A Toyota confirmou o lançamento da quarta geração do Toyota Prius aqui no Brasil.O modelo importado do Japão e apenas a versão híbrida está confirmada por enquanto. A empresa estuda a possibilidade de montá-lo em São Bernardo do Campo na fábrica onde hoje são produzidas peças para o Toyota Corolla e que a empresa japonesa pretende transformar em "fábrica verde".


Entretanto executivos da empresa ainda não confirmam esta informação devido aos trãmites legais que estão dependendo de aprovação como a isenção de impostos pelo governo federal e estadual para modelos híbridos e elétricos que deve sair também no mês de Maio. Infelizmente o carro deverá chegar às concessionárias com preço nada atraente.


A geração atual é comercializada a R$ 117 610 e a quarta geração terá um valor superior a esse. Apesar dos incentivos fiscais - que excluem o imposto de importação para os veículos "verdes" - o híbrido da Toyota deverá encontrar dificuldade neste momento de crise político-econõmica brasileira tanto para sua comercialização como para uma possível nacionalização do Prius. Entre as hipóteses de um Prius brasileiro está a substituição do atual motor 1.8 de 16 válvulas à gasolina por um motor flex.


Em outros mercados como EUA e Japão a versão Plug-In Prime também é comercializado.Essa quarta geração tem visual que lembra o Mirai - modelo movido à hidrogênio - e foi montado sobre uma nova plataforma modular - TNGA - própria para veículos médios de motor transversal que proporciona uma estrutura do chassi 60% mais rígida ao mesmo tempo que o centro de gravidade fica mais baixo. Segundo executivos da empresa, nesta nova versão o torque do Prius ficou 40% mais eficiente com a energia térmica e 18% mais econômico em relação ao consumo de combustível. Outras novidades tecnológicas desta quarta geração: sistema pré-colisão, controle de cruzeiro adaptivo, alerta de faixa de rolamento, e farol alto automático.


Para o continente europeu ainda tem sistema de leitura de placas. No Brasil a geração anterior teve as vendas quase exclusivamente para público corporativo por R$ 115 500 numa única versão.

15 Comentários

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  1. Quero ter esse carro, deve ser fantástica a economia.

    Nos projetos mais simples como UP! eu só adicionaria o Start-stop no caso do TSI e injeção direta no MPI, seria um abismo de consumo entre os carros da VW e os da concorrência.

    Esse 208 1.2 poderia ter números exemplares caso adotasse a injeção direta de combustível.

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  2. Nos EUA estes carros estão encalhando devido ao baixo preço da gasolina e não ter agradado esteticamente, tanto que essa nova geração esta mais barata que a antiga e quem comprou teve desvalorização dupla. Agora no Brasil a versão antiga não vendia pelo preço e estética duvidosa, imagina isso, vai ocupar espaço em concessionária.

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  3. Acho que esse modelo será considerado pelos consumidores de carros acima de 100 mil reais até mais que a geração anterior. Parece-me uma boa alternativa nesses tempos de preços de combustíveis tão elevados. Penso que o maior desafio para esse carro, além da nossa carga tributária, será convencer o tradicional público da Toyota com esse seu design controverso. Talvez ao vivo cause uma melhor impressão, mas esse interior é bem difícil de defender com aquela banheira de bebê atravessada ali entre os bancos...

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  4. Estética horrível!!!

    Toyota, simplifique as coisas... basta colocar este motor no Corolla.

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  5. Parabéns á Toyota por fazer um carro tão horrível. É difícil.
    Se eu for sentar para desenha uma caçamba tão feia, acho que não consigo e acabo com alguma coisa mais bonita. Tal um Pálio.

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  6. Se for tão econômico quanto é feio, basta um tanque para rodar uns 10.000km, mas acho que não... creio que ele seja o modelo mais feio das gerações sendo que já é mais que sabido que as pessoas têm alta rejeição por esse tipo de design, se ela fizesse um modelo que não dói aos olhos venderia muito mais.

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  7. Este Automóvel nao é para vender, é para valorizar a marca porque este automóvel remete às ideias de preocupação com o meio ambiente e tecnologia de ponta.

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  8. Não dá para entender essa estética da Toyota; muitos vincos, um painel estranho e um conjunto ótico diferente do normal. Aproveitei o embalo e dei uma olhada rápida no site da Tesla Motors, aquilo sim é design!
    Bem que a Toyota poderia fazer um carro mais "normal", aí sim talvez venderia mais. Do jeito que está está bem carro dos "Jetsons"!

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  9. E pre requisito ser feio pra ser eletrico?

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  10. Interessante a tecnologia, deve ter um acabamento muito bom, há um ganho em economia (nada absurdo), tudo isso é ótimo. Deveria custar até 80 mil, para ser viável... Agora, realmente, não dá para entender esse design... O designer só podia estar chapado ou forçaram dessa forma apenas para defender o etios...

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    1. O Etios é lindo perto desse carro!
      O Prius parece aquelas versões futuristas toscas que davam aos carros da década de 80 nos filmes de ficção.

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  11. Estética duvidosa mesmo!!! Se o Fusion Hibrid baixar de preço com os incentivos o Prius não terá chance!!!

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  12. Mais um que entra no "roll" da feiura!
    Para ser elétrico ou hybrido precisa ser tão feio assim e cheio de pinduricalhos externos sem função?
    Tem carro de mesma tecnologia muito mais bonito!

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  13. Feio pra caramba. Kkkk show de horror.

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