A Chevrolet do Brasil apresenta a Nova S10 2017, picape média que traz evoluções mecânicas e de conteúdo, assim como melhorias na tecnologia.

Novo Chevrolet S-10

A S-10 teve sua parte estrutural retrabalhada. Os conjuntos de suspensão e de freio, por exemplo, são novos; enquanto os sistemas de controle de vibrações e de ruídos foram aperfeiçoados.

Novo Chevrolet S-10 - interior

A introdução da direção elétrica inteligente também contribuiu para uma melhor dirigibilidade do veículo, principalmente em trechos urbanos. O sistema é dotado de tecnologias que compensam inclinação da via em longos percursos e reduzem trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.

A Nova S10 está até 5% mais econômica, graças à utilização de materiais mais leves, novos componentes mecânicos e melhor aerodinâmica. Os motores são o 2.8 TurboDiesel (200 cv) e o 2.5 Flex (206 cv).

Novo design

Do ponto de vista estético, a versão 2017 da picape adota a nova identidade visual - em sintonia com o DNA global da marca. A maioria das novidades está na parte dianteira. O capô ganhou cavidade esculpida na parte posterior. A grade foi alongada até os faróis, que também foram redesenhados e podem ter uma guia de luz em LED (DRL).

Novo Chevrolet S-10

O para-choque traz apêndices aerodinâmicos nas extremidades emoldurando as luzes auxiliares, e uma espécie de peito de aço, no meio, logo abaixo da moldura da placa, reforçam o estilo musculoso do carro.

Novo Chevrolet S-10

Na lateral, destacam-se os retrovisores com repetidores de pisca e as novas rodas de alumínio de aro 16 nas versões de entrada (LS e LT) e aro 18 nas mais sofisticadas. Já no topo de linha High Country, esse tamanho de roda é tradição.

Novo Chevrolet S-10

Na traseira da Nova S10, a novidade aparece na tampa da caçamba, que a partir de então pode vir com uma câmera de ré embutida na maçaneta. O compartimento de carga ganha diferentes tipos de cobertura conforme a configurações e há opção de lanternas com LED.

Em relação a paleta de cores, o Azul Old Blue Eyes e o Preto Ouro Negro fazem sua estreia na linha 2017 da picape. Elas se juntam às já existentes Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chilli e Cinza Son of a Gun.

Interior

A cabine ostenta materiais mais refinados e agradáveis ao toque (soft touch), enquanto os painéis de instrumentos e de portas foram completamente remodelados para trazer melhor ergonomia e acomodar a maior quantidade de itens de série – alguns inéditos para a categoria.


Os principais traços do habitáculo foram inspirados na picape-conceito X-Treme, que a Chevrolet exibiu recentemente no Salão de Bangcoc, na Tailândia.


A Nova S10 traz quadro de instrumentos que pode incluir computador de bordo com informações abrangentes, como navegação, velocímetro digital e parâmetros de manutenção do veículo, incluindo a vida útil do óleo –relevante para veículos que são submetidos a condições severas de uso.

O computador de bordo ainda possui a função “ECO”, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de uma maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. O motorista consegue ainda consultar a pressão dos pneus. Um alerta é dado quando algum deles sai da especificação recomendada pelo fabricante.

Nova Chevrolet S-10 2017 - interior

O centro do painel ficou mais imponente com as saídas de ar majoradas e com o multimídia MyLink de segunda geração com GPS. O sistema passa a agregar tela de alta resolução e novas funções, entre elas o Android Auto e o Apple CarPlay.

Na prática, isso significa maior possibilidade de interação entre o veículo e o smartphone do usuário. E com a opção de comandos de voz, para que o motorista não precise tirar as mãos do volante ou o foco do trânsito.

Os apoios de braços e os puxadores de portas também foram retrabalhados, assim como os diferentes revestimentos dos bancos. Já a direção passou a ter assistência elétrica, reduzindo a necessidade de esforço do condutor.

A versão 2017 da picape média da Chevrolet tem no rol de novos itens de comodidade disponíveis:
  • Acendimento automático dos faróis;
  • Sensor de chuva;
  • Retrovisor central eletrocrômico;
  • Câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras;
  • Sensor de estacionamento dianteiro;
  • Acionamento remoto da ignição;
  • Vidros laterais com mecanismo remoto de abertura e fechamento por meio da chave.
  • Itens como lanternas e luzes de neblina, ar-condicionado digital com oito velocidades, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, banco do motorista com ajustes elétricos estão igualmente disponíveis.
Outros destaques são os controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS) e os assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC).

Enquanto o assistente de partida em rampas não permite que o veículo recue em saídas íngremes; o assistente de descida controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior controle do veículo.

Alertas contra distração

A Nova S10 também aprimora seu pacote de segurança ativa. Adota sistema de freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) de última geração e novas tecnologias, como o alerta de desvio de faixa e o alerta de colisão frontal.

O alerta de desvio de faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e emite um aviso toda vez que perceber que o veículo está saindo involuntariamente da pista. Se o pisca estiver acionado, o mecanismo entende que a manobra é intencional e não entra em ação.

O alerta de colisão frontal é outro equipamento bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista pode estabelecer eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo, por exemplo, ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, um alarme soa pelos alto-falantes da picape.

Eficiência energética

A Nova S10 estreia com treze variações de configurações. São quatro versões de acabamento (LS, LT, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla e chassis cab), duas de motorização (2.8 TurboDiesel e 2.5 SIDI Flex), dois tipos de transmissão (manual e automática, ambas de seis velocidades), além de dois tipos de tração (4x2 e 4x4 com reduzida).

Todas as configurações receberam um pacote de inovações para melhor eficiência energética. Com isso, houve uma melhora no consumo de combustível até 5% ante o modelo anterior.

OnStar

O OnStar é um sistema de telemática que oferece ao motorista mais de 20 serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.

Nova Chevrolet S-10 2017 - interior

Na Nova S10, a tecnologia agrega novas funcionalidades, como o alerta de valet. Ao ativá-lo, o usuário recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro. É possível ainda monitorar o deslocamento do automóvel e saber se ele ultrapassou o limite de velocidade predeterminado. Tudo através do aplicativo para smartphones.

O alerta de rodízio do OnStar foi aperfeiçoado. A partir de agora o motorista é avisado quando seu veículo se aproxima da zona de restrição ou quando dá partida no veículo em local e horário restrito à circulação.

Outra novidade é que pressionando o botão da esquerda no retrovisor central, o usuário consegue acionar, por comando de voz, serviços como os alertas de velocidade e o de valet, chamar o serviço de assistência mecânica ou ainda iniciar a navegação de algum destino cadastrado no aplicativo do OnStar.

19 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Os para choques dianteiros e as lanternas traseiras continuam feios. Aliás, as lanternas traseiras não tiveram nenhuma alteração. A Chevrolet deveria ter um pouco mais de capricho nesse designer ai, porque agora a concorrência será muito grande. Talvez com essas mudanças de designer (pequenas) ela não fique nem em 3º. E cadê a cabine estendida? Cadê a ousadia também?

    ResponderExcluir
  2. Ao menos a Chevrolet entendeu que o design da Colorado era o que precisávamos.

    ResponderExcluir
  3. A minha preferida do segmento. Agora o conforto da Hilux é outra coisa. Vamos ver se os aperfeiçoamentos permitirão chegar perto da concorrente neste quesito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. S10 terá alguma condição de concorrer em vendas com a Hilux na próxima geração.
      Esta reestilização é mais do mesmo ...

      Excluir
    2. Conforto mesmo é Ranger e Amarok, tão confortáveis como SUVs e carros de passeio. S10 e Hilux são mais duras e robustas, pra quem usa mais fora de estrada são as melhores opções.

      Excluir
  4. Faltou o principal: as caixas de roda quadradas e mais parrudas da colorado. O parachoque dianteiro ficou péssimo, parece o da monstrana baseada no agile... Decepção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que as caixas de roda mais " quadradas " neste tipo de carro chama mais atenção e são mais bonitas, como as da Amarock e a própria Colorado americana. E também achei que faltou um designer melhor no para choque dianteiro e nas lanternas traseiras, que continuam feias.
      Também achei que faltou um novo volante, 'mais bonito" e uma cabine estendida também.

      Excluir
  5. Ficou parecendo um "Montanão" misturado com o novo cobalt! Rs Rs

    ResponderExcluir
  6. Onde está o farol com projetor como tinha nas primeiras s10 LTZ? Agora não vem nem na top... Poderiam ter mudado um pouco o volante tb....

    ResponderExcluir
  7. http://caranddriverbrasil.uol.com.br/noticias/lancamentos/questao-de-influencia-focus-20-x-golf-14/12019

    Golf nacional 1.4 TSI flex massacrando o focus titanium plus em comparativo da Car and Driver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta sonhando e esqueceu de acordar, a matéria é sobre a S10 ,que é inferior a ford ranger e amarok.

      Excluir
  8. Linda, robusta e tecnológica. A supremacia continua.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem