Fizemos pequenas viagens até Bertioga - 120 km - e São Sebastião - mais ou menos 110 km - e subimos a Mogi-Bertioga até Arujá - 260 km ida e volta. Em todo esse percurso nenhum sobressalto, nenhuma ocorrência que justificasse algum relato. Neste teste com o Fit no litoral por mais de um mês temos a elogiar a leveza da direção elétrica tando na subida da serra como em todo percurso da Rio-Santos. Muito suave e ao mesmo tempo eficiente nas manobras.
A visibilidade - como já antecipamos em outros posts - foi outro ponto alto que merece destaque. O câmbio CVT com ajuste automático para redução de combustível também é um ponto forte do Honda FIT 2016. E o consumo até melhorou sensivelmente . Obtivemos médias de 13,8 km/litro sendo que nosso percurso foi predominantemente na Rio-Santos em baixa velocidade- 60 km/hora até 80 km/hora.
Se há algo que se nota é um pouco de ruído do motor que passa para o interior do veículo mesmo em baixas rotações. Aliás, uma reclamação recorrente entre os proprietários de Fit . O acabamento em black piano no interior também risca com facilidade e a ausência de uma Central Multimídia é algo incompreensível num carro nesta faixa de preço.
VW Crossfox I-Motion x Honda FIT
Por duas semanas ficamos com dois carros de teste de longa duração no litoral - VW Crossfox 2016 I-Motion e Honda Fit 2016 - e pudemos avaliar o desempenho de ambos em situação idêntica.
A Central Multimídia do VW Crossfox muito nos ajudou em percursos desconhecidos pois vai desenhando na tela o mapa do trajeto. O Honda Fit - como não tem esse recurso - deixou a desejar e tivemos que recorrer ao WASE .
VW CrossFox I-Motion 2016 - painel |
Honda FIT EX 2016 - espaço traseiro |
VW CrossFox I-Motion 2016 - espaço traseiro |
Conclusão
O Honda Fit é um carro caro pelo que oferece: com acabamentos simples e sem muita tecnologia mas por outro lado é um carro seguro, econômico com ótima visibilidade e conforto.
O VW Crossfox é um high-tech , com visual atraente e e com acabamento melhor, que tem um bom desempenho e é bem econômico mas peca pela falta de espaço. Para 4 passageiros sem chance!
Que critério faz com que vcs compararem um monovolume mini van com um Hatch? Quem pensa em fit jamais pensa em FoX pq quem quer o fit quer espaço coisa que o fox não tem. Se o fox for superior em tudo mesmo assim pra pessoa que presa espaço o fit vai ser a escolha esse tipo de comparação não é plausível.a vw não tem concorrentes para o fit. Nem para o City. O único carro da Honda comparável com um vw é o civic com o jetta.
ResponderExcluirPodem ser comparados sim, quem pensa em Fit pode olhar um Crossfox (não Fox como tu mencionou?. Até pq o porte é parecido e o uso também, ninguém compra Crossfox pra andar fora de estrada, só querem umas firulas a mais para desfilar.
ExcluirA maior diferença ao meu ver é que o Crossfox é um carro de categoria inferior, mas cheio de opcionais acaba se tornando agradável "aos olhos", mas não deixa de ser um popular. Se vc encher um Uno de opcionais não vai tornar ele um carro melhor, apenas mais confortável.
O Fit já é de uma categoria superior, que apesar de estar sendo testado na versão mais simples. Não a toa foi eleito 5 anos seguidos a melhor compra da categoria na pesquisa dos proprietários da Quatro Rodas (Os Eleitos) e sempre esteve entre os 5 melhores entre todos no mercado brasileiro.
Qualidade e confiança Honda e Toyota não se discute, mas eles cobram caro por isso.
Desde quando Fit é minivan? Sempre foi hatch, tanto que assim o é classificado em outros mercados.
ExcluirO fit é na verdade um crossower, tem características de hatch e de minivan, mas na prática tende mais ao hatch.
ExcluirSobre o acabamento, o fox é mais enfeitado mas a qualidade de construção e de materiais é bem superior no fit, a começar pelos bancos de baixa densidade e com acentos curtos no fox, já no fit são bancos maiores com espuma com boa densidade e muito confortáveis.
A solidez construtiva do fit é BEM superior.
Você está enganado caroNilvo Tasso.Sao carros de mesmo valor de mercado. Quem tem R$ 70 mil avalia todas as possibilidades nessa faixa de preço. E ouvi de um vendefor da Honda que o Crossgox é um dos voncorrentes do Fit . Informe se melhor!
ResponderExcluirO Fox é um carro baseado numa construção antiga
ResponderExcluirele sofre de barulho ao longo do uso
O motor sofre nos regimes altos, vc sente falta de potencia
E tem estabilidade mediana
Eu ja tive um Fox 1.6 e nunca mais voltaria comprar um
o Fit, tem um motor fraco, em regime de altas ele se complica
ou seja é tudo mesma coisa
e compra quem quer e acha que é interessante para si
Esse motor é o novo 1.6 16v, um dos melhores se não o melhor da categoria
ExcluirSó uma correção pequena: Waze. Não Wase.
ResponderExcluirTive esse mesmo modelo do Honda Fit, e ele é infinitamente superior ao Fox/Cross Fox. Os motores são praticamente iguais em termos de potência e resposta. O câmbio do Fit não pode ser comparado com o engasgamotion. O espaço interno muito menos. Infelizmente a Honda reina sozinha nessa categoria. Pra mim os dois não concorrem, somente em preço. Além disso aonde o Cross Fox é High Tech????? Só se for na telinha no painel. O problema é que hoje os preços de vários carros de categorias diferentes se igualam, aí as pessoas começam a compará-los.
ResponderExcluirAo meu ver o crossfox é um parece SUV e se encaixa como segundo mais barato no segmento. O primeiro é o Sandero step. Assim, acho que não concorre com Honda fit, até porque este é infinitamente superior. Só compra automatizado quem é mal informado.
ResponderExcluirO crossfox 16v n sofre em alta n,motor 16v anda mto bem em alta oq sofre eh os crossfox antigos q eram 8v ou o proprio fox 8v
ResponderExcluirAcho q o único carro da categoria do fit seria o nissan livina, porém parou de fabricar. O problema da volks são seguro alto, revisões a cada 6 meses, não sei o pq e desvalorização, principalmente se for o motion, ninguem aceita ou joga o valor la prã baixo. Posso afirmar isso pq já tive um crossfox 2014 e agora tenho um fit 2015
ResponderExcluirO crossfox pode até ser melhor q os carros de entrada como gol, palio, onix, e ter bom acabamento, motor, solda a laser, e opcionais hightech, mas seu câmbio trancomotion, espaço interno não se comparam à versatilidade, espaço interno, câmbio CVT, economia e visibilidade do honda fit cuja gde vantagem em relação a TODOS os outros carros é o espaço interno e versatilidade do seu sistema ULT. É um carro de tamanho compacto, mas carrega bagagens como gente grande. Parabéns ao blog por essa matéria isenta e bem colocada. O gde problema do fit é seu preço absurdo: estão cobrando 74k num EX, aí iria de KICKS.
ResponderExcluir????? O câmbio CVT com ajuste automático para redução de combustível também é um ponto forte do Honda FIT 2016.
ResponderExcluirO que é isso ???? Ajuste automático para redução de combustível ??????
tivemos um crossfox 2012, em 2014 trocamos para o Fit recém lançado, ótimo carro, mas motor fraco em estrada e péssimo para nossas ruas, muito baixo e não aguenta o tranco, esse ano já estamos de volta com um crossfox i-motion, digo com propriedade, não é confortável como um fit mas anda muito melhor e oferece a segurança necessária para nossas ruas esburacadas muito mais que o fit em detrimento a seu preço final. Então isso tudo é questão de gosto... quem anda em ruas maravilhosas e bem asfaltadas, vá de fit, quem anda em ruas tipo a lua, prefira o Crossfox. vale a pena.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.