No ano subsequente ao escândalo de emissão de diesel, o grupo Volkswagen (Volkswagen, Audi, Skoda, SEAT, Lamborghini, Porsche e Bentley) adotou uma agressiva abordagem de mercado e nos primeiros quatro meses de 2016 foi capaz de vender, em nível mundial, 3,4 milhões de veículos, um aumento de 0,6% sobre igual período de 2016, sendo que em abril foram comercializadas 865.709 unidades - ganho de 2,9%.
A nível regional, o Grupo VW viu suas vendas caírem 12% nas Américas (Norte, Central e Sul), e 14,8% na África, enquanto na Europa suas vendas subiram 3,9%, e outros 2,1% na Ásia.
No caso das marcas, enquanto Volkswagen e SEAT caem, respectivamente 2,6% e 1,7%, todas as demais cresceram, com destaque para a Audi, com avanço de 7,7% até abril.
A Toyota Motor Corporation, líder em 2015, começa 2016 vendendo 3,32 milhões de veículos leves, um aumento de 1%, mas sofreu com perdas de -7,1% reportado pela Daihatsu, queda de 9,9% na África e 1,8% na Oceania.
A aliança Renault-Nissan consolidou-se como terceiro maior grupo do mundo graças às vendas de 2,76 milhões de veículos, um aumento de 3,9%, enquanto os rivais mais próximos perderam. O grupo sul-coreano Hyundai-Kia vendeu 2,58 milhões de veículos, queda de -2,1%, a General Motors Corporation vendeu 2,48 milhões (-1,1%), e a Ford emplacou 2,09 milhões (+ 5,0%).
Graças a um excelente desempenho de vendas em abril, a FCA recuperou o 7º lugar, com vendas anuais de 1,60 milhões (+ 5,0%).
A Honda apresenta emplacou 1,56 milhões (+ 8,3%) impulsionado pelo excelente desempenho na Europa, onde suas vendas aumentaram 29,5%.
Ranking - 25 maiores grupos automotivos - âmbito mundial
Rank | Grupo | Vendas abril | Vendas 2016 | Δ Abril | Δ 2016 |
1 | Volkswagen | 865.709 | 3.432.405 | 2,9% | 0,6% |
2 | Toyota | 823.822 | 3.325.469 | 4,1% | 1,0% |
3 | Renault-Nissan | 674.747 | 2.765.848 | 5,6% | 3,9% |
4 | Hyundai-Kia | 687.738 | 2.581.242 | 2,1% | -2,1% |
5 | General Motors | 643.416 | 2.486.879 | 0,9% | -1,1% |
6 | Ford | 521.619 | 2.098.777 | -0,8% | 5,0% |
7 | FCA | 431.910 | 1.609.503 | 5,1% | 5,0% |
8 | Honda | 396.719 | 1.561.808 | 11,6% | 8,3% |
9 | PSA | 267.877 | 1.129.357 | -4,0% | -0,5% |
10 | Suzuki | 233.576 | 952.301 | 5,4% | -0,5% |
11 | Mercedes Daimler | 197.772 | 782.182 | 11,3% | 12,2% |
12 | BMW | 190.219 | 756.409 | 3,1% | 3,0% |
13 | SAIC | 127.896 | 542.218 | -15,3% | -12,9% |
15 | ChangAn | 107.123 | 523.744 | 4,5% | 1,6% |
14 | Mazda | 113.056 | 503.984 | 0,4% | 0,9% |
16 | Geely Group | 91.291 | 366.274 | 9,6% | 4,9% |
17 | Mitsubishi | 80.802 | 357.193 | -4,7% | -8,1% |
18 | Dongfeng Motor | 77.254 | 346.511 | 2,9% | 11,3% |
19 | Great Wall Motors | 82.733 | 335.813 | -6,5% | -1,5% |
20 | Tata | 72.609 | 327.974 | 8,4% | 6,1% |
21 | Mitsubishi (Fuji Industries) | 80.750 | 317.172 | 5,6% | -1,0% |
22 | GM-SAIC-Wuling | 42.665 | 258.904 | 32,3% | 105,0% |
23 | Beijing | 51.885 | 226.048 | 64,5% | 51,7% |
25 | JAC | 48.321 | 225.640 | 5,6% | 23,7% |
25 | Chery Automobile | 43.581 | 179.671 | -10,6% | -4,8% |
Ótimo desempenho da aliança Renault-Nissan (Dácia tb)....e ainda vai ficar mais robusta com a aquisição da Mitsubishi....
ResponderExcluirFrança-Japão.... Se consolidando como terceiro maior grupo do mundo...
Fiquei surpreso positivamente com o volume de vendas da Honda (oitava), considerando que só tem uma marca, PSA (nona), para acabar com o mimimi que Peugeot e Citroen vende pouco e Suzuki (décima) que poderia ter uma atuação bem mais forte no Brasil.
ResponderExcluirBom dia a todos. Pelo que eu me lembro a honda tem uma outra marca também, a divisão de carros esportivos, Acura eu acho que é o nome. Me corrijam se eu estiver errado! Abraço
ExcluirÉ verdade, Acura é a linha premium da Honda nos EUA, apesar de muitos modelos serem pouco mais que Hondas com emblema Acura.
ExcluirHonda, 8ª automotiva. Contundo, computando, motos, automotivo, caminhões, ônibus, marítimo, máquinas pesadas, agrícola, aeronaves, ou seja, todos motores é 1ª.
ResponderExcluirA Honda tirou onda com a aviação, sucesso para eles. O grupo VW tbem tem a Ducati...
ExcluirVende mais e custa muito menos, esta é a realidade. A marca Volkswagen tem menos de um quinto do valor da Toyota.
ResponderExcluirVejam a lista divulgada pela Forbes das 100 empresas mais valiosas:
http://www.forbes.com/powerful-brands/list/#tab:rank
No rank das 100 constam 12 marcas de automóvel:
1) Toyota – US$ 42,1 bilhões
2) BMW – US$ 28,8 bilhões
3) Mercedes-Benz – US$ 26 bilhões
4) Honda – US$ 25,2 bilhões
5) Ford – US$ 14,1 bilhões
6) Audi – US$ 14 bilhões
7) Chevrolet – US$ 9,8 bilhões
8) Lexus – US$ 9 bilhões
9) Porsche – US$ 8,3 bilhões
10) Nissan – US$ 8,2 bilhões
11) Hyundai – US$ 8,1 bilhões
12) Volkswagen – US$ 7,6 bilhões
A matéria fala sobre os conglomerados e não sobre as marcas isoladamente. São coisas diferentes. Caso contrário seria impossível que uma marca (Audi) tivesse valor de mercado maior que sua proprietária (VW).
ExcluirVende mais e custa muito menos, esta é a realidade. A marca Volkswagen tem menos de um quinto do valor da Toyota.
ExcluirSó por esse relincho deixa claro que o sujeito não tem a menor noção do que está relinchando.
O jênio confunde "valor da marca", com market cap. Tadinho.
Se o jênio soubesse a diferença entre valor de marca e market cap.
Valor de marca é um número totalmente subjetivo. "marca" não é transacionada no mercado, portanto não tem como valorizá-la objetivamente.
E, neste ano de 2016, o valor da "marca" Volkswagen está afetado pelo dieselgate. Como a valoração de marca é feita por critérios subjetivos baseados em imagem, como a VW esteve envolvida no dieselgate, o "valor" da "marca" VW, caiu. E esse valor é muito volátil mesmo.
Mas isso não significa nada. O que é relevante é o market cap, que o da VW também foi afetado pela queda nos valores de ações, mas mesmo assim é a segunda do mundo em valor. O market cap do grupo VW está atualmente em torno de 130 bilhões de dólares, e o grupo Toyota em 175 bilhões.
A terceira colocada é a Mercedes Benz, cm 72 bi, depois BMW com 54 bilhões. A Hyundai-Kia vale 31 bi, ficando atrás de Gord (52), e GM (44).
O que é legal é ver o mané postar um link, e sair relinchando, passando atestado do que não entendeu nada....rs..rs.
Ele editou o comentário algumas vezes...
ExcluirNa primeira, falou que o grupo VW tinha maior valor que o Grupo Toyota. O "relincho" foi tão grande que ele voltou atrás e mudou os argumentos.
E a capitalização bolsista, neste caso, nada mais é do que a estimativa do valor total do grupo. É fácil procurar um termo diferente do habitual e tentar se passar por sábio...
Falou em confusão e em não saber interpretar números, mas não soube interpretar um simples comentário. A verdade é que há uma discrepância entre os valores das marcas que mais vendem dentro dos dois maiores grupos automotivos. A marca Volkswagen, do grupo Volkswagen, vale muito menos que a marca Toyota, do grupo Toyota. É fato a constatação. Ou vai falar que a Forbes também não sabe de nada?
E se a marca Volkswagen não é a mais valiosa do grupo VW... é por causa da perola do diesel gate, que por sua vez foi causado pela sinceridade, honestidade de algum ou alguns administradores da empresa. Então o choro é livre...
Gosto da VW e de seus carros, mas estou longe de ser um adorador de PAU (Partido amante do up!), como alguns que soltam relinchos acusatórios, relincham acusando os outros de relinchar.
E a capitalização bolsista, neste caso, nada mais é do que a estimativa do valor total do grupo.
ExcluirTotalmente errado. Markt cap não é uma "estimativa". O "valor da marca", atribuido pela Forbes ou outras consultorias é que é uma estimativa, sem critérios objetivos. E não serve para nada.
Market cap não é estimativa alguma. É matemática pura e simples, e corresponde ao valor de cada share multiplicado pela quantidade de shares que estão no mercado. Isso dá o valor de mercado da empresa.
Ou seja, fica claro que o sujeito continua a não entender nada. E confundir conceitos básicos, como valor de mercado, com valor de marca. Valor de mercado é transacionado diariamente em bolsa, e é com base nele que se compram e vendem ações. "valor de marca" não serve para nada, a não ser para quem não entende o que é o seu significado, sair relinchando sobre o que não sabe.
Em tempo: falta de originalidade, tanto quanto a confusão de conceitos de valoração de mercado, é indicativo de insuficiência de QI.
ExcluirE, claro, o plágio também indica adoração do plaginado. Então, bom menino, continue a seguir meus ensinamentos. Um dia vc vai saber a diferença entre market cap e valor de marca.
Mais um relincho que vc soltou: "valor de marca" não serve para nada.
ExcluirValor de marca consiste, basicamente, em força da imagem, lembrança e confiança relacionados a um determinado grupo, empresa... Isso tudo influencia diretamente no "markt cap" da empresa. Logo, quanto maior o valor de uma marca, maior o valor de sua detentora! Ou vc, em sua completa cegueira, vai continuar afirmando o contrário?
Falar que valor de marca não serve para nada pode até não ser insuficiência de QI, mas insistir no erro é!
Em tempo (também): não soube, mais uma vez, interpretar outro comentário. Igualmente não percebeu que não é plágio, pelo contrário, é uma pequena "tiração de onda" com a forma que trata os outros que comentam no blog, ou melhor, os que fazem comentários não favoráveis ao grupo VW. Abre a cabeça "adorador de PAU" (definição em comentário arriba), há vida fora desse mundo alemão que vc vive.
Valor de marca consiste, basicamente, em força da imagem, lembrança e confiança relacionados a um determinado grupo, empresa... Isso tudo influencia diretamente no "markt cap" da empresa.
ExcluirErrado. market cap só é influenciado pela cotação das ações da empresa na bolsa de valores. e essa cotação tem a ver com a rentabilidade da empresa. E só. Mais nada.
"valor de marca" não serve para nada. Tanto não serve que é denominado em valores montários e não se pode comprar. Não há como comprar um pedaço da marca "Toyota", ou da "VW" nada. Vc compra um pedaço da empresa, mas da marca não.
Então não serve para nada. Exceto para quem não sabe o que é "market cap" continuar a relinchar.
Grupo VW recupera a liderança global de vendas após dieselgate.
Excluirhttp://g1.globo.com/carros/noticia/2016/04/volkswagen-assume-lideranca-global-de-vendas-apos-problemas-na-toyota.html
A matéria trata de vendas (faturamento, lucro líquido) mas como insiste em desqualificar a marca VW vejamos:
O valor financeiro de uma marca é calculado a partir de três componentes-chave: 1) análise da força da marca em relação à concorrência, 2) o papel que ela desempenha no processo de compra e 3) a performance financeira de seus produtos ou serviços.
Fonte: http://www.rankingmarcas.com.br/metodologia/
Como bem ressaltou o Carlos o "valor" da "marca VW" caiu devido ao dieselgate, todavia pelos fatores expostos acima e os indiscutíveis dados globais de vendas, breve breve retornará ao top 10.
Eu só me pergunto. Pq eu fui clicar no notifique-me. Aff
ResponderExcluirum absurdo esse momento q estamos vivendo... ate entre marcas automotivas o COMUNISMO esta tomando o poder com essas industrias chinesas
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