Em artigo anterior nós fizemos um teste (veja aqui) com um Hyundai HB20 Comfort Plus com o motor 1.0 – ocasião que consideramos o motor de 80 cavalos (com etanol) insuficiente para modelo, resultando em um desempenho fraco.
Agora, testamos a mesma configuração de acabamento, Comfort Plus, com o motor 1.6 16V de 128 cavalos, e relatamos no vídeo que reproduzimos a seguir.
O Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6 16V oferece um desempenho significativamente superior, graças ao motor de quatro cilindros de 128 cavalos, associado com uma transmissão manual de seis marchas, mas mantém os defeitos apontados na versão com motor 1.0 (elevado ruído interno, sistema de som de baixa qualidade sonora, visibilidade comprometida pela área envidraçada reduzida).
O motor 1.6 do Hb20, porém, é elástico, oferecendo torque suficiente em regimes baixos, mas é acima de 4.000 RPM que ele mostra toda a sua força, oferecendo muita agilidade para ultrapassagens em estrada e capacidade de manter elevadas velocidades de cruzeiro.
Consumo
Equipado com transmissão manual de seis marchas, o Hyundai HB20 1.6 acelera de 0 a 100 Km/h em 9.8 segundos. Já o consumo, segundo o INMETRO, é de 8,1 Km/l de etanol em cidade, e 11,6 Km/l de gasolina na mesma situação. Em rodovia melhora para 9.9 Km/l com etanol e chega a 13,8 Km/l com gasolina.
A transmissão tem engates justos, mas não muito precisos, visto que a existência de seis marchas em uma caixa manual torna a comutação algo confusa, pois frequentemente se confunde a 4ª com a 6ª.
Aliás, a 6ª marcha é tão longa que só pode ser usada em estrada plana para melhorar a economia, o que suscita a suspeita que a Hyundai colocou essa marcha adicional para melhorar o consumo em estrada no INMETRO e, assim, melhorar sua situação no programa Inovar-Auto.
Evidentemente, no caso da transmissão automática as seis marchas são mais que bem vindas, mas com transmissão manual, seis velocidades são excessivas, causam confusão, de modo que seria melhor manter a transmissão de cinco marchas com um escalonamento correto.
Interior e itens de série
O Hyundai HB20 1.6 Comfort Plus adota um acabamento interno em preto, com peças bem montadas, mas materiais simples, e que nem sempre são agradáveis ao toque. O revestimento dos bancos, por exemplo, com excesso de poliester, irrita ao contato com a pele, além do fato de dispor de costuras sem suavidade.
O painel tem um desenho verticalizado e o cluster de instrumentos concentra muitas informações em pouco área, causando certa confusão e falha na prestação de informações ao motorista. A iluminação azul noturna é muito forte também, e poderia ser suavizada.
O volante, porém, tem boa pega, apesar do revestimento em plástico, e conta com comandos multifuncionais. Como aspecto negativo anotamos o fato de não dispor de regulagem de altura.
Essa ausência faz com que a posição de dirigir fique comprometida, já que o motorista só pode contar com o ajuste de altura do assento do motorista. Além disso, os comandos do ar-condicionado e do sistema de som ficam muito distantes, com ergonomia comprometida, e que obriga ao condutor desencostar do encosto para acessar os comandos do console central (como ar-condicionado ou sistema de som), causando distração desnecessária.
Outro ponto não favorável no interior do Hyundai HB20 é causado pela área envidraçada reduzida. A Hyundai adotou uma linha de cintura elevada para dar ao modelo um aspecto "esportivo", e isso comprometeu a visibilidade do motorista - especialmente a traseira, pois as janelas são relativamente pequenas.
Além disso, motoristas com estatura inferior a 1,70 metros de altura sentem-se afundados no banco do motorista, pois a linha de cintura é muito elevada, não sendo possível apoiar o cotovelo no painel de porta em condução rodoviária, causando desconforto.
Finalmente, o sistema de som, assim como observado no modelo 1.0, tem qualidade de áudio muito ruim, de modo que ele só pode ser usado para ouvir notícias, já que para escutar músicas exige uma qualidade sonora além da oferecida por esse sistema do HB20. É importante considerar, também, que esta versão Comfort Plus não admite um sistema de som melhor, com sistema multimídia, nem mesmo como opcional.
De qualquer forma, a lista de itens de série é composta por ar-condicionado de comando manual, rodas de aço de 15 polegadas, chave canivete, alarte perimétrico, computador de bordo com 7 funções: autonomia, consumo médio em km/l, consumo instantâneo em km/l, tempo de viagem, hodômetro parcial (x2) e aviso de revisão, direção hidráulica, fixação ISOFIX® com top tether para cadeirinha de bebê, volante com comandos multifuncionais, retrovisores externos com ajuste elétrico, travamento automático das portas e do porta-malas a 15 km/h, travas elétricas nas portas e porta-malas e vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch (descida) para motorista.
Comportamento dinâmico
O Hyundai HB20 sempre se caracterizou por um ajuste de suspensão macio, mais voltado ao conforto que à esportividade propriamente dita, e nessa linha 2016 não é diferente. A suspensão é macia e filtra bem as irregularidades do piso.
Associe-se isso a uma direção extremamente leve, e tem-se um carro muito suave, leve e agradável de ser conduzido, especialmente de forma calma. A suspensão traseira, que até o modelo 2015 frequentemente chegava ao fim de curso, agora está mais resistente, graças ao maior curso e novos batentes hidráulicos.
Traseira oscila em curvas, causando insegurança
Entretanto, esse ajuste na suspensão traseira, se por um lado reduziu as batidas secas que eram sentidas quando o HB20 pegava irregularidades, piorou o seu comportamento dinâmico em uma tocada mais esportiva.
O Hyundai HB20 2016, quando contorna curvas de raio longo em velocidades mais elevadas apresenta uma oscilação na traseira que causa certa insegurança no motorista, e isso fica claro quando se compara seu comportamento com o do CrossFox 2016, que, apesar de ter uma suspensão mais elevada, é muito mais neutro, estável e seguro nesse tipo de situação.
Sendo assim, fica claro que o Hyundai HB20 não é um carro para quem gosta de explorar curvas em uma tocada mais esportiva. Seu motor é suficiente para retomadas em estrada, mas é um carro para ser conduzido de forma tranquila.
Custo x benefício desfavorável
O Hyundai HB20 é um sucesso de vendas, e hoje ocupa a segunda posição entre os carros mais vendidos, mas isso tem um subproduto ruim: preço elevado. Qualquer empresa que tem um produto de sucesso nas mãos trata de aumentar sua lucratividade aumentando seu preço, e isso não é diferente com a Hyundai.
O Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6 tem preço sugerido de R$ 50.295 reais, e traz apenas o básico: direção hidráulica, ar-condicionado manual, vidros e travas elétricas e um acabamento bem montado mas de materiais simples e nem sempre agradáveis ao toque.
O maior pecado é não oferecer, nem como opcional, a opção de uma central multimídia, com tela táctil e sistema de espelhamento de tela. Quem quiser isso terá que partir para o modelo Premium, com preço acima de R% 65 mil reais.
Nesse contexto, há concorrentes no mercado mais equipados e mais baratos, como, por exemplo:
Novo Gol 2017 - Comfortline + Urban Completo - R$ 50.840
O VW Gol 2017 Comfortline equipado com o pacote "Urban Completo" tem como vantagem em relação ao Hyundai HB20 Comfort Plus o fato de oferecer os seguintes itens adicionais: sensor de estacionamento traseiro, retrovisores com função tild-down, rodas de liga-leve de 15 polegadas, faróis de neblina, sistema I-System e regulagem de altura do volante.
VW Gol 2017 Comfortline x Hyundai HB20 Comfort Plus |
Finalmente, nesta linha 2017 o Gol traz um interior com padrão de acabamento e de design superior ao HB20.
VW Voyage 2017
Outra opção na faixa de preço do Hyundai HB20 1.6 é o Voyage Comfortline 1.6, que tem preço sugerido de R$ 49.790 reais, trazendo faróis de neblina, maior porta-malas (460 litros contra 300l do HB20, e tendo como opção o sistemas multimídia Composition Touch (R$ 1.100 reais) e Composition Média com sistema de navegação Integrado (R$ 2.360 reais).
O Voyage 2017 também recebeu um interior totalmente reformulado, co acabamento e materiais de maior sofisticação.
Chery Celer 1.5 Flex - R$ 34.900 reais
O Chery Celer é um outro concorrente ao Hyundai HB20, mas que tem como trunfo o fato de oferecer uma boa relação custo x benefício.
Este hatch fabricado no Brasil oferece os mesmos 5 anos de garantia que o HB20, tem 30 cm mais comprimento que o HB20, um porta-malas com 380 litros e mais espaço para os passageiros traseiros.
Chery Celer 1.5 Flex - painel |
Em termos mecânicos, o Celer adota um motor 1.5 Flex de 113 cavalos com transmissão manual de cinco marchas, e, traz todos os itens do Hb20 Comfort Plus e ainda tem faróis com projetor, regulagem do facho do farol, vidros elétricos nas quatro portas com sistema one-touch, sensor de estacionamento traseiro, entre outros itens.
Ou seja, o Chery Celer é maior, mais espaçoso, mais equipado, tem mais porta-malas, mais itens de série que o Hyundai HB20 1.6 Comfort Plus e custa R$ 15.000 reais mais barato.
Conclusão
O Hyundai HB20 1.6 Comfort Plus é um carro macio, com desempenho correto e bem montado. Entretanto, sua suspensão macia causa insegurança em altas velocidades por excesso de oscilação, e o seu preço é muito elevado em face do que oferece em termos de equipamentos.
Esse carro é uma revolução do mercado nacional. Ele é um divisor de água. Antes de comprar algum carro com preço similar, faça um test drive. O carro é bonito, confortável, econômico, tem um motor moderno, os encaixes e os arremates são perfeitos, a qualidade dos materiais surpreeende (o de outros concorrentes não chega nem aos pés) e a assistência técnica (na minha opinião) é maravilhosa. A Hyundai me liga uma vez por ano para perguntar se está tudo ok com o carro, pede para eu avaliar o atendimento após cada revisão anual e liga para fazer pesquisa de satisfação no que poderiaser melhorado. Sinceramente, tive um HB20 1.0 e agora um HB20S 2014 Premium e posso garantir, não saio dessa marca nunca mais.
ResponderExcluirTenho um hb20s premium AT 2014 também, desde 0km, e confirmo que o serviço é ótimo, realmente ligam para fazer pesquisa, o hb20 é muito bem acabado, macio e gostoso de dirigir.
ExcluirTenho 1,69m de altura e nunca tive nenhum problema. Encosto o braço numa boa, alcanço o AC e demais comandos sem tirar as costas do banco. O sintético do banco nunca me irritou. Carro com 27mil km e tudo na boa. Revisões respeitam preço tabelado.
Agora, realmente acima de 100km/h faz um pouco de ruído. Mas é bem isolado, as portas tem um som bem sólido quando fecham. E o painel, na minha opinião, na primeira batida no olho é bonito, mas depois de um tempo às vezes parece meio cansativo. Mas nada que tire o prazer de dirigir o carro.
Olá pessoal.
ExcluirEu Vi um Celer na rua e fiquei surpreendido.
Bonito, imponente, branco, lindo, GOSTEI.
Parece até um hatch médio.
Carlos você está certo.
Só uma pergunta para o pessoal. Quanto custava um I30 (hatch médio), na sua primeira geração? Parece brincadeira esse mercado.
Responda vc mesmo.
ExcluirQual a cotação do dólar nessa época?
Qual foi a inflação acumulada de lá pra cá?
Faça a conta e vc descobrirá a resposta a tua pergunta!
Comparar preço nominal de 10/12 anos atrás com preço nominal de hoje, é dose!
Tá loco, colocam mil defeitos no HB20 que pra mim não tem, e depois comparam com o Gol... e obviamente o Gol vale mais a pena... Um Uno cheio de equipamentos também sai mais barato que o HB20 e nem por isso é mais negócio.
ResponderExcluirMas comparar com o Celer??? Aí é brincadeira, pode custar metade do preço que continua sendo mal negócio.
Nem tudo se resume a custo benefício.
Por favor Carblog, mais imparcialidade.
Achei corretíssmo o colocarem o Celer, que é sim mais carro que o HB20.
ExcluirO Celer tem muito mais itens, é maior, mais espaço interno, tem tanta garantia quanto o Hb20, motor 1.5 16V flex, interior mais bem resolvido, e ainda é R$ 16 mil mais barato. Ou seja, compra HB20 quem não entende de carro. Celer é superior.
E vc queria que o site comparasse ele com que carro???Mercedes?Audi?Bmw?Será que o Jaguar seria páreo para o deslumbrante e tecnológico Hb20???
ExcluirAh faça mil favores... Acho engraçado esses donos de HB20 em se acharem superiores aos outros. hahahaha ...no trânsito então ... E ainda tem a audácia de pedir mais Imparcialidade? Essa foi ótima!
Acho que o Car Blog esta cada vez melhor e cada vez mais imparcial, eles fizeram uma comparação nada menos que justa e correta,pois são carros da mesma categoria e ambos foram,vão ser ou estão sendo testados por eles !
Abraços
A única coisa fake aqui Sr Perivaldo é minha disposição de pagar 50k num Hb20 ! kkkkkkkk
ExcluirQual é a cor do seu ?? hahahaha
Abraços mano
Os cara ficam mordido qnd alguém fala mal do carro deles ? É só uma avaliação véio.
ExcluirEu compraria o Celer tbm, eu não sou modinha não... Eu não compro as coisas só pq todo mundo também está comprando. vlw flw
O gol e melhor na visão do blog talvez o fox seria tbm. Mas o hb 20 vende mais que os dois então. Mesmo o blog mostrando defeitos a massa em si ignora mostrando que quem tem razão na história e a hyundai. Afinal carros são feitos pra serem vendidos. E nisso pra quem não se lembra o projeto hb20 no início era o anti gol. Parece que a estratégia da hyundai foi muito melhor do que o anti gol, e acabou virando o segundo mais vendido
ResponderExcluirO HB20 é um dos carros compactos mais bonitos do país. Esse 1.6 de 128 hp anda muito. Direção muito leve, câmbio com bom escalonamento de marchas. Mecânica confiável. 5 anos de garantia de fábrica. O design externo é um dos melhores da categoria. O interior também é bem resolvido, painel com uma bonita iluminação azul, controles de som no volante, vários porta-objetos (incluindo até um porta-óculos), botão de abertura interna do tanque de combustível, computador de bordo, etc.
ResponderExcluirAndei no carro e gostei muito. A direção bem leve, potência quando acelera (versão 1.6), boa estabilidade, sólido ao rodar (sem ser duro), ar condicionado muito bom. Um carro agradável de guiar e bonito de ver.
E a Hyundai já está bem solidificada no Brasil. Com muitas concessionárias pelo Brasil, com veículos confiáveis. Quem ainda era "preso" as 4 marcas tradicionais (Ford, Fiat, Chevrolet e Volkswagen) pode investir num Hyundai sem medo.
Quem entende de design sabe que o do HB20 é de baixa qualidade. Ele prejudica a funcionalidade do carro (visibilidade) em detrimento de ter um perfil "invocadinho".
ExcluirE esse tipo de estilo excessivo do HB20 já foi abandonado pela própria Hyundai no exterior, e o i20, que é vendido na Europa, é muito mais sóbrio que o HB20.
Então é claro que a Hyundai fez esse carro para agradar pessoas da classe C brasileira, que votam no PT, e gostam de novelas, Fuastão e pagode.
Quem tem bom gosto e cultura não entra nesse HB20, que é um carro muito chamativo.
O interior é muito ridículo. Iluminação azul a VW usava nos anos 90, e o Hb20 é piorado, muito forte.
O desenho das saídas de ar contrais é infantil, todo espevitado.
O painel com instrumentos tudo junto, uma confusão só.
Pior. Esse HB20 é o que mais consome entre os 1.6, bebe mais que o Gol e Voyage 1.6, suspensao molenga.
E agora, vimos que consertaram a pancada na suspensão traseira, mas comprometeram a estabilidade. Um desastre.
Eu não gosto. Entre pagar R$ 50.290 no Hb20, prefiro muito mais pagar R$ 45k em um Gol 1.6 2017 muito mais completo Comfortline, ou ate mesmo 42k em um trendline 1.6 com ar, que tem os mesmos itens do Hb20. E é R$ 8 mil mais barato.
ou sentão, economizat R$ 15 mil e pegar um Celer 1.5 Flex, que é mais binito que o HB20 e não recorre a subterfúgios.
Na boa, comparar HB20 com Chery Celer não dá. Não que o Celer seja um mau carro, mas os chineses ainda não estão no mesmo patamar que um Hyundai ou das 4 marcas tradicionais. O HB20 é bem legal de dirigir. O carrinho é bem bonito, faz o Gol parecer carro velho. A Volkswagen deveria ter lançado um Gol completamente novo, e não apenas fazer facelift no carro. Ainda, que com esse novo painel e com a adoção do ótimo motor 3 cilindros do UP, o Gol ficou bem mais interessante. Mas quando comparado ao HB20 parece ser um carro já envelhecido.
ExcluirNa boa, comparar HB20 com Chery Celer não dá
ExcluirComo não dá? Os dois são fabricados no Brasil. Os dois são Flex. Os dois têm motores quatro cilindros 16V. O HB20 é 4 estrelas no Latin NCAP, e o Celer é 4 estrelas no C-NCAP.
Os dois são compactos de entrada, mas o Celer é 30 cm maior.
Tanto é possível comparar os dois que o Celer foi comparado ao HB20 e ao Onix em diversos comparativos de sites e revistas.
Então, podem e DEVEM ser comparados.
Quanto ao fato de a marca "Chery" não estar no mesmo "patamar" da Hyundai, ok, e é exatamente por isso que a Chery oferece o Celer com mais itens de série, os mesmos 5 anos de garantia, mais porta-malas e muito mais espaço interno, sensores de estacionamento traseiros, e mesmo assim custa R$ 15.300 a menos.
Ou seja, qualquer pessoa que preze seu dinheiro vai olhar sim o Celer com carinho, afinal, quem precisa de mais espaço no porta-malas, mais espaço para passageiros, e quer economizar R$ 15 mil reais, o Celer é melhor opção sim que o HB20.
Carlos para de chorar o hb20 destruiu o reinado do gol. Ponto pra hyundai. E esse seu comentário dizendo que quem compra hb20 vota no PT, isso vai contra o que o próprio PT diz, quem vota no PT são os pobres, segundo próprio PT. Então esses não compram carros caros ok
ExcluirSou fã do Gol. Já tive 2, um G2 e um G4. Já dirigi muito um Gol G5 de familiares. Gosto da Volkswagen, tenho um Volks UP. Mas temos que reconhecer que o HB20 é um sucesso, assim, como o Chevrolet Onix também.
ExcluirAndré POA,
ExcluirNão use a palavra sagrada "investir" para um bem de consumo, investir é para ganhar ou ter a possibilidade de ganhar dinheiro.
Com carro só se gasta dinheiro, carro é investimento para taxista e pessoas que ganham dinheiro com transporte, para nós consumidores é despesa e alta, seja que marca for.
Mas já que estamos falando de HB 20, 50k num carro destes tá muito caro.
Concordo. Sao carros equivalentes, gol, celer, hb20, onix. ... Um talvez seja um pouco melhor que o outro em alguns aspectos, mas no fim o gosto e a atraçao por algo "novo" se sobressai. Gm com a confiança de anos consolidada no mercado e a hyundai com o hb20 que agrada muita gente pelo seu design. Ja o gol ficou pra trás em questão de opção de carro novo, e celer mesmo completo do jeito que eh, maior que os concorrentes, nao tem mercado, o desconhecimento das chinesas aliado com a altíssima desvalorização empacam as vendas
ExcluirJunior Santos.
ExcluirA palavra investir, num sentido mais amplo e genérico pode ter várias definições. Quando uma pessoa diz que vai investir num namoro, por exemplo, não quer dizer que vai comprar a outra pessoa ou querer lucrar com isso.
O preço eu concordo, é salgado. Mas qual carro não é no Brasil. Um Crossfox pode passar dos 65 mil reais. Um Onix LTZ completo bate nos 60 mil. Um Honda HR-V completo passa dos 100 mil reais.
Vou dividir em partes, para facilitar:
ResponderExcluir1- Reclama do câmbio de seis marchas, porque não sabe passar marcha;
2- Suspensão macia é do Palio e Punto, a do HB20 é dura, curso curto, não como a do New Fiesta, mas não é molenga;
3- Tentar desmerecer a tocada esportiva pela suspensão é um tiro no pé: o fato de ter um curso curto te passa mais segurança nas entradas de curva, porém, à falta de um diferencial, a traseira passa uma leve - repito, leve - sensação de insegurança, típica de quem não tem costume de dirigir (ou prefere apenas criticar para rebaixar o modelo) o veículo. Eu faço Goiânia-Brasilia, 200km, em 1h40, no máximo, subindo ladeiras a 140km/h fixos (algo que até meu antigo Civic 2007 penava) e entrando em curvas entre 160km/h e 170km/h com tranquilidade, justamente porque a suspensão suporta. O Gol chega nessa velocidade e desempenho com esse motor jurássico? E sabe quanto gasto de combustível nisso? 1/3 de tanque. É pouco para andar muito. Ah, e o meu ainda é AT 4 marchas, logo, imaginem o desempenho do manual de 6 velocidades (se você conseguir passar as marchas kkk).
Enfim, pode falar a vontade do resto, mas fica quieto no desempenho. Ou compre um Up TSI, porque esse Gol é piada de mal gosto.
pelo jeito vc nao entendeu nada. O que aconteceu e que a Hyundai, para resolver a batida seca na suspensão traseira, aumentou o curso e deixou a traseira solta em curvas de alta velocidade. Isso que eles chamaram a atenção.
ExcluirE se vc acha a suspensão do HB20 "firme", colega, sinto lhe informar, mas de carro vc não entende nada.
A Hyundai tá acostumada a fazer carro para vender na gordolândia, e lá o povo gosta de carro com suspensão macia. E o HB20 é molenga sim, e pioraram nesta linha 2016.
O seu é antigo, entao tinha estabilidade melhor. Agora pioraram a estabilidade para ter mais conforto.
Carlos, os carros que já tive e tenho você sequer sonha ter. Muito melhor que entender, é possuir, usar na estrada, na cidade e em autódromo. Dito isso, eu não troco desempenho, câmbio automatico de verdade e um visual decente por um jurássico lento com central bonitinha.
ExcluirE já fico feliz por você não ter falado uma palavra sobre desempenho, que é onde o Gol se torna risível e ultrapassado. Passe bem defendendo a linha de entrada da VW, porque os bons mesmo, só de 80k pra cima (fora o Up!, que mesmo sem concorrente, não consegue emplacamentos kkk).
Acabamento do novo fox é bem melhor, isso é fato. Fox também tem 6 marchas acredito que na estrada seja muito útil e acho difícil confundir a 4 com a 6 marcha. O cambio do fox é bem melhor do que do hb20 mas a suspensão do fox cansa um pouco no dia a dia, porém visualmente acho o Fox mais atualizado.
ResponderExcluirtestei ambos os carros, HB20 confort plus e gol connect 1.0, acabei optando pelo gol, só que comprei a versão 1.6, saiu pelo preço de tabela 49.990,00 e comparando os dois pessoalmente gostei muito mais do gol tanto em dirigibilidade quanto qualidade geral dos carros, óbvio que o hb20 tem melhor motor mas para mim que só utilizo na cidade o EA111 1.6 é perfeito com muito torque em baixa.
ResponderExcluirmas o que me fez ir para o gol foi o pacote de lançamento connect, com o mesmo conteúdo, o confortline, + cor + urbam completo + discovery media, sairia 47.490,00 + 7.040 reais e a única coisa que os diferencia e a ausência de carpetes..
Comprei um Connect 1.0 por 44.600
ExcluirO Hb20 é um bom carro, mas, o preço é proibitivo. Parabéns ao blog, pela excelente avaliação.
ResponderExcluirPelo jeito o preço não é o problema, pois vende bastante. Ninguém baixa preço do que está vendendo bem, quando se tem descontos tentadores, ou vai mudar modelo, ou está encalhando.
ResponderExcluirO povo se engana muito com vendas. A Hyundai está entuchando as locadoras de Hyundai HB20 2016. E tá rolando promoções mil também, com entrada de 40% e 48 parcelas.
ResponderExcluirMas o que está bombando as vendas do HB20 são as locadoras mesmo.
Mas, enfim, é interessante como as pessoas de menor capacidade analitica sempre recorrem ao número de vendas para argumentar.
Como não têm capacidade de argumentar com base nos aspectos técnicos do carro, então fazem o mais fácil: olham não o número de vendas, mas aspenas a posição relativa. Está em 2o lugar, ou 1o, e só.
Podem ver que quem recorre ao numero de vendas são os mais fracos no quesito QI, não tem capacidade de discutir o carro em seus aspectos que realmente importam: motor, transmissão, segurança, tecnologia, solidez estrutural dirigibilidade e design, e saem repetindo como papagaios o que lêem em outro lugar: mimimii vende mais, entáo é melhor.
Ledo engano. E as locadoras que o digam.
Aqui em Porto Alegre, a cada 50 metros tem um Onix ou um HB20. E não são de locadoras. O UP, que é meu carro pessoal, e que sempre defendo aqui no blog, não vende tanto, mas é um excelente carro na sua proposta. E o UP também está disponível em locadoras. Assim, como o Gol, que também está disponível em locadoras. E não vejo isso como motivo para desmerecer o carro ou as vendas, pelo contrário.
ExcluirNão sei, se fosse tão ruim assim se as locadoras comprariam, afinal é o que elas vão disponibilizar aos seus clientes, e hoje em dia os clientes querem e precisam ser bem tratados.
ExcluirNão é uma questão de desmerecer ou não porque vende para locadora. É uma questão de fatos, e isso tem implicações de mercado.
ExcluirA Hyundai que não vendia para locadora, agora está vendendo como louca.
E a VW, que vendia Gol para locadora, agora optou por não mais priorizar vendas diretas.
A estratégira da VW é aumentar o ASP (avarage sales price), vendendo mais a consumidor de varejo com preço menor. antes tinha preco de varejo maior, e preco de venda direta menor, e a media ponderada atingindo o ASP target.
O Up! não é vendido para locadora. A VW fez uma venda para a Unidas em 2014 e nada mais. Tem locadora menor que compra Up!, mas é no preco de varejo com desconto de CNPJ, e só. Não é preco de venda direta, como é o caso do Ka e do HB20, que estao sendo vendidos na bacia das almas para as grandes locadoras.
A implicacao para o consumidor de varejo da venda direta é que o carro vai desvalorizar mais, pois a cada mes entra uma enxurrada de carro usado proveniente de locadora no mercado de usados.
Fundamentalmente é questão de estrategia empresarial e ninguem tem nada a ver com isso.
Agora, é burrice comparar vendas totais de carros que sao vendidos para locadoras com outros que nao sao. HB20 vai para locadora de monte. Ka vai para locadora de monte. HB20 e Ka sao vendidos com motores 1.6 e 1.0 e sao maiores. Up! só é vendido com motor 1.0 e é do segmento sub-compacto.
Agora compare venda no varejo de carros 1.0 e o Up! é líder. E daí? E daí que os manés não tem acesso a esses dados, então ficam falando bobagens. E é por isso que digo que esses manés são manés mesmo, pois comparam o que não é comparável, porque não sabem comparar o que é comparável: características técnicas.
De mais a mais. Up! substituiu o Gol G4. Some hoje venda do Gol com Up! e verá que vende mais que o Hb20.
E tem mais ainda. O Gol está em processo de transição de geracao. O modelo 2017 t[a mais equipado e com custo x beneficio matador. Esperem antes de falar coisa sem fundamento.
O carlos para desmerecer as vendas dos lideres vem sempre com essa historia q vende para locadoras. Mas na verdade o que tem nas locadoras eh gol e up!
ExcluirNão vamos esquecer que para a venda acontecer, o comprador tem que ser encontrar com o vendedor. Ninguém vende como louco se não tiver alguém comprando.e não se baseie em números de venda, pois isso é coisa de gente de baixo QI.
ExcluirHB 20 em locadoras?!!Essa é nova pra mim, aqui na minha cidade tem muitas locadoras e eu "NUNCA VI",repito "NUNCA VI" NENHUM HB 20, vejo gol , ka, Up mas HB 20 nunca, isso deve ser só na cidade onde o Carlos mora!!!!!
ExcluirAqui em Porto Alegre, a locadora Movida tem HB20 e HB20 sedan para alugar. Mas são poucos perto dos Gol e KA da Localiza. E a locadora Unidas tem UP pra locação.
ExcluirA Hyundai revolucionou o mercado de compactos no Brasil qnd lançou o HB20. Até então, não tínhamos de série um carro com padrão de qualidade, conteúdo, design como o apresentado pelo modelo. Vejo uma idiotice tamanha, um mané comentar que o carro foi feito para agradar eleitor de partido "A ou B" ou classe social. O blog neste comparativo como em outros que leio, não apresenta imparcialidade na maior parte dos seus comparativos ou matérias. O câmbio do HB20 é bem escalonado e está de confundir 4ª com a 6ª, não convence. Comparar Hyundai HB20 com Chery Celer não dá mesmo. O HB20 tem um excelente pós venda, com uma rede de concessionárias exclusivamente para atender ao modelo, sem contar que a desvalorização do Celer, perde somente para o companheiro Chery QQ que está em torno de 20% no primeiro ano de uso.
ResponderExcluirEntenderam porque o Corolla vende tanto, qualquer carro de entrada tá custando 50k, e o Corolla saindo 70k, sei que 20k é grana, mas o padrão é outro.
ResponderExcluirE tem mais, quem tem grana a crise não pega, pobre que sofre com crise.
ResponderExcluirA Hyundai acredita na própria mentira de que seus carros são os melhores do mundo e o pior é que alguns brasileiros tbm acreditam. Essa marca sempre quis passar uma imagem que não tem e seus carros nucan valeram o que cobram..!!!
ResponderExcluirTeste um Peugeot 208 .
ResponderExcluirEu eu também, achava o HB20 ruim, mas fiz um teste drive na versão 2016, e comprei um HB20S Premiun Aut com couro, por 60.000, pessoal não se engane a concorrência esta muito mais cara, Fiesta Sedan 69.000 e City 76.000 com o mesmos itens, rodei 8.000 com o carro excelente carro, melhor que o FIt e o Voyage que tive, teste antes de comprar e comentar
ResponderExcluirPessola eu achava também que o HB20 era enganação, mas depois que fiz o teste drive e comprei , mudei o conceito, testei e comprei um HB20S 2106 Premiun Aut com couro, com desconto por 60.000, os concorrentes Fiesta 71.000 e o Cyti 76,000 com os mesmos itens, Corolla por 70?? cuidado se achar por esse preço esta errado, pesquise, teste pesquise realmente os preços os carros antes de comprar e comentar , ja rodei 10.000 e digo exelente carrom melhor que o Fit e o Voyage, que tive olha que pra mim era bons carros
ResponderExcluirO Carlos4carros Procura desesperado motivos para venerar a vw e o gol, só não entendo por que, a ponto até de criticar quem compra hb20 chamado-os de pessoas sem QI, que não entendem nada de carro, que votam no pt, gostam de novelas e mais um monte de coisa que chega a ser engraçado. Design bom questão de gosto meu caro, NÃO tem nada a ver com cultura ou conhecimento.. É um absurdo afirmar o que você afirmou em relação a isso. UP substituiu gol G4? E por isso tem que somar o número de vendas dele e do gol, mesmo sendo dois carros TOTALMENTE diferentes... hahaha, comédia. Essa sua suposição de que o hb20 vende pra locadoras vem da onde? Quero ver os números.. E quero ver da onde que gol 1.6 comfortline completo vem com ISOFIX, rodas em liga, retrovisores elétricos, vidros traseiros elétricos, volante multifuncional, motor 16v com 128cv, 5 ANOS de garantiaa, pra ser mais completo que o hb20 como você diz... Enfim. O Novo gol se saiu até que bem, mas ainda é basicamente um FACELIFT do modelo que estreou em 2008 e só! Aliás, a iluminação do hb20 é branca, com FUNDO azul. Cara, no fundo você sabe que é um Baba ovo da VW assim como o redator do texto, só que porém ele tenta se conter, diferente de ti. Você pode até achar que entende de carro, mas na verdade você só entende de Volkswagem..
ResponderExcluirO Hb20 é superior sim e é mais bonito e moderno, mas está caro demais.
ResponderExcluirDeixei de comprar um hb20 2016 1.6 pelos seguintes motivos após realizar dois dias de testes rodando com o carro. Seguro muito caro comparado as outras marcas tradicionais. Total gasto para emplacamento muito caro. Só de seguro e emplacamento tu vai gastar uns 4500 no barato. O carro é muito beberrão. Se vc mora numa cidade que tem muitas ladeiras e transito tá lascado. O carro só te dá potência em alta rotação. Tu tem q enfiar o pé no acelerador. Sobe uma ladeira com ar ligado num hb20. Vc vai ver o computador de bordo informar 4km/L. Andando no plano com ar. Ele faz 9.8 a 10.5km/l. É um carro pesado em matéria de desempenho. Na estrada fica melhor depois que pega embalo. Bom desempenho em para ultrapassar. Mas sempre em alta rotação. Acima de 100km/h o ruído do motor invade a cabine e fica um zumbido no seu ouvido. Tem q ligar o som e bota uma música para minimizar. Suspensão é macia. Mas após dirigir 2hs. Vc vai sair com uma baita dor nas costas. Principalmente no osso do cocxis. O som é horrivel. Esquece. Fazer ligação pelo audio do carro. Parece rádinho a pilha de brinquedo. Carro muito caro para um som ridículo. Não é um carro para andar em ruas com irregularidades no asfalto ou ruas de paralelepípedo. Vc vai sentir muita pancada na sua coluna. Isso é fato! Alto consumo é fato! Som ruim é fato! Custo para aquisição é alto. Comprar hb20 1.6 zero. Péssimo negócio. Talvez um usado com menos de 1000km por 43 mil. Essa minha experiência foi em janeiro. Vlw
ResponderExcluirAndei num HB20 1.6 de familiares. Gostei do carro. O consumo, segundo o dono, chega a fazer 11,5 km litro na gasolina na cidade (com o trânsito normal), agora, quando o trânsito fica parado é complicado. Na estrada consegue fazer até 17 km/litro. Lembrando: é câmbio manual, o automático gasta mais. Achei o consumo equivalente aos carros da categoria. Não vai ser econômico como um UP. / Cheguei a fazer a cotação de seguro do HB20 1.0 há 2 anos atrás, ficava nos mesmos valores do Gol e Fox para o meu perfil. O mais barato na época era o Celta e depois o UP. O UP chegou a ser 400 reais mais barato que Gol e HB20 o seguro pro meu perfil.
ExcluirComentário de um usuário no vídeo comparativo HB20 x Up! TSI:
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=z25BKiIC_K8&lc=z12hd3uoconsipwks22nvxchfza5t3akb
Tenho os dois, HB20 conforto plus 1.0 2014 que substituiu o Celta LT 1.0 11/12 (PT aos 35mil km) e Move Up TSI 15/16 que substituiu o Mit Lancer 2.0 160cv CVT 2015 (PT aos 20mil km logo após a segunda revisão), e o hb20 é até bacana o visual, faz uns 17,5 na estrada, a quinta marcha fica quase 1 metro de distancia das outras e de dificil engate e só acompanhava o VW Fox Trend 1.0 12/13 que foi substituído pelo MIt Lancer 2.0, já o Up tem um visual conservador que me agrada mais, tenho 1,82m de altura e entro no lado passageiro do UP mesmo como o banco todo puxado a frente sem bater as pernas no painel e sobrando espaço no banco de trás, no hb20 preciso recuar o banco até a metade do trilho para não bater os joelhos e canelas no painel, não acho as marchas do UP tão precisas quanto a do fox e do gol que ja tive antes, mas é superior ao do hb20, não vou dizer que o UP é melhor que mit Lancer que custa o dobro, ja que sinto falta do sensor de chuva e crepuscular, limpador automatizado dos vidros, piloto automático, ultra maciez do cambio cvt mas preferiria o manual, paddle shift, aro 18, 13,2km/l no máximo , mas que tomava pau pro UP tsi tomava, fora o consumo de 22km/l nas mesmas condições. já o hb20 quase furo o assoalho chutando o acelerador de raiva e o pior que devo trocar por um jeep Renegade ou honda HRV, carro 1.8 com desempenho de 1.0... isso sim é regredir!!!
Tenho um HB20 2016 1.6 e adoro o carro. A dirigibilidade é ótima, desempenho excelente e consumo fazendo 13km/l na cidade. Até que gostava do blog, mas está cada dia pior. Entendo a defesa do Up TSI, não é um carro ruim, mas defender Gol, Savero e Golf MSI com seus respectivos concorrentes é a pior piada existente. Existe vários sites imparciais para quem está na dúvida sobre a compra de um carro novo. #ficaadica
ResponderExcluirDeixa eu ver... Então o motor 1.0 turbo dela veio pra justificar uma cobrança de mais de 50 mil num carro desses...
ResponderExcluirQuanto mais o tempo passa mais o up me torna a escolha certa...
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