A S-10 teve sua parte estrutural retrabalhada. Os conjuntos de suspensão e de freio, por exemplo, são novos; enquanto os sistemas de controle de vibrações e de ruídos foram aperfeiçoados.
A introdução da direção elétrica inteligente também contribuiu para uma melhor dirigibilidade do veículo, principalmente em trechos urbanos. O sistema é dotado de tecnologias que compensam inclinação da via em longos percursos e reduzem trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.
A Nova S10 está até 5% mais econômica, graças à utilização de materiais mais leves, novos componentes mecânicos e melhor aerodinâmica. Os motores são o 2.8 TurboDiesel (200 cv) e o 2.5 Flex (206 cv).
Novo design
Do ponto de vista estético, a versão 2017 da picape adota a nova identidade visual - em sintonia com o DNA global da marca. A maioria das novidades está na parte dianteira. O capô ganhou cavidade esculpida na parte posterior. A grade foi alongada até os faróis, que também foram redesenhados e podem ter uma guia de luz em LED (DRL).
O para-choque traz apêndices aerodinâmicos nas extremidades emoldurando as luzes auxiliares, e uma espécie de peito de aço, no meio, logo abaixo da moldura da placa, reforçam o estilo musculoso do carro.
Na lateral, destacam-se os retrovisores com repetidores de pisca e as novas rodas de alumínio de aro 16 nas versões de entrada (LS e LT) e aro 18 nas mais sofisticadas. Já no topo de linha High Country, esse tamanho de roda é tradição.
Na traseira da Nova S10, a novidade aparece na tampa da caçamba, que a partir de então pode vir com uma câmera de ré embutida na maçaneta. O compartimento de carga ganha diferentes tipos de cobertura conforme a configurações e há opção de lanternas com LED.
Em relação a paleta de cores, o Azul Old Blue Eyes e o Preto Ouro Negro fazem sua estreia na linha 2017 da picape. Elas se juntam às já existentes Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chilli e Cinza Son of a Gun.
Interior
A cabine ostenta materiais mais refinados e agradáveis ao toque (soft touch), enquanto os painéis de instrumentos e de portas foram completamente remodelados para trazer melhor ergonomia e acomodar a maior quantidade de itens de série – alguns inéditos para a categoria.
Os principais traços do habitáculo foram inspirados na picape-conceito X-Treme, que a Chevrolet exibiu recentemente no Salão de Bangcoc, na Tailândia.
A Nova S10 traz quadro de instrumentos que pode incluir computador de bordo com informações abrangentes, como navegação, velocímetro digital e parâmetros de manutenção do veículo, incluindo a vida útil do óleo –relevante para veículos que são submetidos a condições severas de uso.
O computador de bordo ainda possui a função “ECO”, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de uma maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. O motorista consegue ainda consultar a pressão dos pneus. Um alerta é dado quando algum deles sai da especificação recomendada pelo fabricante.
O centro do painel ficou mais imponente com as saídas de ar majoradas e com o multimídia MyLink de segunda geração com GPS. O sistema passa a agregar tela de alta resolução e novas funções, entre elas o Android Auto e o Apple CarPlay.
Na prática, isso significa maior possibilidade de interação entre o veículo e o smartphone do usuário. E com a opção de comandos de voz, para que o motorista não precise tirar as mãos do volante ou o foco do trânsito.
Os apoios de braços e os puxadores de portas também foram retrabalhados, assim como os diferentes revestimentos dos bancos. Já a direção passou a ter assistência elétrica, reduzindo a necessidade de esforço do condutor.
A versão 2017 da picape média da Chevrolet tem no rol de novos itens de comodidade disponíveis:
- Acendimento automático dos faróis;
- Sensor de chuva;
- Retrovisor central eletrocrômico;
- Câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras;
- Sensor de estacionamento dianteiro;
- Acionamento remoto da ignição;
- Vidros laterais com mecanismo remoto de abertura e fechamento por meio da chave.
- Itens como lanternas e luzes de neblina, ar-condicionado digital com oito velocidades, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, banco do motorista com ajustes elétricos estão igualmente disponíveis.
Enquanto o assistente de partida em rampas não permite que o veículo recue em saídas íngremes; o assistente de descida controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior controle do veículo.
Alertas contra distração
A Nova S10 também aprimora seu pacote de segurança ativa. Adota sistema de freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) de última geração e novas tecnologias, como o alerta de desvio de faixa e o alerta de colisão frontal.
O alerta de desvio de faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e emite um aviso toda vez que perceber que o veículo está saindo involuntariamente da pista. Se o pisca estiver acionado, o mecanismo entende que a manobra é intencional e não entra em ação.
O alerta de colisão frontal é outro equipamento bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista pode estabelecer eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo, por exemplo, ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, um alarme soa pelos alto-falantes da picape.
Eficiência energética
A Nova S10 estreia com treze variações de configurações. São quatro versões de acabamento (LS, LT, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla e chassis cab), duas de motorização (2.8 TurboDiesel e 2.5 SIDI Flex), dois tipos de transmissão (manual e automática, ambas de seis velocidades), além de dois tipos de tração (4x2 e 4x4 com reduzida).
Todas as configurações receberam um pacote de inovações para melhor eficiência energética. Com isso, houve uma melhora no consumo de combustível até 5% ante o modelo anterior.
OnStar
O OnStar é um sistema de telemática que oferece ao motorista mais de 20 serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.
Na Nova S10, a tecnologia agrega novas funcionalidades, como o alerta de valet. Ao ativá-lo, o usuário recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro. É possível ainda monitorar o deslocamento do automóvel e saber se ele ultrapassou o limite de velocidade predeterminado. Tudo através do aplicativo para smartphones.
O alerta de rodízio do OnStar foi aperfeiçoado. A partir de agora o motorista é avisado quando seu veículo se aproxima da zona de restrição ou quando dá partida no veículo em local e horário restrito à circulação.
Outra novidade é que pressionando o botão da esquerda no retrovisor central, o usuário consegue acionar, por comando de voz, serviços como os alertas de velocidade e o de valet, chamar o serviço de assistência mecânica ou ainda iniciar a navegação de algum destino cadastrado no aplicativo do OnStar.
Os para choques dianteiros e as lanternas traseiras continuam feios. Aliás, as lanternas traseiras não tiveram nenhuma alteração. A Chevrolet deveria ter um pouco mais de capricho nesse designer ai, porque agora a concorrência será muito grande. Talvez com essas mudanças de designer (pequenas) ela não fique nem em 3º. E cadê a cabine estendida? Cadê a ousadia também?
ResponderExcluirna minha opnião, que volante feio ta doido
ExcluirAo menos a Chevrolet entendeu que o design da Colorado era o que precisávamos.
ResponderExcluirA minha preferida do segmento. Agora o conforto da Hilux é outra coisa. Vamos ver se os aperfeiçoamentos permitirão chegar perto da concorrente neste quesito.
ResponderExcluirS10 terá alguma condição de concorrer em vendas com a Hilux na próxima geração.
ExcluirEsta reestilização é mais do mesmo ...
Conforto mesmo é Ranger e Amarok, tão confortáveis como SUVs e carros de passeio. S10 e Hilux são mais duras e robustas, pra quem usa mais fora de estrada são as melhores opções.
ExcluirFaltou o principal: as caixas de roda quadradas e mais parrudas da colorado. O parachoque dianteiro ficou péssimo, parece o da monstrana baseada no agile... Decepção.
ResponderExcluirTambém acho que as caixas de roda mais " quadradas " neste tipo de carro chama mais atenção e são mais bonitas, como as da Amarock e a própria Colorado americana. E também achei que faltou um designer melhor no para choque dianteiro e nas lanternas traseiras, que continuam feias.
ExcluirTambém achei que faltou um novo volante, 'mais bonito" e uma cabine estendida também.
Ficou parecendo um "Montanão" misturado com o novo cobalt! Rs Rs
ResponderExcluirFicou muito linda!
ResponderExcluirOnde está o farol com projetor como tinha nas primeiras s10 LTZ? Agora não vem nem na top... Poderiam ter mudado um pouco o volante tb....
ResponderExcluirhttp://caranddriverbrasil.uol.com.br/noticias/lancamentos/questao-de-influencia-focus-20-x-golf-14/12019
ResponderExcluirGolf nacional 1.4 TSI flex massacrando o focus titanium plus em comparativo da Car and Driver.
Ta sonhando e esqueceu de acordar, a matéria é sobre a S10 ,que é inferior a ford ranger e amarok.
ExcluirFlex automatica entao?
ResponderExcluirFicou lindona.
ResponderExcluirE os Air Bag´s só dois?
ResponderExcluirContinua Feia !
ResponderExcluirLinda, robusta e tecnológica. A supremacia continua.
ResponderExcluirAgora sim está linda!
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