O automóvel é sem sombra de dúvida o primeiro sonho de consumo da maioria dos mortais. Num mundo cada vez mais globalizado, a liberdade que um carro proporciona é algo muito forte. É como se ganhássemos um par de asas...
No Brasil, onde o transporte público é muito deficiente esse sonho tem um sentido de urgência bem expressivo. Desde que as montadoras se instalaram no Brasil na década de 60, o ritual da compra de um automóvel mudou significativamente.
Antigamente eram poucos os modelos oferecidos e a única opção era ir ao revendedor e escolher o modelo que cabia no bolso. Hoje as opções são inúmeras nos vários segmentos e fica mais difícil essa escolha.
Com a tecnologia trazendo todas as informações ao consumidor ele pesquisa tudo sobre os modelos disponíveis e também procura por avaliações de usuários até se decidir sobre a compra. E tem mais : a indústria automotiva é balizada pela opinião dos consumidores - formadores de opinião - que determinam o que é bom ou ruim no produto a partir da compra e do uso. Dessa forma a opinião leitor é muito importante e a indústria sabe disso e valoriza mais o que diz consumidor final do que a opinião de jornalistas.
Os fóruns de consumidores são visitados e revisitados tanto pelo consumidor como pelo fabricante que sabe que atualmente, quando o consumidor chega numa Concessionária ele já sabe tudo sobre o carro que deseja. A indústria automotiva sabe que a influência da propaganda na mídia já não é o que foi há décadas atrás e valorizam mais as opiniões dos clientes na rede. Quando um modelo novo é lançado há os que o compram imediatamente . Prestam-se à tarefa de "cobaias". Mas um grande número de consumidores aguarda pelo menos um ano para saber se ele é aprovado ou não.
Os blogs e fóruns de proprietários são hoje um referencial importante tanto para consumidores como para fabricantes e são checados diariamente. Há muitas reclamações por conta de propaganda enganosa. Quando o carro não condiz com o que o fabricante promete. Normalmente o consumo de combustível indicado pelo fabricante é sempre supervalorizado. No caso do VW Up o fabricante diz que faz 17 km/l e nosso teste de longa duração verificou que em condições ideais pode fazer 14km/l.
No fórum de proprietários do UP há reclamaçoes e dúvidas de todos os tipos.Cerca de 90 mil clientes reclamaram do barulho da bomba de combustivel no interior do veículo e 40 mil reclamaram de " barulho metálico" embaixo do carro. E por aí vai...
Há os campeões de reclamação tanto para os modelos comercializados no Brasil como no exterior. A Opel por exemplo na Europa é uma empresa com muitas reclamações. Até os modelos premium são alvo de críticas, portanto é bom conferir antes de decidir pela compra.
Opinião dos consumidores é importante para os fabricantes
Mirian
Sou uma pessoa de bem com a vida pois aprendi a dar valor ao que realmente tem valor: família, amor ao próximo,amizade, generosidade, compaixão, desapego, humildade.
Aprecio boa leitura,boa música, bons filmes de arte e as horas descontraídas com os amigos e a família.
A ford devia entrar nos foruns de Fiesta/ecosport/focus e ver as milhares de reclamações a respeito do cambio powerShit. Assim tirariam essa bomba de circulação logo e colocariam um automático. Pode ter certeza que suas vendas iriam melhorar e muito.
ResponderExcluirEstamos no séc.XXI, e estas empresas jurássicas já descobriram que devem "ouvir o consumidor" ... bom pra concorrência! mais esperta e atenta as "grandes montadoras" que historicamente fazem (iam) sucesso por aqui!
ResponderExcluirIsso aí!
ExcluirTem Etios clube
ResponderExcluirAcompanho todos os dias centenas de comentários em diversos blogs automotivos e acabo de tirar algumas conclusões:
ResponderExcluir1 - a grande maioria dos produtos desenvolvidos para o nosso mercado sofrem de algum tipo de erro de projeto ou execução, ocasionando ao consumidor logo nos primeiros contatos com o veículo uma grande frustração quanto ao "sonho de consumo" conquistado;
2 - os fabricantes/montadoras e seus concessionários estão pouco se importando com a satisfação dos consumidores de seus produtos e tentam mascarar a qualquer custo estes defeitos/problemas apresentados;
3 - a grande maioria dos concessionários não realiza treinamento em sua equipe que mal sabem apresentar o produto que estão vendendo, que dirá realizar um trabalho sério e competente de pós-venda e assistência técnica.
Hoje sou proprietário de um VW Golf 1.4TSI adquirido 0KM há aproximadamente 40 dias. Anteriormente fui proprietário de um Ford Focus 2012, um VW Polo 2012, um um Ford Focus 2014, um Hyundai HB20 Sedan 2015 e um Novo Ka 2015. Todos adquiridos 0km. Todos estes veículos apresentaram algum tipo de problema/defeito e de alguma forma não foram totalmente resolvidos por seus respectivos fabricantes/concessionários. De simples desalinhamentos de peças plásticas no console a desalinhamentos grotescos de suspensão (sem solução). Todos me causaram grande frustração. Quando finalmente realizei meu sonho automotivo de adolescência, O GOLF, O MITO.... Bela porcaria! O motor, aclamado por todos, inclusive pela mídia especializada (ou comprada), faz barulho de Brasília, tec, tec, tec, tec... A direção quando esterço o volante em manobras faz um estalo que parece estar desmanchando... A suspensão traseira faz um barulho seco quando transito por pisos irregulares (não tô falando de buracos)... Um ar quente invade a cabine quando o ar condicionado não está ligado (mesmo com o seletor de temperatura posicionado no mínimo)... Isso em apenas 40 dias e quando levo o veículo em uma concessionária para realizar um "diagnóstico", surpresa... O atendente da oficina chega e me chama de "primo". Pede pra eu aguardar uns minutos que somente o "chefe" da oficina poderia dar uma olhada. Passam-se 35 minutos e outro "primo" pede pra eu agendar um horário na próxima semana que não haveria como verificar o carro. Na verdade o atendente nem se interessou pelo motivo da minha "visita". Já estou começando a pensar que o problema sou eu...
Isso aqui ô ô, é um pouquinho de Brasil iá iá...
ExcluirInfelizmente, não temos sequer cultura de respeito às pessoas em si, quanto mais aos consumidores!
Eh antes tarde do que nunca . Coisa mais obvia que essa. Se não houvesse concorrência a VW ainda teria o Gol G4, entre outras tecnologias/design atrasados ... Que tal, abriu os olhos VW? está aprendendo com os "olhos puxados" como se faz carro?
ResponderExcluirpois eu vos digo a todos os amantes de marcas de montadoras que se não fosse essa lei que os obrigam a equipar os itens de seguranças ABS E AIRBAGS tão aclamados e tardios em nosso ( prazil com Z) isso mesmo,por que parece que ainda estamos vivendo na era do brasil com Z. voltando as montadoras e as leis, se não fosse as tais leis ainda seria vendidos aqui. combi, gol g4, ford ka, celta, classic, uno caixa de sapato, palio e outar coizitas mais.
ResponderExcluirTem Clube do Fox, do Gol e tantos outros. Tem o Carros na Web, o Reclame Aqui. Enfim, o consumidor antes de comprar deve ter o cuidado de avaliar as informações dos proprietários atuais do carro pretendido. Quando comprei o meu em 2015, pesquisei quase uma ano. Confesso que foi muito importante. Defeitos todas podem ter, mas o defeito ser recorrente é descaso. Do meu carro, o que apenas tenho a reclamar é que o pneu sobressalente tem a válvula de enchimento voltada para o assoalho do porta mala, o que para periodicamente verificar a pressão tenho que retirar completamente o pneu. No mais nada a reclamar do meu Fox Highline 2015.
ResponderExcluirVW, me escute então, faça o Golf GTI com câmbio manual!!
ResponderExcluirComplemento seu pedido a VW... Me escute, acabe com as revisões de 6 em 6 meses...!!!
ExcluirTamo junto Paulo Eduardo. Estou na expectativa de ver no Brasil um Golf GTI Manual de DUAS PORTAS.
ExcluirE eu lá tenho que gostar de carro 4 portas? kkkkkk Não sou obrigado!
A Ford parece estar flexibilizando o período das revisões. Nos primeiros Focus equipados com powershit as revisões eram de 6 em 6 meses. Mas pra quem compra hoje as revisões são anuais. Azar de quem foi cobaia pois mesmo se tratando do mesmo carro a Ford não permitiu o aumento no prazo e as revisões permaneceram semestrais para quem já havia adquirido o veículo. E a volks?? Quando passará as revisões para anuais como a Citroen, ford etc...? E os consumidores até qndo vão aceitar essa malandragem da Volks?
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.