Começando sobre o comparativo entre Up! TSI e Toyota Etios Hatch, o quadro abaixo traz um resumo de dados de desempenho, consumo e dimensões.
Hyundai HB20 Turbo | Volkswagen Up! TSI | Etios Automático | |
Preço | R$ 47.445,00 | R$ 47.190,00 | R$ 47.490 |
Motor | 1.0 Turbo | 1.0 Turbo | 1.3 aspirado |
Potência (cv) (Etanol/Gasolina) | 105 / 98 | 105 / 101 | 98/88 |
Torque (Kgfm - Etanol) | 15 / 13,1 | 16,8 / 16,8 | 13 / 12,1 |
Consumo (INMETRO) | |||
Consumo etanol - cidade | 8,2 | 9,6 | 8,2 |
Consumo etanol - estrada | 10,1 | 11,1 | 9,2 |
Consumo gasolina - cidade | 11,6 | 13,8 | 11,8 |
Consumo gasolina - estrada | 14,3 | 16,1 | 13,3 |
Dados de desempenho - Fabricantes (gasolina) | |||
Aceleração de 0 a 100 Km/h (G) [s] | 12,1 | 9,5 | 12,3 |
Velocidade máxima | 170 | 184 | 178 |
Dimensões - Capacidades | |||
Porta-malas | 300 | 285 | 270 |
Comprimento | 3,93 | 3,64 | 3,77 |
Distância entre-eixos | 2,5 | 2,42 | 2,46 |
Espaço interno
Como fica claro nos dados acima, o Etios tem 4 cm a mais de distância entre-eixos e 12 cm a mais de comprimento. Mesmo levando-se em consideração que o Up! amplia o espaço para passageiros adotando um capô de motor muito pequeno, na parte traseira o Etios oferece mais espaço.
Toyota Etios Automático - espaço traseiro |
Up! 2017
Em relação ao Up! modelo 2017, o modelo nacional já está nas concessionárias (veja aqui), com poucas alterações, como a introdução da roda de 14 polegadas para o modelo take de acesso.
Entretanto, para 2017, provavelmente como modelo 2018, a revista Quatro Rodas apontou que Up! nacional sofrerá algumas alterações estéticas e de interior, que devem sequir os aperfeiçoamentos no modelo europeu (veja aqui).
Uso predominantemente urbano
Tendo em vista que essa pessoa disse que o uso do carro será predominantemente urbano, já que ele "raramente" pega estrada, é preciso considerar a comodidade e o conforto que transmissão automática oferece nesse tipo de uso, e aí entendemos que o Etios Hatch 1.3 Automático seria uma opção a ser analisada com carinho.
Toyota Etios Automático - interior |
Toyota Etios Automático - painel |
Conclusão
Up! TSI e Etios Hatch 1.3 Automático são carros com praticamente o mesmo preço, mas com qualidades diferenciadas. O Up! TSI se destaca pelo desempenho e consumo, enquanto o Etios Hatch 1.3 Automático conta com conforto muito superior, manutenção mais barata e maior espaço interno.
Entretanto, a transmissão automática epicíclica com conversor de torque do Etios se torna um atrativo enorme para o modelo da Toyota, pois o ganho de conforto que esse tipo de câmbio traz, sobretudo em uso urbano, é muito grande, e, assim, ele seria nossa opção.
Comparem esse Etios aí com o Up! i-motion.
ResponderExcluirps - acho que houve troca de números nos dados sobre as dimensões dos modelos na tabela.
Diogo, quem fez a pergunta não foi uma mulher.
ExcluirSobre desempenho esportivo, isso é subjetivo: 0-100 é uma medida objetiva e serve para orientar o comprador.
Pelo tipo de relato tive a impressão de ser uma mulher, mas isso é irrelevante.
ExcluirSobre 0-100, só serve pra orientar comprador que quer arrancar em sinaleira. Qualquer pessoa que entende o mínimo de carro na vida real sabe que em termos de desempenho o principal a ser analisado são os números de retomada. Esses números sim fazem muita diferença por exemplo em uma ultrapassagem segura em estrada, uma reaceleracao em um aclive, etc.
Mas como a maioria dos "entusiastas" de blog acham que desempenho se mede em 0-100 então oriente compradores assim.
"Carro econômico com desempenho de esportivo" realmente etios 1.3 automatico é a melhor opção! Misericórdia
ResponderExcluirPois é, uma mulher com dois filhos pequenos, quer desempenho de esportivo mas raramente pega estrada? Tá meio sem nexo essa história.
ExcluirMas concordo que o Etios atenderá melhor nesse contexto, mas pra necessidade dela até o Up MPI seria interessante, pois tem isofix, o porta malas apesar de pequeno tem um compartimento pra acomodar volumes pequenos e o desempenho pra usar dentro da cidade é bom.
Acredito quando se é dito que espera um desempenho esportivo a pessoa procura que seu carro não engasgue ao sair dos semáforos, não sofra nas subidas ou ainda que não tenha que escolher entre um desempenho satisfatório ou o ar condicionado ligado. Coisas típicas de 1.0 comum.
ExcluirNisso concordo Cristiano. Na cidade carro 1.0 aspirado e ar condicionado não combinam, chega a dar raiva ter que desligar o ar pra pegar qquer subida. Hj em dia esses novos 3 cilindros até são um pouco mas mesmo assim tem que ter muita paciência pra usar.
ExcluirMas de qquer forma pelo relato no texto, a diferença entre querer desempenho esportivo e desempenho decente é enorme.
É Diogo, desempenho esportivo não deveria ser colocado ali no texto, o UP até tem, mas não é o caso da pessoa que quer levar suas filhas no banco traseiro.
ExcluirO Etios modelo 2017 também tem isofix.
ResponderExcluirPara mim o Etios seria a minha opção por ter cambio automático de verdade e ser bem econômico, mas qdo falo q quero comprá-lo para um amigo ela fala: NÃAAAAOOOOO FAZ ISSSO. Esse carro é muito feio e feito com peças da década de 80!!! Kkkkk.
ResponderExcluirEu pensava assim do etios, mas depois q testei o automático, mudei minha impressão. Além disso o seguro dele e as revisões são baratas tbm. Meu irmão fechou o sedã 1.5 por 51k
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSedan x ou xs?
ExcluirSedan x, tava 53.5k daí vc tem q falar q vai comprar em outra concessionária toyota, daí a mulher foi dando desconto e é bom ir no fim do mês, pq os vendedores tem q bater as metas!
ExcluirNo site da toyota o sedan X automático tá por R$51.995 com pintura sólida e R$52.555 com pintura metálica. Na atual crise, vendendo pouco da pra apertar. A sacanagem é que a concessionária dá o preço acima da tabela pra ver se cola e depois se o cara negocia eles dão um "descontão" e te vendem praticamente pela tabela
ExcluirEstou quase pegando um etios sedan AT Xs. Já fiz um rápido teste drive e gostei. Vou voltar para uma segunda análise. O que me segura ainda é o versa CVT mês que vem.
ResponderExcluirSão duas ótimas opções. Em espaço interno, porta malas, manutenção e custo benefício são as melhores opções.
ExcluirMas convenhamos, tu gosta de carro feio hein?
kkkk, sem falar que tenho um Sentra antigo.
ExcluirUma coisa eu aprendi, beleza na hora e do problema não resolve em nada.
ExcluirCom certeza beleza não resolve nada. Nem feiúra. Kkkkk
ExcluirMas falando sério, foi o que disse antes, são bons carros de manutenção barata, econômicos mas muito feios, o que pra muitos não importa, o que importa é o que o carro te oferece pelo valor pago e não o que os outros acham.
As vezes carro discreto é até melhor.
Tenho as mesmas dúvidas, filhas na mesma idade, só que viajo muito, e sem a família, quando a família vai junto tenho um sedan para acomodar as tralhas todas. Estou quase comprando um up tsi.
ResponderExcluirVejam qual é o carro PERFEITO: http://www.autoentusiastas.com.br/2016/05/etios-13-automatico-perfeito/
ResponderExcluirMecânicamente o UP TSI é melhor. No quesito espaço interno o Etios é melhor. E em questão de designer, aí, gosto e cú cada um tem um.
ResponderExcluireu gosto do Etios
ResponderExcluirCaramba, nem acredito que o car.blog.vw.br foi imparcial!!!
ResponderExcluirNa verdade, Moisés, a escolha depende de onde vc mora, se for cidade com muito trânsito vá de Etios automático, caso contrário vá de up!.
O Etios é mais confortável e com maior espaço interno. O up! mesmo sendo mais esportivo é mais econômico. Os dois são feios.
Esse painel do Etios no meio é muito estranho. Tipo citroen. Se fosse a esquerda acho que ganhava até alguns compradores.
ResponderExcluirMoisés, você tem de analisar como é o comportamento do seu dia. Você pega trânsito pesado? Mora em capital?
ResponderExcluirVou dar um exemplo: Tenho um Fiesta MK5, anos 2000. As dimensões dele são próximas aos carros do comparativo:
- 3,82 de comprimento
- 2,44 de entre eixos
- 250 l de porta malas
- 1,63 de largura
Tenho 1,65m de altura. No banco traseiro, consiguia no máximo colocar uma criança de 1,20 m, com relativo conforto. Atualmente, essas "crianças" tem 1,82 e 1,74 e uso outro carro quando os levo. Já andei no Up MPI e no Cross Up TSI e digo que mesmo tendo entreeixos menor (2cm) consegue me levar tranquilamente no banco de trás. Acredito eu que até 1,75 m consiga levar facilmente no banco traseiro.
Essa seria minha escolha. Depois de esticar a 2ª até 90 km/h principalmente hahaha.
Fora que o Up tem 5 estrelas e uma boa construção. Hoje, se fosse pra comprar um carro 0km, optaria pelo Move Up TSI sem problemas.
Abraço!
Fiz o teste drive nos dois veiculos e acabei optando pelo CROSS UP TSI, mais econômico, 5 estrelas, seguro ficou mais barato e acho mais bonito. O UP não é automático mais o câmbio é muito bom, você não precisa ficar trocando de marcha por elas serem alongadas.
ResponderExcluirFiz o teste drive nos dois veiculos e acabei optando pelo CROSS UP TSI, mais econômico, 5 estrelas, seguro ficou mais barato e acho mais bonito. O UP não é automático mais o câmbio é muito bom, você não precisa ficar trocando de marcha por elas serem alongadas.
ResponderExcluirO Etios automático não é câmbio CVT? O mesmo 4 marchas do Corolla anterior?
ResponderExcluirO Up TSi automático seria um carro tão perfeito que a única razõa para a VW não lançar seria canibalizar com a própria linha.
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