Nós estamos testando em longa duração atualmente dois carros de mesmo valor de mercado - em torno de R$ 70 mil reais - com propostas diferentes. Um deles é VW Crossfox Imotion e o outro o Honda FIT . Temos alternado o uso de um e de outro tanto em percurso urbano como em estradas. Qual é o melhor?

Volkswagen CrossFox 2016 I-Motion

A resposta é óbvia: depende. Depende daquilo que o usuário espera do carro. Quem privilegia o prazer de dirigir com um motor com muito torque e respostas prontas, um visual esportivo e arrojado, uma suspensão mais elevada que permite encarar estradas de terra sem preocupações, com certeza optará pelo Crossfox. E incluo aqui jovens solteiros e mulheres e até mesmo os menos jovens. Gosto nunca se discute.

Honda Fit 2016 x VW CrossFox 2016

Mas quem espera uma direção macia e confortável, sem grandes emoções, mas segura, encontra no câmbio CVT automático do FIT o carro perfeito, com sua suavidade de funcionamento e maciez de suspensão.

Transmissão: CVT x I-Motion

Tá aí: além do motor - 1.6 16V de 120 cavalos do CrossFox e 1.5 16V de 115 cv do FIT - o câmbio é o grande diferencial entre FIT e Crossfox.

Volkswagen CrossFox 2016 I-Motion - interior
Volkswagen CrossFox 2016 I-Motion - interior
O câmbio I-motion do Crossfox - automatizado - requer uma adaptação por parte do condutor. Em alguns casos essa adaptação não chega a se concretizar. É o caso de um dos condutores que realizam o teste de longa duração, que devido ao câmbio, prefere conduzir o Honda FIT.

Volkswagen CrossFox 2016 I-Motion - interior
Volkswagen CrossFox 2016 I-Motion - interior
É importante considerar, porém, que a escolha do tipo de transmissão influencia diretamente no desempenho e consumo. O câmbio I-Motion do CrossFox não é tão suave quanto o CVT do Fit, mas, por ser um automatizado, ele não impõe perdas no powertrain, fazendo com que o CrossFox I-Motion ofereça desempenho e consumo similar ao do modelo manual.

Volkswagen CrossFox 2016 I-Motion - interior
Volkswagen CrossFox 2016 I-Motion - interior
Já no caso do Honda Fit, ele já parte de um motor menos potente, e sua performance fica ainda mais comprometida pelo fato de a transmissão CVT "roubar" potência e torque do motor para funcionar - e este é o preço de sua maior suavidade: menor desempenho e maior consumo relativamente ao FIT manual ou ao CrossFox I-Motion.

Suspensão: Honda Fit macio; CrossFox firme

A suspensão do Crossfox é mais firme - essa é a sua proposta - e em terrenos acidentados ele chacoalha um pouco demais, mas por outro lado apresenta comportamento irrepreensível em estrada, como mostramos no vídeo abaixo.



Já no caso do Honda Fit CVT, seu ajuste de suspensão é mais suave proporcionando uma condução mais tranquila e menos agitada.

Tecnologia

O VW Crossfox tem um sistema multimídia muito mais completo com GPS integrado, tela sensível ao toque com capacidade de espelhamento de tela de celular por meio do Android Auto e Apple Car Play. Já o sistema do FIT EX é simples: tem apenas câmera de ré e sua tela não é sensível ao toque.

Volkswagen CrossFox 2016 I-Motion - sistema multimídia
Volkswagen CrossFox 2016 I-Motion - sistema multimídia
O CrossFox I-Motion tem sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de tração e, opcionalmente, pode vir com controle de estabilidade.

VW CrossFox 2016 I-Motion - interior em couro sintético
VW CrossFox 2016 I-Motion - interior em couro sintético
O VW tem também seletores de trocas de marchas no volante, piloto automático, acendimento automático de faróis e retrovisor eletrocrômico. E os bancos e o volante são revestidos em couro sintético.

Honda FIT EX 2016 - painel
Honda FIT EX 2016 - painel
Já o Honda Fit não tem sensores de estacionamento nem na traseira - confia apenas na câmera de ré. Não há controle de tração e nem de estabilidade. Sentimos falta do sinal sonoro de aproximação. O Honda fica devendo em seu aspecto interno, que é de simplicidade: bancos em tecido preto.

Honda FIT EX 2016 - interior
Honda FIT EX 2016 - interior
No quesito espaço para passageiros, ambos são generosos e confortáveis. O Fit tem um porta-malas de 330 litros, enquanto o CrossFox oferece até 357 litros (com o sistema ARS acionado).

Consumo

Os dados de consumo mostrados na tabela abaixo são do INMETRO, e mostram que o Honda é cerca de 20% mais econômico que o CrossFox I-Motion. Os dados em azul são do vencedor, e em vermelho do perdedor.

Honda FIT EXVW CrossFox I-Motion
Consumo Cidade (Etanol) [Km/l]8,37,4
Consumo Estrada (Etanol) [Km/l]9,98,1
Consumo Cidade (Gasolina) [Km/l]12,310,3
Consumo Estrada (Gasolina) [Km/l]14,111,5
Motor 1.5 16V1.6 16V
Potência (cavalos)115 (G) / 116 (E)110 (G) / 120 (E)
Torque (Kgfm)15,2 (G) 15,3 (E)15,8 (G) / 16,8 (E)
Aceleração de 0 a 100 Km/h [s]1211,2

Entretanto, em nosso percurso 50% cidade, 50% estrada, com o ar-condicionado ligado 100% do tempo, a situação se inverte, com o Honda Fit apresentando média de 11,9 Km/l, enquanto o VW CrossFox I-Motion marca 12,5 Km/l.

Conclusão

O Honda Fit CVT EX 2016 é um carro suave e macio, oferece apenas o "básico" pelos seus mais de R$ 70 mil reais, tem desempenho contido e consumo adequado.

VW CrossFox 2016 I-Motion - Branco

O VW CrossFox I-Motion tem desempenho notavelmente superior em qualquer situação, consumo menor, acabamento mais sofisticado, mais itens de série e de segurança, mas suspensão mais firme e um câmbio que não prima pela suavidade - apesar de eficaz e eficiente.

39 Comentários

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  1. Poder comparar um FOX com um FIT..... a que ponto chegamos.

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    1. O que é que tem? Os argumentos apresentados são extremamente corretos. O que você imagina que seja um Fit? Um Golf?

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    2. E o que tem de diferença um com o outro pra não poder ser comparado?

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    3. E foi comparado carros de mesmo valor de mercado e não do mesmo segmento.

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    4. O Fotos equivale ao Gol na linha Honda. Aqui é que se cobra demais nele. Certa a comparação.

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    5. Ao Ponta de observar que o Fit esta muito atrás do Fox....!!! É simples..!!!!

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  2. Perfeito o comparativo, carros para quase todos os gostos, não que agradem a todos, pelo contrario. O Fox é "apenas" 4 estrelas no crash test, enquanto o Honda emplacou 5, uma diferença abismal ou exponencial para os matemáticos, no caso duma colisão, entre sobreviver ou morrer. Na compra dum 0km sempre deve-se optar pelos 5 estrelas da tabela LNCAp. Eu ficaria com o Honda apesar de não gostar nada do CVT, só por conta do LNCAp.

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    1. Ele é 5 estrelas no antigo teste. Comobagora o Atual teste ele TEM QUE TER ESP entao ele seria rebaixado pra 4 estrelas... Ou nem faria o teste.
      O fox continuaria com suas 4 ja q tem cono opcional.

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  3. Disputa apertada, brigam cabeça a cabeça para ver quem tem o pior custo-benefício.

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  4. A REPORTAGEM É BEM CLARA: a base do teste é o valor e o que se pode comprar - imaginem quantas opções temos hoje no mercado beirando os R$70K, já o seu uso voce quem decide e escolhe.
    Isto não serve só para carros, é para qualquer coisa!

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  5. Engraçado né, ninguém falou de espaço interno, segurança, acabamento....ou seja tudo em um carro se resume a um motor e a uma transmissão.

    Uma correção: o porta malas do fox cehga a 357 l mas perde totalmente o espaço traseiro.

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    1. Jorge é bom reler o post . Falamos sim do espaço interno dos dois carros...

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    2. ""No quesito espaço para passageiros, ambos são generosos e confortáveis"


      Ta faltando MTA informação aí não é?!

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    3. Dependendo das caronas da de boa. Atesto isso.

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  6. Tenho um Fox Pepper 15\16 I-Motion , até agora muito satisfeito com o carro em tudo, como foi salientado no vídeo ele tem um bom consumo (melhor que onix at,hb20at), se tivesse conversor de torque gastaria mais e andaria menos, o câmbio é fácil de operar, pra mim foi tranquilo recomendo comprar com HHC que segura o carro na subida.

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    1. Ah cara, Onix é um V8 com desempenho de 1.0... Um amigo de meu pai tem um Prisma e um Tucson, ambos automáticos e ele diz que o consumo é pau-a-pau entre eles...

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    2. Eu To balançado entre o highline imotion e o hb20 at. Eu gosto dos dois cambios. Fox tem mais conteúdo, apesar de a dirigibilidade do coreano ser um pouquinho melhor.
      Agora o hb20 premium é mais caro.

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  7. Matéria boa, mas como sempre o VW é melhor... Deixo somente uma pergunta, quantas unidades do FOX são atualmente vendidas pelo mundo a fora e do FIT/JAZZ?

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    1. Isso foi colocado no comparativo. O FIT pelo tempo que está no mercado já está aprovado e consagrado como um dos melhores do seu segmento.

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    2. Pergunta incoerente... Fox tem menos mercado que o fit. E o fit fora do brasil é bem melhor que o daqui.
      Dentro do pais o fox ta na frente. Fit ainda é bem caro.... E tem bom espaço sem conteúdo.

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  8. Pena que o câmbio do Fox seja decepcionante na minha opinião. Já dirigi um e não gostei e por isto minha opção foi o Fit.

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    1. Você não está sozinho nessa....Também prefiro o CVT do FIT.

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    2. Nao gosto do cvt. Ai é costume e gosto. Mas é o acabamento do painel do fit que me faz nao querer ele... Até porque o EXL custa 75 mil e um fox highline automatizado custa no max 62mil.

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    3. nenhum dos dois... odeio cvt e o motor do fit é fraco.

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  9. Fit confortável? Andando num tapete ou parado no trânsito, certo? Nem isso, porque os bancos são duros tal e qual o Fox. E com esse i-Tranco não tem nem como considerar o Fox, quem trabalha com revenda ou não aceita ou pega o carro com valor lá no porão porque é dor de cabeça certa, ainda mais se não houver por perto uma oficina especializada. Sobre o CVT, roupa potência e torque mas os mantém sempre na melhor faixa de desempenho e/ou consumo.

    Dá para resumir tudo em 2 carros medíocres e caros, mas o Honda se sai melhor por um tratamento enganoso nas concessionárias, que só se salvam pois a engenharia japonesa não dá margem a erros toscos nem economiza com palitos.

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    1. Esse imotion foi revisado. Assim como o fox n se deve domparar o atual com os antigos.
      Realmente o preço cai, mas NUNCA achei uma eevenda que tenha rejeitado esses novos modelos do fox com o cambio.

      Asseguro que não da tranco.

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  10. Quem disse que o Fit Ex não tem piloto automático. Respeito o jornalista, mas será que ele não percebeu que o carro tem esse item.
    Eu nunca imaginaria que o Fit fosse ser comparado com o Fox.
    O que tem demais se o CVT não empolga? Para ser bom, tem que empolgar? E o ir e vir?

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    1. Quer saber mesmo: CVT é cambio pra "Tiozão".

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    2. Concordo, tenho 40 anos, 2 filhos e tenho um fit cvt, acho que me incluo nessa "categoria" de tiozão.

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    3. CVT é agoniante, principalmente com motor fraco.

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  11. Nos testes do INMETRO o Fit CVT é 20% mais econômico do que o CrossFox I-Motion.

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  12. Vamos por partes:

    -A matéria ignora um dos principais diferenciais e que é uma das coisas mais úteis no Fit: o sistema de bancos ULT. Só por isso ele é quase uma categoria em si.

    -Pontuação no LatinNCAP:
    Adultos: Fit 16,26 x 11,34 Fox.
    Crianças: Fit 39,48 x 21,23 Fox.
    10 anos de diferença entre os projetos não passariam impunes.

    -O Fit EX tem sim pilto automático. Inclusive aparece em uma foto logo acima donde o texto diz que ele não tem.

    -As arrancadas proporcionadas pelo conjunto motriz do Fit CVT realmente são sofríveis, mas a economia de combustível é um de seus pontos fortes. Nos teste do INMETRO o modelo da Honda aparece como 20% mais eficiente do que o VW. Sorry guys, mas eu confio mais na metodologia do INMETRO.

    Por fim, não entendo como alguém pagaria R$ 70 mil para levar para casa o câmbio I-Motion.
    Apesar da mesquinharia negligente da Honda, que nega ESP e outros equipamentos num compacto tão caro, o Fit está vários passos a frente do Fox, em minha humilde opinião.

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    1. Hj o fit nem conseguiria fazer o test por n ter ESP.
      70 mil em um CROSSFOX e n fox. Fox custa 62 mil.
      E um fit decente cista de 72 a 75 mil.... E sem recheio.
      Testes sao feitos ate 60km/h... Se batermos a 90, 120km/h n tem estrela que de jeito.

      Cambio Imotion ATUAL é bom com esse novo motor da VW.

      E sobre o inmetro, cada motorista q faz o seu consumo. Temho um Ka + 1.5 e meu consumo com ele é melhor q o do inmetro na cidade.

      Fit pra mim so tem marca. Acabamento n é bom, o do fox ainda é melhor.
      Quer se sentir seguro a preço baixo, compra um etios.

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  13. Tem que gostar muito de firula pra optar pelo VW ao inves de um Honda.

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    1. Tem q gostar muito de gastar dinheiro pra comprar um pessimo custo benefício so pra ter um honda em casa. Nenhum dos dois tem bom custo beneficio.

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  14. 200 fotos do Foxstein e 2 do Fit... Rsrsrs...

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    1. Exagerado. Tem mais materias do fit no site q do crossfox. E ainda é mais um zé doidin que apelida carros.

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  15. De acordo com o site da Honda, o Volume do porta-malas do Fit é de 363 litros. Acredito que houve um engano na matéria.

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