Neste artigo comparamos as respectivas versões intermediárias (Corolla XEi 2.0 CVT x Chevrolet Cruze LTZ 1.4 Turbo Flex Automático) em termos de preços, consumo e custo x benefício.
Novo Cruze 2017 x Toyota Corolla
O quadro abaixo traz um comparativo de características técnicas, dimensões, preços (estimados para o Cruze), desempenho (Quatro Rodas) e consumo (INMETRO). Os grifos em azul evidenciam o melhor resultado.
Ficha Técnica
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Novo Cruze 2017
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Toyota Corolla XEi 2.0
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Novo Civic 2017 2.0
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Preço | R$ 96.000 (est) | R$ 92.000 | R$ 96.000 (est) |
Motor | Transversal, turbo, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, bicombustível | Transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, bicombustível | Transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, bicombustível |
Cilindrada (cm³) | 1,4 | 2.0 | 2.0 |
Potência (gasolina/etanol) | 153 @ 5.600 RPM | 153 @ 5.600 RPM | 155 @ 6.000 RPM |
Torque (gasolina/etanol) | 24,5 kgfm @ 2.000 rpm | 20,3 kgfm a 4.800 rpm | 19,1 kgfm a 4.200 rpm |
Consumo Cidade (etanol) | 7,8 | 7,2 | 7,3 |
Consumo Estrada (Etanol) | 9,6 | 8,8 | 8,9 |
Consumo cidade (gasolina) | 11,2 | 10,6 | 10,6 |
Consumo Estrada (Gasolina) | 14 | 12,6 | 12,9 |
0 a 100 Km/h | 9 | 10,2 | 10,5 |
Retomada de 80 a 120 Km/h | 6 | 7 | 7 |
Freios dianteiros | Discos ventilados com ABS e EBD | Discos ventilados com ABS e EBD | Discos ventilados com ABS e EBD |
Freios traseiros | Discos sólidos com ABS e EBD | Discos sólidos com ABS e EBD | Discos sólidos com ABS e EBD |
Suspensão dianteira | Independente tipo McPherson com barra estabilizadora | Independente tipo McPherson com barra estabilizadora | Independente tipo McPherson com barra estabilizadora |
Suspensão traseira | Eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais | Eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais | Multilink e molas helicoidais |
Rodas | Liga leve de 16 polegadas | Liga leve de 16 polegadas | Liga leve de 17 polegadas |
Pneus | 205/55 R16 | 205/55 R16 | 205/50 R17 |
Direção | Elétrica | Elétrica | Elétrica |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1321 | 1320 | 1314 |
Comprimento (metros) | 4,66 | 4,62 | 4,63 |
Largura (m) | 1,8 | 1,77 | 1,8 |
Altura (m) | 1,48 | 1,47 | 1,41 |
Distância entre-eixos (m) | 2,7 | 2,7 | 2,7 |
Tanque de combustível (litros) | 52 | 60 | 54 |
Transmissão | Automático com conversor de torque, seis marchas | CVT (continuamente variável) com simulação de sete marchas | CVT (continuamente variável) com função de desligamento do overdrive |
Tração | Dianteira | Dianteira | Dianteira |
Observação/atualização: Os dados de desempenho do Civic 2.0 CVT, Corolla 2.0 XI e Cruze 1.4 Turbo vieram do teste da Revista Quatro Rodas (veja aqui).
Preços
As estimativas apontam que o Novo Cruze 2017 chegará com preços a partir de R$ 86 mil na versão LT, e R$ 95 mil na LTZ 1, intermediária - esta é a que competirá com o Corolla XEi 2.0, configuração mais vendida do sedã nipônico, que custa R$ 92 mil reais.
O Novo Cruze 2017 adota um motor 1.4 Turbo de 153 cavalos e 24,5 Kgfm de torque, enquanto o Corolla confia em um quatro cilindros 2.0 aspirado, com os mesmos 153 cavalos do Cruze.
Nas transmissões outra diferença: o Corolla vai de CVT com sete marchas artificiais, enquanto o Cruze mantém o automático convencional de seis marchas.
O resultado em termos de performance e consumo mostra uma vantagem média de 10% para o Cruze em termos de consumo, e em torno de 5% em desempenho - resultado que pode ser atribuído à maior eficiência e modernidade do motor 1.4 Turbo Flex do Cruze.
Novo Chevrolet Cruze 2017 - interior |
Itens de série
O Toyota Corolla XEi 2.0 vem de série com 5 airbags, faróis de neblina, interior em couro, piloto automático, sistema multimídia com GPS integrado (e TV Digital), ar-condicionado automático, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo.
Toyota Corolla XEi - interior - painel |
Novo Chevrolet Cruz 2017 - interior - painel |
Interior e espaço interno
Quando comparado ao Corolla, o novo Cruze apresenta basicamente o mesmo espaço interno, resultado de uma distância entre-eixos de 2,7 metros idêntica nos dois modelos.
Toyota Corolla 2017 - interior |
Novo Chevrolet Cruze 2017 - inteiror |
Novo Corolla
A Toyota não assistirá passivamente a chegada do Novo Cruze ao mercado. Já no segundo semestre o Corolla ganhará um facelift que lhe dará um visual mais moderno, e também um interior mais luxuoso e refinado.
Além disso, o Corolla ganhará os itens de segurança ativa como ESP - Controle Eletrônico de Estabilidade, Controle de Tração e Assistente de Partida em Rampa, ficando, portanto, alinhado com o Novo Cruze nesses aspectos.
Na Europa o modelo ganhará também sistema de frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, assistente de manutenção em faixa, auxiliar de estacionamento e alerta de tráfego cruzado - itens que estarão presentes no Cruze LTZ2, de modo que a expectativa é que a versão Altis do Corolla conte com tais recursos.
Novo Civic
Toyota e Cruze terão que enfrentar também a nova geração do Honda Civic, que chega ao mercado brasileiro também no segundo semestre, com motores 2.0 aspirado e 1.5 Turbo, transmissão automática CVT e com uma carroceria e interior totalmente nova.
Conclusão
A disputa entre Novo Cruze 2017 e Toyota Corolla mostra atualmente uma vantagem para o veículo da Chevrolet, o qual conta com uma lista de itens de série mais robusta, melhor desempenho e menor consumo.
No segundo semestre, o Corolla trará um facelift e mais itens de série, e ambos terão que enfrentar o Novo Civic (veja comparativo Novo Civic x Corolla aqui), evidenciando que a competição no segmento está cada vez mais acirrada.
Reconheço o pós venda bom e a qualidade mecânica dos Toyotas mas este interior alá anos 90 não me agrada, sinceramente prefiro o Cruze ...
ResponderExcluirA velharada pira!!!
ExcluirMas essa velharada tem deslocado a faixa etária que antes começava aos 50 e hoje muita gente abaixo de 30 tem levado o Corolla para casa ...
Incrível né o Corolla é ultrapassado interior dos anos 90 e vende mais que todos os outros sedas somados.
ExcluirVá entender ... e isso não vai mudar em 2016 ou 2017 ... será Corolla vovo na cabeça
Bom dia a todos.
ExcluirGostaria apenas de fazer uma pequena correção na matéria acima. A informação prestada em relação ao desempenho do modelo da Honda é incorreta. Consultando a fonte indicada pelo próprio autor verifiquei que o desempenho atribuído ao Civic foi calculado em milhas por hora e não em quilômetros por hora como foi feito em relação aos modelos Cruise e Corolla. O sistema de medição americano é feito em termos de 0-60 milhas por hora (aprox. 97 km/h), enquanto que no Brasil a medição é feita em termos de 0-100 quilômetros por hora. Um equívoco que claramente beneficia o modelo da Honda. É preciso mais profissionalismo e atenção para escrever matérias que têm como objetivo esclarecer o consumidor.
@Paz Alegria, os dados foram atualizados. Os dados de desempenho vieram do teste da Quatro Rodas com os três modelos. E os de consumo do INMETRO.
ExcluirA estimativa de preços estava correta.
Concordo. Esse painel do Corolla me lembra o Maverick. E o relógio digital em evidencia? Meudeus! O cruze tem coração em baixo do caput.
ExcluirOs dados de desempenho e consumo do civic 2.0 estão corretos? Estão melhores q os do Cruze!
ResponderExcluirOs dados de desempenho do Civic 2.0 são os medidos pela Car and Driver norte-americana com o Civic 2.0 CVT vendido nos EUA.
ExcluirO consumo do Civic 2.0 é estimado da seguinte forma: aplicamos a evolução obtida pelo Civic 2.0 CVT 2016 (EUA) relativamente ao Civic 1.8 AT5 (EUA) nos dados de consumo do Civic 1.8 AT5 brasileiro e estimamos o consumo do Civic 2.0 CVT Flex brasileiro.
Ressaltamos que a nova transmissão CVT do Civic está proporcionando grande ganhos de performance e consumo nos EUA. E isso deve se repetir no Brasil, já que o modelo nacional abandonará o câmbio at5 pela nvova CVT.
Esses dados são do Civic 1.5T e só inocente ou desconhecedor de carros que irão acreditar que é do civic 2.0.
ExcluirNa car and drive americana o civic 1.5T fez o mesmo tempo do que o Cruze 1.4T no 0-60 mph que foi de 7.6 segundos.
A C&D aferiu o tempo de 6,8s no 1.5T CVT (M-CVT) na prova dos 0-60 mph.
ExcluirO Cruze 1.4T conseguiu 7,6s, mesmo tempo do Civic 2.0 MT-6. O 2.0 CVT (LL-CVT) fechou em 8,2s.
Certamente o Civic tupiniquim fará o 0-100 km/h ao redor de 9,5s ...
https://www.youtube.com/watch?v=BNwsKhbN-YE
ExcluirOlha esse vídeo do Cruze 1.4T acelerando e depois o do Civic 1.5T.
No final eles falam do tempo obtido em algumas revistas.
A mudança de AT5 para CVT trouxe um ganho de 0,3 seg (teste do car and driver em um 1.8). Não é uma diferença tão grande. A redução de peso também não foi grande. O 2.0 CVT 2016 no car and driver aponta 8,2 a 8,5 seg de 0 a 60 mph. O problema é que comparando um 1.8 at5 no teste americano e no brasileiro (o mesmo carro) a diferença de performance é monstruosa (será o combustível?). No EUA eles apontaram 9,1 seg de zero a 60 mph e no brasil deu de 11,00 a 11,5 seg de zero a cem. Mesmo corrigindo a conversão de MPH para km/h é uma diferença de até 20%. Portanto tem alguma coisa errada. Eu acredito que ele vai fazer mais de nove segundos de zero a cem, cravo entre 9,0 e 9,5 seg, lembrando que o 2.0 at5 nacional dava de 9,9 a 10,5 seg de zero a cem (conforme a reportagem). Vamos ter que esperar os testes reais no segundo semestre, mas eu acho que o Cruze vai bater o civic 2.0, mas o 1,5 turbo vai superar o cruze em mais de 1,5, vai fazer em menos de 8 seg.
ExcluirImpossível o Civic 2.0 bater o Cruze 1.4T.
ExcluirTambém é impossível o Cruze 1.4T bater o Civic 1.5T.
A gm tem a maior rede de concessionárias.... falta só gestão para melhorar o atendimento, preço de revisões , etc
ResponderExcluirNesses preços o Cruze vai apanhar feio do Civic e Corolla. Eu mesmo estava pensando em comprar o Cruze, visto que o Civic turbo só viria na versao touring, acima de 110 mil, mas se o Civi 2.0 for quase 1 seg mais rapido que o Cruze de 0 a 100, como diz a matéria, bem provável que acabe optando pelo 2.0 msm. E outra, esse banco de couro do Cruze é horrivel, parece de pessima qualidade. Vi as fotos do Cruze vendido nos Estados Unidos, o banco de couro é lindo, material muito bom, aqui eles fazem isso...além de la, o freio de mao ser elétrico e aqui esse OBSOLETO mecânico.
ResponderExcluirAguardava ansiosamente o Cruze, mas estou vendo que deverá ser decepçao. Talvez se vier na faixa dos 70 mil possa vender razoavelmente bem.
Não sonhe, se o sentra com o insonso cvt e beberrão a 80.000, o cruze virá por no mínimo de 85.000.
ExcluirNão sonhe, se o sentra com o insonso cvt e beberrão a 80.000, o cruze virá por no mínimo de 85.000.
ExcluirComo é que um motor turbo com bem mais torque e potência semelhante vai perder para um motor aspirado?
ExcluirEsse número de desempenho é do Civic 1.5T eu não tenho dúvidas.
No car and drive americano o Civic fez 1.5T fez o mesmo tempo no 0-96 mph do que o Cruze 1.4T, ou seja, 7.6 segundos.
E outra. o Civic 2.0 virá ainda mais caro do que o Cruze de entrada.
Espere o Civic partindo de 90 mil, conforme já foi divulgado.
Como que um Cruze virá por 70 mil se uma Saveiro Cross top de linha custa mais do que isso?
ExcluirSimples assim: o custo desse Novo Cruze é de no maximo 30 mil reais, mais 23 mil de impostos, total de 53 mil. Nao vou falar 70, mas 75 mil da pra vender perfeitamente, lucrando a GM 17 mil e a Concessionaria uns 5 mil. Como que vendem com melhor qualidade a partir de 17 mil dolares nos Estados Unidos? A resposta é simples, por causa da cabeça de consumidores como vocês que pagam. Se n vier no preço que acho justo e compatível eu nao compro, continuo com o meu ou compro outro zero ou semi novo, simples assim.
ExcluirO Sentra so vendeu bem pq era 65, 70 mil. Veja se a 80 mil ira vender alguma coisa, no maximo 300 unidades por mes, sendo que o Sentra com preço bem menor, vendia 1200 por mes.
FAV, o freio do Cruze é no pé, não fala besteira, o nosso é melhor que o deles nessa parte só por ser o OBSOLETO freio de mão, sim, o nosso é melhor, ou você queria o freio no pé? Outra, o custo do Cruze deve ser uns 45 mil NO MÍNIMO, mais 25 de imposto, mais 15 mil da concessionária (sim, é esse o valor que fica com eles, saiu documentos na Car and Drivers sobre o valor do Golf, procure), tirando a parte que a concessionária tem suas contas a pagar, funcionários, merchandising, sobra para a loja uns 4/5 mil, de lucro, e o lucr da montadora já está no preço sem imposto.
Excluir0 a 100 do civic é da versão turbo. A matéria está errada!
ResponderExcluirClaro que é do Civic 1.5T.
Excluir8,2s é o 0-60 mph do Civic 2.0 CVT ...
Excluirassim: o custo desse Novo Cruze é de no maximo 30 mil reais, mais 23 mil de impostos, total de 53 mil. Nao vou falar 70, mas 75 mil da pra vender perfeitamente, lucrando a GM 17 mil e a Concessionaria uns 5 mil. Como que vendem com melhor qualidade a partir de 17 mil dolares nos Estados Unidos? A resposta é simples, por causa da cabeça de consumidores como vocês que pagam. Se n vier no preço que acho justo e compatível eu nao compro, continuo com o meu ou compro outro zero ou semi novo, simples assim.
ResponderExcluirO Sentra so vendeu bem pq era 65, 70 mil. Veja se a 80 mil ira vender alguma coisa, no maximo 300 unidades por mes, sendo que o Sentra com preço bem menor, vendia 1200 por mes.
O novo sentra 2017 veio para concorrer e não vai ficar atrás. Os opcionais são sempre além dos demais, além do preço menor. A cara de tiosão ficou para trás na reestilização. A concorrência está boa.
ExcluirKkk Simples assim,o Corolla nao tem concorrência!!!
ResponderExcluirÉ é o pior carro em tudo, só é melhor no pós vendas.
ExcluirMas tem seu público fiel.
Verdade.Chevrolet revisões carissimas,carro depois de 3 anos de uso já está com sinais de desgaste, Corolla vc usa 10 anos e nem parece
ExcluirErradíssimo!
ExcluirNo teste de longa duração da QR, após 60 mil km rodados o Cruze foi desmontado, todo desmontado.
E estava em estado de 0km.
Já o Corolla teve até carbonização do motor.
Mecânica do Cruze se mostrou mais robusta do que a do Corolla, a suspensão do Cruze foi superior.
O pior cego é o que não quer ver.
ResponderExcluirEsperem o teste do cruze por aqui, vai surpreender muita gente.
ResponderExcluirNem é preciso.
ExcluirInmetro já divulgou os números de consumo: nota A.
Desempenho não é de se esperar nada surpreendente.
0-100 km/h se estiver na casa de 9,0s está bom. Pouco acima disso está na média ...
A tendência é o Cruze daqui, assim como o Civic serem um pouco mais rápido devido ao Etanol.
ExcluirEste novo Cruze está incrível. Tem tudo para ser o líder. Civic virá caro demais.
ResponderExcluirTá ai algo que faz tempo que não vejo um GM econômico, o ultimo era o meu celtinha da 1 geração (antes mesmo do VHC), aquilo vc enchia oi tanque e até esquecia!
ResponderExcluirJá sobre o comparativo, o corola vai ter que se apoiar totalmente na sua confiabilidade e revenda pra aguentar o cruze, talvez seja a hora da Toyota pensar um seguir essa tendencia de donwsinzing turbo.
É difícil destronar os japoneses. O cruze vai dar algum aperto nos 03 primeiros meses. Depois vão aparecer o probleminhas ocultos, consumo alto - como todo GM - aí o povo deixa de comprar. O Civic sim, vai se aproximar do Corolla. Mas é incrível o nível de confiabilidade que chegou este carro. Às vezes, comentando com conhecidos, que eram aficcionados na VW (motor AP), sonham em ter um corolla. Pode não ser o melhor em tudo, mas é um mito.
ResponderExcluirTemos em casa minha esposa e eu um Cruze 2015 e um Corolla 2016. Posso dizer com isenção que não há comparação. O Cruze pula em qualquer irregularidade da pista, não sei se por conta do ato 17 o Cruze é muito duro e o câmbio automático da trancos. O Corolla é muito, muito mais macio, anda mais, gasta menos e o câmbio CVT com simulação de marchas é muito bom, difícil descrever como é a troca de marchas é como se tivesse um amortecedor no câmbio,
ResponderExcluirTemos em casa minha esposa e eu um Cruze 2015 e um Corolla 2016. Posso dizer com isenção que não há comparação. O Cruze pula em qualquer irregularidade
ResponderExcluirTemos em casa minha esposa e eu um Cruze 2015 e um Corolla 2016. Posso dizer com isenção que não há comparação. O Cruze pula em qualquer irregularidade é um carro duro e o câmbio dá trancos. O Corolla é muito, muito mais macio, gasta menos e anda mais. O câmbio do Corolla CVT com simulação de marchas é difícil descrever, parece que por exemplo antes de entrar a próxima marcha, na troca o CVT suaviza a mudança, é incrível.
ResponderExcluirSe meu objetivo fosse revenda compraria com certeza o Corolla, agora falando em segurança, tecnologia e conforto, vou no novo Cruze.
ResponderExcluirGente, um cruze a 86 mil, na versão de entrada, é um absurdo. Vai perder muita venda. Podia baixar um pouco mais e ultrapassar o corolla e o civic, que se não fosse aquela traseira ridícula seria um carro lindo.
ResponderExcluirAndei no Cruze LTZ2 e LTZ1.No primeiro muita tecnologia embarcada como ponto positivo.No segundo alguma tecnologia.Mas , no que diz respeito a dirigibilidade e conforto de bancos bem como acusar as saliência da pista, deixa a desejar. Ao voltar para o meu Corolla, com bancos confortáveis, ótima dirigibilidade,sem se importar com as saliência da pista,desisti da troca e fiquei com meu Corolla mesmo, esperando o que certamente estará à mostra no salão de automóveis em novembro.
ResponderExcluirComprei um Cruze agora e descobri porque o corolla vende bem mais. O Cruze é um carro espetacular, mas a chevrolet não encanta o cliente no pós venda. Ao receber meu Cruze, estava com vários arranhões no teto, reboque com manchas de ferrugem, e ao questionar sobre isso, me responderam que a bola do reboque não tem garantia, certo, mas por não ter garantia do cromado da bola do reboque, já si com mancha de ferrugem. Não acabando por ae. Fui abastecer, e comecei a fuçar no computador de bordo, não tinha um pneu calibrado. No dia seguinte ao tentar usar o limpador de parabrisa, não tinha uma gota de água. Fiquei na interrogação...levo o carro já para checar o óleo e liquido de arrefecimento? Será que está alinhado? Posso confiar que verificaram todo o carro antes de entregar ou tenho que mandar fazer tudo de novo. Quando chegar a revisão se for este mesmo padrão, vou para um toyota ou volto para Jeep.
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