A montadora francesa Citroen apresenta oficialmente todos os detalhes da linha 2017 do Citroen C3 para o mercado europeu. Trata-se de uma nova geração, completamente remodelada, e inspirada no atual best-seller da marca, o C4 Cactus.
O novo Citroen C3 chega à Europa para estabelecer competição com o Ford Fiesta, Renault Clio, Volkswagen Polo, sendo considerado um lançamento fundamental para a marca, já que entra em um dos segmentos mais concorridos da Europa.
O estilo exterior do novo C3 baseia-se nos traços familiares mostrados no Citroen C4 Picasso, além de incorporar alguns elementos do C4 Cactus. Na frente, há uma mistura de luzes diurnas ultra-finas, perfeitamente integradas no emblema cromado e nos faróis robustos, com um conjunto de faróis de neblina montados mais embaixo no pára-choques. A traseira recebe pequenas luzes traseiras, também parecidas com os usados no C Cactus, fazendo uso da tecnologia LED para dar profundidade extra.
A carroceria conta com flancos relativamente planos, e a escassez de linhas de estilo é compensada pela inclusão da tecnologia Airbump da Citroen. Trata-se de um revestimento protetor de plástico texturizado que também apareceu pela primeira vez no C4 Cactus C4, e é provável que chegue a mais modelos da marca no futuro.
O novo C3 será ofertado com uma escolha de nove cores externas e três tons que contraste para o teto, espelhos laterais e Airbump. A Citroen diz que vai oferecer um total de 36 combinações de cores diferentes.
A cabine parece destinada a reproduzir o conceito de "simplicidade sofisticada" do C4 Cactus. Em uma primeira vista temos relativamente poucos botões, com mais funções controlada através de uma tela sensível ao toque de sete polegadas montado no alto do centro do painel. O sistema de infotainment suporta Apple Carplay e faz MirrorLink no lançamento, com as funções Android Auto esperados para o início de 2017.
O interior também conta com opções de personalização, baseadas em "humores".
A configuração padrão, assim como a "Metropolitan", traz tons em cinza mais suaves nas texturas, assentos e painel.
Já a "Urban" incorpora detalhes em vermelho em uma mistura de cores escuras e brilhantes, em um resultado que a Citroen chama uma "sensação dinâmica".
Finalmente o "humor" Hype Color há materiais mais macios, mais sofisticados, estofamento especial e um volante de couro de dois tons.
A novidade mais significativa em termos de tecnologia do C3 2017 é a ConnectedCam, de dois megapixels, com GPS habilitado, virada para a frente e montada no espelho retrovisor. Ela foi projetada para gravar principalmente quaisquer incidentes de trânsito ou acidentes, uma vez que ele ativa em um impacto, e registra fotos dos próximos 60 segundos, além de filmes. No entanto, o motorista pode clicar em um botão para também tirar fotos e exteriores ou vídeos da visão do pára-brisas e depois compartilhar esse prazer através de redes sociais.
A Citroen divulgou poucos detalhes técnicos sobre o novo carro, que continua baseado na mesma plataforma do Peugeot 208 e C4 Cactus. Em termos dimensionais, ele mede 3,99 metros de comprimento, sendo provavelmente menor que as novas gerações de Fiesta e VW Polo - ambos chegam ao mercado nos próximos 18 meses maiores. A capacidade da mala do C3 parece razoavelmente competitiva para a classe: 300 litros.
A gama de motores adota configurações gasolina PureTech e diesel BlueHDi. As opções PureTech serão 1.2L de três cilindros, produzindo 67 cv, 81 cv ou 109 cv, enquanto o diesel terá unidades de 1.6 litros com 74 cv ou 99 cv. Sistema stop-start de desligamento automático do motor em paradas temporárias está em toda a gama, enquanto a transmissão disponível no lançamento será uma caixa manual.
Uma opção de transmissão automática de seis velocidades é deve estrear em breve.
Tal como acontece com o antecessor, o novo C3 2017 continuará a ser ofertado apenas com carroceria de cinco portas, e preços na casa de £ 11.000 (R$ 48.200 reais).
Novo Citroen C3 2017: fotos oficiais do lançamento - França
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
qual preço dele?
ResponderExcluirMuito interessante
ResponderExcluirSomente bonito ou vai ter também segurança?
ResponderExcluirAlém do retrovisor, a alavanca do freio de mão também é VW, igual a do Fox.
ResponderExcluirVerdade, verdade!!! Eu olhei para o carro e vi um FOX. Só pode estar brincando.
ExcluirOs parafusos de roda tb são idênticos ao do Fox! Essas chinesas, só sabem copiar mesmo hein... Opa, não, espera um pouco...
ExcluirMe desculpem, mas o cara que vê um carro original com esse e encherga uma b**** de um FOX só pode tar de brincadeira ou tem sérios problemas de visão!!!!
ResponderExcluirDe visão não, é problema de cabeça mesmo kkkk
ExcluirGanhou musculatura e um novo formato, inovou completamente o habitáculo, deve decolar se o preço condizer.
ResponderExcluirachei bonito! interessante
ResponderExcluirAs portas e o formato das janelas são bem parecidas com as do 208.
ResponderExcluirSim, foi a minha impressão também. Pegaram o shape do 208 e transformaram num mini-Cactus. Ficou muito bom. E que inveja dessa gama de cores e revestimentos internos.
ExcluirQue musica linda desse vídeo...qual é a musica ou banda que toca.
ResponderExcluirHere we are - Part-time Friends
ResponderExcluirAlemao quando ver isso queima os olhos deles
ResponderExcluirPor quê?
ExcluirPor quê eles vão queimar os olhos?
ExcluirInteressante a proposta de customização dessa nova geração. A PSA não o transformou num genérico do 208 e isso é bom para os consumidores de ambas as marcas do grupo. O lifestyle francês está bem inserido na identidade desse novo C3, ressaltado no vídeo de divulgação. Resta saber (e temer) pelas resoluções que serão adotadas pela montadora no Brasil para transformá-lo em mais um carrinho careta tropical.
ResponderExcluirPerdeu o Zenith?
ResponderExcluirA exemplo do novo c4 Picasso que é um belo carro mas chegou com preços absurdos.. Não duvido nada que o novo C3 venha com preço de sedan..
ResponderExcluirQuantos 40 mil reais vezes 3 cai custar um carro desses aqui??
ResponderExcluirRealmente o carro é lindo. Além de que a qualidade Citroen não deixa a desejar! O interessante é que vi em outros sites que o atual c3 estaria com design ultrapassado. Nunca!!! É só olhar para Etios e outros carros feios que rodam no por aqui.
ResponderExcluirTomara que seja lançado aqui no Brasil este ano, Pois este sim! É muito bonito.
ResponderExcluirTenho um C4 GLX, adoro o carro.Gosto de Citröen e Peugeot. Entretanto, o meu maior medo é que esses novos modelos continuem apresentando os mesmos problemas de suspensão e descontinuidade na venda de peças eletro-eletrônicas, fundamentais para o bom funcionamento do carro, tornando evidente a desvalorização de seus antecessores. Quem viver, verá.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.