A Fiat Chrysler do Brasil apresenta no próximo mês de abril de 2016 o seu novo modelo sub-compacto Mobi, que chega para concorrer com o Volkswagen Up! e substituir a versão de acesso do Uno, o Vivace.
O modelo será vendido nas versões Easy, Like, Drive e Way, todas com motor 1.0 quatro cilindros de 80 cavalos. Neste post mostramos imagens da versão Easy.
O Fiat Mobi já está em produção na unidade fabril da FCA em Betim, Minas Gerais, e a distribuição do modelo para as revendas se iniciará em breve.
O modelo foi criado em uma plataforma que compartilha a dianteira dos atuais modelos Uno, Palio e Siena, mas com uma parte traseira totalmente nova. É importante considerar que tanto externa quanto internamente tudo é novo no Mobi.
A frente do novo sub-compacto é elevada e imponente, com dois vincos longitudinais, uma grande pintada em black piano com dois elementos horizontais - inspirada na observada Freemont. Os faróis, porém, são de formato retangular e, esticados, invadem o para-lama.
Já a lateral é marcada por fortes vincos e reentrâncias, adotando uma linguagem de design totalmente diversa do minimalismo adotado no Volkswagen Up!. O Mobi tem um aspecto carregado e rebuscado - linhas que devem envelhecer com maior velocidade.
Na traseira observa-se lanternas em formado circular tridimensional, e que acaba por invadir as laterais.
O porta-malas é uma peça única pintada de preto, conferindo uma certa esportividade - não correspondida pela mecânica, diga-se de passagem, já que o motor permanece o antiquado Fire 1.0 de quatro cilindros já usado em toda a linha Fiat.
Interior
A imagem do interior do Movbi Easy evidencia um painel com desenho bastante rebuscado, novamente procurando um contra-ponto à simplicidade do Up!.
Em termos de espaço interno, o Mobi vai privilegiar o espaço para os passageiros em detrimento das bagagens. O assento traseiro é alocado sobre o eixo traseiro, fazendo com que o porta-malas fique comprometido - com volume em torno de 200 litros.
Motor
O Fiat Mobi adorará inicialmente uma versão atualizada do antiquado motor Fiat Fire 1.0 8V, com potência ampliada e ganhos em termos de eficiência.
Em 2017 o modelo será atualizado com o novo motor 1.0 GSE, porém, de três cilindros e seis válvulas - que estreará no Uno ainda este ano. A transmissão será sempre manual de cinco marchas.
Conclusão
O Fiat Mobi chegará ao mercado em abril com uma estética rebuscada interna e externamente, e mecânica defasada. O projeto baseado em plataforma antiga, e que permite a alocação de motores quatro cilindros, provavelmente não terá a mesma eficiência espacial do Up!, o que significa dizer que o Mobi, será maior que o sub-compacto da VW por fora, e terá menos espaço interno.
Em termos mecânicos ficará devendo muito para o modelo da VW também, já que o Mobi usará um motor quatro cilindros antiquado, enquanto o Up! já conta com um eficiente tri-cilíndrico 1.0 de 12V, em versões aspirada (MPI) e Turbo (TSI). O VW tem também opção de transmissão automatizada I-Motion - algo que não estará presente no Mobi. Ou seja, também ficará devendo em termos de desempenho, consumo e eficiência para o Up!.
Em resumo: o Mobi, sendo um projeto tecnicamente inferior ao Volkswagen Up!, terá que competir oferecendo uma melhor relação custo x benefício, e isso significa que seu preço será necessariamente menor que o do VW.
Fotos: [Facebook]
Esse carro vai ser um sucesso!!!....com os leitores do CARPLACE e AUTOSEGREDOS
ResponderExcluirÉ muito interessante essa pequena "tendência à parcialidade" desses meios, mas creio haver uma relação com a reação emocional produzida por esse bem de consumo tão desejado, assim como há os fanboys de eletrônicos e franquias de comida e cinema, etc.
ExcluirEsse carro é uma revolução para fiat que abandonou os plásticos em excesso para adotar o super-bonder!!!
ResponderExcluirEu acho que esse mobi vai ser um fracasso é feio demais e inferior tecnicamente.
ResponderExcluirEsse carro não tem inovação alguma. Motor antigo, plataforma antiga.
ResponderExcluirApenas mais um carro com carroceria emperiquitada para impressionar o povinho que não entende nada de design.
A frente é muito grande, e vai na contra-mão dos projetos modernos de carros sub-compactos, que procuram uma frente curta para privilegiar o espaço interno.
O motor é velho, quatro cilindros e ineficiente.
O interior é um poço de plástico duro cheio de reesntrâncias, e deve ter um visor todo colorido.
Em resumo. Não inova em nada. Não disse ao que veio.
O Up! é de longe muito superior a esse Mobi. Não dá para comparar.
A Fiat vai focar em preço. Essa será sua vantagem.
E ainda tem gente que acha que a Fiat melhorou muito. Mais uma gabiarra porca para a coleção da Fiat no Brasil. Algo ainda pior que o Uno, não era necessário.
ExcluirÉ isso. O mercado está em crise só vai vender essas porcariasão baratas como esse "Pobi" e Kwid
ExcluirConcordo com tudo que o carlos4carros disse. Só que a FIAT é esperta, não podemos esquecer que ela vai vender isso ai no Brasil, então vai vender muito, muito mesmo. Afinal ja foi comprovado que design rebuscado e telinha é oque o povo gosta. Então mesmo sendo tudo de ruim é rebuscado tem frente imponente e será que tem telinha. Se tiver então sucesso de vendas
ExcluirQual preco de entrada ?? Isso definira a sua sobrevivencia no mercado
ResponderExcluirRealmente, o preço determinará sua permanência no mercado. Mas, em termos de qualidade, ficará devendo e muito. Infelizmente, essa é a visão da Fiat para os consumidores brasileiros, Renault e GM. Esta inclusive pensa em lançar no Brasil uma submarca chinesa, o ruim ficando pior.
ExcluirPior nada. Na visão das empresas é otimo, vamos investir pouco e lucrar muito afinal brasileiro compra.
ExcluirNilvo,
Excluirvocê está certo. Eu não fui preciso. Ruim para o consumidor; EXCELENTE para a montadora. Uma questão de ponto de vista.
O carro já deveria estar saindo com o motor novo, a Fiat está muito atrasada tecnologicamente, on de já se viu colocar motor ultrapassado em lançamento, sendo que mesmo com o motor novo ele tecnicamente deverá ser inferior ao up uma vez que o motor VW tem 4 valvulas por cilindro e o da Fiat só tem 2 valvulas por cilindro.
ResponderExcluirNa verdade ela tá pensando em recuperar mercado. Não adianta para a empresa investir muito em tecnologia segurança e não vender muito ou o suficiente, no caso do up. A não ser q eles estejam satisfeitos em vender 3 a4k por mês.
ExcluirTudo que sabe sobre o carro é pura especulação. A FCA deveria apresentar o carro, mostrar suas "inovações tecnológicas" e o preço. Depois, faz uma comparação dele com seu principal concorrente que é o UP.
ResponderExcluirComo a maioria dos brasileiros gostam de novidade, carro q chama a atenção independentemente da qualidade mecânica, o que vai definir o seu sucesso ou não será o preço. E, pela economia empregada no seu desenvolvimento e construção, é bem provável que terá um preço competitivo para manter um bom nível de vendas. Mas o seu porta-malas limitado pode ser seu calcanhar de aquiles e afastar famílias que precisam de espaço para bagagem. O Up é superior em tudo. O problema é somente o seu preço, considerado alto para um subcompacto, principalmente devido aos últimos aumentos na sua tabela de preços.
ResponderExcluirSinceramente se o preço for 3000 a menos que o uno. Ja esta bom pra fiat, vai vender muito
ExcluirEu acho que vai vender bem, princialmente para pessoas jurídicas e quem compra carros mais baratos, nem todo mundo está atrás de tecnologia, muita gente só quer sair do ponto Ace chegar no ponto B.
ResponderExcluirÉ mais a Fiat promove bem os seus produtos, na sua linha só a Toro é atual e tá quase em primeiro lugar entre as montadoras.
Acho que ele veio ser produto primeiro preço, e neste nincho o consumidor não busca tecnologia, busca preço e se for falarcem economia de combustível, para este consumidor interessa o preço de compra que vai impactar na parcela do financiamento.
Que lixo !!! De todas as marcas a maioria dos produtos da FIAT é uma pocaria, incluindo esse meio de transporte.
ResponderExcluirVisualmente, gostei da frente do carro. Já a traseira é meio estranha, lembra alguns carrinhos chineses. Mas prefiro o design do UNO.
ResponderExcluirNossa, parece que esse MOBI foi feito muito as presas não compraria nem morto!
ResponderExcluirMetade do carro e capo...ate parece que tem um 5 em linha longitudinal.
ResponderExcluirCarro esquisito.
A Fiat quer que o Mobi se posicione como um carro de entrada realmente, barato. Coisa que o UP! nunca foi, sempre foi um carro caro para uma categoria mais econômica. Claro que o UP é mais moderno, mas acho que para quem procura um carro com visual interessante e barato, o Mobi será a opção, até a chegada do Renault Kwid. E cada foto que aparece do Mobi ele parece mais interessante visualmente. Ficar falando do visual sem ver pessoalmente é conjecturar em cima de algo irreal.
ResponderExcluirVisão da Fiat sobre o consumidor brasileiro: pobre, ignorante e consumista.
ResponderExcluirPobre: pouco dinheiro, então lança um carro o pior possível
Ignorante: não questiona sobre segurança, qualidade, tecnologia
Consumista: produto antigo (requentado) com embalagem nova
O pior que a Fiat está certa! Como disseram, vai vender. Não para mim.
Faço das suas minhas palavras. Mas convenhamos não é só a Fiat não.
ExcluirEu ainda não entendi esse carro ... acho que a traseira não conversa com nada. Deveria ter seguido a dianteira e feito a traseira mais retilínea, apostando em lanternas que remetessem ao finado Uno Mille. Esses "músculos" acima da caixa de roda também não ficaram legais ... cheira Spin, e você não sabe qual a função estética que deveria ter, se era pra ser robusto, moderno, parecer um amassado ou só pra ser feio mesmo. Painel segue a linha fiat. Ae continuo sem entender nada, onde ele se encaixa entre Palio fire, uno vivace, Uno evolution, Palio atractive ... que desgraça gente. Não tô entendendo nada =(
ResponderExcluirEsse carro não é feito pra entender, esse carro é um lance de exagero pra fazer oque o povo brasileiro gosta, imponência de design. Se você não entender fique feliz, ao menos você entende de carros bons. Esse carro não pra se entender é feito de proposito pra se vender em um mercado absurdo que nem o nosso.
ExcluirA matéria ficaria melhor sem as comparações com o Up! Sobre o que falou do carro da Fiat, concordo com 95%, mas pelo jeito da matéria ficou parecendo que querem queimar o carro para nao tomar o espaço do Up no mercado (que é bem menor que os fãs do carro acham que tem)
ResponderExcluirConcordo com você. O carro ainda nem foi lançado e testado, então certas comparações são desnecessárias. E outra, aposto um dedo como ele vai vender (bem) mais que o Up!. Mas continuo sem entender esse carro.
ExcluirFalou tudo amigo, O editor deveria dosar a sua paixão por VW e ser menos imparcial com comparaçoes
ExcluirA fiat acertou n oque sempre acerta: design e preço .... vendera muito ....
ResponderExcluirA traseira desse mobi é horrível. Que aliás a do up também. Mas a do mobi é mais !!!
ResponderExcluirA traseira desse mobi é horrível. Que aliás a do up também. Mas a do mobi é mais !!!
ResponderExcluirNão sou a fabor de Volks Fiat por que não ganho nada com isso.
ResponderExcluirMais se esse carro vender mais que o up. Quero ver o choro depois e vocês que criticaram sem conhecer o carro.
Eu tô doido pra ver isso e chegar aqui e ver os babas VW de bico fechado
ExcluirTudo novo???? E esse interior a lá Fiat uno???aí ai.....
ResponderExcluirInfelizmente a matéria quer a todo custo, evidenciar as qualidades do uP! Tolice... o Mobi já está no mercado para fazer tal comparação?? Não!! Então porque não usou o texto para evidenciar as qualidades ou não do Mobi... sem citar uP!?
ResponderExcluirEntendo que o VW uP! é cheio de qualidades e tal, mas em termos de design... a estética minimalista da Volks vem perdendo fans mundo afora.. Uma vez que o publico está optando por carros mais desenhados, o que não causa nenhum demérito ao Mobi.
Não gostei, o carro remete muito ao UNO no design....... talvez a versão de entrada venda bem.........
ResponderExcluiro Up! ficou até bonito perto desse carro.
ResponderExcluirnossa, nunca pensei que fosse dizer isso, mas concluí que o up! é lindo!
ResponderExcluirCarro muito feio, interior horrível. Motor antigo. E quer concorrer com up? Kkk
ResponderExcluir12 mil reais até vale
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.