O presidente Michel Temer sancionou a Lei nº 13.290, de 23 de maio de 2016, que estabelece que "o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias".
A medida, que pretende reduzir o número de acidentes em estradas, tem um prazo de até 45 dias para entrar em vigor, visto que o dispositivo que garantiria vigência imediata da norma foi vetado (veja aqui).
O descumprimento da lei sujeitará o motorista a uma infração média, que atualmente prevê multa no valor R$ 85,13, além de quatro pontos na carteira de habilitação.
A disposição que obriga os motoristas a manter os faróis baixos acesos durante do dia em rodovias já é adotado nos Estados Unidos da América, onde houve uma redução de 5% do número de acidentes de carros e de 12% de acidentes com pedestres e ciclistas, depois de sua aplicação.
ISSO! E os carros com luzes em LED diurnas já incorporadas nos faróis, as quais acendem quando o automóvel é ligado, e/ou nos modelos: Mercedes-Benz, Peugeot, Chevrolet, incorporadas nos parachoque.
ResponderExcluirPor enquanto, vão ter que ligar o farol baixo também.
ResponderExcluirUma boa lei. Finalmente.
ResponderExcluirA iniciativa é válida, apesar das limitações. Exigir um trabalho um pouco mais minucioso de nosso Legislativo seria demais, não? É a face limitada de nossos representantes, que fazem o trabalho pela metade, quando o fazem. Daí a não inclusão das DRLs no projeto de lei. Lamentável.
ResponderExcluirArtigo de 2012, mas, interessante sobre o assunto: http://www.theglobeandmail.com/globe-drive/culture/commuting/why-dont-taillights-turn-on-with-daytime-running-lights/article4381101/?service=mobile
ResponderExcluir100.000 lux da luz natural não são suficientes, só para ga$tar mais bateria, lâmpadas e vender Kit LED para carros mais "antigos" ou básicos.
ResponderExcluirUé, mas enquanto o carro está ligado não há consumo da bateria, não é?
ExcluirMUITA LEI e pouca educação do condutor de veículos no Brasil; Esta medida é como começar construindo um monte de hospitais ao invés de dar condições do povo brasileiro ter mais saúde.
ResponderExcluirSou definitivamente contra.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.