Entretanto, a medição de consumo das revistas especializadas (Quatro Rodas) não confirmou isso, já que o 208 1.2 ficou atrás do Up! 1.0 MPI em consumo e também em desempenho.
A tabela abaixo mostra os dados de consumo e desempenho do Peugeot 208 1.2 abastecido com gasolina comparados com outros modelos 1.0 (com grifo azul no melhor resultado, e vermelho no pior).
Modelo | 0 a 100 Km/h [s] | 80 a 120 Km/h [s] | Consumo Cidade [km/l - gasolina] | Consumo Estrada [km/l - gasolina] | Preço |
VW Up! 1.0 | 15,2 | 27,1 | 14,1 | 17,8 | R$ 39.990 |
Peugeot 208 1.2 Pure Tech | 17,2 | 22,6 | 12,5 | 17,2 | R$ 48.190 |
Fiat Mobi 1.0 (Like) | 17,5 | 32,9 | 11 | 15,2 | R$ 37.900 |
Fiat Uno 1.0 | 17,7 | 38,3 | 11,4 | 15,8 | R$ 38.990 |
Etios hatch 1.5 Automático | 13,1 | 11,2 | 11,7 | 15,2 | R$ 47.490 |
Os números acima, da revista Quatro Rodas, mostram que o Peugeot 208 1.2 consome 12,5 Km/l de gasolina em cidade e chega a 17,2 Km/l em estrada, ficando atrás do Volkswagen Up! 1.0 MPI, que, nas mesmas condições registra 14,1 Km/l e 17.8 Km/l, respectivamente.
A surpresa veio nas provas de desempenho, com o Peugeot 1.2 Puretech acelerando de 0 a 100 Km/h em lentos 17,2 segundos, dois segundos mais lento que o VW Up! 1.0 MPI (15,2 segundos).
Assim, conclui-se que o Peugeot 208 1.2 registrou melhora em suas medições de consumo em relação ao modelo 1.5 (vendido até então), mas seu desempenho decepciona, ficando no nível dos lentos Fiat Mobi e Uno 1.0.
O novo modelo sub-compacto da Fiat, o Mobi, por sua vez, mostrou que seu motor Fire 1.0, apesar de confiável, mostra-se pouco eficiente.
O Mobi 1.0 é o modelo mais gastão dos compactos de entrada, com consumo em cidade de 11 Km/l de gasolina, e 15,2 Km/l em estrada, enquanto sua aceleração de 0 a 100 Km/h ficou em 17,5 segundos, ficando à frente apenas do Uno 1.0.
A ineficiência do conjunto motriz do Mobi fica patente não só quando confrontado com os dados do Up! 1.0, mas, principalmente, com os do Etios 1.5 Automático.
O modelo da Toyota, com um motor 50% maior que o do Mobi 1.0, e um câmbio automático com conversor de torque (que torna o carro menos econômico que sua respectiva versão manual), registrou médias de consumo melhores em cidade (11,7 Km/l, contra 11 Km/l do Mobi 1.0) e empatou em estrada (15,2 Km/l).
Mas o Etios 1.5 Automático oferece desempenho melhor que todos os 1.0 e 1.2 testados, com aceleração de 0 a 100 Km/h em 13,1 segundos, evidenciando que o conjunto da Toyota é um dos mais eficientes do mercado.
Conclusão
Os números de consumo de gasolina e de desempenho medidos pela revista Quatro Rodas mostram que: o Up! 1.0 é o modelo mais econômico do Brasil, por ampla margem; o motor 1.2 PureTech do Peugeot 208 2017 surpreende positivamente em consumo, mas decepciona em desempenho; o Mobi precisa urgentemente do novo motor 1.0 de três cilindros; o Etios 1.5 é o carro automático mais econômico do mercado.
UP MSi não é concorrente do 208. A diferença de preço é muito grande.
ResponderExcluirUp! MPI não MSI!
ExcluirConcorrem em categorias diferentes, e acredito que o 208 seja um bocado mais pesado.
Excluirsó sei q nem nos brasileiro estamos queremos estes carros esmerados da vw!
Excluirnão sei como outros países interessa
Daniel, o 208 é extremamente leve. Menos de 1100 quilos.
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ResponderExcluirAcompanhem o pensamento!
ExcluirPug 208 - 1073kg / 90cv / 12,5kgfm @ 2750rpm
up! TSI - 959kg / 105cv / 16,8kgfm @ 1500rpm
O Pug carrega 114kg de peso EXTRA, tem MENOS 4,3kgfm de torque que chegam 1250rpm mais TARDE que o up! TSI.
Olhando os dados técnicos contra o Pug, é possível sim o Pug ter um consumo pior.
Alem do que, o diferencial do TSI é 26% mais longo, em 3º marcha chega-se até 160km/h.
Calma um pouco, antes de jogar pedras!
A revista comparou com o UP MPI/normal. Realmente foi decepcionante.
Excluirvamos esperar o 1.2 thp para comparar com o up tsi né?
ExcluirEsse fiat mobi é muito apertado, fui na concessionaria conferir e é extremamente apertado atrás. Só se um anão estiver dirigindo na frente para caber uma pessoa atrás.
ResponderExcluirEsse Mobi poderia se chamar Ku, afinal, é apertado por dentro e feio por fora!
ExcluirA verdade é que francês sabe fazer queijo. Carros não é com ele. Olha só que #fail esse motor 1.2 com nome pomposo "não sei o que tech": bebe mais e anda menos que o 1.0 EA-211 do Up! 1.0 MPI! Que piada!
ResponderExcluirSó não falo que é #fail total pois isso cabe ao Mobi! Nossa, esse carro da Fiat, o que é isso? Apertado por dentro e feio por fora, bebe como um petroleiro e anda como uma tartaruga. E ainda tem frente "agressiva"...kkkk. Ridículo.
Etios sim, respeitável!
Megane Rs manda um abraço! 208 Thp tambem manda um abraço!
ExcluirA renault ofereceu 11 motores campeões para a fórmula 1 no campeonato de pilotos e 12 motores campeões do campeonato de construtores da mesma categoria, aí vem um carlota da vida e diz que francês só sabe fazer queijo. Ele é o cara mesmo...
ExcluirTá certo que são categorias distintas e preços bem diferentes, mas quando se olha o painel do 208 e o do up e se faz uma comparação.....hummmmm....
só observo...
Não sei a mania de comparar tudo com o up. Há divergência dos números das revistas com aqueles apurados pelo INMETRO? Sim. Nos critérios Quatro Rodas, o up gasta menos que o 208. No INMETRO não. Talvez na Autoesporte e Car & Driver números sejam diferentes também. Mas querer comparar o 208 com o up é no mínimo burrice (são categorias diferentes e com pesos e tamanhos diferentes).
Excluirmimimimi caixinha de fósforo... E "o carro" tem menos segurança que a caixinha de fósforo... Na boa, já encheu o saco esses caras que ficam com mimimi por causa do Up!. Não gosto de carro francês e nem por isso fico desmerecendo. Aliás, não esqueçam vcs que o motor THP foi feito junto com a BWM...
ExcluirNão tenho nada contra o up!, muito pelo contrário, apenas é um carro de uma categoria inferior a do 208, menor e mais leve, portanto natural que seu pequeno tamanho favoreça consumo e desempenho. Pergunto de novo, onde foram publicados os números de desempenho do 208 1.2 e Etios 2017 que não acho em lugar nenhum?
ExcluirTito, se o espaço interno e porta malas do UP são equivalentes aos do 208, de que importa ele ser menor e mais leve? Se a VW conseguiu fazer mais com menos, mérito dela! Os carros podem ser comparados, sim, porque tem a mesma utilidade.
ExcluirO 208 também é apertado; quem vai atrás sofrre.
Excluirolha ai, o video de consumo 22,2km/l
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=KyjJjluVl88
Meu amigo, desculpa mas você está completamente equivocado, além dos motores campeões da Fórmula 1, há grandes carros franceses históricos. O 205 GTI é considerado um mito, inaugurou a categoria de "hot Hatches", foi campeão de rally e desejado em todo o mundo. Seu sucessor 206 WRC tb foi campeão de rally. DS3 tb. Enfim, muitos franceses. É preciso desconhecimento demais para afirmar o que vc afirmou.
ExcluirO UP e o melhor 1.0 do mercado isso não a dúvidas , agora esse MOBIL ja nasceu morto!
ResponderExcluirO UP e o melhor 1.0 do mercado isso não a dúvidas , agora esse MOBIL ja nasceu morto!
ResponderExcluirUp só tem um defeito!!! é feio!!! se a VW fizesse um facelift e trazer para mais perto da indetidade visual da marca, acredito que venderia mais!!! Dentre todos comparados na matéria, compraria o 208 sem sombra de dúvida!!!
ResponderExcluirNao acho que seja feio ele n e do gosto do brasileiro que diga-se de passagem se assemelha a de uma ameba. Na alemanha reclamam do preco que e caro la tb, mas feio nao
ExcluirConcordo com vc, o carro é excelente, porém é muito feio.
ExcluirOs testes do Inmetro são a referência, mas sempre haverão diferenças devido as condições de teste. Exemplo: Tenho um Up!TSI e posso afirmar que, para o MEU tipo e condição de uso, o MPI é mais econômico, a despeito da aferição do Inmetro.
ResponderExcluirNão conheço nenhum carro que tenha consumo pior que o Inmetro. Todos sem exceção fazem km a mais com 1L que o mencionado no Inmetro!
ExcluirTriste esse motor do mobi vai micar. Nem compararam o Up tsi porque aí ia ser covardia com o peugeot
ResponderExcluirNa verdade, devemos confiar nas duas medições. Métodos diferentes podem gerar resultados diferentes. O bom é que existe no mercado brasileiro carros econômicos como o up (mpi e tsi), 208 e etios.
ResponderExcluirA diferença da retomada do etios para os outros é enorme, diferença de consumo considerando motor e cambio automático é razoavelmente pequena.
ResponderExcluirIsso ocorre porque carro automático reduz marcha nas retomadas.
ExcluirQuatroRodas deu muito na cara agora.
ResponderExcluirNão sei vocês, mas eu confio mais no Inmetro do que na QuatroRodas.
O Inmetro realiza os testes sempre no mesmo padrão para cada carro, se a QuatroRodas resolver puxar mais com o Peugeot 1.2 para ele consumir mais que o Up! é mole.
Fora que geralmente o Inmetro sempre faz um consumo mais alto que na realidade, e só com o Peugeot 208 1.2 é diferente?
Also, aceleração aquilo e isso... Galera anda jogando super Trunfo mesmo.
Nossa, isso foi uma gde surpresa. Na prática esse pure tech não mostrou ao que veio pelo menos na 4rodas. Vamos aguardar outras avaliações. Qto ao Mobi é uma piada o seu espaço, só o seu som Mopar de excelente qualidade presta. Isso só veio confirmar o que considero os melhores carros abaixo de 50K em desempenho/economia/mecânica:
ResponderExcluir- Melhor aspirado: Up MPI
- Melhor turbinado: Up TSI
- Melhor automático: Etios
Agora se for considerar design cada um tem um gosto: pode ser hb20, pug208, ka, mobi, etc.
Matéria muito esquisita da quatro rodas! Na Europa o 208 com esse motor, mesmo sendo só gasolina com 82 cv, faz 0-100km/h abaixo de 14 segundos. Impossível fazer isso em 17 segundos. Já andei no carro e tenho certeza que ele anda bem mais do que isso.
ResponderExcluirVdd !!! Faço 11 a 12 s no meu isso velocidade real
ExcluirNa europa ele é turbo, não é flex (câncer brasileiro que fode configuração de motor, injeção, compressão, escalonamento de marchas...) O projeto do motor é identico, só que os ajustes para o que nosso mercado EXIGE (algum brasileiro "padrão" aceita carro não-flex? uhauhuhahuahuahu) infelizmente acontece isso. Comparar com consumo BR x outros países é bobeira. NUNCA terá sentido.
ExcluirGasolina brasileira incomparável meu caro Atmos Maciel!
ResponderExcluirCara, o 208 com a gasolina brasileira rende 84cv. Entende que não é questão da gasolina e sim de quem fez o test? O 208 ganhou mais potência para ser vendido aqui. O europeu com a gasolina europeia tem 82cv.
ExcluirBem, cavalos são bons para vender carros. Agora para empurrar é o torque. Além de uma boa relação peso/potência. Acontece que o up! é mais leve e isso conta. Mas é bom esperar as outras avaliações e então tirarmos conclusões acertadas. abrçs
ExcluirEntende que não é questão da gasolina e sim de quem fez o test?
ExcluirSim, e não.
Os motores NÃO tem a mesma calibragem, lá ele tem turbo, mapeamento diferente, e por não ser a aberração flex, escalonamento correto de marchas........ Nõa entendo pq teimam em ler consumo de lá de fora (até mesmo argentina ou uruguai com brasil........ é completamente incompatível.
A 4rodas não sabe nem medir 0-100km. Nunca que o Up MPI faz mais de 14s. Esse blog mesmo já trouxe várias vezes o dado de 13,5s. Então como confiar nesse dado de consumo feito na orelhada com dado do computador de bordo em rotas aleatórias? Errado está o Inmetro que segue normas para padronizar os testes. SQN
ResponderExcluirEu achei esse número de consumo na cidade muito estranho, o tempo de 0-100 mais estranho ainda. Pesquisei e não achei esse teste na 4rodas por favor vcs podem postar o link aonde ler esta matéria ou que edição da revista esta publicado isso
ResponderExcluirSe eu fosse comprar um acrro ate 50k com certeza seria um pg208 ou um hb20, solidez no mercado e bom motor, mas esses números aqui publicados me deixaram com muitas dúvidas, ou esse blog é bancado pela VW ou alguém do 4rodas que derrubar o pg208, aguardar mais testes. Ano que vem troco meu UP Move pelo 208 ou hb20
ResponderExcluirTODOS os testes de consumo do INMETRO são realizados em dinamômetro de chassi. Depois eles aplicam um fator de correção para chegarem ao valor final.
ResponderExcluirNo mundo real, o papo é outro. Tem diversas outras variáveis que não podem ser simuladas no dinamômetro. O teste de uma revista é muito mais confiável que o do inmetro.
Os testes de aceleração da 4 rodas são feitos acima do nível do mar(São paulo). Carros aspirados sofrem com altitudes mais elevadas. Portanto, perdem desempenho.
Economia de combustível do UP é excelente. Com o MPi consigo fazer 14 km/litro na cidade e bater nos 22 km/litro na estrada, com gasolina.
ResponderExcluirMas em design, o Peugeot 208 e o Hyundai HB20 são os mais bonitos.
O Ford New Fiesta é outro carro bonito. Gosto da suspensão macia do Fiesta, mais confortável.
O Fiat Mobi por ser compacto pode ser um bom carro urbano, fácil de estacionar. Pena a Fiat não ter lançado com os modernos motores 3 cilindros.
Nossa André, parabéns pelo consumo. O up eh muito economico, e no final do mes representa uns 300 reais em economia
ExcluirRafael, pra quem quer um carrinho econômico e ágil pro dia a dia, eu recomendaria o UP. Não tem um design estiloso como o Peugeot 208 ou o Hyundai HB20. Mas com certeza o UP vai ajudar a economizar muito com combustível.
ExcluirEu tinha dúvidas quanto a esse projeto, honestamente é uma pena, pois quanto mais opções, melhor para o consumidor.
ResponderExcluirO consumo não me surpreende, medições podem ter muitas variáveis. nesta é pior que o UP mas esta boa ainda. O que me deixou assustado foi este 0 a 100. O 1.5 antigo do 208 tinha um desempenho muito bom. Ja vende pouco. Custando 50 mil e andando menos que 1.0 pode fechar as portas.
ResponderExcluirEu já imaginava que na pratica o Pug 208 não bateria o Up! MPI nem mesmo o TSI existe uma diferença no peço que faz toda diferença afinal são 126kg, meu up TSI esta fazendo em cidade 12,5 km/l 100% Etanol com AC ligado, na rodovia já cheguei a fazer 16,5 km/l 100% etanol com AC ligado, detalhe ambos os consumos na bomba, aguardando o puretech com turbocompressor e injeção direta!
ResponderExcluirConsumo do 208 1.2 puretech
ResponderExcluirhttp://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=5800
Sem dúvida alguma os testes realizados pelo INMETRO são os mais próximos da realidade. E os teste aqui publicados ensejam um processo contra as marcas, pois estão longe daqueles publicados por elas.
ResponderExcluirTODOS os testes de consumo do INMETRO são realizados em dinamômetro de chassi. Depois eles aplicam um fator de correção para chegarem ao valor final.
ExcluirNo mundo real, o papo é outro. Tem diversas outras variáveis que não podem ser simuladas no dinamômetro. O teste de uma revista é muito mais confiável que o do inmetro.
Vá fazer graduação e pós-graduação na área, não dê palpite afirmando que teste de revista é mais autêntico. Num dinamômetro há muito menos variáveis e condicionantes, nele e em outros testes aplicados pelo INMETRO, a possibilidade de nivelar as mostras em é de igualdade é bem maior.
ExcluirRildo, antes de criticar o colega, vc leu a norma ABNT NBR 7024 “Medição do Consumo de Combustível de Veículos Rodoviários Automotores Leves" e Portaria INMETRO n.o 10, de 11 de janeiro de 2012?
ExcluirO preço do Etios 1.5 XS 1.5 AT é de R$ 52.495, e não R$ 47.490 apresentados no texto.
ResponderExcluirE vale o lembrete de que o Peugeot 208 pertence a uma categoria superior ao up!, sendo maior e mais pesado.
Por que não comparam o 208 1.2 com Hb20 turbo, acho que a proposta, equipamentos, dimensões e a faixa de preço destes carros é similar, portanto um comparativo mais coerente
ResponderExcluirEsse motor da bicentenário Peugeot é o mais moderno atualmente no Brasil. Foi eleito o motor do ano na Europa em 2015.
ResponderExcluirNossa eu tive que ler de novo que o 208 fez em 17 segundo pro segmento dele (que não è up e mobi)achei mto o consumo achei bom de acordo cm o verdadeiro segmento dele
ResponderExcluirNada a ver essa materia. Comparar o 208 e Etios com UP e Mobi.
ResponderExcluirQuando colocaram os dados do INMETRO que o 208 parecia mais econômico que o Up! TSI, não teve mimimi. Teve sim um monte de moçoilas saltitantes, dando pulinhos, ficando molhadinhas e abanando o rabinho com o 208 1.2 com nome pomposo "não sei o que téki".
Excluirhttp://www.car.blog.br/2016/03/novo-peugeot-208-2017-12-flex-dados-de.html
Agora que mostram que o Up! MPI HUMILHA o 1.2 "não sei o que tech" da Peugeot, então tem mimimimi de montão.
O fato é que o Up! 1.0 anda muito mais que o Peugeot 208. Muito mais. 2 segundos no 0 a 100 Km/h. E é muito mais econômico!
Como se não bastasse, o Up! tem mais espaço na dianteira, mais porta-malas, é mais seguro, e mais gostoso de dirigir.
E sua estética é mais bem resolvida. O Peugeot 208 é todo redondinho, uma budinha arrebitada e redondinha. Uma gracinha, mas dispenso!
Prefiro o estilo sóbrio e elegante do Up!.
mas para quem gosta de coisas engraçadinhas, e só dá valor a futilidades, então o 208 é a melhor opção.
Segundo a 4 rodas o up e mais econômico que o peugeot mas o up e mais lento que o ka e o march segundo a mesma 4 rodas então vc concorda Carlos?
ExcluirTemos que considerar o custo-benefício,o UP, 2 portas,básico,pesa 892KG,o que ajuda no consumo,portanto os resultados do UP estão coerentes,o 208 tem suspensão muito fraca,manutenção cara e perde muito preço na revenda.O mercado está precisando de um carro popular nessa crise,como aconteceu com o uno mille,na década de 1990;acho que o lançamento do KWID promete ,porque terá o motor 1.0 da Nissan com calibração da própria Renault,além do motor 0.8 de 3 cilindros com 60 CV que no carro indiano faz 25 KM\L;sem contar com seu baixo peso de 700 KG que influirá no consumo final,tanto na cidade,como na estrada e um porta malas de 300 litros;portanto vamos aguardar as novidades.
ResponderExcluirSrs.,
ResponderExcluirVi todos os comentários e falo sobre minha experiência, sou cliente Peugeot à 8 anos, hoje possuo 2 peugeots um 308 2.0 e um 207 1.4, ao longo dos anos fui me decepcionando com a marca especialmente minha última compra o 308, manutenção e peças caras, além do já mencionado fechamento de concessionárias, decidi-me por comprar um up tsi na troca pelo 308 por conta da economia, mas quando fui ver o up fiquei decepcionado com o conjunto que poderia estar comprando, pesquisei ford KA, HB 20 e March, e estava me decidindo pelo HB 20 pelo conjunto da obra, quando soube do 208 1.2 lançado sem nenhum alarde por conta do momento da montadora n América latina, questionei concessionárias, vi Alguns vídeos na web e comparando minhas escolhas anteriores, o melhor custo beneficio que acabei encontrando foi novamente investir na Peugeot. Acho que carros no Brasil são muito influenciados por decisões pessoais, não entendo porque o Ônix 1.4 é líder de vendas se olharmos os comparativos técnicos, por isso, unanimidade não é tudo, comparem o que atende vc pessoalmente e decida com vários elementos na mão, no final vc terá mais segurança para bater o martelo e garantir que não haja arrependimento, comprei um 208 1.2 Active e estou satisfeito com os resultados.
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