O Citroën C3 2017 com motor PureTech 1.2 flex 3 cilindros ficou até 32% mais econômico em trânsito urbano do que o modelo anterior com motor 1.5 flex. O motor incorpora novas tecnologias, fazendo com que o preço suba 3,3% relativamente ao modelo 2016.
Em sua versão 2017 o compacto da Citroën chega ao mercado brasileiro com preço a partir de R$ 46.490 na versão de entrada - Origine, enquanto a enquanto a Attraction, intermediária, vale R$ 49 mil 900. O modelo topo de gama é o Tendance, que sai por R$ 52.690 mil.
As versões com motor 1.6 continuam em linha. A meta é de emplacar mais de 1.000 unidades por mês das duas configurações.
Estética
A única alteração externa no novo Citroën C3 2017 é o emblema PureTech na tampa traseira. O motor conta com sistema de partida a frio com aquecimento no injetor, que elimina o sub-tanque auxiliar de partida a frio. Há também duplo comando de válvulas variável, bomba de óleo variável e coletor de escapamento integrado ao cabeçote, entre outas inovações.
Motor 1.2
O PureTech que agora está no C3 é o mesmo motor que equipa o Peugeot 208. Ele emite até 32% a menos de poluentes no trânsito urbano e gera 90 cv com etanol e 84 cv com gasolina. O torque é de 12,7 kgfm com etanol e 12 Kgfm com gasolina, disponíveis abaixo de 3.000 RPM. O motor é mais econômico e menos poluente graças à redução de peso, à diminuição de peças móveis e de menos atrito interno. Esse motor está associado sempre a uma transmissão manual de seis marchas.
Consumo
Os dados de consumo aferidos pelo INMETRO para o Citroen C3 1.2 Puretech são os seguintes:
- Etanol: 10,6 km/l na cidade e e 14,8 km/l na estrada;
- Gasolina: 11,3 km/l na cidade e 16,6 km/l em estrada.
O Citroen C3 2017 traz central multimídia com tela sensível ao toque. Vinculado à função MirrorScreen, o reconhecimento vocal via Smartphone (como S-Voice de Android e Siri da Apple) permite controlar funções do seu Smartphone à distância, sem tirar os olhos da estrada, por meio da simples pressão no botão de reconhecimento vocal localizado na chave de seta.
Possibilita por exemplo: Realizar chamadas; Escolher e reproduzir músicas; Ler e ditar mensagens de texto; Utilizar mapas para obtenção de itinerário; Ler notificações; Encontrar informações no calendário; Criar lembretes.
Versões
A primeira versão, Origine, é oferecida nas concessionárias a partir de R$ 46.490,00, trazendo ar-condicionado, direção elétrica; vidros, espelhos e travas elétricas; freios com ABS (Anti-lock Breaking System) + REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem), entre outros itens.
Já o Citroën C3 Attraction oferece os mesmos equipamentos do Origine, mais sistema de áudio com rádio AM/FM, Bluetooth com entrada USB, rodas de liga leve, faróis de neblina e vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, luzes diurnas em LED, entre outros diferenciais. A Central Multimídia é opcional. O C3 Tendance, acrescenta para-brisa Zenith, alarme e sensor de estacionamento traseiro, além da Central Multimídia opcional.
Vídeo - Entrevista com Paulo Solti, diretor geral da Citroën para o Brasil sobre o Novo C3 1.2 PureTech.
Garantia
O Citroën C3 PureTech 1,2l Flex possui 3 anos de garantia contratual e 6 anos de garantia anticorrosão perfurativa e conta também com o competitivo Plano de Revisão a R$ 1 Por Dia, com revisões de 10.000, 20.000 e 30.000 km a preços fixos de R$ 365,00.
Concorrentes
Toyota Etios X 1.2 Automático - R$ 47.650 reais
O Citroen C3 1.2 Puretech tem como principal concorrente o Toyota Etios X 1.3, que, na opção com transmissão automática, tem preço similar ao do Citroen com câmbio manual.
VW Gol 1.6 Comfortline 2017 - R$ 48.690 reais
Outro concorrente do Citroen C3 1.2 Puretech é o VW Gol 1.6 Comfortline, que tem preço de R$ 48.690 reais.
Conclusão
O Citroen C3 chega a linha 2017 com o novo motor 1.2 Puretech, trazendo bons números de consumo. O problema é que o desempenho ficou comprometido (em teste da revista Quatro Rodas, o Peugeot 208 com o mesmo motor acelerou de 0 a 100 Km/h em 17,5 segundos - desempenho inferior ao do Up! 1.0 MPI - veja aqui).
Além disso, o preço subiu, e no valor pedido pela versão de acesso, 1.2 com câmbio manual, a Toyota oferece o Etios 1.3 com câmbio automático (veja aqui).
Bom mas muito caro
ResponderExcluirO departamento de estilo da Citroën deve estar "desativado"... A paleta de cores do modelo é a mesma desde de 2012(!), assim como boa parte das calotas e revestimentos. Nem séries especiais lançam mais. No mínimo estranho, considerando que o modelo sempre apostou em estilo, atitude e inovação como argumentos de sedução de venda. Ninguém ver um motor puretech passar... O grupo PSA não deveria subestimar esses detalhes. Como se já não bastasse o investimento pífio em propaganda!
ResponderExcluirE ainda tem essas 3 saídas de ar fora de centro do painel... Quem aprova essas coisas? Por fora o carro é interessante, o acabamento é bom também. Mas há partes exageradas, que não condizem com a proposta de design do carro. Mas enfim, é uma boa compra, já que, na negociação, esses valores devem abaixar... Mas as 3 saídas de ar desproporcionais e desalinhadas deve ser algum mico de reaproveitamento...
ExcluirVerdade! Na época alegaram que essas saídas de ar refrigerariam melhor a cabine. É a tal famigerada tropicalização. Poderiam ter aplicado o interior do C3 francês nessa linha 2017 e empregado um ar-condicionado de primeira linha. Esse novo motor é o melhor apelo de vendas atualmente.
ExcluirA marca prometeu 05 grande lançamentos até 2020, um por ano. Parece que uma nova geração do C3 surgirá por aqui no ano que vem. Se vier com o pure tech turbo e espaço ampliado, será uma ótima compra! Por ora, só resta apostar em custo-benefício.
Tomara que a estratégia de redução de custos de manutenção lançada com a linha 2017 traga resultados concretos. O ponto fraco desse modelo. Mais até que seu preço de tabela.
Verdade! Na época alegaram que essas saídas de ar refrigerariam melhor a cabine. É a tal famigerada tropicalização. Poderiam ter aplicado o interior do C3 francês nessa linha 2017 e empregado um ar-condicionado de primeira linha. Esse novo motor é o melhor apelo de vendas atualmente.
ExcluirA marca prometeu 05 grande lançamentos até 2020, um por ano. Parece que uma nova geração do C3 surgirá por aqui no ano que vem. Se vier com o pure tech turbo e espaço ampliado, será uma ótima compra! Por ora, só resta apostar em custo-benefício.
Tomara que a estratégia de redução de custos de manutenção lançada com a linha 2017 traga resultados concretos. O ponto fraco desse modelo. Mais até que seu preço de tabela.
Em carros deste segmento, a potência não é tão relevante na compra, o consumo sim. E esses números animam qualquer um.
ResponderExcluirSe no inmetro faz quase 15 de etanol na estrada, imagina na vida real... Deve fazer uns 16 ou mais andando a 90-100kmh com ac desligado. Como disse nosso amigo acima, nessa faixa de preço o consumo é algo bem relevante.
ResponderExcluirTenho 208 Activepack (04 airbags). Ando sem AC. Ciclo urbano faço facilmente 14km/l. Ainda estou nos primeiros 300km rodados.
ExcluirDecepcionou um pouco a retirada das barras laterais (segurança). Se soubesse antes, provavelmente não teria comprado.
No quesito design, é bem moderno. O interior não é o primor, mas é bom.
Quanto ao espaço, surpreende por dentro. Leva com tranqüilidade 4 adultos. O quinto não sofre.
O motor responde bem nas baixas rotações, ou seja, o torque inicial é muito bom. Digo que responde muito bem.
Como não corro muito, pode ser que não tenha altas velocidades. A direção é leve.
Os pedais são suaves. Poderia ser um pouco mais duro. Há quem goste.
Quem vê o carro diz que foi uma boa compra. As caronas gostam muito.
No meu modelo, não tem GPS, mas tem multimidia. Talvez haja algum software para ativar o GPS. O som é bom. AC dual zone (não uso, como dito).
Não vejo um competidor melhor na categoria.
A suspensão é equilibrada. Não é dura como VW nem molenga como a Fiat. Mas, um pouco mais dura, para mim, seria melhor.
Andre. 14 no alcool ou gasolina?
ExcluirMuito bom seu relato. Vou considerar esse 208 na minha proxima compra. Tbm nao corro muito. Pela economia vale a pena, visto que ando 30 a 40 mil km por ano.
Esse motor não justifica esse aumento ambicioso de preços, design cansado, decolar em vendas não será seu forte.
ResponderExcluirNão entendo como este carro pode vender mais que o 208, se é pra comprar um PSA o 208 é a melhor escolha em qualquer versão.
ResponderExcluir14 km/l na cidade eu faço com o meu Corolla XEI 2015, com AC ligado o tempo todo.
ResponderExcluirCorolla hibrido?
Excluirfit 2007 ex faz isso.. só gasolina
ExcluirE eu faço 25 km/litro com meu Hummer H3 na cidade, mas com ar desligado.
Excluiracredito q os dados de consumo na noticia estão errados...
ResponderExcluiro correto seria etanol: 10,6 na cidade e 11,3 na estrada e gasolina 14,8 na cidade e 16,6 na estrada
eh isso ?
Consumo que eu acredito só do IN Metro,mais com certeza é melhor comprar , C 3, ou 208 de que carro com motor 1.0.
ResponderExcluirSe a quatro rodas quiser posso ir fazer o 0 a 100 no 208 ou no c3 1.2 . Se eu fizer os 17,5 que a Quatro Rodas fez eu compro um de cada pra Revista. Mas se eu baixar este tempo ele me dão o emprego na Revista. Topa QUATRO RODAS???
ResponderExcluiracabei de comprar um c3 1.2 puretech origine 2016/2017, comprei justamente pensando no baixo consumo, porem o meu esta fazendo 7.5 no alcool, será que alguem problema?
ResponderExcluirTenho este mesmo problema o carrinho não faz mais que 12 na estrada nem a pau porque será
ExcluirNa cidade não passa dos 8 kml já me arrependi da compra c3 2016 2017 tendance 1.2 puretch será que há algo errado??
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