A Toyota lançará no Brasil ainda no segundo semestre o Corolla nacional com o facelift e aperfeiçoamentos aplicados ao modelo europeu (cujas imagens ilustram este artigo), incluindo os aguardados controles eletrônicos de estabilidade e tração, além de novas funcionalidades de segurança ativa, como frenagem autônoma de emergência, entre outros. Esse facelift confere competitividade ao sedã até 2020, quando chega a nova geração do modelo, baseada na plataforma do novo Prius, e com powertrain exclusivamente híbrido.
De fato, com exceção do estilo da carroceria, o Corolla 2020 é basicamente o mesmo carro que o Novo Prius. Evidente que o sedã terá um design mais conservador, menos futurista e mais clássico, mas será montado sobre a mesma plataforma TNGA (sigla em inglês para Nova Arquitetura Global Toyota) - que dará origem também ao SUV compacto Toyota C-HR.
O Corolla 2020, assim como o C-HR, adotará do Prius também o powertrain híbrido, composto de um motor a combustão interna associado a um elétrico, e a caixa de transmissão automática CVT.
Isso significa que a nova geração do Corolla terá opção de motorização apenas híbrida, evidenciando a estratégia diferenciada da Toyota para melhorar a eficiência dos seus motores. Enquanto as demais marcas fazem uso dos motores "downsizing" com turbo-compressore, a gigante nipônica aposta em motores a combustão aspirados associados a motores elétricos.
Sendo assim, a Toyota planeja, com o Novo Corolla 2020, iniciar a inserção em massa da tecnologia híbrida na sociedade brasileira. Os resultados podem ser mensurados pelos dados de consumo do Prius no Brasil: 23,8 Km/l de gasolina em cidade. Em estrada a média cai para 18,2 km/l. E sem decepcionar em desempenho: 0 a 100 km/h em 12,1 segundos, segundo medições da revista Quatro Rodas.
Conclusão
A Toyota mostra que adotará um estratégia diferenciada para o futuro dos seus carros. No lugar de disseminar o uso de motores turbo, aposta conjuntos de propulsão híbridos, que certamente são mais eficientes, mas, atualmente, também mais caros.
Ocorre que o Prius é o veículo híbrido mais vendido do planeta, de modo que a adoção da tecnologia no Corolla 2020 indica o início de sua popularização.
Novo Corolla 2020 terá powertrain exclusivamente híbrido
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Massa. Pode ser seu por aquele precinho Brasil. 120 k vai partir o preço da onça? Em quantos anos a economia de combustível vai pagar o custo da tecnologia?
ResponderExcluirA pergunta é: Que mágica a Toyota fará para um conjunto hibrido se tornar barato para o Corolla ter somente essa opção de motor?
ResponderExcluirMesmo que ainda temos 4 anos até lá, tecnologia híbrida não é nada barato.
Toyota the best.
ResponderExcluirAplausos. Projeção de empresa grande, a maior do planeta.
ResponderExcluirCOROLLA híbrido, meu sonho. Espetacular
ResponderExcluirSonho de todos, COROLLA HÍBRIDO...
ResponderExcluirPois é, 2 anos depois..... vemos que a tecnologia dos motores turbo entrega muita potência com pouco gasto, e os preços em conta. Vamos ver os preços de lançamento dos híbridos, se o governo incentivar, quem sabe? Mas um assunto polêmico!!!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.