A Volkswagen antecipa a terceira geração do Touareg com o conceito de luxo T-Prime GTE revelado no Salão do Automóvel 2016 Pequim - veículo que mostra características do interior controlado por gestos e uma motorização híbrida gasolina-elétrica plug-in.
O VW T-Prime GTE é descrito como um precursor para a próxima Touareg, que Volkswagen diz que será o modelo topo de sua gama de SUV. A versão de produção do T-Prime GTE será baseado na plataforma MLB da Audi. Isso significa que ele pode compartilhar sua construção, arquitetura elétrica e pacote mecânico com a segunda geração recentemente introduzida do Audi Q7 e Bentley Bentayga, bem como futuras encarnações do Porsche Cayenne e próximo Lamborghini Urus.
Entretanto, enquanto o próximo Cayenne e Lamborghini Urus usarão uma versão de entre-eixos curto da MLB, o novo Touareg foi concebido em torno da versão alongada dessa plataforma, a mesma do Q7 e Bentley Bentayga.
Em termos estéticos, o próximo Touareg adotará a linguagem de design visto pela primeira vez no Phideon. Ele terá uma aparência nervosa caracterizada por uma grade fortemente cromada, linhas precisas, superfícies tensas, grandes caixas de rodas de 22 polegadas em de perfil 285/40 e um layout prático de cinco portas.
No que respeita aos aspectos dimensionais, o novo Touareg mede 5,069 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,708 metros de altura. Ou seja, é 269 milímetros mais longa e 60 milímetros mais larga, mas 20 milímetros mais baixa que o atual Touareg.
No interior, o T-Prime GTE oferece capacidade para apenas quatro em assentos individuais dianteiro e traseiro. No entanto, a versão de produção oferecerá capacidade para até sete passageiros em três fileiras de assentos - similar ao Audi Q7.
O painel de instrumentos do novo conceito apresenta um cluster de instrumentos de alta definição Active Info, e uma tela de 15 polegadas no console central, que age como um centro de controle para uma variedade de controles em um movimento que permitiu à Volkswagen acabar com a maioria dos botões convencionais. Além de toques, o monitor pode ser controlado por gestos.
O powertrain combina um 2,0-litros de quatro cilindros a gasolina, montado longitudinalmente, com turbo e 248 cavalos, com um motor elétrico integrado na secção dianteira da caixa de velocidades automática de oito velocidades do T Prime-Concept GTE, que produz 134 hp.
Ao todo, o motor de combustão e o motor elétrico fornecem 376bhp e 71,3 Kgfm de torque, ou seja, 1 hp a mais e 12,3 Kgfm a mais que o sistema híbrido existente do Touareg Hybrid atual, que adota um motor V6 de 3,0 litros com um motor elétrico, mas sem capacidade plug-in.
O modelo adota um diferencial Haldex poara entregar tração permanente nas quatro rodas. Segundo a VW, o T-Prime acelera de 0 a 100 Km/h em 6,2 segundos e atinge 222 Km/h, com consumo médio em ciclo urbano de 42 Km/l no modo gasolina-elétrico combinado. No entanto, a Volkswagen também cita um dado de consumo "em condições reais" de 15 Km/l - algo mais realista.
A energia elétrica pode ser entregue à bateria de íons de lítio montada sob o compartimento de bagagem, quer através de uma tomada padrão de 240 V ligada a rede de energia convencional, ou por meio de carregador de 400 volts. O primeiro fornece uma carga completa em oito horas, enquanto o último é carrega toda a bateria em duas horas e meia.
Ao motorista é oferecido três modos de condução diferentes: E-mode, Hybrid e GTE. E-mode fornece funcionamento elétrico puro com tração nas quatro rodas por 50 Km, com a bateria totalmente carregada; modo híbrido combina os esforços do motor a gasolina e motor elétrico em um estado de consumo otimizado; Modo de GTE utiliza o motor eléctrico para melhorar o desempenho do motor de combustão para fornecer máxima potência e torque.
VW Touareg 2017 é antecipada pelo T-Prime Concept GTE
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Lindo, esse painel mesmo. Perfeito.
ResponderExcluirprimor!
ResponderExcluirLindo, uma pena que é uma cassetada. :(
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.