O Fiat Mobi, como o próprio nome sugere, está sendo apresentado pela Fiat como um novo conceito de mobilidade urbana, ou seja, um carro destinado ao uso prioritariamente em cidade. Para tanto, ele confia em dimensões externas reduzidas (o Mobi é 21 cm menor que o Uno, do qual empresta a plataforma), multiplicidade de porta-objetos - inclusive no porta-malas, novidades em termos de conectividade, preço relativamente competitivo e confiabilidade mecânica (mesmo conjunto mecânico do Uno).
A ausência de termos como "inovação" ou "modernidade" no rol das características do Mobi se justifica pelo fato de que o "novo" carro da Fiat é baseado em uma plataforma antiga (a do Uno) e adota soluções mecânicas ultrapassadas, como o fraco e ineficiente motor Fire 1.0 de quatro cilindros associado a uma transmissão manual de cinco marchas e assistência hidráulica de direção.
Vídeo: avaliação do Fiat Mobi Like
No vídeo acima nós mostramos em detalhes as características internas e externas do Mobi, assim como duas capacidades dinâmicas e de manobrabilidade em uso urbano, bem como medições de consumo. Além disso, ressaltamos a questão de espaço interno, reduzido na parte traseira.
Assim, para tornar o Mobi "urbano", a Fiat Chrysler teve que reduzir o comprimento da carroceria do Uno em 21 cm, fazendo do Mobi um carro com comprimento total de 3,56 metros (contra 3,77 metros do Uno), e com distância entre-eixos de 2,3 metros (7 cm a menos que os já reduzidos 2,37 metros do Uno).
O problema é que como a plataforma é a mesma do Uno, que é projetada para comportar um motor de quatro cilindros, não há milagre: ao se reduzir as dimensões externas, sem redução do compartimento do motor, o "prejuízo" vai para o espaço destinado aos passageiros e bagagens.
Espaço interno: mais apertado que o já apertado Uno
E isso fica bem claro ao se ajustar o Fiat Mobi para condução e observar o espaço destinado aos demais passageiros. O carona no banco dianteiro fica com pouco espaço para as pernas, e, ao abrir o porta-luvas, a tampa do mesmo fica apoiada em sua perna.
A situação para os passageiros traseiros é ainda mais dramática. Mesmo com o banco dianteiro ajustado para um motorista de apenas 1,70 metro de altura, um passageiro de 1,70 metro de altura terá que ficar com as pernas abertas no banco traseiro, o que torna o modelo inviável, do ponto de vista físico, para transportar três passageiros adultos no banco traseiro.
O porta-malas é outro ponto que impressiona por sua exiguidade. Ao se abrir a tampa do porta-malas (totalmente de vidro), encontra-se um volume típico de um porta-luvas, de tão pequeno que é. E a situação fica agravada pois a Fiat quis criar um sistema concorrente ao S.A.V.E. do Up!, que é o chamado Cargo Box, que piorou a situação. Ao contrário do sistema da VW - que é uma plataforma, com um engenhoso e prático sistema de suporte - o Cargo Box não passa de uma caixa enorme que ocupa quase metade do volume do porta-malas.
O problema é que o Cargo Box não fica preso no interior do porta-malas, sua tampa cai e fica solta, configurando-se em uma verdadeira "mala sem alça" que ocupa volume no já reduzido porta-malas do Mobi. De qualquer forma, a solução para esse "problema" é simples: não pedir esse opcional, ou, no caso dos modelos que já vem com ele de série, retirá-lo e deixá-lo em casa, ocupado um espaço menos escasso.
O contra-ponto a essa abordagem da Fiat é o Volkswagen Up!: o modelo da Volkswagen é um carro projetado do zero para ser um sub-compacto.
Assim, seu cofre do motor só comporta motores de três cilindros, e, por isso, tem quase a metade do tamanho do observado no Mobi, permitindo que mesmo com reduzidas dimensões externas (o Up! é 4 cm maior que o Mobi), ele tenha um espaço interno para passageiros e bagagens muito superior ao do Mobi (pois "desperdiça" menos espaço com um cofre de motor menor).
Ou seja, em termos de espaço interno o Fiat Mobi é uma má surpresa, pois ele é pior até que o Fiat Uno, um modelo que já não era um exemplo de eficiência espacial.
Mecânica ineficiente: desempenho letárgico, consumo elevado
Se no aspecto dimensional o Fiat Mobi é pior que o Uno, em termos mecânicos há um empate, já que motor, transmissão, direção, suspensão, freios são rigorosamente os mesmos do irmão mais velho, mas isso também não é uma boa notícia.
O Mobi, por ser um Uno encurtado, perdeu cerca de 40 Kg, mas isso é imperceptível em termos de desempenho.
Segundo testes da revista Quatro Rodas, o Mobi, quando abastecido com gasolina, apresentou uma aceleração de 0 a 100 Km/h em 17,5 segundos - mesmo tempo obtido pelo Uno. Em nossa avaliação, cujo vídeo reproduzimos abaixo, ficamos negativamente impressionados com a lentidão de respostas do Mobi.
Esse número de 17,5 segundos na aceleração de 0 a 100 Km/h o torna mais lento que o já lento Hyundai HB20 1.0 aspirado (veja avaliação deste modelo aqui). Mais que isso, o Fiat Mobi é 1 segundo mais lento que o VW Gol 2017 Comfortline (avaliação aqui) e que o Chevrolet Onix 1.0.
Quando comparado com modelos modernos, como Up! e Ka, a diferença fica ainda maior: O Ford Ka 1.0 é 2,3 segundos mais rápido que o Fiat Mobi, e o Volkswagen Up! 1.0 MPI é nada menos que 3,2 segundos mais rápido. O gráfico abaixo coloca esses números em perspectiva.
Essa inferioridade do Fiat Mobi em termos de desempenho mostrada pelos números é plenamente sentida ao se conduzir o carro logo nas primeiras aceleradas. Mesmo para quem está acostumado com a lentidão da Fiat Toro 1.8 Flex (veja aqui), o Fiat Mobi surpreende negativamente, mostrando muita dificuldade de ganhar velocidade, com um comportamento amarrado e que evidencia a ineficiência do motor, que mesmo submetido a elevadas rotações não consegue entregar agilidade ao sub-compacto Mobi.
Consumo: Fiat Mobi é o menos econômico da categoria
O problema da adoção de uma mecânica desatualizada por parte da Fiat no "novo" Mobi é que além do desempenho insuficiente, seus números de consumo, segundo o INMETRO, são os piores da categoria, ficando atrás até mesmo do Chery QQ 1.0, conforme mostramos nas tabelas abaixo.
Modelo | Consumo de gasolina | Consumo de etanol | ||||||
Cidade | Estrada | Média | Δ Mobi | Cidade | Estrada | Média | Δ Mobi | |
Volkswagen Up! MPI | 13,5 | 14,6 | 14 | 11,7% | 9,2 | 10,2 | 9,65 | 10,2% |
Ford Ka 1.0 | 13 | 15,1 | 13,95 | 11,3% | 8,9 | 10,4 | 9,58 | 9,4% |
VW Gol 1.0 2017 | 12,9 | 14,5 | 13,62 | 8,7% | 8,8 | 10,3 | 9,48 | 8,2% |
Hyundai HB20 1.0 | 12,5 | 14,1 | 13,22 | 5,5% | 8,5 | 9,9 | 9,13 | 4,2% |
Chery QQ | 11,8 | 13,9 | 12,75 | 1,8% | N/A (não se aplica) | |||
Fiat Mobi 1.0 | 11,9 | 13,3 | 12,53 | N/A | 8,4 | 9,2 | 8,76 | N/A |
O quadro acima mostra que o Fiat Mobi, além de oferecer o pior desempenho entre seus concorrentes, é ainda o que apresenta o pior consumo, e isso é resultado direto das escolhas mecânicas feitas pela Fiat, que soma um motor antigo com recursos de assistência ultrapassados, como o direção hidráulica (que contribui para piorar o consumo e o desempenho do Mobi ao roubar potência do motor).
Comportamento dinâmico
A Fiat adotou no Mobi um ajuste de suspensão que é mais firme que o usado no Uno e Palio (carros caracterizados por sua suspensão molenga), mas que ainda assim é mais macia que a observada em Volkswagen Up! e Ford Ka. Esse ajuste, apesar de prejudicar a estabilidade do Mobi em curvas, faz com que as irregularidades das vias sejam menos sentidas pelos passageiros que seus concorrentes.
Assim, ao se andar com o Mobi em vias esburacadas, com valetas e lombadas, o ajuste de suspensão que prioriza o conforto agrada bastante, visto que a suspensão filtra bem as imperfeições. Além disso, o conjunto mostra-se robusto, de modo que mesmo ao se passar inadvertidamente em uma lombada (como fizemos no vídeo) sem reduzir a velocidade a suspensão não apresenta sinal de batida seca (que indicaria fim de curso) e também não há impacto da parte inferior da carroceria. Ao contrário: ouve-se apenas o ruído seco dos amortecedores trabalhando.
Esse ajuste macio, associado com a leveza da direção hidráulica (que é muito leve mesmo sem assistência elétrica), faz com que o Mobi transmita conforto ao motorista, o que é reforçado pelo ruído interno baixo, mostrando um bom isolamento acústico.
É importante considerar, porém, que se sente a carroceria torcer ao superar obstáculos, o que indica que a mesma não conta com um nível de resistência à torção no mesmo nível apresentado pelo Volkswagen Up!.
A direção, porém, tem uma boa empunhadura, e o volante da versão Like On, com comandos multifuncionais, permite comandar o sistema de áudio e atender e fazer ligações telefônicas sem tirar as mãos do volante - aspecto que reforça a segurança dinâmica do carrinho.
Estética
A estética do Fiat Mobi é outro aspecto que tem sido objeto de elogios de pessoas que estão chegando às concessionárias para conhecê-lo. A dianteira é o ponto que mais agrada, com seu visual agressivo, esportivo e imponente - e que sugere ter sido inspirada na frente do Range Rover Evoque.
Ao se observar o Fiat Mobi de frente tem-se a impressão de que ele é um carro bem maior do efetivamente é de fato, e isso é claramente um recurso estético para tentar contornar o preconceito do consumidor brasileiro com carros muito pequenos.
A lateral também agrada, com suas linhas recortadas e pronunciadas, mas, vista de perfil, a frente parecer ser excessivamente pesada para as reduzidas dimensões longitudinais do modelo.
Finamente a traseira busca também transmitir uma impressão de esportividade - com a porta do bagageiro totalmente preta e confeccionada em vidro estrutural. As lanternas de grandes dimensões reforçam a sensação dimensional.
O problema dessa estética agressiva e ousada do Fiat Mobi é que sua disposição dinâmica não traduz o que o design sugere. Ao se observar o Mobi com sua dianteira agressiva e esportiva, a decepção com a lentidão das respostas do motor fica ainda mais pronunciada, pois o carro não entrega o que o visual sugere.
De qualquer forma, é exatamente sua estética, mais que seus atributos dinâmicos, de desempenho e consumo, que se consubstanciará seu principal argumento de vendas.
Acabamento
A Fiat Chrysler fez saber, antes do lançamento do Mobi, que o modelo teria padrão de montagem e acabamento "nível Toro", e que seria o carro mais bem montado que sairia da fábrica de Betim (MG).
Entretanto, ao se analisar mais detidamente os plásticos duros com aspecto de baixa qualidade do interior, peças plásticas com rebarbas e frequentemente mal encaixadas, revestimentos ásperos dos bancos, a impressão que se tem que não há qualquer avanço nesta área quando comparado aos demais modelos compactos da marca, como Uno e Palio.
A sensação de carro barato fica reforçada pela aparência de baixa qualidade dos plásticos - sem uniformidade - e que não é disfarçada nem mesmo pelas texturas aplicadas ao painel, compondo um interior que está muito longe do padrão de acabamento adotado em seu principal concorrente, o Up!.
Custo x benefício
A ineficiência espacial e dinâmica do Fiat Mobi poderiam ser parcialmente compensadas se as economias de escala e de escopo que a Fiat conseguiu ao usar em seu "novo" carro componentes antiquados se refletissem em um preço extremamente competitivo frente à concorrência, mas isso não se verifica na prática.
O preço do Fiat Mobi Like (OBS: o Mobi das imagens é um Mobi Like On, com preço de R$ 42.300 reais; clique aqui para ver o vídeo do Mobi Like de R$ 37.900 reais) tem preço sugerido de R$ 37.900 reais, sendo R$ 2.090 reais mais em conta que seu concorrente direto, o Volkswagen Up! Take Completo, mostrado no vídeo abaixo.
A questão é que o valor adicional do Up! é diluído ao longo de um período de três anos, pois o modelo da VW é mais econômico que o Mobi. Além disso, o Up! tem vantagens claras, como direção com assistência elétrica, ajustes de altura do banco e do volante (ausente no Mobi Like).
Já o preço da versão Like On (modelo mostrado nas imagens), de R$ 42.300 reais, coloca o Mobi em um nível de preço mais elevado que carros de categoria superior, como VW Gol 2017 Comfortline (R$ 42.690), Ford KA SE 1.0 (R$ 41.990 reais) e até mesmo do Hyundai HB20 1.0 (R$ 40.545 reais).
Todos esses modelos compactos apresentam desempenho superior ao Mobi, consumo menor, mais espaço interno.
É bom lembrar também que, em se tratando de um carro urbano (congestionamentos), a Volkswagen oferece o ótimo Up! I-Motion (veja nosso teste de longa duração com esse modelo aqui) na versão Move (com os mesmos itens do Mobi Like On, incluindo o sistema de som) por R$ 44.890 reais. A transmissão I-Motion do Up!, ao isentar o motorista de trocar marchas e acionar a embreagem, resulta em um nível de conforto ao motorista muito elevado, especialmente em congestionamentos, como mostramos no vídeo abaixo.
Ademais, o motor do Up! é tão superior ao do Mobi, que mesmo o Up! equipado com transmissão de operação automática, ainda assim ele é mais rápido, veloz e econômico que o Fiat Mobi.
Dessa forma, em face dos preços apresentados pela Fiat para o Mobi, consideramos que ele não apresenta uma relação custo x benefício favorável frente aos concorrentes de mercado.
Conclusão
O Fiat Mobi chega ao mercado para disputar o segmento de sub-compactos, trazendo uma estética ostensiva e esportiva, desempenho mais fraco que de todos os concorrentes e consumo mais elevado que todos eles também. O espaço interno e de porta-malas é o pior da categoria, assim como o acabamento interno não é melhor que o do Uno.
Ademais, a relação custo x benefício também não é favorável, já que o Mobi chega a ser mais carro que modelos compactos mais modernos e eficientes que ele.
nao vou comprar, e nem compraria nenhum carro subcompacto acima de 35 mil , pois é uma questao logica!! com esse preço compra se um hb20 seminovo completo e ainda na garantia, ou um onix seminovo completo, ou um novo palio seminovo tbm completo.... é questao de logica ou nao?
ResponderExcluirConcordo totalmente. Nunca que esse carro vai poder bater de frente com os já consagrados populares do mercado: UP, HB20 e Onix (esse eu não gosto, mas...).
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirpra min hj o up é o carro ideal de uso urbano, se nao fosse o preço de carro compacto superior.... um apena nossas montadoras explorarem tanto.
ResponderExcluirCarBlog veja com a revenda da Chery se disponibilizam uma unidade para tesde-drive, para quando vir o New QQ nacional possa atestar ou não as melhorias em relação ao importado e compará-la com o Mobi.
ResponderExcluirInfelizmente essa JOSSA vai vender mais que o moderníssimo UP e tenho que confessar que ficou um pouco mais bonito ,mais BRASILEIRO não gosta de segurança e econômica e sim de BELEZA ,e se a VWB fosse um pouco mais ESPERTA já trazia o novo visual do UP da EUROPA.
ResponderExcluirfalou pouco disse tudo
ExcluirAdorei kkkkkacho eke lindo quwro vou comprar me apaixobei up e quadrado
ExcluirCarBlog veja com a revenda da Chery se disponibilizam uma unidade para tesde-drive, para quando vir o New QQ nacional possa atestar ou não as melhorias em relação ao importado e compará-la com o Mobi.
ResponderExcluirCara, que caro é esse?
ResponderExcluirFui ver pessoalmente o mobi. Ele é estranho mesmo mas até que não achei tão bizarro quantos nas fotos. O design e bem oque o brasileiro gosta vincos e porte aparentando maior. Mas bastou eu ajustar o banco do motorista pra mim que tenho 1.80 e tentar entrar no banco de traz para o o carro se mostrar um lixo em espaço interno. No up e possível entrar atrás ajustando o banco pra mim. No picante tbm. Em todos os carros que já entrei era possível entrar no banco traseiro mesmo apertado era possível mas no mobi é impossível o banco do motorista chega a encostar no banco de traz e ridículo
ResponderExcluirAcho que você é a única pessoa com 1,80 metro que ajusta o banco para si e consegue sentar na parte de trás do Up...
ExcluirNão é o único não. O Bob Sharp, com 1,82 metros, ajustou o banco do up! para ele, e sentou atras dele sem problema algum, veja:
Excluirhttps://carlos4carros.wordpress.com/2015/08/19/volkswagen-up-tem-mais-espaco-traseiro-que-o-new-fiesta-sedan/
E abaixo tem um motorista de 1,90 de altura, e tem espaço atrás no Up!.
https://www.youtube.com/watch?v=DZ2YKPE4qYM
Então, o Paulo Freire é que não é o único que fala sobre espaço traseiro do Up! sem nem sequer ter andando no carro.
Eu vi o teste dele do Mobi e o espaço parece idêntico ao do Up, olhe lá.
ExcluirTenho que concordar com o Carlos dessa vez. Eu já testei o up, inclusive já andei em um. Paulo Freire vá na Fiat e faça o teste vc mesmo. Se puder no mesmo dia entre em um up e um mobi. E verá que o up tem muito mais espaço.
ExcluirPaulo Freire, como dono de um UP e por ter 1,85 metro de altura também posso confirmar que já andei no banco traseiro do carro sem problemas. Lógico que se o motorista jogar todo o banco pra trás, em nenhum carro terá espaço suficiente atrás, nem num sedan grande. Já disse várias vezes, não vejo o UP mais apertado que Celta, Uno ou Clio. O UP é mais alto, o passageiro fica com a postura mais ereta. 4 adultos vão de boa no carro.
ExcluirAndré vá na Fiat e compare o mobi com seu up depois comente suas impressões em relação ao up e o mobi
Excluir*No picanto
ResponderExcluirCarro perfeito para o comprador típico daqui: bonitinho (na visão do consumidor comum, já que é "altinho") e ordinário
ResponderExcluirAposta arriscada da Fiat. Se puser logo o motor 3 cilindros e baixar o preço talvez dê certo.
ResponderExcluir"que se sente a carroceria torcer ao superar obstáculos" mais sensíveis que mouse gamer viu...
ResponderExcluirEu ja esperava por isso da Fiat mais uma porcaria beberrona nas ruas. Um engodo. Mas brasileiro que compra Onix vai comprar o Mobi. To aguardando o crash test do Mobi.
ResponderExcluirNão espere, pois não terá. Tem do UNO?
ExcluirSim. Um fiasco como Gol e Onix.
ExcluirAcho que o Clio entra nessa...
Excluireu concordo
ResponderExcluirNesse mundinho automobilístico, não é questão de ser melhor, mais moderno e que tais, a questão é vender e lucrar. É isso a Fiat sabe fazer bem, o mobi vai vender muito, mais até que up e ka.
ResponderExcluirSinceramente quem mais sabe lucrar é o grupo volkswagen e a Toyota. A Fiat está muito longe de saber lucrar.
ExcluirNesse mundinho automobilístico, não é questão de ser melhor, mais moderno e que tais, a questão é vender e lucrar. É isso a Fiat sabe fazer bem, o mobi vai vender muito, mais até que up e ka.
ResponderExcluirMuito caro, apenas isso.
ResponderExcluirSe for para lançar uma "nova porcaria" que ao menos seja barata.
O QQ que apesar de ter um motor um pouco mais fraco, porém de 3 cilindros, parece bem mais atrativo que esse Mobi caro e pelado nas versões de entrada.
Todo mundo fala do QQ e New QQ, mas difícil alguém que fala, tenho QQ e estou feliz...
ExcluirE onde eu elogiei ele? Só fiz uma comparação direta, pois o Mobi está caro pelo que oferece. Alias, ele não inova em nada e cobra mais caro por isso.
ExcluirO QQ perto dele tem um bom preço.
Tem muita gente que diz que tem QQ e está satisfeito, basta pesquisar.
ExcluirObservei na opnião do dono que o QQ tem média de 7.5 em avaliação, algo bom para um carro Chinês, e logo mais um sub-compacto. A questão é que apesar de reconhecer a qualidade, ainda temos receio em comprar um carro Chinês, mesmo fabricado aqui.
Excluiresse Mobi iria vender bem se tivesse vindo custando de uns 5 a 7 mil reais mas barato que esses preços por exemplo o preço da versão Like On deveria custar uns 35 e não 42 mil.
ResponderExcluirFui hoje cedo na concessionária e a versão top de linha já estava esgotada. Tenho 1,83m e não tive dificuldade para sentar no banco da frente com regulagem de altura. Porém, não me arriscaria em viajar no banco de trás. Esteticamente achei simpático dei duas voltas com o carro com ar ligado e achei bem esperto.
ResponderExcluirExatamente o que pensei tbm o banco dianteiro tem espaço suficiente mas o traseiro e o pior que já vi
ExcluirO autor do fórum tem dupla personalidade, dias atrás fez uma filmagem do mobi falando maravilhas do carro, bom espaço dianteiro e traseiro impressionante de espaçoso e elogiou o sistema de aproveitamento da mala... Agora ele viu um mobi encolhido pelo jeito, criticou o espaço interno dianteiro e o traseiro chamou até de dramático, fora a crítica negativa no sistema de aproveitamento da mala.
ResponderExcluirResolve o que quer! Tudo bem que a FIAT te dá moleza e tem que fazer uma média mas não pode falar uma coisa e se contradizer por completo depois, perde credibilidade que é algo que você precisa buscar.
Mudando de pato para ganço, aproveite sua gopro, tire foto do painel dos carros com ela, apesar dela distorcer a imagem por ser muito grande angular, se você afastar os bancos dianteiros, fechar a porta dianteira, você consegue tirar foto de todo painel até parte da porta, fica uma foto bem bacana.
Também foi dito que o acabamento era muito bom e agora já apareceram rebarbas...
ExcluirCarro feio e sem nenhum atrativo pois não inovou em nada. Fiat decepcionou neste carro pois é mais do mesmo. As montadoras concorrentes agradecem.
ResponderExcluirTem algo de bom nesse carro ? Pq nesse post só tem crítica...e mesmo o VW CARBLOG "acabando" com o carro, vai vender o dobro do up!
ResponderExcluirPode até vender mais que up!, porém canibalizará vendas do palio e do UNO.
ExcluirTambém não entendi estas críticas tão incisivas ao carrinho agora, quem viu a filmagem anterior vai achar que era outro carro (ou outra pessoa falando). Quanto ao porta malas, se remover a caixa e ajustar o assento na posição um pouco mais ereta (que na minha opinião não atrapalha) são 235l, não muito distantes dos 257l do Ka, que é bem maior. Já viajei muito com meu antigo Celta e seus 260l menos uns 25l de uma pequena caixa de som, não é impeditivo!! Outra opção é um baú de teto (tenho um Thule de 330l), que atende perfeitamente necessidades spot de mais volume (ex.: viagem de férias).
ResponderExcluirOutro ponto sobre o porta malas que talvez o autor não percebeu: ele possui um bom volume oculto na região do para choque traseiro. Assim, quem simplesmente abre a tampa e olha não consegue perceber o real volume dele.
ResponderExcluirA FIAT fez um modelo muito mais bonito, internamente e externamente, que o Up.Aliás a VW não sabe mais o que fazer para vender o Up que não caiu no gosto do brasileiro
ResponderExcluirMesmo sem vender a montadora não abaixa o preço.
ExcluirMais um lixo da Fiat sem o minimo de qualidade e o mais importante SEGURANÇA o UP teve 5 cinco estrelas nos seus teste agora pesquise e vejam se vcs acham um carro da FIAT que detém alguma estrela em testes CARRO NO BRASIL PESSOAL E SUPER CARO QUANDO FOR COMPRAR UM PESQUISE SE ELE TEM UM BOM NIVEL DE SEGURANÇA QUE POSSA OFERECER PARA VC E SUA FAMILIA isso pode fazer toda a diferença no caso de um acidente
ResponderExcluirNão estamos falando de veículos para estrada. Estamos falando de veículos urbanos onde nos grandes centros as velocidades estão na faixa de 30 a 60 km/h. Neste caso a probabilidade de grandes acidentes que justifiquem as cinco estrelas do Up não o torna tão interessante. Independente disso a verdade é que o Up é muito feio e não agradou a grande maioria dos brasileiros além de custar muito mais do que vale.
ExcluirPrefiro as diversas estrelas no carro que uso para fazer maravilhosas viagens..!!!
bom vc precisa ler mais:
Excluiros crash test são feitos na faixa de 60Km/h
ja vi acidente com o up ele capotou e não afundou a capota
agora imaginar que vc vai comprar um carro só para andar na cidade e um para viajar, ai fica coplicado, pois a grana que se gasta nãopouca não
imagine:
na cidade um takeup completo pois ai tem direção elétrica e ar
e um corola ou civic
haja grana
Basta ver a minima quantidade de acidentes a 50km/h com capotamento. Os testes são feitos a essa velocidade pois não dá para utilizar as velocidades utilizadas em rodovias.
ExcluirMais de 90% dos acidentes nos grandes centros urbanos são de pequena monta.
A grande maioria dos que se utilizam desse blog compraram e venderam seus carros sem nunca utilizar uma estrela sequer...!!!
De qualquer maneira é importante frisar que Up é muito caro pelo que oferece, nao caiu no gosto do brasileiro e tem um design horroroso. Diante disso acredito que este novo modelo da Fiat, que não sei ainda quantas estrelas tem, vai agradar muito mais aos brasileiros.
Basta ver a minima quantidade de acidentes a 50km/h com capotamento. Os testes são feitos a essa velocidade pois não dá para utilizar as velocidades utilizadas em rodovias.
ExcluirMais de 90% dos acidentes nos grandes centros urbanos são de pequena monta.
A grande maioria dos que se utilizam desse blog compraram e venderam seus carros sem nunca utilizar uma estrela sequer...!!!
De qualquer maneira é importante frisar que Up é muito caro pelo que oferece, nao caiu no gosto do brasileiro e tem um design horroroso. Diante disso acredito que este novo modelo da Fiat, que não sei ainda quantas estrelas tem, vai agradar muito mais aos brasileiros.
Mano esses carroa não são pra viagem nem pra família o cara q compra esses carros pra economizar se o carro eh só pra um ou uma familia pequena. Se vc quer carros assim vai comprar um gol, palio, onox esses carros são mais para viagens, para a família e andam muito mais.
ExcluirGol, Palio e Onix são carros para viagens.. eu mereço.
ExcluirTenho um ford Ka (ano 2000), para uso urbano, consumo bastente aceitavel na cisade (10 a 12 KM/L) sem contar que é muito fácil arranjar vaga para estacionar, o carrinho cabe em qualquer lugar. Mas para viagens ele é desconfortável, sem contar que se colocar nele 4 pessoas mais bagagem o consumo na estrada sobe lá em cima. Para viagens eu uso um monza tubarão 95, esse sim amplo espaço para os passageiros eum baita porta malas para bagans, não são carros novos mas sao muito conservados (KA sou o 3º dono dele e do monza o 4º dono), vou dizer a vocês essa é minha opinião pessoal porque prefiro ter 2 carros um pouco mais antigos a um unico carro zero km, pois dessa forma se o carro quebrar não ficamos a pé.
ExcluirTotalmente imparcial, não defendendo o carro pois tem seus defeitos, porém ele cria muitas coisas e exagera demais nestas críticas. Como assim mala sem alça? O bau nao fica solto coisa nenhuma dentro do porta malas!
ResponderExcluirLeva o Mobi então!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirImpressionante como a fiat consegue a cada dia se superar em fazer carros feios,mancos e com mecânica pouco confiável.Primeiro vem o uno depois do anabolizante de calango (renegade),depois uma picape com abertura de caçamba bizarra e motor manco (toro) e agora um uno pós prensa hidráulica kkkkkkkkkk
ResponderExcluirPeugeot 208, o escolhido foi você!
ResponderExcluirAgora me dê 50 mil que eu compro!
esse carro vai vender pra frotistas, as localizas da vida e fieteiros de carteirinha, pq quem consegue raciocinar pelo menos um pouco, jamais compraria esse cara, esse valor é fora da realidade, ainda quero ver o cash test ai é carro pra encalhar
ResponderExcluirEsse Mobi parece mais uma junção de "restos mortais" de outros modelos de mesma plataforma que não vingaram na linha de produção. É a Fiat reinventando os conceitos de reciclagem automobilística! rs
ResponderExcluirEu estou plenamente satisfeito com a economia e o Desempenho do meu HIGH UP! MPI. O UP! Humilha esse MOBIdique.
ResponderExcluirPeças mal encaixadas? Rebarbas? As outras mídias estão dizendo exatente ao contrário. Está avaliação do modelo foi totalmente imparcial, não que eu esteja defendo o Fiat, mas uma avaliação imparcial não fica citando concorrente em todos os itens de avaliação. Se foss comparativo, tudo bem.
ResponderExcluirIndiscutível que o Volkswagen UP é superior na parte mecânica (com motores modernos, de 3 cilindros, bloco em alumínio / o UP usa também direção elétrica). Em desempenho e em consumo o UP também ganha. Na questão de segurança também é destaque do UP.
ResponderExcluirMas o Fiat Mobi tem sim atrativos interessantes. Achei o design da dianteira bem mais agressivo que o do UP. A tampa traseira de vidro (que a Volks usa no UP europeu) não deixa de ser uma inovação da Fiat no Brasil. As portas totalmente revestidas (diferente das portas com lataria aparente do UP), vidros elétricos um toque, mostradores do painel de boa visualização, controles de som no volante, uma central multimídia bem interessante (com navegador + rádio + telefone + TV + DVD + câmera de ré) - quem quiser pode ver mais informações no Canal Top Speed, porta-malas com divisórias, banco traseiro rebatível, etc. Pra um carrinho compacto e urbano, me parece muito bom.
Vi este carro numa concessionária aqui de BH ontem (16/04) e digo: apenas o painel dele é superior ao painel do Up que é tentativa forçada de reviver o velho fusca. De resto eu garanto: este Moby não tem graça nenhuma, além de ser MUITO caro! Meu palpite: vai encalhar!!!
ResponderExcluir"ah pq o up é melhor que o mobi"...na realidade ambos sao um lixo e quem quer comprar carro deve evita-los... 0-100 em mais de 14 segundos é ridiculo, nao rola....
ResponderExcluirUp, World Car of the Year 2011. Isso tu chamas de lixo, parabéns.
ExcluirCuriosidade Kenji, que carro vc tem?
ExcluirA princípio pensei que fosse um lixo total, mas tirando o velho motor, vários jornalistas que são duros na crítica elogiaram o compacto no seu lançamento em São Paulo como o excelente acabamento e opcionais, o câmbio, e até a direção hidráulica disseram que estavam levinho. Parece que utilizaram os métodos de produção do Renegade e qualidade da mopar em vários itens. De qquer forma, eu nunca pagaria 42,5k num carro minúsculo com esse motor jurássico perto do Up. Esse carro completo deveria valer no máximo 37mil.
ResponderExcluircom esse preço do Mobi o QQ fica bem interessante.
ResponderExcluirEssas lanternas traseiras são simplesmente horrorosas!
ResponderExcluirSó para deixar claro... Esse motor não é motor fire.. Motor Fire todos conhecem do Mille, até porque se fosse o aposentado motor Fire ele não passaria tal vergonha. Esse motor é o motor Evo da Fiat. Fire saiu de linha junto com o Mille.
ResponderExcluirTenho meu siena 1.4 - 8v maravilhoso e econômico e com bastante espaço.....
ResponderExcluirJá pensei em trocá-lo por outro mais novo mas fico com uma peninha de me desfazer dele.
Sinceramente, comprar um carro com o interior, plataforma e tão beberrão quanto ao uno, não faz nenhum sentido!
ResponderExcluirPessoal carro bom e o novo Ford KA confortável, ultrapassagens seguras 18 km por litro com ar ligado na via Dutra, 1.0 mais rápido que qualquer outro que já dirigi, tinha um Fox 1.0, pra ultrapassar tinha que desligar o ar condicionado e bebe muito......kkkkkkk mais que o dono
ResponderExcluirPessoal, fiz o teste drive hoje no mobi, não achei um carro ruim do jeito que falam aqui. Tenho um voyage, que é o segundo caro VW, os dois já tive problemas com o motor do carro, fora acabamento pobre. Já tive um uno vivace, que era econômico e não tive problemas com esse carro. Sinceramente vou arricar, minha única queixa é quanto ao espaço, mas como ando sozinha, isso não interfere na escolha do carro.
ResponderExcluirTENHO UM UP! WHITE COMPLETO. UM ÓTIMO CARRO, BOM DE DIRIGIR, BANCO COM REGULAGEM DE ALTURA, REGULAGEM DE ALTURA NA COLUNA DE DIREÇÃO, AR CONDICIONADO MUITO BOM (QUENTE/FRIO), ÓTIMO CONSUMO (RESPEITANDO O LIMITE DE ATÉ 110 KM HORA, ENFIM: UM CARRO PARA OS TEMPOS MODERNOS E COM ESPAÇOS CADA VEZ MENOR EM VAGAS E ESTACIONAMENTOS. QUANTO AO MOBI DA FIAT; ESTA MONTADORA DEVERÍA RESPEITAR O CONSUMIDOR BRASILEIRO E NÃO FICAR LANÇANDO CARROS QUE VIVEM SAINDO DE LINHA, ALÉM DE NÃO TRAZER MOTORES NOVOS E REALMENTE ECONÔMICO.
ResponderExcluircomprei o mobi easy on e pra mim está otimo em relação ao tamanho, pois sou mulher e tenho 1.60 de altura, a direção é super leve, gostei do design dele, o cambio também é leve, estou satisfeita
ResponderExcluirPra mim o que conta muito na escolha de um carro é o pós venda. Entrem no site reclameaqui.com, por exemplo, e vejam que nenhuma reclamação foi resolvida ou respondida pela fiat. tive um fiat e sei o que é isso!!!!!
ResponderExcluirMais uma abominação de plástico com motor de máquina de costura.... Eita Brasil que gosta de fabricar carroças!
ResponderExcluircomprei um mobi e me arrependi no fundo da alma , o carro não tem arranque consome muito vou vender assim que terminar o carne que falta pouco
ResponderExcluirMarlene tambem tenho um mobi easy on , o arranque dele e horrivel e ja tive problema com isso .
ExcluirMe arrependi muito tambem.
Se tivesse pago um pouco mais na parcela tinha comprado um palio ou um onix que sao carros muito melhores
Hoje fiz um teste drive com o Mobi e percorri 100km em cidade e estrada pavimentada com paralelepípedo, com asfalto e por fim estrada de chão no interior. O carro foi muito bem.
ResponderExcluirFez uma média de 15km/litro. Acústica interna muito boa. Desempenho na estrada bom. Câmbio muito leve e fácil as trocas. Ajustes dos bancos sem surpresas. Até a velocidade 100km/h desempenhou bem seu papel na estrada. Carro firme e internamente sem ruídos principalmente na estrada do interior onde tinha muitas deformações. Dentro dele a simplicidade e praticidade nos comandos mas eficientes.
Mas realmente quanto a retomada e saída ele é muito amarrado, mas o motorista se adapta ao fraco desempenho de retomada, mas depois o Mobi anda fácil e muito ágil na finalização. Carro simples,pequeno tem suas limitações mas para uso urbano atende a contento. Quanto ao consumo diria que foi modesto, mas se colocar em alto estrada e velocidade constante entre 80 a 100km/h acredito que a média deva ficar um nível acima algo em torno de 17km/litro.
Vou testar em uma viagem mais longa de 1.200km em pista dupla e plana e fatalmente ele chega nesta média de 17km/litro de gasolina.
O Mobi e pequeno mesmo, mas para 2 pessoas serve bem e o porta malas e muito pequeno e se usar o rebatimento dos bancos ele vira umá pequena camionete e ganha muito espaço, questão de hábito e uso pessoal. Normalente e o casal solteiro o sugerido como segundo carro da família para locomoção curta e quebra galho. Mas por fim gostei do Mobi atende a mobilidade urbana ou uma viagem interurbana próxima. Quanto a viagens mais longas sugiro apenas 2 ocupantes e sem exigir do Mobi o mesmo que um carro 1.3, 1.4, 1.6 ou até mesmo 2.0 desempenham na auto estrada. Que chegar no destino vai isso chegaremos.
Abraço a todos. O MOBI TEM SEU TOQUE DE CHARME ISSO TEM.
Comprei um mobi e uso ele como motorista de app, consumo dele é bom e quanto ao espaço, realmente é apertado para ocupantes traseiros ñ tem muito espaço, porém não recebo muitas reclamações, é um carro relativamente alto, o que facilita em vias esburacadas, suspenção macia e um bom isolamento acustico do motor.
ResponderExcluirTenho um e vou falar das qualidades: é um carro relativamente alto o que facilita em vias esburacadas, suspenção macia, bom isolamento acustico do motor em relação ao design, só não gosto da traseira, que ficaria muito mais bonita com a traseira/lanternas do Uno drive que são muito bonitas
ResponderExcluirÉ, depois de tudo que vi e li, fiquei super decepcionado com o Mobi, prefiro continuar com meu March\Nissan.
ResponderExcluirDepois de tudo que vi e li sobre o Fiat Mobi, fiquei decepcionado. Acho que vou continuar com meu March da Nissan.
ResponderExcluirEu tenho um Mobi Like 2018. Tenho 1,70 m e não tenho problema nenhum com espaço ao dirigir! Rodo só com gasolina e ele faz 12,5 km por litro! Já peguei dois temporais com ele, e não houve uma gota de chuva em seu interior! É macio e a visibilidade é perfeita! Para alguém que quer um carro urbano e gosta como eu de carro compacto,não vai se arrepender! Qualquer outra situação, procure outro carro!
ResponderExcluirVerdade excelente carro .
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