Tendo em vista as condições de contorno estabelecidas: preço até R$ 58 mil reais, grande porta-malas, e uso do veículo para trabalho, consideramos que um carro que se encaixa muito bem nessas exigências é o Toyota Etios Sedã Automático.
Na faixa de preço definida há duas opções: Etios X 1.5 Automático, a R$ 51.995 reais, que traz ar-condicionado, banco traseiro rebatível - que amplia ainda mais o enorme porta-malas de 562 litros (o dobro do volume do Gol), direção elétrica, vidros e travas elétricas. Mas a nossa opção seria o Etios Sedan XS 1.5 Automático (R$ 55.195 reais), pois ele acrescenta sistema de som com MP3 e CD Player, computador de bordo e piloto automático (recurso que aumenta muito o conforto em estrada).
Em relação à transmissão, optaríamos sempre pelo automático, visto que esse tipo de câmbio, além de mais confiável, traz um ganho de conforto enorme para o motorista, especialmente nos casos em que o carro é instrumento de trabalho. Então a transmissão automática reduz muito o stress no trânsito. O vídeo a seguir mostra o Etios Sedã Automático em detalhes.
Ademais, o Etios tem uma suspensão macia, confortável e uma direção com assistência elétrica, e oferta muito espaço tanto para passageiros quanto bagagem, já que ele tem 10 cm mais de entre-eixos em relação ao modelo hatch.
E, no que respeita ao consumo de combustível, o quadro abaixo traz um comparativo de dados do INMETRO entre os modelos citados: Gol 1.6 MT, Versa SL 1.6, Sentra 2.0 AT, Tucson 2.0 AT (grifo azul no melhor resultado, e em vermelho no pior):
Modelo | Consumo etanol [km/l] | Consumo de gasolina [km/l] | Média (gasolina) | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | ||
Nissan Versa 1.6 SL | 8,4 | 10 | 13 | 14 | 13,5 |
Etios Sedã 1.5 Automático | 8,4 | 10,4 | 12 | 15 | 13,4 |
Nissan Versa CVT 1.6 | 7,8 | 10 | 12 | 14 | 12,9 |
VW Gol 1.6 MT | 7,6 | 9,2 | 11 | 13 | 11,9 |
Nissan Sentra 2.0 CVT | 6,6 | 9 | 10 | 13 | 11,4 |
Hyundai HB20S Automático | 7,1 | 9,7 | 10 | 13 | 11,4 |
GM Prisma 1.4 AT | 6,9 | 8,5 | 10 | 12 | 10,9 |
Chery Celer 1.5 Flex Sedan | 6,3 | 7,8 | 9 | 11 | 9,9 |
Hyundai Tucson 2.0 Flex AT | 5 | 5,9 | 7 | 8 | 7,5 |
Os dados acima mostram que o Etios Sedã Automático é 12,2% mais econômico que o Gol 1.6 MT (carro atual do Rafael), e que tem consumo muito próximo do Versa 1.6 Manual, sendo que o Etios 1.5 AT empata com Versa em cidade com etanol, e ganha em estrada tanto com etanol quanto com gasolina, o que mostra que o modelo da Toyota, mesmo com câmbio automático, é muito eficiente.
Nissan Versa 1.6 Automático: porta-malas de 460 litros (100 litros menor que o do Etios Sedã) |
Concorrentes
Há outros sedãs compactos com bons porta-malas, como caso do Prisma LT 1.4 (510 litros) e o Cobalt (563 litros). Entretanto, tanto Prisma (R$ 57.890 reais) quanto Cobalt (R$ 66.990 reais), com câmbio automático, oferecem menor desempenho e consumo bem mais elevado que o Etios Sedã, e, no caso do Cobalt seu preço supera muito os R$ 58 mil estipulados.
Hyundai HB20S 2016 Sedã - mais caro, porta-malas de 450 litros (112 litros menor que o do Etios Sedan) |
Uma opção com bom porta-malas também, mas com preço cerca de R$ 20 mil reais mais barato, seria o Chery Celer Sedan 1.5 Flex nacional, que tem porta-malas de 450 litros, mas uma tampa traseira que abre como se fosse um hatch, e permite uma ampliação significativa do volume.
O preço desse Chery Celer Sedan 0KM é de R$ 35.990 reais (R$ 22 mil reais a menos que os R$ 58 mil especificados), sendo que há modelos semi-novos a R$ 28 mil reais. No vídeo a seguir nós mostramos o Celer Sedan em detalhes.
Nós estamos fazendo um teste de longa duração com a versão hatch deste carro (veja aqui) e tem nos surpreendido positivamente, com poucos problemas, boa resistência, bom pós-venda, e consumo e desempenho dentro das expectativas para um carro dessa categoria, apesar de o INMETRO tê-lo classificado com nota "E" (a pior). O aspecto negativo é que não há opção de transmissão automática (o que, na nossa opinião, já elimina da disputa).
Conclusão
Tendo em vista um valor máximo de gasto de R$ 58 mil reais para aquisição de um modelo com bom porta-malas, para ser usado com carro de trabalho, consideramos que o Toyota Etios XS 1.5 Automático é a melhor opção, por oferecer bom consumo de combustível, conforto de câmbio automático e direção com assistência elétrica, um bom sistema de som e o maior porta-malas entre os sedãs vendidos no Brasil, com 562 litros.
considero as melhores opcoes na ordem;
ResponderExcluir1- etios sedan
2- cobalt
3- prisma
Colocar este chinês como opção foi um chute no saco!!!
ResponderExcluirUé ? Melhor que muita carroça que tem por aí e com preço se não justo ao menos mais acessível que todos estes .
Excluirtmb acho, nenhum carro chines hj e mais uma boa compra... perde muito dinheiro nesses carros. e preferivel ter um etios sedan, cobalt ou prisma muito mais carros. e com 40mil "preço do celer sedan" preferia ter um mobi ou up!
Excluir1 - Etios sedan automático
ResponderExcluir2 - versa automático (previsão para o meio do ano em diante)
3 - Sentra automático SV (semi novo)
4 - honda city ex ou exl automático (semi novo)
5 - Voyage automático
Nao existe voyage automático
ExcluirNão existe voyagem automatico.
ExcluirEle quis dizer automatizado kkk
ExcluirPegaria o hb20 s sem sombra de duvidas. Segunda opcao o ka sedan.
ResponderExcluirO porta malas do HB20 é um ovo perante essa concorrência.
ExcluirSe vc aguentar pagar muito mais em manutenção,vedação,aguentar barulhos de acabamento,aquecimento do motor,suspensão pífia,dane-se,problema seu
ExcluirTambém concordo. Etios seda automático a melhor opção.
ResponderExcluirTambém poderia ser considerado ka+ sel. Tem itens como controle de estabilidade e traçao e assistente de rampa. Porem manual.
Meu amigo se você é representante comercial e precisa de um carro com porta malas maior que o seu gol, então ouça antes de comprar qualquer carro faça um teste driver no HB20S automatico 1.6 e no Ford KA+Sedan SEL cambio manual motor 1,5 e o mais seguro e economico da categoria.
ResponderExcluiresses carros que foram citados nenhum tem controle de tração e estabilidade só o ford KA+sedan SEL tem, segurança é muito importante, tenho dois carros e os dois tem esse item de segurança já mim livrou de muitas derrapagem e perda de controle fo veiculo.
ResponderExcluirMuita segurança mesmo vide os testes de impacto e veja se o controle de tração ajuda tanto. O Ford ka e simples bateu morreu.
ExcluirSe o controle de estabilidade já o livrou de muitas derrapagens, sugiro voce ter mais cuidado ao dirigir, uma hora o ESP pode não conseguir superar a lei da física. O ESP foi criado para oferecer mais segurança, não para motorista irresponsável superar os limites do bom senso, neste caso o dispositivo torna-se um risco, não uma segurança.
Excluir"Mim livrou"...
ExcluirTá louco tem 2 airbags para de falar abobrinha. Ainda tem opcional se pagar mais de colocar airbag traseiros vacilou nesse comentário aí .
Excluirgostaria de entrar no debate, mas "mim livrou" não me permite.
ExcluirQual tribo você pertence ? MIN kkkk
ExcluirE qual faculdade você da aula de potuguês?.
ExcluirRapaz "potuguês" e complicado viu, acho que nenhuma faculdade existe essa matéria! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirKkkkk
ExcluirNaylthon com suas "Naylthices"!
Vai passear no xópis com teu Fusion vermelho-sangue, Xegar Xegando, mas atenção: sem falar "potugues", só "ingrês", hein????
Kķkkkkk
Fuja da Tucson, beberrona, manca, manutenção cara e mico na hora de revender, sem estabilidade, não tem nada que se aproveite nela.
ResponderExcluirTem vc faz uma doação a CAOA, e se insere no hall dos The Best
Excluireh eh e quem compra é bem besta , 8 na estrada na gasolina, e sgundo o INMETRO que é bem otimista só se morar ao lado da venezuela
O melhor e um renault fluence usado, corolla usado, ou qualquer outro sedan médio semi novo. Tem que ser louco pra ter 58000 e dar em um compacto.
ResponderExcluirLe direito cara até 58 mil. O que custa 58 mil só tem sedan. Tem Mercedes compacta se vc quiser também quero ver manter kkk.
ExcluirVendedor roda muito, então precisa carro o mais novo possível, com garantia, baixa km, e muito econômico. Se for rodar mais em trechos urbanos pegue um automático
ResponderExcluirE tios, cobalt prisma faltou o Ford ka eu tenho um e a manutenção e consumo é bem barato. Não sei porque não tem Ford ka automático ia ser show.
ResponderExcluirOs melhores:
ResponderExcluir1º Prisma
2º HB20S
3º Cobalt
OBS: se o Voyage tivesse o motor 1.6 16v MSI, ele seria o melhor.
Por 58k compra-se um Corolla xei 2.0 2013. Sem comparação com o resto.
ResponderExcluirCorolla usado?
ResponderExcluirNão, muito obrigado.... Só se for de graça, para poder vender no mesmo dia e comprar outro carro. Enquanto estiver na garantia, blz, mas depois que a garantia dele acabar, sai fora......
Corolla, Civic, Sentra, e outros, é só novo amigo.... Usado, só dar dor de cabeça !
Já tive 1 para nunca mais....
Hb20s,ford ka,versa e etios sao as melhores opcoes no momento!
ResponderExcluirConcordo com o blog. Usa o carro para trabalho. Etios automático sem sombra de dúvidas. O preço é bom, seguro barato, revisões baratas e econômico. Pena ser feio. Mas com tantas qualidades a beleza fica em segundo plano. Quando a Toyota der um tapa neste visual vai fazer fila na porta da ccs como fez na estreia do HRV.
ResponderExcluirAcho que um línea seminovo também poderia ser uma opção para ele.
ResponderExcluirAcho que um línea seminovo também poderia ser uma opção para ele.
ResponderExcluirSem duvida alguma, o melhor e mais seguro sedan compacto nesta faixa de preço é o Honda City DX que não consta no leque de opções apresentado pelo Blog. Quando li o artigo estranhei a ausência do Honda e fui procurar na Web o valor tabelado do carro, 59,4k, portanto dentro da faixa. Cinco estrelas no LNCAp é o carro pra quem procura um sedan pequeno.
ResponderExcluirO honda city que você se refere tá muito gastão e pé de boi.
ExcluirPara os que criticaram meu português, eu não estou preocupado de escrever correto, no Brasil o que vale é dinheiro no bolso.
ResponderExcluirFalou o rico...kkkkk.Rico analfabeto!!!
ExcluirAcho que a única saída da Chery é fazer o carro ser mais premium tanto quanto o Peugeot 208, mais econômico que o 1.5 da própria Chery, ao menos tão bom quanto o Etios 2017 em acerto de suspensão, câmbio, embreagem e ter um painel 100% digital também. Consequentemente mais caro. Não tem outro jeito de vender mais. 20 mil mais barato e não tá vendendo nada!
ResponderExcluirCarro chinês, coreano e francês eu só recomendo para os inimigos.
ResponderExcluirCarro com manutenção barata e bom desempenho é sinônimo de Toyota. Se é para trabalhar, não pense duas vezes, vá de Etios. É um tanque de guerra. Se prefere abrir mão da funcionalidade para ter um pouco mais de conforto e um design mais estiloso, o Honda City DX é o caminho a seguir. Cobalt e Prisma vem a seguir, com seguro barato, desempenho satisfatório, boa robustez e manutenção barata, mas a qualidade dos plásticos empregados no painel é de doer. E ainda têm coragem de falar mal do acabamento do Etios! Os carros da Ford (KA+) dão muita manutenção após 50.000 km e suas peças são caras, o que inviabiliza o uso para trabalho. Versa vêm com powertrain moderno e confiável, mas o seguro é caro, a manutenção é cara, há baixa disponibilidade de peças no mercado paralelo e a revenda e desvalorização são problemáticas. Outros modelos não vou citar por terem defeitos crônicos ou por terem manutenção cara demais.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.