O Audi A3 Sedan 1.4 Flex nacional tem alguns aperfeiçoamentos importantes em relação ao importado, sendo que o mais notável é a troca da transmissão automatizada S-Tronic de 7 marchas no importado para esta transmissão automática convencional com conversor de torque de seis marchas no modelo nacionalizado.
O Audi A3 Sedan 1.4 Flex no Cerrado do Planalto Central |
Iluminação ambiente noturna mistura tons de branco, vermelho e azul: harmonia e discrição |
Faróis de bi-xenôm com LED de circulação diurna são de série |
Belas rodas de 17 polegadas, lanternas em LED, design elegante |
Audi A3 Sedan fica bem prateado |
Motor 1.4 TSI Flex: 28 cavalos e 5 Kgfm de torque a mais que o motor dos importados |
Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016 no Cerrado |
Grade singleframe é característica dos carros da Audi |
Suspensão mais macia e elevada
Esse powertrain mostra-se harmonizado com os sistemas de suspensão, freios e direção. Como mostramos no vídeo a seguir, o A3 Sedan 1.4 Flex nacional apresenta-se com comportamento muito neutro e previsível em qualquer tipo de curva.
Entretanto, como é típico de carros de tração dianteira, quando se atinge o limite de aderência, o A3 apresenta um leve e previsível tendência de desgarrar a dianteira. Ocorre que esse movimento ocorre de forma muito progressiva, tornando a correção muito fácil e tranquila. Basicamente, basta aliviar o acelerar que a frente volta aos trilhos.
O A3 Sedan 1.4 Flex nacional ganhou também um novo conjunto de suspensão traseira, do tipo de semi-independente, por eixo de torção. Esse sistema é mais robusto e exige menos manutenção que o esquema multilink usado no importado.
Além disso, ele é mais leve e mais simples, sendo mais adequado para enfrentar a buraqueira, as lombadas e valetas das vias brasileiras. Ademais, ele adota uma altura em relação ao solo mais elevada - o que faz com que este Audi nunca raspe a frente ou a parte inferior da carroceria, mesmo quando se abusa da velocidade ao superar esses obstáculos.
E se a altura em relação ao solo garante maior praticidade do A3 nacional, o ajuste mais macio da suspensão aumenta o conforto interno, sem qualquer prejuízo para o comportamento dinâmico.
Quando vieram a público as especificações técnicas do Audi A3 Sedan nacional, verificou-se um "mimimi" de leitores sobre o modelo nacional, sugerindo que a suspensão "multilink" do A3 importado seria melhor que a adotada no brasileiro, mas a realidade é outra.
A suspensão multilink é um esquema mais complexo, caro e pesado, e que exige manutenção mais atenta - pois ela requer alinhamento nas rodas traseiras também - e equipamentos e profissionais mais sofisticados e caros para se lidar com ela. Ademais, como é um sistema mecânico com mais peças e componentes móveis, ele é mais susceptível de perder as especificações e geometria de fábrica ao passar por buracos e irregularidades nas vias brasileiras. Isso evidencia os "custos" de dispor desse tipo de suspensão no carro.
Ocorre que esse tipo de suspensão multilink só mostra seus benefícios em curvas contornadas acima de 200 Km/h, algo só possível na Alemanha, com suas estradas sem limite de velocidade máxima.
Dessa forma, para um carro como o A3 Sedan 1.4 Flex, com velocidade máxima em torno de 205 Km/h (dados de fábrica), e que é projetado para andar no Brasil, a adoção de uma suspensão traseira multilink seria totalmente contraproducente, pois faria com que o carro ficasse mais caro, de manutenção mais cara, mais duro, menos confortável, sem trazer qualquer benefício ao consumidor brasileiro (já que ele não vai usar o carro na Alemanha, mas no Brasil).
Sendo assim, a suspensão adotada no A3 Nacional, semi-independente, mais robusta, macia, elevada, mais leve e de manutenção menos frequente e mais barata, mostra-se a escolha correta.
A3 2.0 Ambition mantém a suspensão multilink
Um dos argumentos muito ventilados nessas discussões sobre esquemas de suspensão traseira do Audi A3 Sedan (e do Golf nacional também) também é: "se a suspensão por eixo de torção é superior, por qual motivo o A3 2.0 Ambition e o Golf GTI" usam multilink?".
Audi A3 2.0 Ambition: suspensão multilink e câmbio DSG |
Audi A3 Sedan 2.0 Ambition |
Audi A3 Sedan 2.0 Ambition - interior da versão topo de gama |
Enquanto para o A3 2.0 Ambtiion, o esquema multikink é tecnicamente mais adequado, pois são modelos orientados à performance. Dessa forma, uma suspensão mais cara e sofisticada traz retorno ao motorista em comportamento dinâmico acima de 200 Km/h
Interior
O interior do Audi A3 Sedan 1.4 Flex nacional não traz qualquer indício de que se trata de um modelo nacionalizado, visto que é idêntico ao importado. Na realidade há sim um "indício", que é a ausência do emblema "S-Tronic" na manopla de transmissão, mas aí já estamos no campo dos preciosismos.
Posição de dirigir "alemã" - perfeita |
Audi A3 Sedan: acabamento irrepreensível |
Espaço traseiro comporta dois adultos e uma criança com conforto |
O espaço interno é bastante generoso, tanto para passageiros dianteiros quanto traseiros. Em termos comparativos, o A3 Sedan 1.4 Flex tem basicamente o mesmo espaço traseiro que um Honda Civic. Em relação a seus concorrentes, o A3 Sedan fica no nível do BMW Série 3, e a Mercedes-Benz Classe C oferta um pouco mais de espaço na traseira.
Porta-malas com 430 litros |
Interior com aspecto premium |
Notáveis ausências
Aliás, por falar em inadequações, outros pontos que chamam a atenção neste A3 Sedan 1.4 Flex é o fato de ser um carro, como dissemos, de preço sugerido acima de R$ 120 mil reais (na prática se encontra este carro por valores entre R$ 100 e R$ 110 mil, pois a fábrica está praticando descontos), não oferecer de série recursos básicos para um modelo premium.
Ar-condicionado de comando manual |
Esses são recursos básicos e só entram no A3 Sedan Ambiente em pacotes de opcionais que elevam ainda mais o seu preço. Outros pontos destoantes são a ausência de sistema de navegação no sistema multimídia. Alías, o sistema multimídia não oferece nem sequer a possibilidade de espelhamento de tela de celular, tornando-o muito pouco útil.
E para finalizar a relação dos recursos faltantes, este A3 Sedan não conta com porta-óculos (também é opcional) e nem com uma conexão USB - o que exige um caro cabo de conexão com a interface da Audi colocada no porta-objetos abaixo do descansa braço central. Assim, se você quiser carregar seu celular no A3 Sedan, prepare-se para comprar esse cabo adicional nas concessionárias Audi.
Audi A3 Sedan ou BMW 320i?
Em artigo anterior nós publicamos (veja aqui) a opinião de uma pessoa que apontou as razões pelas quais trocou sua BMW 320i pelo A3 Sedan 1.4 Flex nacional. Agora, vamos comparar os dois modelos objetivamente.
Consumo
O quadro abaixo mostra os dados de consumo do A3 Sedan 1.4 e 2.0 contra o BMW 320i e o Mercedes Benz C180, evidenciando que o .A3 Sedan é, em média, 15% mais econômico que o BMW 320i. Ademais, o A3 Sedan 2.0 também é 2,4% mais econômico que o BMW 320i, mesmo sendo 20% mais potente (220 cavalos do A3 Sedan contra 184 cavalos do BMW).
Modelo
| Consumo de etanol [km/l] | Consumo de gasolina [km/l] | ||||
Cidade | Média | Estrada | Cidade | Média | Estrada | |
Mercedes-Benz C180 | 10,90 | 13,15 | 15,90 | |||
Audi A3 Sedan 1.4 Flex Automático | 7,80 | 8,75 | 9,90 | 11,70 | 12,83 | 14,20 |
Corolla Altis 2.0 CVT-S Flex | 7,20 | 7,92 | 8,80 | 10,60 | 11,50 | 12,60 |
Audi A3 Sedan 2.0 Ambition | 10,30 | 11,43 | 12,80 | |||
BMW 320i Active Flex Automático | 6,50 | 7,76 | 9,30 | 9,40 | 11,16 | 13,30 |
Desempenho
O quadro abaixo traz uma comparação de dados de desempenho (aceleração e retomadas), frenagem e preços do Audi A3 Sedan (1.4 e 2.0), BMW 320i Active Flex, Mercedes-Benz C180 e VW Jetta 1.4 TSI, todos com gasolina (grifo em azul no melhor resultado, grifo vermelho no pior).
Modelo
| Desempenho (gasolina) [s] | Frenagem [metros] |
Preço
| |||
0 a 100 Km/h | 80 a 120 Km/h | 0 a 1000 m | 60 Km/h | 120 Km/h | ||
Audi A3 Sedan 2.0 Ambition | 6,80 | 4,00 | 27,00 | 15,70 | 62,80 | R$ 147.990 |
BMW 320i Active Flex Automático | 7,10 | 5,10 | 27,90 | 14,30 | 66,10 | R$ 163.950 |
Mercedes-Benz C180 | 9,20 | 6,40 | 30,30 | 15,10 | 65,50 | R$ 144.900 |
Audi A3 Sedan 1.4 Flex Automático | 9,40 | 6,60 | 30,20 | 15,70 | 66,50 | R$ 106.990 |
VW Jetta 1.4 TSI | 10,30 | 6,70 | 31,20 | 15,70 | 58,20 | R$ 85.650 |
Como fica claro, em termos de desempenho, o Audi A3 Sedan 2.0 Ambition é o campeão em todas as provas, enquanto o A3 Sedan 1.4 Flex fica no nível do Mercedes-Benz C180.
Espaço interno e comodidade
Se o BMW é um pouco maior em comprimento e largura, o Audi responde com um melhor aproveitamento de espaço, fazendo com que, internamente, a diferença de espaço seja desprezível.
Painel do Audi A3: design minimalista, funcional e elegante |
Espaço interno amplo acomoda quatro adultos com conforto |
Volante revestido em couro, quatro raios, comandos multifuncionais, ótima empunhadura e múltiplos ajustes |
Acabamento interno: material emborrachado e de toque suave por toda a parte |
E a tração traseira do BMW? Bem, a não ser que você pretenda ficar fazendo drift com seu carro, isso não faz a menor diferença. E, inclusive, a BMW se encaminha para a tração dianteira também, assim com a Mercedes, sendo que a marca da Baviera já tem alguns modelos no mercado com esse sistema de tração.
O Audi A3 Sedan, além de mais macio, tem uma suspensão mais silenciosa e pneus menos ruidosos, enquanto o BMW adota os inadequados run-flat.
Conclusão
O Audi A3 Sedan 1.4 Flex Automático nacional, mesmo em sua versão de entrada, que custa R$ 50 mil menos que o seu concorrente BMW 320i, é um carro agradável de ser conduzido, prazeroso, e muito adequado à realidade brasileira.
É um carro muito bonito e de boa mecânica, mas não trocaria meu Corolla por ele não, custo de manutenção é bem salgado e a desvalorização é grande também!
ResponderExcluirAndar de Corolla é a mesma coisa que transar com a Madre Teresa de Calcutá. Tecnicamente é possível, mas não dará prazer algum.
ExcluirQuem anda em um Audi, jamais voltará para um carro anódino e anestesiado como o Corolla.
Hahahahahahaha! Pior que é verdade.
ExcluirCorolla sempre imitado, agora perceberam porque o carro da Toyota vende tando né? Mecânica simples,adequada a realidade do país, com custo de manutenção barata. Quem compra Corolla não está preocupado em prazer ao dirigir, tem desempenho satisfatório, adequado ao perfil de seu consumidor.
ExcluirComparação Bisonha!
ExcluirNa verdade eu acho que tu andas de MB 4o lugares.
kkk corolla com audi? esse entende de carro
ResponderExcluirAUDI > ANOS LUZ > ABISMO > COROLLA.
ResponderExcluirIsso é o que vc pensa ne! Pois nem carro tu tem, então não venha aqui com achismos!
ResponderExcluirE pros mais entendidos eu dei ênfase ao preço de manutenção e a alta desvalorização do Audi perante ao corolla!
ResponderExcluirO blog continua comparando A3 com BMW serie 3 mesmo? Para que ta feio...
ResponderExcluirOutra coisa, referência em acabamento alemão é a Mercedes..."Imparcialidade" aqui é mato!!
E outra, dono de corolla quer tranquilidade, conforto, amplo espaço interno, baixo custo de manutenção, confiabilidade, boa valorização na hora da troca, e nesse ponto o corolla é imbatível, por isso ele vende 6000 unidades/mês! Sei que são de categorias distintas, mas com preço similar, e eu jamais trocaria um corolla por um a3, porque eu tenho outras prioridades, e que são as que o corolla me oferta!
ResponderExcluirUm carro desse com valor de R$ 110 a 120 dilmas ou temers kkk, sem piloto automático de série, não dá. Prefiro um SUV ix35, Deixo a emoção de lado e parto para a razão, mais para quem quer emoção tem novo honda Civic chegando, creio que vai apimentar essa dispusta por sedans de luxo.
ResponderExcluirpainel desse audi é horrível!
ResponderExcluirpagar mais de 100 mil pra levar pra casa um painel com aspecto de carro 1.0!
To tentando encontrar um carro 1.0 com multimedia retrátil, mas tá difícil...
ExcluirGustavo, o Audi A1 1.0 possui tela retrátil.:
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=2p7zy09n9vY
3:11 você verá.
Abs!
Vou repetir aqui o comentário que fiz em outro post, e que é pertinente a esse também.
ResponderExcluirAluguei um a3 sedã nacional ontem, pois meu carro estava na revisão (Golf GTI), e fiquei impressionado negativamente pela simplicidade e acabamento fraco do carro, comparado com o do Golf.
Com relação ao novo ajuste de suspensão, eu achei mais confortável, mas parecia que eu estava em um corola, não em um audi. Bem macia mesmo.
Já o câmbio de fato é bom (comparo com o câmbio de 6 marchas tiptronic que eu tinha no meu Jetta 2.5) mas ainda assim anos luz distante da velocidade do DSG, principalmente nas mudanças da 4ª para 5ª e da 5ª para sexta, onde dá até para sentir um tranquinho.
Os bancos são de um couro sintético de baixa qualidade, daquele tipo que se esbarrar uma chave fica marcado pra sempre. Os do Golf (pelo menos do alemão, que é o que eu tenho) são muito superiores.
Incrível também um carro desse porte não ter sequer uma porta usb.
Diria que o golf é em todos os aspectos um carro melhor que esse audi, inclusive se compararmos com o TSI Highline 1.4 (alemão) que eu também já tive.
A única coisa que eu achei melhor no audi que no golf foi o sistema start stop. Funciona de forma quase imperceptível, enquanto no golf ele atua de forma mais bruta. Fora isso, o audi não faz sentido como compra, pois tem garantia menor, seguro mais caro, revisões mais altas e uma qualidade inferior à do Golf.
Enfim, um bom carro, mas não parece que é um audi.
A suspensão do A3 nacional é mais macia mesmo, mas fica em um meio termo entre a firmeza do A3 importado e a maciez do Corolla.
ExcluirE mesmo macia, o comportamento do carro é irrepreensível. Muito neutro, previsível e estável. Impossível de ver diferença, em termos de comportamento dinâmico, com o importado.
E a suspensão mais elevada é um alívio para andar nas vias brasileiras. Não bate ou raspa nada. Pegou uma cratera? Só se ouve um ruído abafado da suspensão absorvendo o choque.
O interior é muito bom e agradável, e mais sóbrio que o do Golf highline. Fica faltando apenas o ar digital e sensores de chuva e retrovisores eletrocrômicos, além de outros itens, que vem no pacote Assistence.
Sobre o couro, achei de ótima qualidade. Por falar nisso, o couro do BMW Sèrie 3 e Mercedes Classe C também é sintético, e hoje os couros sintéticos estão no mesmo nível - ou até acima - dos naturais, especialmente em se tratando de durabilidade.
Então Fábio, me desculpe, mas ou você andou no importado, ou então no ambition, pois é impossível alguém que tenha andado no a3 1.4 nacional dizer que os bancos estão no mesmo nível de bmw e Mercedes. Sequer estão no mesmo nível da VW. Não sou parcial, aliás sou até fã da audi e do grupo VW, mas esse carro é um retrocesso se comparado ao importado.
ExcluirEu já andei em vários A3, tanto nacionais quanto importados. E apesar de gostar dos importados, os nacionais ficaram muito melhores. Suspensão, câmbio, motor e conforto nos A3 nacionais muito superiores aos importados.
ExcluirO A3 Sedan importado húngaro eu andei em São Paulo, e faz barulho de DSG em todas as ruas. E chama muito a atenção, e isso não é bom. Já o A3 nacional é absolutamente silencioso.
Quanto a acabamento, não há diferença alguma do importado para o nacional. Aliás, achei o padrão do nacional até um pouco superior ao do importado, mas é pouca coisa.
E também já andei em C180 e BMW 328i, inclusive andei na C180 logo depois de andar no A3 importado. A C180 tem um acabamento interno visto, cheio de black piano, mas a iluminação do painel parece dos Fiat, muito colorida. Não gostei. O sistema multimídia da Mercedes é muito confuso.
Andando, o A3 é muito mais agradável de ser dirigido que a C180. Não dá para comparar. A posição de dirigir da C180 é muito afundada, e nesse ponto ela perde feio para o A3 Sedan e para o BMW Série 3 (estes no mesmo nível).
A direção da C180 é lenta, e a suspensão é macia demais para os padrões de um carro alemão. E acaba balançando muito.
Enfim, a Mercedes C180 é que tem comportamento muito parecido com o do Corolla.
Já a BMW é o oposto. É dura, direção dura e pesada, máximo de esportividade, mas é cansativa. Não é um carro leve de andar em cidade.
O A3 Sedan 1.4 Flex, especialmente o nacional, conjuga as qualidades dos dois C180 e BMW Série 3. É mais macio que o BMW e mais firme que o Mercedes. O A3 tem a mesma ótima posição de dirigir do BMW Série 3, mas sua direção é leve e direta. O desempenho do 328i é melhor, mas o do A3 1.4 Flex é muito superior ao do C180. Mas se vc quer desempenho top, basta pegar o A3 2.0, que anda bem mais que o 328i, e é muito mais barato.
Por fim, não recomendo A3 Sedan importado. Suspensão firme demais, baixa e cãmbio barulhento. Fora que no mercado de usados os nacionais vão valorizar muito mais.
[]s.
Nunca, mais nunca compraria esse ai pelado, nem entrada USB tem, aff.
ResponderExcluirFábio o couro desse Audi a3 não chega nem perto da qualidade do couro encontrado no c180, qualquer um vê isso!
ResponderExcluirPossuo um A3 1.4T 2015
ResponderExcluirO carro é muito bom
Mas não não se comparar versão de entrada do A3 com série 3 e Classe C
Não tem como não tem comparação
Não regulam e nem tem mesmo preço
O A3 1.8T Ambiente que estamos distantes 30-40k reais do modele de entrada dai sim pode se comparar
Dai vai no gosto - andei nos 3 (A3 / BMW /C180)
Os 3 são bons carros - extremamente caros pro Brasil e tem opções de maior "volume" tão bem ou melhor porte (Fusion e Passat)
Já o A3 de entrada da pra comparar com o Corolla sim ( com opcionais o corola vai ao preço do de entrada )
Mas entra naquela - nem tudo que te dá conforto, te da prazer ( exemplo mulher vs sofá!!!)
Já andei com Corolla / carro muito bom confortável / mas não me deu mesmo prazer de dirigir
Os ajustes do modelo de entrada são pilantragens pra cortar custo / fiz a revisão na concessionária semana passada e confirmei com vendedores e mecânicos da Audi ( mecânica inferior / e mudaram o ajuste de potência do motor pra compensar)
O blog tem opinião muito enviazada
Pouco dado técnico (0-100 não conta !!!! )
Mas bem ou mal o blog ainda um dos melhores daqui
PS Só esperando o Carlos4carros comenta embaixo me trolando com uns absurdos ( deve tá querendo muito ganha um carro da fábrica pra fazer tanta propaganda hehe )
Lembrando: Audi A3 sedan 1.8: 125 temers
ResponderExcluirBMW 320i GP: 185 temers
Mercedes C Class top 170 temers.
Nem compara os valores, por 50/60 mil a menos. Se for pensar em custo, tem o fusion titaniun awd com tudo de opcional de existe, o civic novo chegando, acho que ele poderiam ter colocado a motorização do Golf GTi em uma versão esportiva do Jetta, ficaria interessante. Resumo todos são bacanas, quem tem bala na agulha compra o que gostar mais, se for assim ninguém compra Ferrari que faz 2 km/ litro porque bebe demais... Gosto não tem preço! Abraço senhores!
Essa foi boa....!!!! kkkkk
ResponderExcluirComo pode um carro dessa categoria não vir com sensores dianteiros que até ''Fox'' tem ...ISSO É UMA VERGONHA... MESQUINHARIA
ResponderExcluirO A3 Sedan tem sensores de estacionamento traseiros de série, e vem com os dianteiros como opcionais.
ExcluirJá a BMW Série 3 e Mercedes Classe C não tem nem sensores de estacionamento traseiros de série. Então se vc está bravinha com o A3, deveria ficar ainda mais brava com a BMW e Mercedes.
Em tempo: Corolla Altis tb não tem sensor de estacionamento nem na traseira.
BMW TEM SIM SENSOR DE ESTACIONAMENTO TRASEIRO.
ExcluirE pior, o sensor do audi é apenas sonoro. Sem nenhum auxílio gráfico.
ExcluirEm tempo: Corolla Altis tb não tem sensor de estacionamento nem na traseira.
ResponderExcluirMas tem câmera de ré que é muito mais útil do que sensorzinho de estacionamento.
Para falar a verdade, é mais vantajoso pegar um Jetta 1.4 TSI completíssimo por muito menos $... suspensão multilink, mesmo motor, mesmo câmbio mais CSS,não vejo vantagem nenhuma em relação ao Jetta.
ResponderExcluirVerdade, mas de valor já pega o 2.0 TSI mesmo.
ExcluirSério!? Quer dizer que tração traseira não tem nenhuma vantagem em relação à dianteira?
ResponderExcluirBom dia! Estou num dilema e quem sabe você pode me ajudar. Estou programando uma viagem bate volta ao interior de Minas próximo a Montes Claros saindo de Brasilia ida e volta vai dar algo em torno de 1800 km.Deste total vai ter uns 50km em estradinha de terra, estou preocupado se o carro da conta fora do asfalto. Pensei nele pela boa dirigibilidade, pelos faróis de Xenon pois a viagem de ida vai ser totalmente a noite e até pelo consumo de combustível pois a segunda opção seria fazer a locação do Renegade um ótimo carro, inclusive já fiz essa mesma viagem com ele e se comportou muito bem mas tinha mais tempo para viagem e fui numa tocada mais tranquila além de estar com o carro lotado. Desta vez vou viajar sozinho.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.