O Novo Audi TTS Coupé chega ao Brasil com motor de 286 cv, Audi Virtual Cockpit com configuração exclusiva para os modelos S e maior estabilidade com a suspensão Audi magnetic ride. O preço sugerido é de R$ 299.990 reais.
Em versão única de acabamento, o Audi TTS faz parte da exclusiva linha de modelos S da marca, caracterizada pelo alto desempenho, dirigibilidade excepcional e acabamento diferenciado.
Tanto a versão cupê como a conversível são equipadas com o motor 2.0 TFSI em versão especialmente desenvolvida, que gera 286 cv e 380 Nm de torque, associadas ao câmbio de dupla embreagem S tronic com seis marchas. Esta combinação leva o TTS Coupé da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos. A velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 250 km/h.
A eficiência do motor pode ser atribuída às tecnologias altamente efetivas desenvolvidas pela Audi: injeção indireta de combustível suplementando a injeção direta FSI, o sistema Audi valvelift para as válvulas de exaustão e o gerenciamento térmico com integração do coletor de escapamento ao cabeçote.
O baixo peso do carro também contribui para diminuir o consumo de combustível. O TTS Coupé tem peso líquido de apenas 1.365 kg - um número que se deve, em grande parte, ao uso de aços de ultrarresistência e alumínio em sua carroceria.
O TTS transfere sua força para a estrada por meio da tração integral permanente quattro. As rodas têm 19 polegadas de diâmetro e direção progressiva. Já a carroceria é 10 mm mais próxima do solo que na versão comum. Nas rodas dianteiras, são usadas pinças fixas de alumínio de baixo peso, com grandes discos de freios, garantindo a maior eficiência de frenagem exigida pelo comportamento dinâmico mais agressivo dos modelos S.
No interior, os exclusivos bancos esportivos com apoios de cabeça integrados também seguem os princípios de design com baixo peso. No painel, o Audi virtual cockpit oferece um modo de exibição especial S, no qual um grande conta-giros se destaca como peça central.
Design externo: detalhes diferenciados
O Audi TTS Coupé e o TTS Roadster se destacam pelas grandes rodas com 19 polegadas de diâmetro, que permitem ver por entre os raios as pinças de freios vermelhas. Outro detalhe exclusivo dos modelos S é a cobertura dos espelhos retrovisores externos de alumínio. Ainda na lateral, as soleiras das portas têm acabamento exclusivo.
Como em toda a linha TT, a dianteira é dominada pelas linhas horizontais, que acentuam a impressão de que o carro está colado à pista. O efeito é acentuado nos TTS pelo rebaixamento da suspensão em 10 mm. A grade dianteira Singleframe é larga e baixa, dividida em duas zonas. Linhas afiladas que se originam junto à grade formam um V sobre o capô, que ostenta ao centro os quatro anéis da Audi. O design funcional das grandes entradas de ar inclui elementos que direcionam parte do fluxo aerodinâmico da dianteira para as laterais do carro.
O TTS traz de série faróis Full Led com ajuste automático de altura. As lanternas direcionais são. A abertura do tanque de combustível, no lado direito, logo atrás da cabine, é clássica, formada por um círculo cercado de parafusos. Basta um leve toque no logo TT para abri-la. O formato remete à primeira geração do modelo. A mangueira pode entrar diretamente no bocal do tanque, como acontece nos carros de corrida – já que não existe mais a tampa rosqueada.
Na traseira, linhas horizontais salientam a impressão de largura esportiva do TTS. As lanternas possuem luzes direcionais dinâmicas e trazem uma faixa que forma um contorno de luzes de condução diurna, outra inovação da Audi. A terceira luz do freio é extremamente fina e tem um papel essencial na definição da silhueta das luzes traseiras.
Quando o carro atinge 120 km/h, um defletor se levanta na tampa do porta-malas para melhorar tanto a resistência aerodinâmica como a força vertical. Reforçando o aspecto dinâmico e a esportividade, a traseira é arrematada por duas grandes ponteiras de escapamento duplas.
Interior: painel exclusivo S
Como no exterior, as linhas e superfícies horizontais predominantes dão ênfase à largura do interior do TTS. O design interno segue a regra do "menos é mais", com linhas claras destacam a leveza e a esportividade. O conjunto de instrumentos e a tela MMI se combinam para formar uma unidade digital central, o Audi Virtual Cockpit.
Os controles do sistema de ar-condicionado são integrados às saídas de ventilação, reduzindo os elementos de comando presentes no painel - o controle selecionado é indicado em pequenos mostradores. O painel de controle horizontal fica sob as aberturas de ar, onde interruptores com design tridimensional ativam as luzes de emergência, o sistema Audi Drive Select e as funções de assistência.
Os exclusivos bancos S têm apoios de cabeça integrados e são revestidos de couro Napa Fina. Envolventes e oferecendo apoio lateral nas curvas, eles têm estrutura mais leve, contribuindo para a redução geral no peso do carro. Há três opções de cores de estofamento: cinza, preta ou vermelha.
O volante multifuncional tem aro com base reta e raios com revestimento com aparência de alumínio. O airbag frontal do motorista ocupa 40% menos espaço sem comprometer a segurança, contribuindo para a sensação de leveza visual. Outros destaques são a alavanca de câmbio com novo design, o botão rotativo de pressão MMI altamente preciso e as coberturas de alto-falantes finamente acabadas com guias luminosas do sistema de som Bang & Olufsen de série.
Com sua configuração 2+2, o TT Coupé é um esportivo altamente adequado para o uso diário. O porta-malas tem 305 litros de capacidade e pode ser ampliado pelo rebatimento dos encostos dos bancos traseiros para frente. O carro traz uma versão especial do Audi Virtual Cockpit: inspirada em modelos de competição, a tela pode ser configurada para que o painel digital destaque o conta-giros como peça principal.
Além da opção S, o motorista pode optar entre dois modos de exibição: na versão clássica, o velocímetro e o conta-giros ficam em primeiro plano, enquanto no modo "infotainment", os instrumentos virtuais são menores, disponibilizando uma ampla área para outras funções, como o mapa de navegação via GPS.
Motor: calibragem exclusiva
Especialmente voltado à performance, o 2.0 TFSI do TTS tem 286 cv de potência. Além de garantir um desempenho excepcional, ele se caracteriza pela eficiência e pelo baixo consumo. O motor reúne várias tecnologias ultramodernas, como sistema de injeção indireta adicional complementando a injeção direta, sistema de levantamento de válvulas (Audi Valvelift System – AVS) para ajustar o curso das válvulas de exaustão e coletor de escapamento integrado ao cabeçote.
O torque máximo, de 380 Nm, é disponibilizado entre 1.800 e 5.200 rpm. Ele acelera o TTS Coupé de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, levando à velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. A transmissão S tronic de dupla embreagem e seis marchas realiza trocas sem interrupções perceptíveis na tração e, em modo manual, pode ser controlada por aletas atrás do volante.
Chassi
O TTS Coupé e o TTS Roadster trazem de série o sistema Audi magnetic ride, que adequa a rigidez dos amortecedores automaticamente de acordo com as condições do piso e às solicitações dinâmicas de condução a cada momento. A suspensão dianteira é baseada num sistema McPherson. Componentes de alumínio reduzem o peso das massas não suspensas. A suspensão traseira, com quatro braços, administra separadamente as forças longitudinais e transversais.
Outro destaque é a direção progressiva de série. O TTS pode ser conduzido com precisão e agilidade tanto no trânsito urbano como contornar com rapidez as curvas de estradas sinuosas. A direção eletromecânica, altamente progressiva, adapta continuamente o grau de assistência à velocidade.
O sistema dinâmico Audi Drive Select de série controla as características do motor e a assistência da direção. O motorista pode optar entre os modos comfort, dynamic, efficiency e individual. O Drive Select também intervém em vários módulos, entre eles o câmbio S tronic.
O TTS tem tração integral permanente nas quatro rodas. O sistema quattro, exclusividade da Audi, distribui a força do motor entre os eixos dianteiro e traseiro conforme a necessidade do momento, garantindo o máximo de aderência ao longo das curvas. Em pisos escorregadios, o controle de tração eleva a segurança de condução, evitando que as rodas girem em falso na maior parte das situações.
O controle eletrônico de estabilidade (ESC), que pode ser desativado tanto parcial como totalmente, complementa perfeitamente a dirigibilidade esportiva do carro. Em curvas fechadas, a vetorização de torque entra em ação. O modo Dynamic do Drive Select facilita especialmente a condução mais rápida, facilitando o esterço e controlando as derrapagens.
Na Europa, o S3 tem 300hp e o TTS tem 310hp. Para o Brasil, a Audi manda os dois com 286hp. E pior, todos tem o mesmíssimo motor.
ResponderExcluirA idiotice da Audi é surpreendente.
Cara, isso pode ser feito por causa do nosso combustivel
ExcluirNão é idiotice a audi é esperta, igual a vw brasil. Não importa a potência a menos e o preço exagerado brasileiro compra então pra que ser igual nos EUA ou na Europa. Quem sabe foi pra fazer o motor durar mais ser mais "robusto". Afinal essa é nova política do grupo vw Brasil não é.
ExcluirMijolina e baixa octanagem. Mesmo a Podium ou a Race (que voltou ao mercado) não chegam nem aos pés dos combustível da Europa ou EUA.
ExcluirCombustível não justifica. Carros mais esportivos não têm a potência reduzida só porque rodam no Brasil. Por acaso o A45 AMG vendido é menos potente que o vendido lá fora? E as versões vendidas nos EUA também costumam ter potência diminuída - e a gasolina lá é boa. A Audi tinha que se explicar melhor a respeito disso.
ExcluirInfelizmente nossa gasolina faz muita diferença sim... Tenho uma Suzuki GSX-r 1000 2013 com 185cv no manual e com a Podium+K&N deu mais de 200cv no motor... Vi pessoalmente um novo Golf GTi original só com podium gerar 245cv ante os 220cv do manual...
ExcluirNão estou defendendo mas a potência declarada é só uma base...
A potência declarada é só uma base... Não estou defendendo mas eu pessoalmente vi um novo Golf GTi apontar 25cv a mais que o manual no dinamômetro usando apenas a Podium... Tenho uma Suzuki GSX-r 1000 2013 que também apresenta mais potência com a utilização do melhor combustível... Imagina esses motores com alta taxa de compressão, injeção direta, turbo, clima frio (ar mais denso) e melhor qualidade de queima pelo combustível com mais octanas?!
ExcluirCom certeza diferença vai fazer... Potência no manual não é potência na pista...
Oi amigo, tudo bem? Então, esse TT com 230cv desbancou o S3/GTI/WRX e o Porshe S pois pesa apenas 1260kg contra 1600 dos outros dois no teste dos Aceledados com o Rubinho, só procurar no Youtube , fora o centro de gravidade, etc. Quem só vê potencia de motor realmente acha pior, mas um carro vai além disso. É uma engenharia brilhante fazendo um carro de pouca potencia voar e rasgar as curvas.
ExcluirPreço ridículo... Não tem proporção nenhum com o A3 ou TT normal.
ResponderExcluirTTS nos EUA custa 9 mil dólares a mais que o normal.
Aqui, R$100.000,00 a mais....
Nada além do normal nos preços afinal aqui é Brasil.
ExcluirPeso líquido????? Já ouvi falar de peso a seco e peso em ordem de marcha. Agora peso líquido é novidade
ResponderExcluirPra mim esse TT é o mais bacana de toda a Audi.
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