A Daimler apresenta a nova versão topo de gama do modelo esportivo Mercedes AMG GT. Trata-se do Mercedes AMG GT R - veículo que chega com um motor V8 Biturbo de 585 cavalos e 71,3 Kgfm de torque, e recursos como direção nas quatro rodas, para enfrentar principalmente o Porsche 911 GT3 RS, mas também Audi R8 e até o Nissan GT-R.
O motor V-8 4.0L twin-turbo sobe de 510 cavalos do AMG GT S para 585 cavalos neste, enquanto o torque máximo eleva-se de 66,1 para 71,3 Kgfm. A transmissão continua uma automatizada de dupla embreagem de 7 marchas, mas com software ajustado para mudanças mais rápidas.
Ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, e atingir 318 km/h. O sistema de freios foi revisto, e agora há a opção de um conjunto com discos de cerâmica. O vídeo a seguir traz detalhes.
O Mercedes AMG GT R recebeu ajustes também para melhorar sua performance também em curvas, e não apenas em retas. Para tanto, o engenheiros da Mercedes-AMG foram testar o GT R em Nürburgring para torná-lo muito controlável. A pintura Green Matt Margno faz referência ao termo pelo qual o circuito é conhecido: "'Green Hell" - Inferno Verde'.
O visual do AMG GT R é mais agressivo, sendo que na dianteira há uma nova grade de aletas verticais denominada "Panamericana". Há também entradas de ar mais generosas, e uma enorme asa traseira preta e um difusor traseiro duplo.
Novas rodas de liga leve e 10 raios forjadas, mais largas, vêm montadas em pneus Michelin Cup 2, bem adequados para uso em pistas de corrida.
O Mercedes AMG GT R ficou mais leve também. Um novo e mais leve (e bem mais barulhento também) sistema de escape ativo foi adicionado, enquanto componentes de alumínio na suspensão reduziram o peso não suspenso. Há suportes do motor em fibra de carbono, material que foi aplicado também em componentes de chassis. As mudanças reduziram o peso em 15 kg.
A aerodinâmica desempenhou um papel importante no desenvolvimento do GT R; juntamente com a asa traseira (que agrega até 155 Kg de downforce) e o difusor, um novo divisor dianteiro ativo foi aplicado. Um painel ativo na parte de baixo do carro ajuda a reduzir a força aerodinâmica de elevação, direcionando o fluxo de ar para o difusor traseiro, enquanto a persiana na grade dianteira pode abrir e fechar para ajudar a controlar a temperatura do motor
Há um novo sistema de seleção de configuração adaptativa, também projetado especificamente para uso em pistas. A suspensão ficou mais firme, e há uma barra estabilizadora de mair diâmetro na traseira. Outra novidade é o eixo traseiro ativo esterçante, recurso aplicado pela primeira vez em um carro Mercedes. Até 100 km/h ele gira as rodas traseiras na direção oposta às dianteiras. Acima de 100 km/h elas esterçam na mesma direção das dianteiras, aumentando a estabilidade. Há um novo sistema de controle de tração com nove modelos de operação possíveis. Pode-se ajustar o nível de deslizamento por meio do sistema no centro do painel.
A Mercedes não mexeu muito na cabine. Os assentos elétricos de série dos outros modelos foram abandonados por outros de ajuste manual. Os assentos são mais leves e o revestimento é couro e microfibra. Novos detalhes interiores incluem cintos de segurança e costuras amarelos, e elementos em preto brilhante iluminados, que fazem parte do pacote "AMG Night".
O Mercedes AMG GT R começa ser vendido na Europa em novembro, mas chegará às mãos dos proprietários em março de 2017. O preço deve ficar na casa de US$ 205 mil dólares, no mercado europeu. Não há previsão sobre disponibilidade do modelo no Brasil.
Mercedes AMG GT R: vídeo, detalhes e especificações
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Essa grade é de doer os olhos
ResponderExcluirVamos ser sinceros. Vocês acham que dona Audi tem como ser comparada com MB e BMW???? Não né por favor.
ResponderExcluirEu vi de perto o modelo antecessor deste MERC AMG GT, frente muito comprida (cofre do motor) e traseira curta, interior claustrofóbico tipo GT Le Mans, carro comprido demais, muito feio. Prefiro um R5, sempre Audi, muito mais harmônico e é um Audi/VW.
ExcluirAudi r8 tem muito mais a oferecer tanto em esportividade quanto desempenho, aquele v10 da um pau nesse amg que dexa ele até sem rumo. Porsche e Gtr também são be superiores
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.