O vídeo a seguir mostra um avaliação sobre o veículo.
HB20 Turbo - impressões
O Hyundai HB20 Turbo se diferencia do modelo convencional, externamente, apenas pelo emblema "Turbo" na traseira. O motor é uma unidade de três cilindros, 1.0, flex, com o turbo-compressor, mas que não conta com recursos modernos como injeção direta de combustível, comando de válvulas variável no escapamento ou sistema de partida à frio com etanol sem o sub-tanque de gasolina auxiliar.
Mesmo assim, a adoção do turbo-compressor elevou a potência máxima para 98 cavalos com gasolina e 105 cavalos com etanol. O torque máximo da unidade é de 13 Kgfm de torque com gasolina e 15 Kgfm com etanol, segundo a Hyundai, a partir de 1.550 rpm.
Esse propulsor está associado sempre com uma transmissão manual de seis marchas - conjunto que consegue acelerar o modelo, com gasolina, de 0 a 100 Km/h em 12,1 segundos, e em 11,2 quando abastecido com etanol.
Na prática, o Hyundai HB20 Turbo oferece um desempenho melhor que o HB20 1.0 aspirado, mas inferior ao do HB20 1.6, o que é esperado, já que o modelo quatro cilindros tem um motor com 128 cavalos de potência.
Ao se acelerar o HB20 Turbo, sente que o turbo-compressor começa a operar de forma mais efetiva a partir de 2.500 RPM, sendo que, abaixo desse regime, ele se comporta com a morosidade tradicional de HB20 1.0 aspirado.
Entretanto, ao superar os 2.500 RPM, o torque e a potência começam a ser ofertados em mais intensidade, porém de forma muito progressiva e suave, conferindo agilidade ao carro, e, aí sim, marcando uma grande diferença em relação às versões 1.0 aspiradas.
O ruído do motor, como pode ser ouvido no vídeo, é um pouco mais intenso que o 1.0 aspirado, mantendo a mesma sonoridade característica dessas unidades - bastante agradável. Não se observam vibrações nem mesmo em marcha lenta.
Comparativo - HB20 Turbo x Up! TSI x Etios X Automático - desempenho e consumo
O quadro abaixo traz uma comparação de dados de desempenho (informados pelos fabricantes) e consumo (INMETRO) entre esses três modelos na faixa de R$ 47.500 reais (grifo azul no melhor resultado, grifo vermelho no pior).
Hyundai HB20 Turbo | Toyota Etios X Automático | Volkswagen Up! TSI | |
Preço | R$ 47.445,00 | R$ 47.490,00 | R$ 47.190,00 |
Motor | 1.0 Turbo | 1.3 VVT-i aspirado | 1.0 Turbo |
Potência (cv) (Etanol/Gasolina) | 105 / 98 | 98 / 88 | 105 / 101 |
Torque (Kgfm - Etanol) | 15 / 13,1 | 13 / 12,1 | 16,8 / 16,8 |
Desempenho (dados dos fabricantes) - Consumo (INMETRO) | |||
Consumo etanol - cidade | 8,2 | 8,2 | 9,6 |
Consumo etanol - estrada | 10,1 | 9,2 | 11,1 |
Consumo gasolina - cidade | 11,6 | 11,8 | 13,8 |
Consumo gasolina - estrada | 14,3 | 13,3 | 16,1 |
Aceleração de 0 a 100 Km/h (G) [s] | 12,1 | 12,5 | 9,5 |
Velocidade máxima [Km/h] | 170 | 178 | 182 |
Dimensões / Capacidades | |||
Porta-malas[l] | 300 | 270 | 285 |
Comprimento [m] | 3,92 | 3,77 | 3,64 |
Entre-eixos [m] | 2,5 | 2,46 | 2,42 |
Peso | 980 | 940 | 900 |
Como se pode observar, o up! TSI é em média 14,63% mais econômico que o HB20 Turbo. Sendo que, em cidade, com gasolina, o Up! TSI é 19% melhor, com consumo de 13,8 km/l, contra 11,6 Km/l do HB20.
Volkswagen Up! TSI: desempenho superior e consumo muito inferior ao Hyundai HB20 Turbo |
Câmbio curto: muitas trocas de marchas
A Hyundai adotou neste HB20 Turbo uma transmissão manual de seis marchas, que se caracteriza por relações muito curtas de 1ª, 2ª e 3ª marchas. Trata-se, evidentemente, de uma solução para tentar contrabalancear o baixo nível de torque e potência do motor em regimes de rotação abaixo de 2.500 RPM.
Como resultado, ao se acelerar o Hb20 Turbo, a rotação sobe muito rapidamente, exigindo rápida mudança de marchas. Em situações corriqueiras de trânsito comuta-se 1ª, 2ª e 3ª com frequência, e é necessário reduzir as marchas para 2ª em muitas situações, pois quando a rotação cai abaixo de 2.500 RPM o carro fica muito lento.
Trata-se de um comportamento totalmente diverso do observado no Up! TSI, da Volkswagen. O sub-compacto alemão tem um motor 1.0 turbo mais moderno, com injeção direta e comandos variáveis tanto na admissão quanto no escapamento, e que oferta muito mais torque já a partir de 1.900 RPM. Como resultado, o up! adota uma transmissão de 5 marchas, mas com relações muito longas.
Assim, enquanto o HB20 Turbo exige intensas e frequentes mudanças de marchas, para manter o giro do motor elevado para garantir agilidade ao carro, no up! pode-se andar em muitas situações apenas em 3ª marcha, pois seu motor é muito elástico.
Sendo assim, essa excessiva necessidade de ficar operando o câmbio no HB20 Turbo é um aspecto negativo do carro, pois ele se torna cansativo em uso urbano, pois o motorista é obrigado a operar a embreagem e o câmbio constantemente, causando cansaço e estresse, sobretudo em situações de congestionamento leve. Fica claro, portanto, que a Hyundai deveria oferecer uma transmissão automática para este modelo, para torná-lo mais confortável em uso em cidade.
Preço e concorrentes
E é por este motivo, que consideramos que pelos R$ 47.500 reais pedidos pelo HB20 Turbo Comfort Plus (veja preços e especificações de todas as versões dp HB20 Turbo aqui), o Toyota Etios X 1.3 Automático, com mesmo preço, desempenho e consumo similar, mas com transmissão automática, é uma opção mais interessante (veja detalhes aqui).
Sem controle de tração
Outra diferença do Hyundai HB20 Turbo relativamente ao Up! TSI é o fato de que o modelo de origem sul-coreana não conta com controle de tração - recurso presente no Up! TSI. Mas ao se andar no Hb20 Turbo logo percebe-se que esse recurso não é tão necessário quanto no Up! TSI, pois seu motor é bem menos potente e com menos torque.
Enquanto o Up! TSI tem uma aceleração vigorosa e que, invariavelmente, causa patinação dos pneus dianteiros, o Hb20 Turbo é muito mais lento, não causando esse fenômeno, mostrando que ele, de fato, não precisa de controle de tração, até mesmo porque ele não perde tração por excesso de potência às rodas como acontece com o modelo da VW.
Boa estabilidade
Outro ponto de diferenciação em relação ao Up! TSI é que o HB20 Turbo tem uma suspensão de ajuste mais macio, enquanto o Up! TSI é mais firme. Entretanto, mesmo com um ajuste mais macio, o HB20, por dispor de um entre-eixos mais longo (2,5 metros, contra 2,42 metros), maiores bitolas (o Hb20 é mais largo) e mais pesado, mostra-se mais estável e com limites de aderência mais elevados que os do Up! TSI.
O HB20 parece grudado no chão, mesmo quando se abusa em curvas de baixo e médio raio, com comportamento neutro, com ligeira tendência a sair de frente perto do limite, mas que é facilmente corrigido com a retirada do pé do acelerador.
Conclusão
O Hyundai HB20 Turbo é um modelo que se posiciona de forma intermediária, tanto em termos de preço, quanto em performance, dentro da gama HB20. A adoção do turbo no Hb20 corrige a inadequação do motor 1.0 aspirado para o peso do HB20, tornando-o adequado ao carro, com funcionamento suave e progressivo do motor, mas sem chegar a empolgar.
Mantém também as mesmas características de maciez de suspensão e de leveza da direção, mas o câmbio com relações muito curtas exigem muitas trocas de marchas, sendo um carro cansativo em cidade. Fica faltando, portanto, uma opção com transmissão automática.
A engenharia da Hyundai pode estar na frente na da Ford, GM e Fiat, mas está séculos atrás da VW.
ResponderExcluirEsse motor turbo do Hb20 é bastante ultrapassado perto do Up! TSI. O up! tsi tem muito mais potência, mais torque, anda muito mais e bebe muito menos.
Esse Hb20 turbo é tão fraquinho que não precisam nem de controle de tração? ri...ri...ri..ri. Que piada.
Na boa, esse HB20 Turbo [e um carro sem sentido. Para quem quer desempenho, Up! tsi muito superior.
E para quem quer conforto, pega um Etios automatico.
Ao contrário da Volks que usa o 1.0 TSI como topo de linha no Up, a proposta da Hyundai é do HB20 turbo ser intermediário na linha de motores e não focado em desempenho. Mesmo assim o desempenho e consumo é interessante.
ExcluirAté porque a Hyundai usa na Europa esse mesmo motor com injeção direta e comando variável na admissão e escape, rendendo 120cv e 17 kgfm de torque. Mas como dito em outros sites, aqui teria um custo elevado e canibalizaria o 1.6, que é mais barato e tem números similares.
Carlota, tu já provou que só entende de Volks, então quando for falar de outra marca, menos orelhada por favor.
Foda daqui em Roraima que a concessionária da aqui cobra 10% de ágio. Fora o emplacamento...
ExcluirMe referi ao toyota. As outras cobram só o emplacamento e a peugeot cobra 5% de ágio mais 90% do emplacamento, rs...
ExcluirEste motor da hyundai é uma merda, fiz o test drive e não teria o carro por nada neste mundo.
ExcluirEste motor fica esperto a partir de 2500rpm, abaixo disso é sonolento, mas entre 2500rpm e 3500rpm ele faz muito ruído, parece um motor diesel invadindo a cabine, acima de 3500rpm fica silencioso novamente.
Então para se ter o carro ágil na cidade somente mantendo 2500rpm ou um pouco mais, mas nesta faixa de rotação ele fica excessivamente ruidoso, bem mais do que a versão aspirada, uma porcaria.
Mas por outro lado a volks até tem um bom motor 1.0 turbo mas só utiliza no up, enquanto isso quase todos os compactos da marca vem com aquela porcaria de 1.6 8v que é um lixo, pior do que todos os 1.6 da concorrência.
No caso do golf tem o ótimo 1.4 tsi mas reservado somente ao highline que custa acima de 90k, então, exceção ao up a volks tem bons motores mas utiliza em pouquíssimos carros, no geral são montores antiquados e/ou inadequados.
tbm acho , tiraram quase tudo do motor pra adequar ele com o turbo , a galera que prepara carros de rua faria melhor hem?
ExcluirO up! com certeza é um baita carro.
ExcluirSó acho que o correto seria comparar o hb20 com onix, 208, fiesta... Se a wv decidir colocar o motor tsi no gol ou no fox pode ter certeza que as outras montadoras terão uma baita dor de cabeça.
Com relação a potência os dois motores tem a mesma potência na gasolina e pouquíssima diferença no alcool, diria que até imperceptível no uso do dia dia.
As grandes virtudes do up em relação ao hb20 estão no consumo e no torque, mas na minha opinião a pessoa que quer compar um hb20 dificilmente terá interresse em um up. Como já disse: coloque o motor tsi no gol ou fox que o hb20 ficará a ver navios.
Que fã boy mais inconveniente... Mais um aliás...Acabamento, estética, conforto, preço,parecem não contar no discurso da Carlota. Up é um excelente carro, que hj, principalmente, tem um valor absurdo pelo que oferece. É economia de combustível e "desempenho" sem analisar o restante? É um imbecil entao quem compra um tsi por economia e desempenho. Ande de moto 600 atual. Mais economica e mais DESEMPENHO carlotita. TSI é economia e eficiência. Excelentemente construído, porém simples. Pelo preço então... Quando o up oferecer acabamento digno (sem lata a mostra), com pelo menos mais 5 itens diferenciais em conforto, estética, praticidade, vidros nas 4, luz no porta luvas, gaveta abaixo do banco em um preço pelo menos igual, tsi será rei. Não é atoa que não é o mais vendido, nem de longe. Mas não é só "desempenho" e economia que contam? Síndrome do bilau pequeno. Muitos compram as cegas e fazem merda. Outros avaliam custo benefício conforme usabilidade. Up não é rei e nesse ritmo VW nem vai... Melhoram alguns aspectos no carro que concorrentes em geral já tem e ainda aumentaram o preço em média do tsi em 6 mil reais... Da um tempo... Up tsi connect 2017 na loja 58mil. Hb turbo com MAIS requintes que a versão citada 54... Um absurdo tb o valor. Quem vai na cabeça dos outros e moça rapaz. Se quer convencer melhore os argumentos. Tsi foi no início A compra racional... Hj nem compara. VW fez a fama e deitou na cama. Tsi de entrada era 43 mil. EU comprei um. Hj o de entrada é 50. Preço do speed inicialmente. Ela não investiu MESMO 7 mil em cada unidade e manteve a margem de lucro. Ao menos Hyundai, assim como outras concessionárias e montadoras, não saem muito do feijão com arroz (que da certo pro brasil diga se de passagem), com uma "boa" economia e um satisfatório "desempenho", mas o aumento de preço girou em 2 mil. NA MAIORIA. MAS VW É VW COMO VC DIZ NE... UP TSI É UP TSI... SÓ VEJO MAIS UM "MODELO" DE COROLLA... Onde o melhor carro da categoria tem que ser entendido como: o melhor é mais caro (abusivo) valor... Beijão carlititas.
ExcluirFalou tudo! Parabéns pela matéria. Foi o que Emílio Camanzi falou no blog dele (http://carroscomcamanzi.com.br), o carro realmente ficou muito bem acertado.
ResponderExcluirO HB20 continua a ser um carro de moça, mesmo com turbo.
ExcluirÉ fraquinho e suave, com um design rebuscado. E só.
Desempenho é fraco. Quem quer performance mesmo, vai de Up! TSI.
Performance, Up! TSI é focado em economia.Performance onde??? Nem a fábrica fala em performance. Já abriu as pernas outra vez Carlos?!
Excluir"O HB20 continua a ser um carro de moça, mesmo com turbo."
ExcluirLegal, cara. Foi você que fez esse levantamento? Divulgue aí qual a porcentagem exata. Qual é o carro de macho?? Não, não tenho um HB20.
Desempenho é fraco. Quem quer performance mesmo, vai de Up! TSI."
Oi?? Onde que a VW divulga o up! TSI como um carro de performance? A divulgação dele destaca a economia. Tanto é que pneus e rodas continuam os mesmos do aspirado. O speed up! é mais um esportivo de fachada, assim como outras marcas fazem o mesmo.
A Hyundai fez algo semelhante àquilo que que a VWB sempre fez nos áureos tempos: aproveitando o prestígio para lançar um produto tecnicamente questionável, mas com ótima rentabilidade.
ResponderExcluirNa verdade não, ele é um motor moderno e não foi lançado em um modelo top, é um motor intermediário entre a versão 1.0 e 1.6, a proposta está perfeita.
ExcluirSim, mas eu estava me referindo a ausência da injeção direta, presença quase obrigatória em modernos motores compactos turbo.
ExcluirBoa matéria, mas não entendi a parte do "Enquanto o Up! TSI tem uma aceleração vigorosa e que, invariavelmente, causa patinação dos pneus dianteiros, o Hb20 Turbo é muito mais lento" sendo que na pista o HB20 teve melhor desempenho que UP! Tsi.
ResponderExcluirO Up! tsi não foi testado junto com o Hb20 Turbo.
ExcluirQue o Up! TSI anda muito mais que o Hb20 Turbo, isso não resta dúvida.
Inclusive o up! tsi anda a mesma coisa com gasolina e etanol, já o HB20 turbo melhora muito com etanol.
mas como todo mundo só usa gasolina, então, na prática, o Up! tsi é ainda mais insanamente mais rapido que o HB20 turbo, inclusive em pista.
E sobre o teste do acelerados, é simples. O HB20 Turbo tem um motor fraco, então nao tem controle de tração. E mesmo assim, o HB20 turbo foi ridículos 40 milésimos de segundo mais rápido.
Os próprios caras do acelerados disseram que no 0 a 100 o Up! tsi é muito mais rápido. Eles disseram isso. E disseram também que o que prejudicou o up tsi no tempo foi o controle de tração, muito invasivo.
E que na pista, o controle de traçao do up tsi cortava a aceleracao com o volante esterçado. E isso nao acontece com o Hb20 turbo, pois ele tem motor mais fraco.
Na prática, o Up tsi some na frente do Hb20 Turbo, e o motorista do coreano não verá nem a cor do Up! TSI, como disseram no acelerados.
Fazendo curva o Up! Não acompanha o Hb20...
ExcluirEconomia porca da Hyundai em não implementar o GDI.
ResponderExcluirHaveria ganhos de performance e consumo muitos melhores que o 1.6 ...
Não foi economia, se melhorasse matava o 1.6. Assim eles tem três faixas de motores.
ExcluirNão é isso é escolha. O motor do HB20 é feito na Coreia, e não no Brasil.
ExcluirA verdade é que a Hyundai ainda não teve competência para colocar injeção direta em motor flex. Que dirá em um turbo flex.
Só quem conseguiu fazer motor com injeção direta e flex, hoje, são os alemães: BMW com o Active Flex, Mercedes com o motor 1.6 Turbo Flex, e VW com o 1.0 TSI Flex e 1.4 TSI Flex.
O resto senta e chora.
E o pior é que é economia porca mesmo.
ExcluirMas temos que levar em consideração que o 1.0 TGDI Kappa está bem longe do Brasil, e que este por sua vez é bem mais potente que o 1.6 Gamma, a Hyundai quis dar apenas uma nova opção para aqueles que queriam um pouco de força a mais sem sair do consumo de um 1.0. E por isso, pegaram o mesmo 1.0 Kappa que as tempo aqui e apenas inserirem o turbo.
Kkkk, eu entendi que o motor turbo da hyundai foi feito na correria!
ExcluirA PSA também tem um Turbo Flex com injeção direta, Carlos.
ExcluirNão diria que foi correria, apenas economia mesmo, pois ainda não queriam tirar o 1.6 Gamma do mercado.
ExcluirFoi uma decisão mercadológica, a intenção da hyundai foi colocar este motor entre o 1.0 aspirado e o 1.6 para preencher um buraco na sua linha.
ExcluirRuim mesmo é a volks manter aquele porco 1.6 8v em toda a linha gol além de fox e spacefox trendline e confortline.
E porque não oferecer um 1.0T para substituir de vez o 1.6 menos eficiente?
ExcluirO fato é que devo concordar com o Carlos.
Hyundai não tem competência para idealizar um motor com GDI acertado para o BR ...
O que eu não entendo é o fato de o torque máximo estando disponível a 1500rpm como o carro só "desenvolve" a partir de 2500rpm?
ResponderExcluirA verdade é que não está, o turbo entra em 2500rpm, e pior, o nível de ruído deste motor é muito alto entre 2500rpm e 3500rpm, então para ter ele ágil na cidade fica-se o tepmo todo com um ruído fortíssimo de motor a diesel invadindo a cabine, uma merda.
ExcluirVc constatou tudo isso no teste drive? Cada um...
ExcluirO etios é o melhor custo benefício, mas é mais feio que talho na bunda.
ResponderExcluirSe analisarmos o conjunto e preço, o hb20 turbo é uma compra bem mais completa que o up tsi, vide beleza, acabamento, espaço interno e garantia de 5 anos. Agora que o tsi está anos a frente em tecnologia do turbo oriental, isso sem sombra de dúvidas !!!
ResponderExcluirDesign do Up! é melhor que o do HB20, veja:
Excluirhttp://www.car.blog.br/2015/05/volkswagen-up-design-superior-ao-do.html
E além disso, o Up! tsi anda muito mais, bebe muito menos, é mais barato, mais seguro, menor por fora (mais prático em cidade), e tem manutenção mais barata.
Em resumo. O HB20 não é melhor em nada que o Up! TSI. Nada.
Presado Carlos, concordo com você quando diz que o up é mais seguro e menor por fora. De manutenção mais barata prefiro acreditar em você, pois não vivo no meio de comércio de carros, logo acho que você deva saber o está dizendo.
ExcluirAgora dizer que o up tsi anda muito mais é mentira. Anda mais sim, agora muito mais não. 2 a três segundos de diferença em um mundo real (não em pista) não leva um cara a decidir qual carro vai comprar. Bebe muito menos? Menos sim, muito menos não ! A diferença de consumo não deve ser tão diferente assim para este item tender para a compra de um ou de outro, no final são similares.
Agora sobre o design, é algo muito relativo. O que para uns é bom, para outros é ruim. Simples entender. Então tomar como referência este link do car blog é no mínimo querer que outra pessoa ache que um determinado produto é bonito a força.
Se uma pessoa acha o up mais bonito que o hb20, ótimo para ela, estará adquirindo um bom automóvel, afinal de contas opinião vai de cada um.
A minha opinião é que preço por preço, no conjunto da obra o hb20 turbo ME satisfaça mais que o up tsi, agora esta minha opinião ser o suprassumo da verdade já é outra história.
Só acho no mínimo desonesto com o seu suor dar 45 mil em um carro com painel e porta de lata. Mas enfim, não crucifico quem o faça, afinal de contas o subcompacto da vw é excelente.
Design do Up! é melhor que o do HB20??
ExcluirSó pq o blog disse isso? Você acredita em tudo que dizem? A postagem se baseou em uma escola de preferência do autor, mas pode-se muito bem justificar em outra escola, argumentando por x e y pq ela é melhor, omitindo os pontos negativos da mesma. Toda escola tem sua importância, mas vc deve ser um daqueles que votam no PT e não aceitam outros pontos de vista.
Como tem gente que fala m....
ResponderExcluir"A Volkswagen teve seis modelos considerados “Compra do Ano 2016” pela revista Motorshow, tornando-se a maior vencedora do estudo realizado pela equipe de jornalistas da publicação. Os modelos considerados as melhores opções de compra em seus segmentos foram: up! TSI, Golf 1.4 TSI, Golf GTI, Jetta Highline, CC e Golf Variant – que obteve a maior pontuação entre todos os veículos analisados nesta terceira edição do levantamento. O up! TSI foi o vitorioso entre os hatches compactos, destacando-se por seu motor – considerado o melhor “disparado” entre todos de seu segmento, por suas qualidades em desempenho e economia de combustível – e por sua dirigibilidade, além de ter a melhor relação custo-benefício.
Dez prêmios em apenas cinco meses. Desde o seu lançamento, em julho, o Volkswagen up! TSI tornou-se o veículo mais premiado do Brasil em 2015. Além de ter sido considerado a Compra do Ano 2016 entre os hatches compactos pela revista Motorshow, o modelo ganhou os títulos de “Melhor Compacto 2015” e “Carro Abiauto 2015”, na 17ª edição da eleição organizada pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto).
O modelo também conquistou o título de “Melhor Carro Nacional até R$ 60.990” no prêmio Top Car TV 2015 (que reúne os principais programas de televisão e sites com conteúdo televisivo especializados em automóveis no Brasil), e eleito o melhor “Automóvel de Passeio – Motor 1.0”, na primeira edição do prêmio L’Auto Preferita, promovido pelo jornalista Cláudio Carsughi. O júri é formado por 20 jornalistas especializados.
O compacto Volkswagen também foi eleito “O Lançamento do Ano” pela revista Carro, entre todos os modelos de todas categorias à venda no mercado brasileiro. O júri é formado por 12 jornalistas especializados, sendo 6 da revista Carro (Motorpress Brasil) e outros 6 convidados.
A Volkswagen também foi a marca mais premiada no “Ten Best 2016”, da revista Car and Driver. O júri, formado por jornalistas da revista, após avaliação de 231 modelos do mercado brasileiro, elegeu o move up! TSI como o “Melhor Carro Sustentável” e o speed up! TSI como o “Melhor Hatch”, com grande destaque para o novo motor 1.0 TSI Total Flex.
O up! TSI ainda foi eleito o “Melhor Carro Compacto” no prêmio “Car Awards Brasil 2016”, promovido pela revista Car Magazine. O modelo foi escolhido pelos jornalistas da revista e pelo voto popular, pela internet. De um total de 71.892 votos, o up! TSI obteve 40% da preferência do público."
Nem vou falar aqui dos prêmio da Quatro Rodas na votação "Os Escolhidos" pelos leitores.
Sobre o teste em pista, HB20 foi com etanol, Up TSI com gasolina.
OK. Ganhou todos esses prêmios, e você quer o quê? Que todo mundo goste desta marca? Seria como dizer o Corinthians foi campeão vamos todos agora torcer para ele. Quem tem bom senso, sabe separar as qualidades e os defeitos que cada carro tem, mas os fãs, e não sao poucos por estas bandas, estes só vêem defeitos e ficam xingando.
ExcluirNão, tanto que não falei mal do HB20. O problema são cometários do tipo "O Up é mal acabado. O Up isso, o Up aquilo", vindo de gente que NUNCA entrou num Up.
ExcluirConcordo com você a maioria é só analista de ficha técnica, jogador de super trunfo, repetidor do que ouviu o primo do vizinho do tio do cunhado falar. Acham defeito até em Rolls Royce, e andam de moto táxi.
ExcluirJá tive carros de quase todas as marcas pro trabalho e uso particular incluindo Toyota, Hyundai e Kia, hoje não troco o Golf e Up por carros des outras marcas. No conjunto, segurança, preço, qualidade construtiva, economia geral, desempenho e confiabilidade (durabilidade) os VW (Golf e Up) levam vantagem.
ExcluirEsse HBOSTA20 não sai nem na foto perante ao UP TSI come poeira com certeza ,agora uma coisa é certa TODAS AS MONTADORAS PAGA PAU PARA A VW EM QUESITO TECNOLOGIA E INOVAÇÃO ISSO E A DÉCADAS.
ResponderExcluirDébil do Carlos pira por que mesmo sendo tecnicamente inferior, quem tem dinheiro para comprar prefere o BB20. Melhor aumentar a dose dos controlados.
ResponderExcluirE vc ganha o quê se o Hb20 vende mais ou menos que o Up!?
ExcluirNão vai me dizer que vc não ganha nada. E que só está se jactando de um fato do qual vc não tem responsabilidade alguma e nem ganha nada com isso.
E vc ganha o quê se o up! vende mais ou menos que o HB20?
ExcluirNão vai me dizer que vc não ganha nada. E que só está se jactando de um fato do qual vc não tem responsabilidade alguma e nem ganha nada com isso.
kkkkkkkkk, o preocupado aqui é você Carlos. Não pretendo comprar nenhum dos dois.
ExcluirBom comparativo, eu não duvido que hoje o melhor motor turbo 1.0 é da volks, seria uma ótima opção para o voyage ou quem sabe para o new santana, se esse realmente vier para o brasil.
ResponderExcluirMais dia, menos dia vem, agora a novidade é este motor do up no gol, Povo compra, depois de um certo tempo, se a concorrência largar alguma novidade, poe o tsi. O povo compra de novo. Estou esperando aparecer um up tsi do povo que compra novidade e pagar 20% mais barato que novo. Sempre vai aparecer um enforcado.
ResponderExcluirTudo desse site acaba em Up...
ResponderExcluiro Hb20 turbo não é nem da mesma categoria, é nem é feito pra competir com ele. Única coisa em comum é o fato de serem motores turbo, ele é feito pra ir contra 208 1.2, Onix 1.4 e etc.
Não nego que o Up seja um carro fenomenal, já vi o ele algumas vezes na estrada e o bichinho voa, é seguro, e olha que nem to falando do TSI, ponto fraco dele é realmente o design, mas isso é subjetivo.
Mas mesmo assim tem nada haver com Hb20, que outro mundo gente, carro maior, mais espaçoso, o design é superior, e por superior eu digo que é mais trabalhado, convenhamos o Up é bem simples até pela sua proposta, enfim.
Esse carro não tem injeção direta, de onde ele tirou isso.
ResponderExcluirHB20 e UP são ótimos carros. O UP é ótimo em consumo (possível fazer 14 km/litro na cidade e mais de 21 km/litro na estrada, com gasolina). O UP é bem esperto, muito fácil de dirigir, de manobrar e estacionar.
ResponderExcluirJá o HB20 é um dos compactos mais bonitos, é um carro mais macio, tem um interior mais sofisticado.
Se alguém tiver interesse em qualquer um desses carros, pode comprar sem medo. São carros bons. Façam um test drive e estudem o que é mais importante pra vocês. Não dá pra dar ouvidos pra os agourentos que só ficam falando mal de carros na internet sem nunca ter sequer dirigido o carro. Os dois carros são muito bons sim.
Quer economia? UP é ótima opção.
Quer um carro com design mais agressivo? Vá de HB20.
Quer desempenho? UP TSi ou HB20 1.6 - ambos andam muito bem.
Perfeito comentário andre.
ExcluirUP concorre com Mobi, Celta, QQ, etc... E dá uma surra neles em tudo...
ResponderExcluirO HB20 Turbo mira o Onix 1.4... O HB20 1.6 já tem um excelente câmbio e motor para sua categoria... Qual sentido de colocar um 1.0 Turbo com desempenho de .16? A Hyundai pouco se importa com UP e GOL, o UP por ser de categoria inferior, e o GOL por ter sido deixado de lado pela VW e sua diminuição nas vendas... Na minha opinião a Hyundai está dando aula de mercado em relação ao HB20... Melhorou a suspensão com o tempo, colocou transmissão de 6 marchas, colocou air bags laterais na versão de topo, só falta mesmo colocar ESP... O HB20 sempre vendeu tudo que produz, e ainda assim a Hyundai melhora o seu produto... Fora os 5 ou 6 anos de garantia...
É por aí... Ah, e falta também piloto automático.
ExcluirA matéria também diz que o motor do HB20 é "bem menos potente", mas de acordo com a tabela a potência no etanol é a mesma e com gasolina a diferença é de 3 cv.
ResponderExcluirPoderia ser dito que a curva de potência do motor do up é melhor, mas a potência é praticamente a mesma sim.
Se tivesse dito que o carro (e não o motor) é bem menos potente, até daria para considerar.
A injeção direta na câmara de combustão faz toda a diferença mais o comando variável de escape, fora de questão, o motor turbo do pequeno VWB é superior em tudo. Não preciso citar/ comparar o sistema de partida a frio.
ExcluirVeremos na prática qual será o consumo deste carro, assim como o 208 1.2 é muito bom no inmetro mas em testes mais práticos não mostrou tanta economia, este modelo até pela configuração pode apresentar números melhores que informadas, assim como sempre mencionado Up que tem grande capacidade de ser muito econômico andado de forma mais comedida e velocidades constantes na estrada que melhora bastante o consumo médio.
ResponderExcluirAgora essas marchas muito curtas não condizem com o motor com boa linearidade de torque, relação de marcha de moto antiga (3 primeiras curtas e as 3 demais longas) é algo bem retrógrado, típico para forjar bons números de retomadas frente a outros carros (nestes testes de revistas que usam 2ª e 3ª), deveria ter colocado as relações corretas Que no uso prático iria beneficiar o motorista.
Esses comentários pouco ajuda a quem tem dúvidas!
ResponderExcluirMas quais são suas dúvidas?
ExcluirSe vc gosta do design do Hb20, compre-o, ele não é ruim.
Mas, se vc quer conforto, deve optar pelo HB20 1.6 Automático, que custa a partir de R$ 54.500 reais, porque esse HB20 Turbo tem um motor fraco em baixa rotação e vc terá que ficar mudando de marcha feito uma louca no trãnsito, e isso é muito desconfortável, e pode causar problemas no seu joelho, por isso não recomendo esse HB20 Turbo.
O Up! TSI é bem superior a ele, não só pelo desempenho superior, mas porque o motor do Up! TSI é mais elástico e vc não terá que trocar tantas marchas.
Mas eu concordo com a opinião do Blog que o Etios Automático é a melhor opção que, pois custa o mesmo que o Hb20 Turbo, mesmo consumo, mesmo desempenho, só que tem um câmbio automático top, e vc, depois que andar em carro automático, jamais querá outro manual na sua vida.
Então, se vc está pensando nesse Hb20 Turbo, esqueça. É roubada. Carro fraco em cidade, e cansativo, pois exige muitas trocas de marchas.
Vá a uma concessionária Toyota e faça um teste no Etios Automático. E depois no Up! TSI. E decida entre Up! TSI e Etios Automático. O Hb20 é o pior dos três, mas acho que vc ficará com o Etios, até mesmo porque ele tem direção elétrica, que é mais macia que a do HB20.
Ótimo comentários carlos. E é serio. Só não deveria ter chamado o amigo de louca. Desculpe-se
ExcluirGostei, vou trocar o HB20S da minha esposa por um Turbo. Aproveitar pra fazer uma surpresa, já que ela anda meio tristinha por ter dado uma raladinha no parachoque semana passada.
ResponderExcluirO 208/pure, é melhor que o esse ai.
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