O primeiro utilitário esportivo Maserati é agora um fato. A empresa italiana, parte da família FCA, que inclui Fiat, Chrysler e Ferrari, foi provocando o público com a promessa de um SUV há vários anos. Agora a Maserati revelou o veículo de produção, que vai ser vendido como Maserati Levante 2017.
Antes de a Porsche revelou seu SUV de alta performance em 2002 (vendido pela primeira vez em 2003 como um modelo 2004), a ideia de um SUV de luxo de alta performance parecia um sacrilégio. O Cayenne representou um grande negócio para a Porsche, mesmo com puristas ridicularizado o veículo como "não um verdadeiro Porsche." Agora em sua segunda geração, o Cayenne se estabeleceu como modelo mais vendido da Porsche, e a já ganhou um compacto SUV compacto, o Macan, que também está rasgando as tabelas de vendas.
O mercado para um SUV premium de alta performance foi claramente estabelecido. Outras empresas seguiram o exemplo: Bentley Bentayga é outra adição recente. O Range Rover Sport foi atualizado com opções de motores sobrealimentados. Lamborghini anunciou que o seu SUV Urus estará disponível em 2018, e Rolls-Royce tem um SUV em desenvolvimento. Mesmo a Lexus adicionou o F-Sport ao seu line-up, o que delineia uma tendência.
O Maserati Levante foi revelado Salão de New York de 2016, e recentemente vieram a público seus detalhes técnicos e de projeto. o design do modelo foi supervisionado por Lorenzo Ramaciotti, e ao olhá-lo logo se percebe que faz parte da família Maserati, que inclui o Ghibli, Quattroporte, GranTurismo e GranCabrio.
Oculto sob o capô de cada Levante há um motor V-6 3.0 Turbo construído pela Ferrari, com 345 cv no modelo base e 424 cavalos no Levante S. A Maserati afirma que a aceleração de 0 a 100 Km/h é feita em 5,8 segundos no Levante e 5,0 segundos no Levante S. A transmissão é uma automática ZF de 8 marchas, com tração integral - de série em ambos os modelos, com uma escolha de quatro modos de condução, incluindo "Off Road".
No banco do motorista, você está cercado por materiais de qualidade e um acabamento esmerado. O design elegante é a palavra de ordem, com superfícies autênticas ao redor. A posição de condução é SUV clássico, com uma visão dominante de altura sobre o grande capô. A cabine se sente grande e arejada, especialmente com um teto solar panorâmico e colunas relativamente finas. Particular atenção tem sido colocada sobre os pontos de contato - em toda a lateral, para colocar a cabine em uma posição sólida, alta e que contribui para a sensação de luxo.
Um pacote opcional Zegna revestimentos em seda e couro premium em todo o interior, oriundos da marca Emilio Zegna. Três combinações de cor diferentes podem ser selecionados para o couro, seda e costura.
A maior surpresa do Levante, porém, foram os preços: US$ 72.000 para o modelo básico, e US$ 83.000 para o Levante S, colocando-o de forma competitiva contra Porsche Cayenne, Land Rover Range Rover Sport, Audi Q7, BMW X6 e Mercedes-Benz GL550 4MATIC.
O Maserati Levante chega às concessionárias dos mercados ocidentais (Europa, América do Norte) em julho.
Maserati Levante: SUV de luxo parte de US$ 72 mil, nos EUA
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
72 mil dólares. Em conversão mais de 250 mil reais. Realidade se vier para o Brasil 1 milhão de reais.
ResponderExcluirA Fiat (ou FCA) está quebrada e tentando fazer render mais a possível venda da Maserati e/ou da Alfa Romeu. Talvez até comprem a Sauber, equipe de F1 super quebrada, e modifiquem para Alfa Romeu no ano que vem, justo pata potencializar essa venda... Mas há de se elogiar esse Levante, que realmente ficou muito lindo...
ExcluirQuebrada? Eles querem é comprar a GM!
ExcluirQuebrada ? As vendas deles não param de subir no primeiro mundo ! Also, Maserati é outro nível. Sem mais.
ExcluirEsse volante é uma obra de arte.
ResponderExcluirFicou MUITO bom. Resta saber se terá o mesmo padrão de confiabilidade e qualidade dos concorrentes alemães.
ResponderExcluirGostaria de saber a lógica da Maserati em precificar seus carros no Brasil. Ghibli a 590 mil a versão de "entrada" com 330cv, Levante a 640 mil, etc. Nos EUA o valor do Ghibli, por exemplo, fica em média 80 mil dólares (razoável), cuja concorrência mais próxima é o Jaguar XF-S de 340cv com preço de 73 mil dólares. Aqui no Brasil o mesmo Jaguar é encontrado por 350 mil reais. Infinitamente mais barato que o Maserati Ghibli, não que seja palpável a qualquer brasileiro, mas a questão é que são carros com preços muito parecidos nos EUA e aqui o valor de um Maserati é 60% superior. Por isso não vende! Pensam que são Ferrari, Lamborghini, etc?
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.