A Volkswagen do Brasil lançou uma série especial da picape média Amarok, posicionada acima da Highline. Trata-se da Amarok Highline Ultimate, a qual vem completíssima e com itens exclusivos de estética e de conveniência. Neste artigo fazemos sua avaliação (com vídeo), trazendo informações de preços, consumo e desempenho.
O preço sugerido de R$ 176.900 reais da Amarok Highline Ultimate, que, na prática é menos que isso, já que as concessionárias estão com expressivos bônus para este modelo, embute uma boa relação custo x benefício se comparada às suas renovadas (Hilux) ou reestilizadas concorrentes (Ranger e S-10).
Esse valor da Amarok Highline Ultimate é R$ 11.220 reais mais barato que os R$ 188.120 reais pedidos pela Toyota Hilux SRX Automática, e R$ 3.000 reais mais em conta que a Nova Ford Ranger 2017 Limited (R$ 179.900 reais).
A Amarok, porém, conta com alguns itens de conveniência e de tecnologia a mais, mas deve para as concorrentes em aspectos como quantidade de airbags (7 da Hilux e Ranger, contra 4 da Amarok).
Entretanto, a Amarok Highline Ultimate vem com faróis bixênonio com luz de condução diurna em LED (ausentes em Hilux e Ranger), santantônio de aço inoxidável (ausente na Hilux, enquanto o da Ranger é de fibra); vidros e vigia escurecidos; rodas de liga leve aro 19” (18" na Ranger e Hilux); revestimento dos bancos em couro Alcantara (tecido na Hilux e couro na Ranger Limited); aquecimento dos bancos.
Em termos de conectividade, há uma equivalência da Amarok Highline Ultimate com as demais, já que ela conta com sistema de som com navegação embutido no painel.
Vídeo: VW Amarok 2016 Highline Ultimate
Mecânica, desempenho e consumo
Em termos mecânicos, a Amarok Highline Ultimate confia no motor quatro cilindros TDI Diesel Bi-Turbo 2.0 de 180 cavalos, com 180 cavalos de potência e 42,9 Kgfm de torque, associado com a ótima transmissão automática de oito marchas, capaz de acelerar seus 2.085 Kg (em ordem de marcha) de 0 a 100 Km/h em 11,5 segundos. Isso faz dela uma picape mais ágil que Ranger 3.2 AT6 (11,6 segundos), Fiat Toro Volcano 2.0 Turbodiesel AT9 (12,5 segundos) e que a nova Hilux 3.2 AT (13,9 segundos), ficando atrás apenas da S-10 200 cavalos (10,5 segundos).
A Amarok Highline Ultimate Automática é de fato muito ágil, com acelerações prontas e vigorosas, e que de fato impressionam, sobretudo se você está acostumado com uma Fiat Toro 1.8 Flex Automática (16,5 segundos de 0 a 100 Km/h).
Além de rápida, a Amarok transmite muita segurança ao motorista, graças aos inúmeros recursos de segurança ativos (controle de estabilidade e tração, Hill Assist, ADC, bloqueio eletrônico do diferencial), sendo que alguns deles exclusivos, como o ABS Off-Road, que otimiza a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia) e em velocidades de até 130 km/h, proporcionando uma maior eficiência de frenagem.
Outro diferencial da Amarok é o sistema de tração integral 4MOTION, derivado do sistema Quattro da Audi, que é o mais avançado do mundo em termos de tração integral. O resultado é que a Amarok conta com um sistema de gerenciamento eletrônico da tração que dispensa a ação do motorista, até mesmo com as tradicionais "reduzidas" - inexistente na picape da VW.
Inexistente pois o sistema 4Motion é inteligente o suficiente para entender qual o nível de torque que precisa se distribuído a cada roda para superar terrenos de menor aderência ou off-road, facilitando a vida do motorista.
Mas se em off-road a tração 4Motion toma conta da situação, em on-road o que chama a atenção é o ajuste de suspensão, que torna esta picape a mais agradável de ser conduzida tanto em perímetro urbano quanto em rodovias. Nesse aspecto ela deve muito pouco para a Fiat Toro - que, por adotar estrutura monobloco, com tração dianteira (ou 4x4 na Volcano) - que na realidade é um SUV com caçamba.
A Amarok é uma picape média de verdade, com chassi e carroceria, com suspensão reforçada e elevada altura em relação ao solo. E isso sempre representou desconforto para os ocupantes de picapes, pois elas em geral pulam muito. A Amarok não, ela é suave e agradável de ser usada em cidade, ficando muito próxima, nesse quesito, da Toro.
É importante considerar, porém, que esta Amarok Ultimate conta com rodas de 19 polegadas e pneus de perfil baixo. A Amarok Highline convencional vem com rodas de 18", sendo mais macia em trânsito urbano.
Outro aspecto que agrada na Amarok Ultimate é o consumo. Segundo dados da Quatro Rodas, em cidade ela consome 8,8 Km/l de diesel, enquanto em estrada chega a 10.8 Km/l. Em nosso percurso padrão, onde a Toro 1.8 Flex AT está fazendo 10 Km/l de gasolina, a Amarok fez 10 Km/l de diesel, mesmo sendo mais de 400 Kg mais pesada, e oferecer desempenho significativamente superior.
Rápida e sem vibrações
A cabine da Amarok Highline Ultimate se destaca pelo acabamento dos bancos em couro Alcântara, mas também pelo fato de não apresentar as tradicionais vibrações dos motores diesel. É possível ouvir o característico ruído do motor, mas não há transmissão de vibração alguma para a cabine.
Outro ponto que é elogiável é a transmissão automática, que realiza comutações de marchas de forma muito rápida e suave, parecendo, em algumas situações - dada a rapidez e suavidade da troca -, se tratar de um câmbio CVT.
A direção é precisa e leve em condução normal, mas o nível de assistência em manobras de baixa velocidade poderia ser maior. Ou, idealmente, passar a adotar assistência elétrica, como a da Toro - que é imbatível em termos de leveza de direção.
Outro aspecto que chama a atenção e denota requinte construtivo são os porta-objetos revestidos de camurça - solução que só vimos até então no Golf.
Tanto os porta-objetos das portas dianteiras quanto o das traseiras contam com revestimento, o que garante um interior mais silencioso, visto que inibe ruídos de objetos soltos nesses compartimentos.
Assim, o aspecto geral do interior é muito agradável, tanto para motorista, que conta com ótima posição de dirigir (quase alemã), quanto para passageiros.
Conclusão
A Volkswagen Amarok Highline Ultimate se destaca por seu conjunto mecânico robusto e moderno, que lhe rende um excelente desempenho e agilidade, com baixo consumo.
Nesta série especial fica o destaque para o acabamento interno e para a robusta lista de itens de série.
OBS: Agradecimentos à concessionária V12 Motors - telefone (61) 4063-7429 (clique aqui para acessar seu site).
Amarok 2016 Ultimate: avaliação, desempenho e consumo
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
não achei necessário essa comparação com a toro, principalmente a flex 1.8
ResponderExcluirMesmo em categorias diferentes, são pick-ups caras, e Toro pelo peço que se paga não tem uma performance agrádavel sendo pior que carros 1.0
ExcluirÉ só olhar a saveiro cross é inferior a toro mas tem uma perfomance aceitável.
Desculpe, são pick-ups caras? concordo. Mas vamos comparar assim então, considerando que a Amarok não tem opção flex a comparação natural seria com a diesel, neste sentido como ficaria aquele parágrafo que fala sobre consumo? não seria uma lavada pra parte contraria usada na matéria (toro muuuuuuu)?! E vc acha mesmo que o desempenho de uma possivel versão flex da amarok seria muito melhor que a de um 1.0? mas vamos ser honestos neh, flex aspirada, porque comparar aspirado com turbinado é igual a comparar diesel com gasolina ou etanol (que seja). Esse blog vou te contar, mas leia logo porque o dono não aceita muito bem meus comentários e apaga meus comentários rapidinho. kkkkkkk
ExcluirObs. não sou defensor de marca A ou B, o que não gosto é de puxa-saquismos, tendenciosidades.
Concordo contigo e também sofro do mal de fazer comentários "improprios".
ExcluirÉ estranho essa pickup ser tão superior as demais, ter melhor custo beneficio e não ser dominante nas vendas, por que será?
Você está certo Marcos.
ExcluirMas vamos concordar que pra um carro desse porte esse motor flex não combina com o carro, esse conjunto motor propulsor da fiat já está bem defesado.
Otoni é logico que não são todos que tem a grana para comprar uma amarock, então a mais barata ( que não é barata) tem uma procura maior principalmente nessa versão flex pseudo caminhonete.
Oi Lourenço, meu questionamento quanto a Amarok não ser dominante é em relação as concorrentes diretas S10, Ranger, Hilux... No caso da Toro nem considero por se tratar de um veículo de tamanho menor e com características mais urbanas, apesar da Amaro ser utilizada como urbana,infelizmente, bem como suas verdadeiras companheiras de segmento as médias/ grandes. Entendo o conceito da Toro como algo diferente mesmo sendo ela uma pickup. É só observar a quantidade de mães de família que a conduzem,muito mais pela sensação de segurança e status do que por necessidade de uma caçamba.
ExcluirOi Lourenço, meu questionamento quanto a Amarok não ser dominante é em relação as concorrentes diretas S10, Ranger, Hilux... No caso da Toro nem considero por se tratar de um veículo de tamanho menor e com características mais urbanas, apesar da Amaro ser utilizada como urbana,infelizmente, bem como suas verdadeiras companheiras de segmento as médias/ grandes. Entendo o conceito da Toro como algo diferente mesmo sendo ela uma pickup. É só observar a quantidade de mães de família que a conduzem,muito mais pela sensação de segurança e status do que por necessidade de uma caçamba.
ExcluirO preço da Ultimate intimidates.
ResponderExcluirA capacidade da caçamba dessas picksups médias em relação a Toro é de mais de 50% em metros cúbicos ou litros. Apesar de falar que a Toro leva 1 tonelada, na realidade só leva 680 litros, e dada esssa limitação de espaço, só vai levar 1 tonelada se colocaram objetos pesados de pequeno volume.
ResponderExcluirA Amarok é uma excelente caminhonete. O seu maior problema foi a VW não dar a opção de câmbio automático no seu lançamento. Por isso os consumidores olharam para ela de rabo de olho, pois todas suas concorrentes tinham a opção. Coisas da VW. paposobrecarros@blogspot.com.br
ResponderExcluirAmarok é melhor mesmo, mas não precisa puxar tanto a "sardinha".
ResponderExcluirA Hylux tem luz diurna e faróis em LED e Bancos em Couro também. Nem precisa ter tanto conhecimento pra saber.
Pera lá, produção. Hilux SRX tem faróis com projetor, com leds diurnos, e bancos em couro.
ResponderExcluirAlso, a Amarok não vai deixar tão cedo o posto de pickup urbana, igual a Toro.
A própria VW já falou que comparado as outras pickups mais veteranas no mercado, a Amarok ainda não é tão robusta quanto (lembram da VW adicionando aquela proteção para a correia do motor e falando que era "para aumentar a robustez da pickup" ?).
Amarok é pick-up de asfalto.
ExcluirExcelente veículo on-road.
Não será nessa versão que agregará atributos off-road ...
Excelente caminhonete! Belas rodas! Pena apenas que boa parte desses monstros nunca verão uma estradinha de terra sequer e servirão apenas para entulhar mais ainda as cidades, sendo conduzidas por ogros que acham que quanto maior, melhor!
ResponderExcluirComparar com a Toro é muito forçado.
ResponderExcluirO sistema de tração integral mais eficiente e inteligente do "mundo" como diz o jornalista é o da Subaru e não o da Audi.
ResponderExcluirBlog tendencioso, compara com a Toro Flex é de dar revolta. Tem comparar Diesel com diesel, senão todos vão ver o jeitinho brasileiro, que todos querem eliminar, mas quando é pro seu bem, todos fazem. Fico decepcionado com a redação deste blog.
ResponderExcluirTá revoltada porque? kkk
ExcluirOs caras compararam com a Toro Diesel tb. E mesmo diesel toma fumo.
A Amarok, 400 kg mais pesada, com um motor 2.0 turbo diesel, faz de 0 a 100 em 11,5 segundos. A Toro diesel com um 2.0 diesel, e 400 gf a menos, faz em 12,5 segundos.
Falta só um SUV da Amarok, que na minha opinião teria grandes chances de ser o melhor da categoria. Já que é a mais larga, com tração integral permanente, sendo já a picape mais voltada à cidade, não seria má ideia. Cobriria um pouco a brecha entre Tiguan e Tuareg. Poderia ser oferecida com, além do 2.0 tdi, o v6 3.0 diesel ou talvez o 2.0 tsi 150 cv que venderam por um curto período de tempo no Uruguai. Gostaria até de saber porque não venderam aqui esse tsi.
ResponderExcluirEla é superior porque possuí maior largura entre rodas. O que gera óbvio maior estabilidade. O entre eixos é igual as demais.
ResponderExcluirOlá amigo! a questão de tudo isso que essa pick-up não é pra bagua que sai por aí pensando que está rodando com trator, precisa de manutenção de qualidade, é uma grande maioria faz em qualquer lugar e usar óleos baratos economizando aí não dá com essa tecnologia tem que ser de qualidade as manutenções tenho já amarok a 4 anos e nunca passei por qualquer problema qua outras pick-up não passaria e já fui dono de s10 ,ranger, Dodge ram ,Pajero e Santa Fe e outros carros de passeio e não troco minha amarok por nenhuma outra do mesmo porte carro de que gosta de conforto e silencio
ResponderExcluirJá tive SW4, S10, Ranger e realmente fico com o conjunto da Amarok.
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