O família completa do Novo Fiat Tipo foi apresentada no recente Salão Automóvel de Genebra, onde as versões hatch (5 portas) e Station Wagon fizeram sua estréia mundial. O lançamento marca o retorno da Fiat ao segmento médio-compacto, buscando estabelecer competição com VW Golf, Ford Focus, Peugeot 308 e Opel Astra.
O Novo Fiat Tipo em versão sedã foi colocado à venda na Europa no final de 2015 e já vendeu mais de 35.000 unidades. Agora começam as vendas das versões hatch e cinco portas.
Em termos dimensionais, o Fiat Tipo Hatch 5 portas mede 4,37 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,50 m de altura, enquanto a Station Wagon adiciona um comprimento extra de 20 cm para chegar a 4,57 m, com uma altura de 1,51 m graças ao rack de teto ajustável. A largura permanece inalterada.
A capacidade de carga no porta-malas do hatch é de 440 litros (líder em sua classe), enquanto o Station Wagon vai a 550 litros, que também integra soluções que maximizam a flexibilidade de utilização.
O Fiat Tipo adota suspensão dianteira independente McPherson e rodas interligadas por eixo de torção na parte traseira. Os dois layouts são otimizados para reduzir o peso e, assim, contribuir para melhorar a eficiência de combustível do carro, sem comprometer a experiência de condução dinâmica.
No mercado europeu, a gama Fiat Tipo segue uma lógica simples e direta: três estilos de carroçaria, três níveis de acabamento, três motores com três opções de combustível diferentes e três tipos de caixa de velocidades.
O Fiat Tipo Sedã, Hatch e Station Wagon estarão disponíveis nas versões Pop, Easy e Lounge. A gama de motores, todas compatíveis com a norma Euro 6 de emissões, ooferece opções diesel, gasolina e GPL com potência entre e 95 cv e 120 cv. A caixa de câmbio pode ser manual, automática de dupla embreagem e automática com conversor de torque, dependendo do motor.
Todas as versões do Fiat Tipo oferecem de série o sistema UconnectTM 7 HD, com tela de 7" táctil a cores de alta resolução capacitiva. Há também sistemas de segurança ativa e passiva.
Fiat Tipo 2017: detalhes das versões Hatch e Station Wagon
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
O carro está lindo. Aí vem pro Brasil com o 1.8 ePorq.
ResponderExcluirquem disse q ele vem pro brasil? eu ja disse 1 milhao de vezes q ele nao vem. nos teremos as novas geracoes do palio e grand siena no lugar dos atuais do punto e do linea
ExcluirAaaahh vc disse... então tá.
ExcluirNão acho bonita a frente, muito rebuscada, a traseira é um pouco melhor.Se veio apra concorrer com Golf, Focus e 308 vai ser humilhado.
ExcluirNão acho bonita a frente, muito rebuscada, a traseira é um pouco melhor.Se veio apra concorrer com Golf, Focus e 308 vai ser humilhado.
Excluirele disse então está dito !!! kkkkkkkk
ExcluirA Fiat tem sim planos de importar tanto a versão sedã quanto a hatchback, provavelmente receba um motor de maior cavalaria. Mas isso são o que alguns sites grandes dizem, assim como outros falam que o modelo não virá.
ExcluirSó acho que não é o punto que está para sair não =v
ExcluirRealmente o carro está bonito. Resta saber se a mecânica aqui no BR não será uma porcaria.
ResponderExcluireles nao vem pro brasil, teremos o palio e o grand siena no lugar dos atuais e do punto e linea
ExcluirResta saber se vira pro Brasil e como...
ResponderExcluirSe ele não vender o esperado na Europa,não dúvido que que desovem ele aqui como fizeram com o Tipo Antigo.
ResponderExcluirSe chegar importada eu compro a wagon.
ResponderExcluirE o blog continua insistindo que ele concorre com o Golf.
ResponderExcluirA Fiat já deixou claro que ele vai conviver na casa do Honda City, Ford Fiesta sedã, Toyota Yaris e cia.
Sei não, talvez seja estratégia de marketing visto que Golf e Focus são carros que vendem muito no mundo todo e a Fiat não tem tradição nessa categoria há uns 20 anos.
ExcluirAlém de que pelas dimensões o Tipo é equivalente a Golf e Focus.
Talvez ela posicione um pouco abaixo em preço pra tentar ir comendo pelas beiradas até quem sabe numa próxima geração competir de igual pra igual, o que é difícil.
Sua teoria é até bem plausível. Mas eu continuo achando que em porte ele está mais para Fit/City do que para Golf. Fora os motores que estão na mesma média dos que eu citei, sempre serão 1.4 ou 1.6, mesma coisa dos concorrentes.
ExcluirFit tem 4 metros de comprimento, o Tipo tem 4,37 conforme a matéria. Estamos falando quase a mesma coisa só que com visões diferentes.
ExcluirO Tipo pode até ser posicionado no mercado na faixa de Fit e City mas é da categoria de Golf e Focus.
E motor não quer dizer pq na Europa se vende muito Golf e Focus 1.6, aqui no Brasil que carro é vendido por tamanho do motor.
Pode ter certeza que aqui virá com o 1.8 e-torq, até pq até o Punto usa ele é a Fiat não iria posicionar ele na faixa de preço do Punto.
a unica coisa que sei que ele vai concorrer com o golf e focus, é no preço, quer apostar heuhue, pq de carro perde feio pra ambos
ExcluirPor fora esta lindo, por dentro um show de horror. A FIAT nao sabe desenhar interiores ver a manopla do cambio pqp
ResponderExcluirSei não, talvez seja estratégia de marketing visto que Golf e Focus são carros que vendem muito no mundo todo e a Fiat não tem tradição nessa categoria há uns 20 anos.
ResponderExcluirAlém de que pelas dimensões o Tipo é equivalente a Golf e Focus.
Talvez ela posicione um pouco abaixo em preço pra tentar ir comendo pelas beiradas até quem sabe numa próxima geração competir de igual pra igual, o que é difícil.
Competir com Golf, com esse interior? Se a Fiat disse isso, creio que está perdendo a noção do mercado.
ResponderExcluirO projeto original é um Peugeot 301. Busquem imagens no Google.
A FIAT nao tem delicadesa com acabamento nao, veja a ultima foto.. bizarro os botoes protuberantes na tela escamoteavel. Que coisa horrivel
ResponderExcluircaramba, que carro maravilhoso, designer italiano na minha opinião é o melhor, eu compraria qlqr um, mas não acredito que virá p o Br
ResponderExcluirO designer que fez o carro é o melhor? Kkk
ExcluirDa fiat ainda?
Cada perola por aqui.
Tô achando que ele tem queda é pelo designer e não pelo que concretizou hehehehe ...
ExcluirProcure no Google Peugeot 301, modelo 2014. A frente e o painel são idênticos. Pode ser que a francesa contratou um "designer" italiano. Ou será que a italiana está utilizando um projeto da francesa?
ExcluirBasta comparar esse carro com os novos Focus, Golf, Corolla, Civic e afins para ver que já nasce velho! Isso sem falar do interior! Simples e horrendo! Mas, Fiat é assim mesmo, não faz nada que preste, principalmente na faixa acima de Mobi/Uno/Palio! E não que esses carros sejam referência no segmento, eles apenas vendem bem... os demais, nem isso!
ResponderExcluirVcs q não gostam de FIAT mesmo. Já tive FIAT e não achei os carros ruins não. Muitos nem tiveram ouviram falar q FIAT é ruim e nem conhecem o carro.
ResponderExcluirCreio que a questão a ser colocada deva ser outra. Você já dirigiu outros carros, modelos 2014 e superiores? Se for GM e Dacia não valem, pois é da mesma qualidade (péssima) da Fiat.
ExcluirOs carros dessas montadoras empregam motores, câmbio, materiais, acabamento e outros recursos dos anos 90. Pararam no tempo. O desempenho, a ergonomia, a segurança e o consumo, ou seja, o projeto dos carros dessas montadoras está muito defasado. Vide o Pobi, recém lançado pela Fiat, reaproveitamento de plataforma, motor e câmbio dos anos 90. O design chega ser, no mínimo, controverso. Se for testado no LatinNCap, o resultado será desastroso.
Fiat não tem qualidade... meu Linea é uma bosta... até o "fio" do motor é de má qualidade.
ResponderExcluirSe a fiat adotasse este padrão estético a la Maserati em seus modelos, ficariam bonitos!
ResponderExcluirA Ford lançou os últimos modelos (Fiesta e Ka) com padrão estético de alguma dessas montadoras (esqueci o nome). Eles ficaram padrão popular. Se a Fiat lançar padrão Maserati, ficarão que nem os modelos da Ford.
ExcluirParece ser bem comprido e robusto, até achei que a primeira foto fosse da versão Wagon. Em questão de design externo não perde em nada para a concorrência.
ResponderExcluirO carro já nasceu com "designer" feio e ultrapassado. Não curti muito não. Já tive fiat, e dispenso hj em dia.
ResponderExcluirMinhas palavras.
ExcluirÉ ultrapassado, porque é um projeto antigo da Peugeot (301). Carro para países emergentes (Turquia e norte da África).
Bem, talvez, por isso, sirva para os países latino-americanos bolivarianos (Brasil, Equador, Bolívia, Venezuela). Argentina e Paraguai saíram dessa categoria nas últimas eleições.
Quiçá, o Brasil sairá brevemente. Na nova condição, não virá.
O Carlos não testará e não gostará !
ResponderExcluirpovo: "designer" é uma profissão. "design" é PROJETO.
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