahahahahahahaha.

      Excluir
    5. Ford diz que corrigiu o câmbio a partir das versões 2015. É esperar pra ver...

      Excluir
    6. Negativo. O Focus Titanium de meu primo é 16/16 e já deu problema 2 vezes.

      O Powershift também deu problema durantes testes simples do Vrum! e do Estado de Minas, já modelos 15/16. Tá no Google.

      Excluir
    7. "vc não tem a capacidade de comprar um ford". kkkkkk, graças a Deus também não tenho tamanha falta de juízo.

      Excluir
  7. Não tem segredo para vender bem, só colocar preço justo, o maior exemplo foi o Cruze Sedan em que as vendas de maio subiram mais de 80% em relação a abril - 591 para 1.120. Antes a 81 mil, encontra-se agora a partir de 68 mil. Mas mesmo assim, a GM comete o equívoco de lançar o novo Cruze a partir de 87 mil. Se bobear, não irá vender por mês nem as 591 unidades de Abril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além do preço, similar ao Corolla, tem cara de chinês...

      Excluir
    2. O civic é outro que subiu devido as promoções de final de geração, isso que só está vendendo o LXR pelo que o pessoal vem falando.

      Excluir
  8. Volto à perguntar para o Blog: quem é este TOYOTA BANDEIRANTE que continua no "ranking"? Será que depois de tantos anos - 28/11/2.001 foi o encerramento e comemorado na fábrica - ainda tem no estoque de fábrica e/ou concessionária? Dúvido!!!
    Não seria um erro/engano do ranking?

    ResponderExcluir
  9. Golf e Focus com vendas simbólicas (o GM Tracker vende praticamente o somatório dos dois!!!). É visível que essa categoria está caminhando para o fim, tal como as peruas. A ford se recusa a fazer o óbvio: aposentar o powershift; e a WV, bem, ainda acha que o golf é hatch premium, mas as vendas mostram que o consumidor não engoliu (e nem vai) esses preços.

    ResponderExcluir
  10. E o Corolla é o top 1 dos carros mais caros.

    ResponderExcluir
  11. Poderiam nacionalizar o A3 Sportback, as vendas estão as minguas. Incrível também é o novo Passat com essa média de vendas ficar na casa de 20 carros mensais, apesar de caro costuma ter seu público.

    ResponderExcluir
  12. Eu não entendo a Ford.

    No caso do KA, ele até vende bem e poderia brigar tranquilamente de igual para igual com HB20 e Onix.

    Basta para isso que a Ford melhore o acabamento interno e acústica da cabine.

    Coloque regulagem de altura no banco do motorista em todas as versões e melhore sensivelmente o atendimento de suas CSS no fornecimento de peças.

    Uma redução de umas 2 mil dilmas não seria nada ruim também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra brigar com o HB20 seria necessário uma versão automática(mas não o powershift).

      Excluir
    2. O powershift não é tão ruim como vocês imaginam, teve alguns problemas no começo mais já foi resolvido esse problema de aquecimento nas versões 2015/2016.

      Excluir
    3. Negativo. O Focus Titanium de meu primo é 16/16 e já deu problema 2 vezes.

      Excluir
  13. Olho grande das montadoras, ano passado todas estavam vendendo muito bem, o 320 por exemplo, a BMW chegou a vender em alguns meses 800 unidades ao preço sugerido de 129.950,00, mas tinha concessionárias vendendo a 125 mil com taxa zero em 24 meses, mais IPVA e emplacamento grátis, o que fazia o preço real do carro ser 115 mil reais. Esse ano sob a justificstiva da alta do dólar, elevou bastante o preço para 163 mil, abaixando há uns 3 meses para 144.950,00.
    Engraçado que o dólar ano passado estava grande parte do ano a 4 reais e esse, a 3,50, portanto essa justificstiva de alta do dólar não convence nenhum pouco.
    E outra, quando o dólar sobe, o preço sobe, por que quando o dólar cai os preços não caem tb?
    Eu mesmo me interesso em comprar o 320, se os preços caírem, quem sabe voltem ao preço do ano passado, para vender 800 unidades/mes novamente!

    ResponderExcluir
  14. Outra que não toma jeito é a Toyota.

    Ela possui um excelente carro que é o Etios mais insiste naquele painel que brasileiro detesta.

    A hora que acertarem o painel e colocarem tudo ali atras do volante vão vender igual água.

    ResponderExcluir
  15. É, parece que este ano a ´Chevrolet vai levar o título de carro mais vendido e de marca mais vendida... A diferença já está ficando bem grande, mesmo sem ter lançado os novos Onix, Prisma e Montana ( com plataforma do Onix). Quando a Chevrolet lançar o CrossOnix, aí sim vai ser líder mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E os donos de postos de combustíveis vão agradecer por isso!

      Excluir
  16. Nos medios o Focus ainda é lider mesmo vendendo relativamente pouco, aqui todos são ótimos carros, acredito que quando vier o cruze hatch o focus terá que se mexer pra continuar lider.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o líder dos hatches médios no acumulado do ano é o Golf (3.498 Golf contra 2.938 focus). E olha que o focus vende muito para empresas e locadoras com altos descontos, enquanto o Golf só vende para o consumidor final. Além disso agora que estão chegando os primeiros Golf 1.4 TSI Flex nas lojas, enquanto focus tem encalhados de todo jeito.

      Mas acho que o Cruze hatch quando for lançado vai brigar pela liderança com o Golf.

      Excluir
  17. O New Fiesta está morrendo a mingua, creio que por causa do PowerShift que tá queimado no mercado.

    ResponderExcluir
  18. É, parece que este ano a Chevrolet vai levar o título de carro mais vendido e de marca mais vendida... A diferença já está ficando bem grande, mesmo sem ter lançado os novos Onix, Prisma e Montana ( com plataforma do Onix). Quando a Chevrolet lançar o CrossOnix, aí sim vai ser líder mesmo.

    ResponderExcluir
  19. O problema dos hatches está claramente no preço. Se as montadoras conseguem oferecer SUVs decentes por preço de hatch, é lógico que o mercado vai de SUV.

    Não adianta, vão ter que repensar a estratégia de preços e ponto. Hatch com preço de SUV não vende.

    No mais, pensar que a Golf Variant, no preço que pedem (116k a highline com pacote e teto) ta vendendo 1/3 do que vende o Golf prova que tá tudo errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, iria escrever o mesmo. Hatch é melhor que SUV, mas o mercado não aceita hatch no preço de SUV.

      Excluir
  20. Como a Audi, BMW e Mercedes estão vendendo tão pouco!
    Olho grande das montadoras, ano passado todas estavam vendendo muito bem, o 320 por exemplo, a BMW chegou a vender em alguns meses 800 unidades ao preço sugerido de 129.950,00, mas tinha concessionárias vendendo a 125 mil com taxa zero em 24 meses, mais IPVA e emplacamento grátis, o que fazia o preço real do carro ser 115 mil reais. Esse ano sob a justificativa da alta do dólar, elevou bastante o preço para 163 mil, abaixando há uns 3 meses para 144.950,00.
    Engraçado que o dólar ano passado estava grande parte do ano a 4 reais e esse, a 3,50, portanto essa justificstiva de alta do dólar não convence nenhum pouco.
    E outra, quando o dólar sobe, o preço sobe, por que quando o dólar cai os preços não caem tb?
    Eu mesmo me interesso em comprar o 320, se os preços caírem, quem sabe voltem ao preço do ano passado, para vender 800 unidades/mes novamente.

    ResponderExcluir
  21. Eu acredito muito numa cartelização de preços capitaneada pela Anfavea. É indiscutível peso da carga tributária, mas o retorno positivo das vendas do Cruze, em função dos descontos concedidos, não deixa margem de dúvidas que essas montadoras ainda tem muita gordura pra queimar (até porque não estão vendendo o Cruze "antigo" com prejuízo) e não baixam os preços em função dos acordos com a Anfavea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a Anfavea é a culpada por estes preços abusivos SEMPRE praticados no Brasil. Claro que há cartelização há décadas! Mas o governo também é o grande culpado, quer exemplo maior que o do IPI extra de 30% para os importados que não possuem fábricas no Brasil? Absurdo! Pelo menos, desde o ano passado, o governo está sentindo na pele a enorme perda de arrecadação com a grande queda das vendas de veículos.
      É hora da equipe do Temer se reunir com a Anfavea e selarem o seguinte acordo: O governo abaixa o IPI em uns 7%, desde que as montadoras também abaixem os preços em torno de 10%, porque não adianta só o governo abaixar o IPI e as montadoras continuarem com esse lucro abusivo em relação ao resto do mundo.
      No final TODO mundo ganha, o Governo que, mesmo com a redução do IPI, arrecadará muito mais impostos do que atualmente, bem como as montadoras que, abaixando os preços em uns 10%, com certeza terão um amento de vendas por volta de 30% ou até mais!

      Excluir
    2. Concordo com você. Uma das maiores sacanagens do governo nos últimos tempos foi esse IPI adicional sobre os importados, sob a justificativa de fortalecer a indústria nacional (sabotando os concorrentes, diga-se).

      Excluir
  22. O mercado automobilístico Brasileiro ainda vai cair muito e por muito tempo, com 25% em 2016, 15% em 2017 e 10% em 2018. Talvez em 2019 pare de cair.

    E crescimento mesmo deve ter início somente em 2021.

    ResponderExcluir
  23. Sejamos sinceros: não vai ter novo gol antes de 2020. O atual vende relativamente bem e com esta crise ninguém vai investir em grandes novidades.
    O Gol está tomando as vendas de Fox e Up.
    Acabei de trocar meu move-up num take-up.
    O vendedor me disse que as pessoas entram para ver up e fox mas ficam com o GOL. Ele parece maior que up! e parecido com Fox.
    O gol está de parabéns. Só não comprei o gol porque o seguro ficaria 3x mais caro que o up!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ficou o seguro do up! de acordo com seu perfil de risco, por curiosidade?

      Excluir
    2. Por que trocar um move num take?

      Excluir
    3. Também me pergunto o porquê.

      Excluir
  24. No nosso país, se preocupam mais com o status(muitas das vezes me incluo nesta realidade). Já li vários comentários: tenho 2 filhos, o cara vai lá e compra um Renegade, punto, hb20 com multimídia ao invés de comprar um sedan básico ou até comprar um carro com estética menos chamativa. Pego engarrafamentos o tempo todo: o cara vai lá e compra uma s10, hylux...e nunca o carro verá a cara do barro ou estradas que necessitam de carros com tal recursos. Essa tabela é apenas o reflexo dessa realidade. Sentra e Fluence a 70 mil com bastantes recursos e tecnologia embarcada: o cara nem cogita, compra um Corolla pelado, mas é um Corolla, inquebrável...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem