A tabela abaixo traz os dados comparados de desempenho e consumo do Hyundai HB20S Turbo (sedã), medidos pela Revista Auto Esporte com etanol, relativamente ao Up! TSI testado nas mesmas condições (grifo vermelho no perdedor, grifo azul no vencedor).
Hyundai HB20 Turbo x Volkswagen Up! TSI
Hyundai HB20 Turbo | Volkswagen Up! TSI | Vantagen do Up! TSI | |
Preço | R$ 47.445,00 | R$ 47.190,00 | |
Motor | 1.0 Turbo | 1.0 Turbo | |
Potência (cv) (Etanol/Gasolina) | 105 / 98 | 105 / 101 | |
Torque (Kgfm - Etanol) | 15 / 13,1 | 16,8 / 16,8 | |
Consumo (INMETRO) | |||
Consumo etanol - cidade | 8,2 | 9,6 | 17,1% |
Consumo etanol - estrada | 10,1 | 11,1 | 9,9% |
Consumo gasolina - cidade | 11,6 | 13,8 | 19,0% |
Consumo gasolina - estrada | 14,3 | 16,1 | 12,6% |
Dados de desempenho - Auto Esporte (Etanol) | |||
Aceleração de 0 a 100 Km/h (G) [s] | 11,2 | 9,5 | 15,2% |
Retomada 60 a 100 Km/h (s) | 7,9 | 8,3 | -5,1% |
Frenagem a 100 Km/h [m] | 45,1 | 40,3 | 10,6% |
Consumo de etanol (Auto Esporte) | |||
Consumo etanol - cidade | 7,9 | 11,3 | 43,0% |
Consumo etanol - estrada | 12,9 | 14,7 | 14,0% |
Os dados acima traduzem em números o que se observa ao conduzir os dois modelos (vídeo abaixo): que o Up! TSI tem um nível de desempenho significativamente superior ao HB20 Turbo. O Up! TSI é 1,7 segundos mais rápido na aceleração de 0 a 100 Km/h, mas fica 0,4 segundos atrás na retomada de 60 a 100 Km/h.
Já a diferença em termos de consumo é ainda maior. Em cidade, o Up! TSI, com etanol, é 43% mais econômico que o Hyundai HB20 Turbo, enquanto em estrada a vantagem do modelo da VW é de 14%.
Outro aspecto interessante é que, enquanto o Up! TSI é mais econômico que o Up! MPI em qualquer situação, no caso da Hyundai, o modelo Turbo só leva vantagem sobre o HB20 1.0 normal (com motor aspirado) em estrada.
Vídeo - Hyundai HB20 Turbo x Up! TSI x Etios Automático
Conclusão
O Up! TSI adota um motor mais moderno e evoluído que o do Hyundai HB20 Turbo. O motor do VW tem injeção direta e comandos de válvulas variáveis na admissão e escapamento, além de dispor de sistema de partida à frio sem o sub- tanque auxiliar de gasolina. Além disso, o Up! TSI adota direção com assistência elétrica, que não rouba potência do motor como a hidráulica usada no HB20 Turbo. Como resultado, o Up! TSI oferece performance superior, com consumo menor.
Parabéns VW não vou cansar de dar parabéns para o UP fantástico, e a VW como sempre fazendo escolas. OS ANTES PIRAM KKKKKK.
ResponderExcluirIndiscutivelmente, o Melhor! UP!
ResponderExcluirEsperemos que os novos produtos da VW venham com a qualidade do up!
ResponderExcluirO mercado brasileiro está cansado de Mobis, Palios, Unos, Sanderos, Onix e afins. Eles vendem, mas são carros inseguros, beberrões, mal feitos, materiais de segunda categoria e tecnologicamente defasados.
Perfeito comentário
ExcluirTenho vontade de ter um Up! para o dia a dia, mas o único inconveniente nesse carro é o preço, no resto ele é inquestionável.
ResponderExcluirHum... Comparando um subcompacto sedan com um compacto hatch...
ResponderExcluirEsse up é bom d+ acho q vou trocar meu corolla por ele kkk
ResponderExcluirPode trocar q não arrependerá, galera do gruoo do zapzap trocou Jetta Tsi por ele e não arrependeu.
ExcluirÉ uma questão de reconhecer prioridades. Deixei de utilizar um Fluence por causa do up! Pra mim o prejuízo de motorização foi zero.
ExcluirEltern, vc leu meus pensamentos. To com um Fluence MT tb e pensando seriamente em pegar um carro menor pq na cidade facilita muito, sem contar os custos, que são muito menores. Só que minha prioridade agora é o câmbio AT, que faz muita falta nos congestionamentos. Errei feio em não ter pego o francês AT em 2012, agora já era rsrs.
ExcluirSeria interessante esse TSi no Gol
ResponderExcluirnão não gol não
Excluirgol é inadequado ou uuultrapassado, deita debaixo dele olha a suspensão traseira igual de carroça, nossa de carroça e melhor tem fecho de molas não sei a o que comparar mas é péssimo carro vendia porque não tinha concorrência agora tem, não são bons mais engana bem como gol ha 10 anos atrás
mas se trazer outro projeto com nome de gol e tsi ai estou dentro fora isto passo longe mesmo tsi
o hb20 turbo nao e concorrente do up! tsi nao entendo essa insistencia... ele e concorrente do onix 1.4, etios e ka 1.5 e do gol 1.6
ResponderExcluirMas ele pode concorrer como 1.0 turbo que afinal só existe os dois no mercado brasileiro
ResponderExcluirEntão o etios 1.3 não concorre com ninguém?
ExcluirMas é outra categoria, o Hb 20 por ser maior pesa 200k a mais, pois ele compete com onix, gol, sandero. o up ta tendo o seu primeiro concorrente que é o fiat mobi.
ExcluirO hb 20 só ganha em espaço interno isso é natural. Mas brasileiro compra carro pra se mostrar e não como meio de transporte eficiente o up tsi pode ser considerado o carro popular mais eficiente da história do mercado automobilístico brasileiro
ResponderExcluirAff sempre o mesmo papo neste blog. Quem escolhe outro carro que não seja VW sempre o faz pq quer se mostrar. Cada um escolhe o carro que atende suas necessidades, que acha bonito, que consegue o melhor financiamento, valor na troca, etc. Você acha mesmo que alguém torra 50 mil num carro somente para se exibir. E ainda mais se exibir de HB20?
ExcluirNão só acho como conheço 3 pessoas que compararam o hb20 só pq chamavam ele de nave.
ExcluirNão confunda seu comportamento com o comportamento de massa. A massa brasileira não vê o que entusiastas vêem em um carro.
ExcluirNão confunda os seus 3 amigos com a massa também, parceiro. O HB20 é realmente melhor em acabamento, o UP melhor em consumo. Os dois tem a faixa de preço bem parecida. No fim das contas as pessoas tem livre escolha. Cada pessoa tem um gosto diferente.
ExcluirR$ 47000 em um carro popular!!!!, brasileiro é rico.
ExcluirSe considerar q o HB20 pesa 1055kg (cfe. teste do HB20 turbo sedã no site da AE) e o Up 951kg (revista AE de maio/16), não achei nada demais nessas diferenças do HB20 pro Up (q pra mim continuam não sendo concorrentes diretos; um é a "versão esportiva" do Up, outro a versão intermediária do HB20).
ResponderExcluirNa mesma revista, comparando os HB20.
- Aspirado 1.0 hatch (maio/16)-> 80/75cv; 10,2/9,4mkgf; peso 990kg; consumo (etanol) cidade 9,2km/l; estrada 11,8km/l; 0-100 14,5s; 60-100 14,5s /
- sedã 1.0 turbo (site) -> 105/98cv; 15/13,8mkgf; peso 1055kg; consumo (etanol) 7,9km/l; estrada 12,9km/l; 0-100 11,2s; 60-100 7,9s.
Motor turbo melhorou desempenho e consumo estrada, mas piorou consumo cidade.
Não é o caso de ser concorrente, ou de segmentos diferentes. Mas a diferença de preço é 255 reais, portanto quem tem este $$$ considera as várias opções existentes no mercado.
ResponderExcluirO Consumo do UP! MPI na cidade é o mesmo que do HB20 Turbo na Estrada, por isso digo que esse motor de tecnológico não tem nada quando comparado aos novos motores de 3 cilindros.
ResponderExcluirOutra coisa o 0 a 100km do UP MPI faz em 12,4s vs 12,1S do HB20T na versão Hatch, ainda que pese o fato de serem categorias diferentes, mas para efeito de comparação, ficaria assim um UP MPI vs HB20S:
HB20S
PESO 1068KG
PESO POTÊNCIA - 10,89KG/CV
PESO TORQUE - 77,39KG/KGFM
0 a 100 - 12,1 gasolina
UP MPI
PESO 892 KG
PESO POTÊNCIA 10,87KG/CV
PESO TORQUE 85,76KG/CV
0 a 100 - 12,5s gasolina / 12,4s Etanol
Esse turbo tem que ser aprimorado, tem desempenho de um carro 1.0 aspirado, não tem um bom consumo quando comparado aos motores modernos
Alguém aqui disse que este turbo da Hyundai foi feito ás pressas para seguir a VW. E a VWB, que mais uma vez perde tempo, pois o 3 cilindros TSI já deveria estar no Gol, Voyage, Fox e Golf, teria uma ampla gama de motores modernos e claro, mandar o confiável e ultrapassado MSI 8 válvulas pro Museu da Fábrica.
ExcluirSe alguém falou q foi feito às pressas é bobagem. Existem 2 versões do turbo da Hyundai: com injeção direta (Europa - parece q tem uns 125cv) e sem (Coreia e agora Brasil). Simplesmente optaram pelo sem injeção direta (ou com injeção indireta, se preferir) pq, além da questão custo de produção, o 1.0 injeção direta acabaria por matar o 1.6. Só isso. Esse 1.0 turbo com injeção indireta substitui um suposto 1.3/1.4 aspirado (só olhar os concorrentes diretos, especialmente Onix). Up não é concorrente (direto) do HB20 1.0turbo - só dá pra comparar os 2 por terem motor turbo, mas as propostas em si são diferentes ao meu ver.
ExcluirAQUI E VW O RESTO E RESTO CHUPA KA CHUPA ONIX CHUPA HB20 E TEM MAIS MOSTRA PARA MIM QUE CARRO ECONOMICO A GM TEM..........
ResponderExcluirMeu celta vhc fazia 17,5km g, na estada e 12,5km no etanol
ExcluirInformação óbvia,uma vez que o motor do Up! possui tecnologia de injeção direta de combustível sendo,portanto mais eficiente.
ResponderExcluirEsqueceram de colocar apenas que o HB20 não é concorrente do Up! em nenhuma versão e que o objetivo da Hyundai com essa versão Turbo nunca foi concorrer com o VW e sim com seu maior rival no segmento e também em número de vendas,GM Onix,com motor 1.4 8v.
Isso mesmo, o HB20 turbo é concorrente do GOL 1.0 16v turbo de 2001!!!!
ExcluirAndei com os 2 e sem sombra de dúvidas VW up tem muito mais motor! O HB faz barulho esquisito no motor, dá pra ouvir!! Mas quando se fala em tamanho em design.... Aí HB mais bonito
ResponderExcluirA única derrota do Up é na retomada, porque o HB20 tem 6 marchas!
ResponderExcluirAlguns detalhes desta mesma edição da Auto Esporte:
ResponderExcluirO up tsi foi apenas o 3º em economia, perdendo pro nissan march e peugeot 208.
O 0-100 do 208 foi 14 segundos, bem diferente dos 17 absurdos apresentados pela quatro rodas.
O 0 a 100 da 4 Rodas é medido com o carro com gasolina, enquanto na Auto Esporte com etanol. Daí a diferença.
ExcluirO 208 1.2 com 14,5 segundos é 1 segundo mais lento que o Up! MPI.
E sobre o consumo, o March não conta (é reprovado em teste de impacto).
E o Peugeot 1.2 na Auto Esporte foi testado com etanol. Então é uma medição pouco representativa, pois a maior parte das pessoas não usa etnaol.
Assim, a medição da 4 Rodas é a mais correta, onde o Up! MPI e o TSI foram mais rápidos e consumiram menos que o Peugeot 1.2.
http://www.car.blog.br/2016/04/peugeot-208-12-x-vw-up-10-mpi-x-fiat.html
ONDE QUE O UP COMPETE COM HB20 ?? Galera, segmentos diferentes. O Up claramente vai ter o desempenho melhor, leve demais entre outras coisas. Mas coloca esse motor TSI no fox que é mais pesado ai vamos ver o desempenho comparado com o Hb20 que ai fica tudo no mesmo segmento. Porque fora isso eles tem nada haver, o Up tem um motor melhor e o que mais ? vai me desculpar, mas Hb20 é claramente um carro superior, espaço, conforto, designe
ResponderExcluirHB20 é de uma categoria superior, mas não é um produto superior! è como comparar ELECTROLUX ( HYUNDAI ), com a BRASTEMP ( VW )!!!
ExcluirTenho um polo, não defendo marcas, tenho vontade de comprar um up tsi pois é um carro que acho que me atenderá muito bem e acredito que a vantagem da vw as demais montadoras se limita a esse carro graças ao seu moderno motor (para padrões nacionais), já nos demais modelos essa marca é absurdamente inferior, extremamente atrasada. E o up só está um pouco a frente pois foi um carro desenvolvido para o mercado europeu para tentarem concorrer com os supercompactos como o 500 e o mini cooper.
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