A Nissan optou pela caixa continuamente variável XTRONIC CVT® para equipar as novas versões do Nissan March e do Nissan Versa. Trata-se de uma transmissão já adotada em modelos da marca de segmentos superiores como Sentra e Altima e em crossovers vendidos em diversos mercados pelo mundo como Qashqai, Juke e Murano.
Com a novidade, que passa a estar disponível para as versões equipadas com motor 1.6 16V, a Nissan disputará uma fatia do mercado que tem clientes cada vez mais interessados nesse tipo de transmissão: 40% dos futuros compradores de carros compactos quer um automático e 95% dos atuais donos de um modelo sem pedal de embreagem afirmam que seu próximo veículo também terá este recurso.
O câmbio continuamente variável não dá os famosos trancos nas trocas de marchas das caixas automáticas tradicionais, pois não funciona com engrenagens, mas sim com duas polias que variam de tamanho de acordo com a velocidade requisitada na condução.
Vídeo - Nissan March 2017 CVT
Tabela de preços - Nissan March 2017
MARCH 2017 | R$ |
1.0 Conforto | 38.790 |
1.0 S | 41.690 |
1.0 SV | 44.690 |
1.6 S | 46.190 |
1.6 SV | 49.290 |
1.6 SV CVT | 54.090 |
1.6 SL | 53.590 |
1.6 SL CVT | 58.390 |
CVT - mais suavidade
A transmissão XTRONIC CVT® é constituída de duas polias de diâmetro variável, ligadas por uma correia metálica, sendo que a Primária (conhecida como condutora) recebe o torque do motor e a Secundária (ou conduzida) o transmite ao diferencial. Cada polia tem dois cones que se afastam ou se aproximam, diminuindo ou aumentando a largura do canal onde passa a correia, elevando ou reduzindo a velocidade do carro de acordo com as demandas do pedal do acelerador.
Quando os cones estão juntos, esse canal fica mais estreito e o raio da polia aumenta. Em marcha reduzida, a polia condutora apresenta um raio menor (cones afastados), enquanto a polia conduzida fica com raio maior. Na medida em que o carro acelera, o movimento das polias se inverte e a relação de marcha fica maior. A distância entre as polias é fixa, como também o comprimento da correia. Assim, o XTRONIC CVT® apresenta uma infinidade de marchas entre as menores e maiores relações.
A caixa que equipa o Nissan March é a mesma adotada pela marca em vários países do mundo. Agora, ela faz sua estreia no mercado brasileiro. Produzida pela Jatco, empresa do grupo Nissan, o câmbio XTRONIC CVT® dos compactos produzidos em Resende utiliza a mesma tecnologia dos câmbios do Sentra e Altima, mas em um tamanho menor, adequado aos dois veículos.
Uma das novidades dessa caixa de última geração é o sistema "Lock Up" com Active Slip Control. Com ele, o XTRONIC CVT® obtém acelerações com respostas mais vigorosas e sem alternâncias, pois "segura" a polia e a solta de forma gradual para que o torque seja transmitido de forma linear e rápida.
A engenharia da Nissan do Brasil trabalhou a calibração da transmissão do Nissan March de forma a atender às principais necessidades dos clientes: obter conforto, desempenho forte e economia. Assim, os carros equipados com o XTRONIC CVT® entregam aceleração vigorosa e linear, especialmente nos momentos de arranque dos veículos, condução de sustos e trancos. Os modelos receberam nota A do INMETRO, sendo que seus indicadores de consumo estão relacionados abaixo.
Com etanol, o Nissan March 1.6 16V obteve no programa 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, enquanto faz 12 km/l na cidade e 15 km/l na estrada quando equipado com gasolina.
Interior
O Nissan March 2017 conta com um interior com aperfeiçoamento no isolamento acústico para que a aceleração em crescimento não incomode os ocupantes.
Os para-brisas têm, por exemplo, tratamento para reduzir ruídos, e o painel, especialmente a parte superior, tem materiais fonoabosrventes mais densos.
O XTRONIC CVT® dos Nissan March e Nissan Versa conta também com a função "Overdrive". Um botão na lateral da alavanca do câmbio permite ao motorista mudar o regime de rotação do motor para uma maior faixa de giro, proporcionando melhores respostas nas acelerações.
A opção traz vantagem nas ultrapassagens de veículos, acelerações em subidas, frenagem de alta velocidade nas curvas e permite a redução de velocidade pelo freio motor.
Manutenção: preços iguais aos da versão manual
Em relação aos custos de manutenção, o Nissan March 2017 Automático CVT com o novo câmbio XTRONIC CVT® oferece os mesmos valores de revisões aplicados ao modelo manual.
Os proprietários de March e Versa com transmissão XTRONIC CVT® desembolsarão R$ 2.344 para realizar todas as revisões até os 60 mil km, com intervalos de 10 mil km. Confira os preços de cada manutenção obrigatória, que incluem a mão de obra e serão os mesmos nas concessionárias Nissan de todo o País:
Kilometragem | ||||||||
10.000 km | 20.000 km | 30.000 km | 40.000 km | 50.000 km | 60.000 km | Total | ||
MARCH 1.6 Ano/Modelo 14/15 em diante | 1.6 16V Flex | R$ 249 M.O Grátis | R$ 379 M.O Inclusa | R$ 359 M.O Inclusa | R$ 499 M.O Inclusa | R$ 359 M.O Inclusa | R$ 499 M.O Inclusa | R$2.344 |
Nissan Assistence
Além disso, os clientes Nissan contam o serviço de assistência 24h Nissan Way Assistance, sem custos por dois anos, que atende 24 horas casos de pane, colisão, furto ou pneu furado e também oferece conserto no local ou reboque. Dependendo do local no qual ocorrer o inconveniente, a Nissan oferece guincho ou até quatro dias de hospedagem grátis. Se for o caso, um carro reserva gratuitamente por quatro dias. E, claro, os três anos de garantia sem limite de quilometragem.
Novidades para a linha 2017
O câmbio XTRONIC CVT® estará disponível, já como ano-modelo 2016/2017, nas versões 1.6 16V SV e SL para o Nissan March.
O lançamento da nova opção de transmissão, porém, não elimina a versão manual.
Conclusão
A Nissan do Brasil segue a Toyota e Hyundai e passa a equipar seu modelo compacto com uma transmissão automática topo de linha, neste caso, CVT - Continuamente Variável. Com este item o March ganha um importante argumento de venda, mas o preço elevado o deixa distante do modelo automático mais barato do mercado, que é o Toyota Etios.
Ficha Técnica - Nissan March 2017
VERSÕES | 1.0 | 1.0S | 1.0 SV | 1.6 S | 1.6 SV | 1.6 SL | 1.6 SV CVT | 1.6 SL CVT |
Carroceria | ||||||||
Arquitetura | Hatchback, 5 portas, 5 lugares, tração dianteira | |||||||
Motor | ||||||||
Tipo | Dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, acelerador eletrônico, bicombustível (gasolina e etanol) | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, acelerador eletrônico bicombustível (gasolina e etanol) | ||||||
Cilindrada | 999 cm3 | 1.598 cm³ | ||||||
Potência | 77 cv @ 6.200 rpm (etanol / gasolina) | 111 cv @ 5.600 rpm (etanol / gasolina) | ||||||
Torque | 10 Kgfm @4.000 rpm (etanol / gasolina) | 15,1 kgfm @ 4.000 rpm (etanol / gasolina) | ||||||
Sistema de injeção | Eletrônica Multiponto Seqüencial | |||||||
Transmissão | ||||||||
Tipo | Manual, 5 marchas, tração dianteira | XTRONIC CVT® | ||||||
1ª | 4,091 | 3,727 |
Max ~ Min: 4.006 ~ 0.458
| |||||
2ª | 2,238 | 2,048 | ||||||
3ª | 1,393 | 1,393 | ||||||
4ª | 1,029 | 1,029 | ||||||
5ª | 0,795 | 0,821 | ||||||
ré | 3,546 | 3,546 | ||||||
Diferencial | 4,5 | 4,067 | ||||||
Performance | ||||||||
Velocidade Máxima | 154 km/h | 182 km/h | N.D. | |||||
Aceleração 0 - 100 km/h | 15,0 s (etanol) | 9,3 s (etanol) | 10,6 s (etanol) | |||||
Classificação consumo de combustível (Inmetro - Classificação no Programa Braslieiro de Etiquetagem) | A | A | A | |||||
Consumo de combustível (Inmetro - Classificação no Programa Braslieiro de Etiquetagem) - Cidade em km/l | 8,8 (Etanol) / 13 (Gasolina) | 8,5 (Etanol) / 13 (Gasolina) | 7,8 (Etanol) / 12 (Gasolina) | |||||
Consumo de combustível (Inmetro - Classificação no Programa Braslieiro de Etiquetagem) - Estrada em km/l | 10,4 (Etanol) / 15,1 (Gasolina) | 9,9 (Etanol) / 14,1 (Gasolina) | 9,8 (Etanol) / 15 (Gasolina) | |||||
Suspensões | ||||||||
Suspensão dianteira | Estruturada Independente, tipo McPherson | |||||||
Suspensão traseira | Estruturada com eixo de torção | |||||||
Freios / Rodas / Pneus / Pesos | ||||||||
Dianteiros | Discos ventilados (260 mm de diâmetro) | |||||||
Traseiros | Tambores (203,2 mm de diâmetro) | |||||||
Rodas | Aço, 14" | Liga leve 15" | Aço, 14" | Liga leve, 15" | Liga leve, 16" | Liga leve, 15" | Liga leve, 16" | |
Pneus | 165/70 R14 | 185/60 R15 | 165/70 R14 | 185/60 R15 | 185/55 R16 | 185/60 R15 | 185/55 R16 | |
Fornecedor | Firestone | Bridgestone | Firestone | Bridgestone | Dunlop | Bridgestone | Dunlop | |
Peso em ordem de marcha | 949,8 kg | 964,2 kg | 965,1 kg | 979,5 kg | 979,5 kg | 995 kg | 999 kg | |
Dimensões | ||||||||
Comprimento | 3.827 | |||||||
Largura | 1.675 | |||||||
Altura | 1.528 mm | |||||||
Distância entre-eixos | 2.450 mm | |||||||
Capacidades | ||||||||
Porta-malas | 265 litros (VDA) | |||||||
Tanque de combustível | 41 litros | |||||||
Direção | ||||||||
Tipo | Elétrica com assistência variável (370mm de diâmetro) | |||||||
Diâmetro de giro | 4,5 m | |||||||
Informações Adicionais | ||||||||
Intervalos de revisão | 10 mil km | |||||||
Garantia | 3 anos, sem limite de quilometragem |
muito caro um tiro no pé da nissan,sou mas o toyota etios muito mas carro, é mas barato.já fui proprietario do nissan march 1.0,carro sem estabilidade muito ruidos do motor é um pessimo cambio,hoje sou proprietario feliz do vw up! mpi move,um puta carro parece que eu estou dirigindo um carro maior,esta com 25000 mil kilometros,não tem nada de ruidos nada batendo e cada vez mas economico,o unico problema que tive foi o acionamento do vidro eletrico que pifou mas foi trocado em garantia,estou com ele a um ano e meio,já tive uns 4 carros,mas esse é o melhor carro que eu já tive na minha vida
ResponderExcluirEtios é mais carro e mais feio tbm. CRUZ CREDO
ExcluirMinha namorada tem um March 1.6 SL Manual e o carro não tem nada de falta de estabilidade.
Excluire vai continuar sendo o melhor carro até o dia que você tiver 140000 pra dar num carro.
ExcluirComparar um MARCH 1.6 SL CVT ou nas versões inferiores, com uma casquinha de OVO que é o UP .. pelo amor de Deus.. Meu sogro comprou essa porcaria, parece que o carro vai se desmontar todo.. o painel, vige Maria, meu relógio de pulso é maior que os mostradores.. ETIOS, sem comentários .. a marca Toyota indiscutivelmente é sensacional.. mas, como o povinho brasileiro aceita qualquer coisa um pouco melhor do que aquilo que já temos.. tendemos achar que essas porcarias são o supra sumo.. Somos pouco ou quase nada exigentes.. os valores pagos no Brasil de imposta, por causa da roubalheira do governo, isso sim é que deveria ser corrigido.. Mas, como dizem os meus antepassados... Gosto, sabe como é né..
ExcluirMeu caro Luciano Botelho, discordo totalmente das suas opiniões, elas são exclusivamente suas, pois tenho um Nissan March 1.6 2012 que acho perfeito, mesmo em alta velocidade ele se mantem estável e seguro, com cinco anos de uso nunca troquei nenhuma peça que tenha sofrido dano por desgaste, substitui parachoque pq quebrei ele por falta de atenção. Logo estou defendendo enquanto usuária assídua que pretende trocar de carro sim, por um modelo atual, agora melhor ainda com o novo câmbio xtronic cvt
ExcluirTambém tenho um nissan match 1.6 SL 2014. Perfeito. Só estou na página e vai nos comentários, Pois vim sondar a quanto anda o valor do 2017. Quero outro, mas vejo que pode esperar mais um pouco. Muito estável, econômico.
ExcluirRealmente muito caro. O conjunto ficou excelente, mas sem custo benefício não vende fácil.
ResponderExcluirEtios AT é melhor
ResponderExcluirNou
Excluire mais feio.
Excluironde que é melhor. me fala! Fora que o etios xls at tá mais caro. E o xs at é mais barato, só... Melhor não é não.
ExcluirOs problemas do Etios AT são do motor dele ser bem menos potente que a maioria dos concorrentes, até 30hp a menos, câmbio de apenas 4 marchas e consumo maior na estrada. Não tem como o Etios concorrer a sério em desempenho geral(aceleração, velocidade máxima e consumo na estrada) com Nissan March CVT, Citroen C3 Tendance AT6, HB20 e Honda Fit com um câmbio de 4 marchas.
ExcluirNissan tem que entender que no Brasil ela só tem o custo-benefício para oferecer. Não tem a grife que a Toyota ou Hyunday tem nesse segmento. O March SV CVT por 54k está caro, pois o Etios XS AT por 52K é mais negócio. Apesar do CVT ser melhor o AT4 atende o perfil desse público e o Etios tem piloto automático.
ResponderExcluirVai encalhar ou vai ter bons descontos.
Kkkkkk, brincadeira de mau gosto pedir mais de 50 mil nesse carro, o march nesse preço com cambio automatico esta automaticamente encalhado! Ainda tava caro por 45 mil.
ResponderExcluirNISSAN MARCH incompleto em segurança ativa, porque não tem Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP/ESC). O FIAT500 tem de série o ESP/ESC em todas versões.
ResponderExcluirA fiat aposta em outro tipo de cliente. Não acho que da pra comparar esses dois carros, principalmente quando o 500 com cambio automatizado e motor 1.4 parte de 59k. Só trouxa mesmo pra comprar isso.
Excluiraff. Se não tem isso então compensa mesmo é uma etios at! e fim de papo!
ExcluirTá numa faixa de preços bem proibitiva. Nixo.
ResponderExcluirSó imbecil para pagar um carro como esse !! Mande a fábrica vender essa bomba no Japão. Lá, não vende, pois os japoneses não são idiotas !
ResponderExcluirO carro é bom, mas pelo preço deveria ter mais caprichos no acabamento interno e até no painel... nunca intendi porque o painel do topo de linha do March, SL, não tem o mesmo mostrador do odômetro no Versa SL ??? É bem mais bonito e digno de um SL (super luxo) que as versões inferiores... dá para entender ?
ResponderExcluirEntrei aqui para pesquisar sobre o carro e já desanimei com os comentários acima. Vou partir para o HB20 1.6 automatico
ResponderExcluirNa boa, minha irmã tem um HB20 e, além de ser um carro de grande risco para furto, não tem potência e o consumo é bem elevado. O dela chega a fazer 6 km/l (gasolina) em circuito urbano. O de um amigo, que tem o pé mais leve, está fazendo 8 km/l (gasolina) em circuito urbano também.
ExcluirEstávamos vendo o HB20 AT6, mas consome muito combustivel ( percusro rodovia/cidade não fazia 11k/l) e valor de seguro elevado, então optamos pelo March CVT ( 58.000 com bancos de couro ), o carro faz 18 na estrada ( 100-110 k/h) e 12k/l na cidade. Ok, o design não é o máximo, mas o carro oferece conforto, economia. Estamos muito satisfeitos com a compra e sem arrependimentos.
ExcluirCorcondo plenamente com vc,sou mais o march, espaço interno do HB20 é horrível. O meu 1.6s é muito econômico faço 16/17 estrada gasolina e 12/14 na cidade em média, não tenho do que reclamar
ExcluirCorcondo plenamente com vc,sou mais o march, espaço interno do HB20 é horrível. O meu 1.6s é muito econômico faço 16/17 estrada gasolina e 12/14 na cidade em média, não tenho do que reclamar
ExcluirSó quem não conhece pode achar um cambio automatico é melhor que um CVT,pelo amor de DEUS é !!!!!!!!!!!
ResponderExcluirPessoal o caro é bom, falta muitos equipamentos de segurança pelo alto valor e isso é fato. Mas, dizer que auto4M da Toyota é melhor que um CVT aiii foram longe. Burrice não tem cura.. mas Ignorância talvez se resolva com uma boa pesquisa sobre CVT no Google! Pelo amor de Deus!
ResponderExcluirGosto não se discute. Eu e minha esposa fizemos teste drive em todos os carros de segmentos compactos e automáticos; ficamos surpresos e maravilhados nos seguintes quesitos: desempenho, equipamento, dirigibilidade, agilidade, retomadas, ultrapassagens e o mais importante muito econômico no March SL 1.6 automático. Enfim, compramos e até o momento estamos satisfeitos. Boa noite a todos.
ResponderExcluirTambém Mauro Cezar, acabei de trocar por um 2017, só concordo que o safado é carinho, Isso a Nissan precisa melhorar, mais sobre o carro muito bom
ExcluirPessoal penso em comprar 1 hb20 ,vi esse carro também ,não entendo muito de carros ,alguém pode me ajudar?qual compensa mais?
ResponderExcluirESSE DESIGNER JÁ ESTÁ NA HORA DE MUDAR, NA EUROPA JÁ FIZERAM ISSO; SE TIVESSE AQUELE DESENHO ME ARRISCARIA.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito caro é verdade, porém um excelente carro, forte motor, economico, e muito resistente. 3 anos com o modelo "s" 1,6 troquei agora pelo modelo SL 1,6 top, por opcao pessoal, dirigir todos os outros dá categoria hath, HB20 só beleza, motor fraco e alto consumo, os demais se ewuivalem, porém o Up e o ethos muito bom, mais o ethos na minha opinião feio parecendo a primeira versão do New march, ainda bem que eles corrigiram logo isso.. por fim, a Nissan só peca no preço, porque o carro é muito bom!! Estou já com 2017 SL, muito forte e economico, e agora bem mais acústico , algo que os demais com a exceção do pegeot e do up precisam melhorar
ResponderExcluirMarcelo Pinheiro, boa noite. O March é realmente sensacional. Entretanto, existem outros carros muito bons. Gostaria saber, se o seu March estar com direção leve no circuíto urbano (cidade). Digo isso porque: parece que o meu não estar aquela leveza como antes. Me diga como está o seu? Aguardo resposta.
Excluirgosto do March, dirijo um 1.0 S Conforto, econômico no consumo, anda bem demais, mas dá medo nas curvas (sem controle de estabilidade) e em alta velocidade o ruido fica ensurdecedor dentro do carro. Fui à concessionaria conhecer o 1.6 CVT, mais o PREÇO É PROIBITIVO :(
ResponderExcluirJOSE CELIVAL
ResponderExcluirPessoal, sou representante, toco de carro a cada 3 anos, no momento estou com um new fiesta automático que é um carro excelente na estrada, estabilidade não falta quando entro nas curvas, o que deixa a desejar e o consumo, aí pergunto, seria uma boa opção eu stitui-lo pelo March? lembrando que preciso de conforto, economia e baixo custo de manutenção.
Estou querendo trocar o meu carro por um march 1.0, pode ser 2017 mesmo, mas fiquei preocupada com os comentários principalmente quando falam que na curva não tem estabilidade...
ResponderExcluirGostei do primeiro modelo 2017, automático branco.onde comprar?
ResponderExcluirPostar um comentário
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