A Fiat Chrysler do Brasil completa a gama de versões do veículo sub-compacto Mobi com o lançamento oficial das versões aventureiras, Way, por R$ 39.300 reais, e Way On, por R$ 43.800. As duas trazem suspensão elevada em 15 milímetros e adereços estéticos.
Externamente, o Mobi Way se diferencia por contar com barras longitudinais de teto, para-choques exclusivos, molduras nas caixas das rodas, rodas de liga leve e calotas de 14 polegadas com desenhos específicos, além de pneus 175/65 R14 "verdes" com baixa resistência de rolagem e adesivo Way na tampa traseira.
No conjunto de suspensão, os Mobi Way contam com molas e amortecedores específicos e barra estabilizadora de 18 milímetros de diâmetro e coxim hidráulico no motor. Com isso, a altura em relação ao solo subiu 1,5 cm e o modelo tem melhor capacidade de absorção das irregularidades em pisos de baixa qualidade, como terra, asfalto ondulado, paralelepípedos, entre outros. O resultado das alterações é um melhor isolamento acústico e mais conforto ao rodar.
No interior o Mobi Way tem revestimentos exclusivos, e recursos já presentes em outras versões, como abertura interna do portas-malas e do tanque. Da mesma forma, estão presentes o banco traseiro bipartido e, no porta-malas de 225 litros, o Cargo Box - caixa removível com divisória, e que serve para melhor acomodar objetos.
O Fiat Mobi Way vem com uma profusão de porta-objetos, porta-óculos, porta-copos e porta-garrafas no interior, enquanto os encostos dos bancos trazem bolsas porta-revistas, aumentando a praticidade.
O motor continua o confiável porém antiquado e ineficiente quatro cilindros 1.0 Fire de 73 cavalos com gasolina e 75 cavalos com etanol, associado sempre a uma transmissão manual de seis velocidades, que permite que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em 17,5 segundos, segundo teste da revista Quatro Rodas.
O consumo de etanol, segundo o INMETRO, é de 8,4 km/l em cidade e 9,2 km/l em estrada. Já com gasolina melhora para 11,9 km/l em cidade e 13,3 km/l em estrada.
Itens de série
O Fiat Mobi Way contempla em sua lista de itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, volante com regulagem de altura, banco do motorista com regulagem de altura, lane change (seta com um toque), vidros e travas elétricas, brake-light, predisposição para sistema de som, computador de bordo, chave telecomando para abertura e fechamento das portas, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, espelho no para-sol (motorista e passageiro), entre outros.
Opcionalmente, a versão Way pode receber rádio Connect integrado ao painel com RDS e conectividade Bluetooth e função Audio Streaming. Há ainda o sistema Fiat Live On, que, por meio de conectividade com smartphones iOS e Android via Bluetooth, os transforma na central multimídia do carro.
Quando pedido tal opcional, ele agrega alarme e volante com comandos multifuncionais.
Já a versão Way On mantém o mesmo visual do Way e lista de itens de série e acrescenta rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos (com função tilt-down) e indicadores de direção integrados, sensor de estacionamento traseiro, sistema Connect integrado ao painel com RDS, viva-voz Bluetooth e função Audio Streaming com comandos no volante, revestimento dos bancos em tecido bicolor, painel com detalhes em black piano, apoio de pé, porta-óculos e alças de segurança no teto, além do console com porta-objetos e espelho adicional.
Não há oferta de opcionais.
Acessórios Mopar
A Fiat oferece uma gama de mais de 40 acessórios Mopar para o Mobi Way, incluindo retrovisor interno com câmera de ré, central multimídia com navegador GPS e tela touch screen, pedaleiras esportivas, pet bag, ecobag, bolsas expansíveis para o porta-malas, entre outros.
Concorrente - Volkswagen Cross Up!
O Fiat Mobi Way chega ao mercado para enfrentar a versão aventureira do up!, o Cross-Up!, que tem preço de R$ 47.690 reais na versão MPI MT, R$ 50.990 reais no caso da I-Motion, e R$ 53.190 reais para a TSI.
O Cross-Up! vem de série completo, com vidros e travas elétricas, direção com assistência elétrica, sistema de som com conectividade Bluetooth e áudio streaming, rodas de alumínio de 16 polegadas, bancos revestidos em couro, volante revestido em couro, entre outros itens.
Conclusão
O Fiat Mobi Way chega ao mercado trazendo como novidade a suspensão reforçada e elevada, mais adequada à baixa qualidade da pavimentação brasileira.
O preço é competitivo, especialmente na versão Way On, já bem completa, mas a mecânica é ineficiente, resultando em desempenho fraco e consumo relativamente elevado.
Novo Fiat Mobi Way: preços, consumo e detalhes técnicos
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
eu prefiro Etios automatico
ResponderExcluirBarra estabilizadora no Mobi way. No civil, não tem? Por isso, talvez, seja comum Fiat sair fora na curva...
ResponderExcluirAté q ficou bonito! Mas agora só falta o motor 3 cilindros.
ResponderExcluirCade o crash test? E o motor 3 cil?
ResponderExcluirCross Up vem de serie com roda 15 e os bancos em couro native (excelentes) sao opcionais. Nao existe roda 16 como opçao.
ResponderExcluirSó faltou motor.
ResponderExcluirEspaço? Segurança? Acabamento? Modernidade? Câmbio?
ExcluirMotor (desempenho, consumo, potência), você já disse que não tinha.
Aquela central multimidia e de verdade ou so e um adesivo que imita uma tela? HAHAHAH
ResponderExcluirin off - acabei de ir no site fiat e desde ontem estao fzendo reparos de preços, modelos e versoes de quase todos os carros da marca. sera q vai ser dessa vez q veremos uma boa limpeza desse excesso de modelos no site?
ResponderExcluirCom esse porta-malas minúsculo sem chance. Vai encalhar por esse preço. Up ou Etios é mais negócio.
ResponderExcluirEssa versão e que pelo.menos da pra engolir agora a versão eazy com calota de uno vivace,,, sangue de Jesus tem poder
ResponderExcluirCaro, caro, caro, caro, caro, caro, caro, caro, caro, caro, caro, caro, caro, caro, caro, caro, caro, caro, caro, caro, caro, caro, caro, caro, caro...
ResponderExcluirVi hoje ao vivo pela primeira vez, bem rápido. Me pareceu muito mais simpático e menos desproporcional que pelas fotos.
ResponderExcluirPena estas barras longitudinais parecerem um "cabideiro", e o final delas não tem estética alguma, aliás neste ponto "todos" as versões aventureiras da Fiat(Strada, Idea, Uno e agora o Mobi) possúem um mal gosto nestes acessórios. A da Palio Adventure e da Idea então tem um "peso visual" e sem utilidade alguma, misturando bumerangue com travessas.
ResponderExcluirOs ENGºs e designers deveriam receber um cartão amarelo, afinal para ser útil(particularmento utilizo estes acessórios) não precisa ser tão feio assim.
Olha lá Fiat!!!
Bonitinho porem ordinário!
ResponderExcluirGente tem muito honda civic semi novo sendo vendido por um pouco mais de 40 mil. A compra de um carro com essas características se tornou obsoleto hoje em dia com tantas opções no mercado de usados.
ResponderExcluirEu tb.. Não compraria nem aqui e nem na China.. Compraria um Honda twist usado e ficaria muito feliz.. 45.000
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.