O Fiat Toro Flex Automático do teste de longa duração foi submetida à primeira revisão, esta apenas para troca de óleo, que deveria ter sido feita aos 5.000 km, mas que aconteceu após os 6.000 km. Essa "revisão" teve custo de R$ 262,94 reais.
Quando pegamos o Fiat Toro para iniciar o teste de longa duração, há cerca de três meses atrás, nos foi informado que deveríamos trazer o carro para uma troca de óleo aos 5.000 km. O aspecto interessante é que essa troca de óleo não está prevista no manual de manutenção, mas mesmo assim levamos o carro e fizemos a substituição, pois essa foi a recomendação da concessionária.
O serviço foi tranquilo, realizado em cerca de 30 minutos, no qual o carro foi suspenso e teve seu óleo de motor totalmente drenado.
Posteriormente foi completado com o novo óleo, conforme mostramos no vídeo a seguir.
Consumo com 65% de etanol
Tendo em vista que o Fiat Toro andou circulando pelo interior de Goiás nos últimos dias, e nesse estado o etanol tem custo de R$ 2.2 reais, optamos por abastecer o modelo com o derivado de cana, já que se mostra vantajoso.
O consumo em estrada caiu um pouco: dos 10,5 Km/l exclusivamente com gasolina, caiu para 9 km/l com uma mistura de 65% de etanol e 35% de gasolina. Entretanto, a melhora de desempenho com o etanol no tanque é perceptível, com a picape média ficando bem mais disposta nas ultrapassagens.
Conclusão
O Fiat Toro supera os 6.000 km já com a primeira "revisão" feita, apenas para troca de óleo, sem ocorrências de defeitos, e mostrando-se adequada para andar em estradas de boa pavimentação.
Fiat Toro Flex: primeira "revisão" de 5.000 km - troca de óleo
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Fale também dos custos de manutenção do Celer, e já que vc's perderam a garantia seria bom olhar quanto fica a revisão fora da rede de concessionários, não sei se vc's já passaram dos 20 mais o que seria trocado em 20 mil seriam:
ResponderExcluirElemento filtrante do ar;
- Filtro de combustível;
- Filtro de óleo do motor;
- Filtro do A/C (filtro cabine);
- Óleo para Motor Syntium 800 SAE 15W40;
- Fluido de Arrefecimento Petronas Coolant 11;
- Fluido para freios Tutela Top 4;
- Mão de obra
Com custo de 3x R$ 224,15 segundo o site da Chery.
Perderam a garantia ou não? Não compreendi... Passou dos 6mil, mas era para ser com 5mil Km, isso?
ExcluirNão perderam a garantia, pq essa troca era "recomendação" antecipada da conce$$ionária. Logo não teria nenhum problema se não tivesse sido feita, desde q respeitadas a quilometragem/tempo previstos pela fábrica no manual - q é quem dá a garantia. Nao sei os prazos e quilometragem da Fiat.
ExcluirCarenagem plástica aerodinâmica.
ResponderExcluirIa falar isso no youtube e me esqueci, é apenas uma carenagem aerodinâmica; comum hoje em diversos carros, tem uns que são até mais práticos com a tampa já pensando numa possível retirada de filtros e troca de óleo, outros como esse ainda se tem que retirar a proteção.
ExcluirAcho que não precisariam fazer essa troca de óleo. Se no manual de fábrica não está prevista a troca com 5mil km e não passou o prazo/quilometragem nele previsto, bem como veículo não incluso nos casos de uso severo, NAO era necessário (é desperdício de dinheiro e de insumos). Concessionária "recomenda" pq ganha dinheiro com isso. Meu carro é pra fazer revisão a cada 10mil km ou um ano. Ando essa quilometragem a cada 3 ou 4 meses. Mas cada vez q faço a revisão, a concessionária coloca etiqueta de próxima troca em 5mil km ou 6 meses (e ainda avisam). Não faço em 5mil km pq a a fábrica (no manual, que vale pra garantia) recomenda 10mil km ou um ano se não for uso severo (prazos e km reduzidos a metade).
ResponderExcluirPara uso em estrada de chão, tem que trocar mesmo com 5mil. Agora na cidade, 10mil é muito tranquilo. Agora se você usar muito o carro, mesmo na cidade tem que trocar antes dos 10mil, taxistas, etc.
ResponderExcluirA revisão de 5 Km apenas com troca de óleo é filtro, com custo vde R$ 400,00 acredito ser um preço exagero praticado pela concessionária.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.