Essa configuração topo de gama tem preço sugerido partido de R$ 70.490 reais, quando pintado em Vermelho Aden, e sobe para R$ 81.080 reais na perolizada Branco Nacré. O modelo das fotos, em Preto Perla Nera, sai a R$ 80.680 reais.
Sem dúvida é um preço elevado para um compacto de menos de 4 metros de comprimento (3,97 metros), mesmo levando-se em consideração sua extensa lista de itens de série: seis airbags, acendimento automático de faróis, ar condicionado digital bi-zona, hill assist, câmera de ré, central multimídia com GPS, controle de estabilidade, rodas de 17 polegadas montadas em pneus 205/50 R 17, piloto automático, sensor de chuva (aciona automaticamente os limpadores de para-brisa), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e teto-solar panorâmico.
Penteadeira
A impressão de sofisticação no exterior fica por conta das lanternas de LED e o sistema de iluminação diurno também em LED, enquanto na parte interna chama a atenção o painel com o componente central revestido de material sensível ao toque, descansa braço com porta-objetos central, bancos esportivos, volante em couro e um cluster de instrumentos que mais parece uma penteadeira de tantas luzes.
Ou seja, o Peugeot 208 GT é um carro de performance esportiva - 0 a 100 Km/h em 8,2 segundos e velocidade máxima de 218 Km/h - mas com estética discreta. Há alguns pequenos detalhes em vermelho na carroceria, no emblema lateral "GT" e na grade dianteira, mas nada muito ostensivo - o que é correto, já que as formas do Peugeot 208 é que são bem resolvidas, não demandando enfeites.
Nesse contexto, temos um carro que tem praticamente todos os itens desejáveis em um hatch compacto esportivo: motor turbo eficiente, bom acabamento, central multimídia, bons itens de conveniência, mas falta o principal para um carro de R$ 80 mil reais: a transmissão automática de seis marchas presente no Peugeot 408 THP.
Peugeot 208 GT - transmissão manual é o grande pecado |
E a desculpa que "carro esportivo precisa ter câmbio manual" é obsoleta. De 2001 a 2010 o Golf GTI (veja aqui) adotou um motor 1.8 Turbo com o câmbio automático AISIN de 6 marchas, esse mesmo que deveria estar neste Peugeot 208 GT, e nem por isso deixou de ser considerado um dos melhores esportivos do mercado. Hoje, o Golf GTI só é oferecido, no Brasil, com câmbio automático de seis marchas.
O câmbio automático é um item cada vez mais fundamental, sobretudo em um mercado como o brasileiro que sofre forte influência dos gostos, usos e costumes dos norte-americanos, e a prevalência de SUV´s e sedãs médios nas tabelas de vendas está aí para provar. Também nas preferências automotivas, os brasileiros emulam os americanos.
Entretanto, como não temos as renda dos americanos, o mercado precisa se adaptar, então temos Onix 1.4 Automático, Etios 1.3 Automático e Hyundai Hb20 1.6 Automático. E temos também o Peugeot 208 1.6 Automático, mas não há justificativa para este ótimo 208 GT não dispor de transmissão automática, ao menos como um opcional.
Mesmo que agregasse uns R$ 5.000 reais ao preço, por, vamos supor, R$ 86 mil, um Peugeot 208 GT Automático seria uma opção muito interessante aos donos de Golf 1.4 TSI que não aceitam pagar mais de R$ 100 mil no hatch médio da VW, ou aos que não confiam no câmbio Powershift e na mecânica antiquada do Focus.
Em resumo, ao não ofertar o câmbio automático no Peugeot 208, a montadora francesa perde a oportunidade de ofertar uma verdadeira opção a donos de hatchs médios insatisfeitos com os preços elevados dos modelos atuais (Golf) ou com a pouca confiabilidade de transmissões automatizadas de dupla embreagem (Focus).
Em defesa da Peugeot, porém, há o fato de que o cofre do motor não seja suficientemente grande para acomodar o motor 1.6 Turbo e a transmissão automática de seis marchas. Essa foi a alegação da Peugeot no lançamento do 2008 THP, e faz sentido, já que nem mesmo na Europa há uma versão THP com câmbio automático.
Desempenho e consumo
Enfim, para os cada vez mais raros apreciadores dos câmbios manuais, este Peugeot 208 GT é uma opção interessante para quem gosta de desempenho, como mostra o quadro comparativo abaixo (grifo azul no melhor resultado, vermelho no pior).
Modelo
| Desempenho (gasolina) | Frenagem |
Preço
| |||
0 a 100 Km/h | 80 a 120 Km/h | 0 a 1000 m | 60 Km/h | 120 Km/h | ||
Peugeot 208 GT 1.6 Turbo | 8,20 | 8,20 | 29,10 | 15,00 | 60,00 | R$ 80.480 |
Audi A3 Sedan 1.4 Flex Automático | 9,40 | 6,60 | 30,20 | 15,70 | 66,50 | R$ 106.990 |
Sandero RS 2.0 | 10,00 | 8,80 | 31,60 | 16,00 | 63,70 | R$ 59.280 |
VW Jetta 1.4 TSI | 10,30 | 6,70 | 31,20 | 15,70 | 58,20 | R$ 85.650 |
Hyundai HB20 1.6 | 10,60 | 15,80 | 32,10 | 15,80 | 66,00 | R$ 47.000 |
Volkswagen Up! TSI | 11,00 | 14,70 | 32,30 | 16,20 | 61,20 | R$ 55.000 |
Hyundai HB20 Turbo | 11,50 | 11,80 | 33,10 | 17,20 | 68,90 | R$ 51.595 |
Os números evidenciam que este 208 GT é, entre seus concorrentes, o mais rápido e veloz, e é capaz de colocar no bolso modelos como Jetta 1.4 TSI Automático e Audi A3 Sedan 1.4 Flex Automático.
Modelo
| Consumo de etanol | Consumo de gasolina | ||||
Cidade | Média | Estrada | Cidade | Média | Estrada | |
VW Up! TSI | 9,60 | 10,28 | 11,10 | 14,00 | 14,90 | 16,00 |
Peugeot 208 GT | 8,20 | 8,79 | 9,50 | 12,00 | 12,90 | 14,00 |
Hyundai HB20 Turbo | 8,20 | 9,06 | 10,10 | 12,00 | 12,90 | 14,00 |
Hyundai HB20 1.6 | 7,10 | 8,14 | 9,40 | 10,00 | 11,35 | 13,00 |
Renault Sandero RS | 5,90 | 6,67 | 7,60 | 8,00 | 9,35 | 11,00 |
E mesmo com tal nível de desempenho, ele ainda consegue ser muito econômico, como mostra o quadro acima, perdendo, nesse quesito, apenas para o Up! TSI.
Vídeo - Peugeot 208 GT THP Perna Nera
Conclusão
O Peugeot 208 GT THP é um hatch compacto com design bem resolvido, bom acabamento, bem equipado, com mecânica moderna e seguro. E o preço - R$ 80 mil reais - só é caro pois ele tem câmbio manual. Se tivesse a transmissão automática de seis marchas, por R$ 86 mil seria dono de uma ótima relação custo x benefício.
Vai encalhar.
ResponderExcluirEu acho engraçado essa insistência em ter que oferecer sempre um câmbio automático, tudo bem, reconheço que com ele as vendas tendem a aumentarem, mas não sei por quê um modelo destes mesmo manual não poderia vender bem... dá a entender que sem o câmbio automático o carro vai vender 10 e com ele vai vender 10 mil; não é bem assim . E pelo desempenho e proposta será que ninguém preferiria um manual ? Sei não, é igual o Sandero RS, que insistem em dizer que deveria ter um câmbio automático, fugindo da proposta do mesmo.
ResponderExcluirNão tinha o que dizer de tão ruim... O Up! não tem, mas aí é mérito... Pior é as comparações com Jetta e A3 sedan
ExcluirNo UP eu até concordo, pois a proposta do mesmo quer seja TSI ou não é de ser um compacto urbano com foco em economia, por isso uma versão automática para o compacto mesmo sacrificando o desempenho um pouco é aceitável, o mesmo tem desempenho acima do necessário para sua proposta inicial ...
ExcluirCarro esportivo tem que ter câmbio manual!! Qual a graça de um robô dirigir para vc ?
ExcluirDeveriam ter posicionado esse carro na faixa dos 60 mil para bater de frente com o Sandero RS. Aí sim teríamos uma briga boa entre os dois. Contra o Golf ele não tem chance. Não tem "nome" para competir. Golf é um monstro. Fora que no BR existe um preconceito enorme contra a marca.
ResponderExcluirHatch esportivo automático para mim nem rola. Só pegaria em último caso só se quisesse muito o carro mesmo. Basta ver a quantidade de Golf 1.4 DSG a venda em usados. Pessoal viu que essa BOMBA DSG7 pode estourar a qualquer momento e quer empurrar para o próximo. Só não é pior que o Powershift.
O Golfão 1.4 MT aqui manda lembranças a todos, firme e forte.
Mais um comentário imbecil, desses que só ecoam uma estupidez ignorante. Participo de um clube de Golf e a quantidade de problemas no DSG7 é zero ! Zero !
ExcluirHá sim casos de problemas, principalmente daqueles usuários que tentam engatar ré com o carro andando para frente.
Para usuários imbecis, é melhor que comprem carros imbecis. Nunca vão entender, ou perceber a diferença, que é dirigir um DSG7, o cambio que equipa o carro mais vendido no mundo !!!
Comparar 208 GT com Sandero RS, entre neles e sinta a discrepância. O Sandero é bom, mas adaptação. O 208 é projeto bem resolvido.
ExcluirQuantidade zero de problemas no DSG?Eu participo do club do golf mk7 e tem ate uma peticao la fazendo uma estatistica de cambios com defeito pra reclamar a fabrica!! Engracado, todos alemaes, uma leva deles veio com problemas serios na Mecatronica e tem que ser trocada. Tanto que, a VW nem faz mais corpo mole, deu pau troca e pronto.
ExcluirQuanto ao PUG, sensacional o carro, nao existe perda por ser cambio automatico, isso e balela. Poderiam oferecer a opcao, mas nao e pre-requisito. O Blog fala isso pq o bam bam bam GTI nao tem a opcao manual, ai tomam ele como exemplo pro resto.
Nao gosto de carro frances, mas esse carro ta com um excelente custo beneficio, anda muito, e completo, seguro e economico, silhueta alema no frances. Por esse valor vc leva um golf 1.6 sem comandos no volante.
Carlos, eu participo de dois clubes do Golf.
ExcluirNão demorei 3 min para achar um tópico com uma série de defeitos em um modelo MK7.
http://www.vwgolfclub.com.br/forum/index.php?/topic/10541-problemas-golf-mk7/
Se tu procurar infelizmente vais encontrar usuários que tiveram problemas. O carro é mil maravilhas, mas não é perfeito.
Fora a primeira leva que estava dando problema com turbina, etc...
Quanto a minha sugestão na 1a mensagem, de fato eu não conheço pessoalmente o Sandero RS. Como as propostas de motor tanto dele quanto do 208 batem de frente com o 1.4 TSI (em números, podendo até ser um pouco melhores) sugeri que a proposta de preço do 208 deveria ser menor.
Como eu falei, existe um grande preconceito com carro francês no Brasil. Pq alguém compraria um 208 GT podendo pegar um TSI com 1 ano de uso tendo um carro melhor na mão.
Não tem sentido.
Claro que existe sentido jovem. Cada um gasta o seu dinheiro como bem lhe convém. Comprei a 3 dias um 208 gt zero, vi algumas opcões no mercado de usado tal como o golf 1.4 tsi, porém nada é igual a um zero quilometro.
Excluiro dia que golf TSI for melhor que 208 GT, eu compro um Golf. Equiparar um Sndero RS com um 208 GT só mostra o quão você não entende de carro e é volkswagen lover, que só tem olhos para a marca. AH! lembrando que quem manda abraço é o 208 GT que com seus 30cv a mais, câmbio manual, mais leve e mais bem acertado, o Golf TSI não vê nem a cor do 208. É engraçado quem tem TSI é meio desiludido, porque não chegou no GTI que é o pica de verdade! kkkkk
ExcluirConcordo
ExcluirConcordo
ExcluirRealmente falta um câmbio automático, n pelo fato de um manual n ser bom , mais por questão do preço e do atual mercado que está voltado para carros com câmbios automáticos ! No caso a Peugeot poderia muito bem oferecer ao menos como opcional e ver o q o consumidor escolheria!
ResponderExcluirPoderia ter mesmo a opção de automático. Quer deveria decidir é o consumidor. Quantas vendas a VW já não deve ter perdido pra Honda pelo fato de o Golf Gti nao ter opção de câmbio manual!? Daí uma galera deve ter migrado pro Civic SI. A meu ver carro esportivo tem q vir com câmbio manual. Mas se for pra usar nos congestionamentos do dia-a-dia muitos preferirão o câmbio automático.
ResponderExcluirPra mim esse tipo de carro tem que ser MT, senão perde o sentido.
ResponderExcluir208 a 80 mil ??? Não falta câmbio automático, falta é um preço decente! Se o de 50 encalha, imagine esse... A Peugeot é uma ótima marca que não gosta de vender seus carros...
ResponderExcluirMais 5 mil e levo um jetta 1.4 tsi. Só louco para não ver que esse carro está supervalorizado
ResponderExcluirSe estivesse na casa dos 60k eu compraria um imediatamente. Mas esse preço é surreal, #nãovale
ResponderExcluirExcelente, se baixasse 5 milas seria perfeito , tenho um 208 griffe e adoro , já andei no Sandero RS e não dá para comparar , cockpit . equipamentos etc... sou muito mais o Peugeot.
ResponderExcluirSinceramente nao vejo desmerecimento algum pela ausencia de cambio automatico. E por falar em custo beneficio e dizer que o golf tem melhor relacao? Observando o preco o consumidor optara pelo pgu sem sombra de duvida. Comparar consumo com Up? Tambem nao entendi... achei a materia totalmente tendenciosa, desculpa..
ResponderExcluirÁ vá?
ResponderExcluiros concorrentes do 208 GT sao o swift sport, punto tjet e sandero RS, pisou feio na bola ao querer compara-lo com carros de outros segmentos como hb20 1.6, a3 sedan, up! tsi...
ResponderExcluirFaltou o Golf 1.4 nas tabelas comparativas
ResponderExcluirComparar up com 208 gt é muito fanatismo pela a volks, pelo o que eu saiba carros se compara por categorias.
ResponderExcluirEm compensação, não compararam com o Golf pra não demonstrar as desvantagens do VW.
ExcluirBONITINHO MAS ORDINARIO
ResponderExcluirSe tivesse automático com certeza venderia no mínimo o dobro que vai vender. Mas o AT6 foge um da pegada esportiva do carro. Se a Peugeot tivesse um câmbio automático/automatizado mais esperto ai poderia casar bem com o motor e vender bem
ResponderExcluirTenho um 308 thp, com caixa Aisin de 2º geração, e o conjunto mecânico é excepcional, tem modos de direção , eco, normal e sport, então vc ando do jeito que quiser. è um excelente carro, sai de um golf tsi 1.4 manual para o 308 e não estou nem um pouco arrependido, o motor thp é mais forte que o tsi 1.4.
ExcluirSe o cara não ligar pro câmbio automático esse é o melhor carro que ele compra até 80k
ResponderExcluirSem dúvida. 208gt espetacular
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSe já sabe-se que a não possibilidade do casamento do câmbio automático com o motor THP é por conta do tamanho do cofre do motor, qual é o sentido de escrever uma reportagem inteira criticando essa possibilidade? Há sim essa possibilidade com a versão turbo do motor 1.2 PureTech, como é oferecido na Europa. E ainda supondo que existisse a possibilidade por mais 5 mim reais, o preço ultrapassaria o valor do 308 Griffe, esse sim com motor THP e câmbio automático de 6 marchas, o qual em nenhum momento foi citado na reportagem como alternativa (diga-se de passagem, excelente alternativa), para o Focus e seu câmbio automatizado problemático e ao Golf Highline automático e seu preço exorbitante.
ResponderExcluirGolf GTI MK-4 usava tiptronic de 5 marchas, não de 6 como diz a reportagem...
ResponderExcluirQuem teve o primeiro carro com câmbio automático nunca mais volta atrás. Esse é o problema. Esse 208 é animal, mas, para clientes como eu, que to no segundo carro automático (outlander v6 e golf highline alemão), não rola. Jamais voltaria a comprar um manual para o dia a dia. Espero que o 308 GT francês realmente apareça por aqui. Ai, dependendo do preço, pode ser uma opção.
ResponderExcluirSó tem dois defeitinhos que o fará ser carro de colecionador: ausência de câmbio automático e preço.
ResponderExcluirFoi mal, mas eu sou da turma que abomina cambio AT em hot hatch, pra mim, esse 208 só peca no preço.
ResponderExcluirEu também não sou fã do manual, mas também não tenho dinheiro para comprá-lo. Só sei que quem está comprando prefere AT. Quanto maior o valor do carro, maior a preferencia por automático. O cara gosta do manual, mas não compra por que será um mico na revenda.
ExcluirBota cambio AT num carro desses, é um pecado... quem é purista como eu, gosta de carro Manual, cambio automatico, tira toda a graça do carro, pessoa que quer carro automatico e quer conforto, vai atras de um sedan, ou até mesmo um golf 1.4 tsi que tem proposta de carro familiar
ResponderExcluirRealmente um câmbio automático de 6 marchas seria legal, mas não impede que este carro tenha seu valor com câmbio manual (que é de 6 marchas). Eu mesmo tive um Griffe manual por 3 anos, troquei num GT há 2 semanas e posso afirmar que o carro vale o preço cobrado. O motor manda bem, esticar a segunda e a terceira marcha ouvindo o "pssssiiiiii" do turbo entre as trocas é um tesão :) , difícil é respeitar os limites de velocidade :( . Além do motor, uma série de tecnologias que o Griffe já tinha somadas à câmera de ré, controle de estabilidade, rodas 17 (lindas) .... enfim. ... para quem está disposto a pagar 80 mil num carro, não vejo melhor opção no segmento.
ResponderExcluirHonestamente, já está MUITO cansativo esse papinho chato de "só faltou o câmbio automático" das revistas e publicações automotivas. É só pintar uma transmissão manual com motorzinho turbo que já vem algum jornalistazinho que só dirige em cidade grande com trânsito ferrado choramingando a ausência da transmissão automática.
ResponderExcluirEsse carro tem apelo esportivo, e para quem realmente gosta de domar a máquina vai sim preferir o manual.
Quem quiser um AT, que procure um que o atenda caramba!!!
Explica isso para a Porsche, que só vende no Brasil o 718 Boxster com câmbio automático:
Excluirhttp://www.car.blog.br/2016/07/porsche-718-boxster-chega-ao-brasil.html
Prefiro câmbio manual! Ponto!
ResponderExcluirexatamente por esse motivo que os carros verdadeiramente esportivos não vem pro Brasil. Pessoas com cabeça pequena que acham que ser "rico" ter carro AT, ou o pensamento que "se for manual não é bom pra revenda", lembrando que carro JAMAIS será um investimento. Vamos falar do GTi europeu que é manual? muito mimimi por não ter do que reclamar. pessoal fala que ta caro, mas lembremos que os concorrentes, Golf TSI, Fiat 500 além de ser muito inferiores (cavalaria principalmente) são mais caros e AH! o TSI é AT, então compensa o preço né? aff...
ResponderExcluirUm carrinho desse com cambio automático seria um sacrilégio....
ResponderExcluirEu particularmente não abro mão do câmbio manual,Achei o carro perfeito porém o preço está muito alto para uma marca que nem é tão amada aqui no Brasil.
ResponderExcluirEsse carro É pra ser manual mesmo, e outra, tinha que ser DUAS PORTAS. Me diz pra que um universitário inexperiente (maioria que compra 206/207/208) ou qualquer pessoa que vai usar o carro no dia dia precisa de 173cv independente do câmbio e pneus desse tamanho e largura? Status?
ResponderExcluirTambém existe o 208 1.6 AT aspirado, que é um ótimo motor também! Isso a matéria não diz. Há o 308 THP AT também. Esse 208 não é carro pra usar todo dia, é um carro pra quem vai usar sua potência, que quer diversão, aumentar o desempenho do carro. Muito menos é carro para ser comparado ao golf que é uma categoria superior, se for comparar com VW seria uma versão de GOL GTI , coisa que não temos ainda, mas se tivesse COM CERTEZA o blog ia rasgar elogios ao carro mesmo se fosse manual, pois ia "ser adequeado a realidade do comprador brasileiro"
Problema que brasileiro não compra carro para usar e sim para se aparecer.
Esse é um carro de nicho, não é um carro para as massas.
Façam uma matéria sobre o ALFA 4C, ele NÃO TEM DIREÇÃO HIDRÁULICA, e acham que quem compra reprovou o carro? Não, pois é para um público específico. Tem supercarros de milhões que não tem nem vidro elétrico, uns nem ar condicionado.
Vocês fazem as matérias sempre tentando colocar pontos negativos nos carros que não são VW, imprensa tem que ser imparcial!
boa matéria.
ResponderExcluirem contra partida li uma grande bobagem no texto "ideia de cambio manual em esportivo é obsoleta".
Concordo plenamente! esportivo tem que ter câmbio manual! Eu quero decidir até onde esticar a terceira ou quarta marcha, etc!
ResponderExcluirQuem vai querer cambio automático numa lindeza destas! Justamente, nossa carência são os manuais. O mercado euroupeu é o mais exigente do mundo e lá carro manual é a preferência. O tio sam é mestre em fabricar geladeiras grandes com rodas, carros automáticos e pessoas obesas. Chega de trazerem seus restos para cá.
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