Recebemos um relato de um leitor do Blog, fã de Golf, e que acabou comprando um Fiat Toro Opening Edition: "Olá pessoal do carblog, quero compartilhar com vocês minha experiência de esperar tanto pelo Golf nacional, com motor flex, e, por fim, adquirir uma Fiat Toro Flex.
Eu sou um fã de carteirinha do Volkswagen Golf, já tive inúmeros exemplares do Golf geração 4 e 4,5 - os únicos fabricados no Brasil até então. Tive modelos 1.6 com transmissão manual, fui proprietário de um Golf GTI de 193 cavalos e até mesmo de vários Golf 2.0 Automáticos com motor flex.
Sempre gostei e continuo gostado muito do Golf, tanto do geração IV quanto do 4,5, mas desde que o Golf 7 chegou ao Brasil, no final de 2013, eu venho acalentando o sonho de comprar um, mas eu queria um com motor flex, pois gosto da flexibilidade de usar qualquer tipo de combustível e de não ter que me preocupar com misturas de etanol na gasolina fora das especificações.
Sendo assim, aguardei pacientemente a chegada do Golf nacional, com motor flex. E, quando do anúncio das primeiras unidades do Golf 1.6 MSI Automático finalmente achei que minha espera tinha chegado ao fim.
Tão logo vi os primeiros testes do Golf 1.6 MSI fui a uma concessionária da VW e fiz o teste drive da versão Comfortline e gostei muito. Eu sei que o desempenho fica aquém dos modelos 1.4 TSI, mas, para o meu tipo de uso, a força oferecida pelo motor 1.6 MSI estava suficiente.
Além disso, gosto muito da transmissão automática AISIN de seis marchas do Golf 1.6 MSI, pois estou acostumado com os préstimos dessa transmissão em vários Golf 2.0 automáticos que tive, e essa transmissão nunca me deixou na mão, e sempre apresentou um funcionamento suave e rápido. E no caso do Golf 1.6 MSI Automático que testei me senti em casa.
Dessa forma, iniciei o processo de venda do meu carro, um Golf 2.0 Automático 2013, e quando o concluí, parti para iniciar a negociação com o meu sonhado Golf 1.6 MSI Automático. Meus requisitos mínimos em termos de equipamentos eram: teto solar (pela questão de revenda), câmbio automático, piloto automático, ar-condicionado digital.
Então fui ao configurador da VW e simulei um Golf 1.6 como o que eu queria: Comfortline 1.6 MSI Automático (R$ 80.690), mais teto solar (R$ 4.313), mais pacote Comfort (R$ 4.390) e Pacote Elegance (R$ 5.363). Resultado: R$ 96.039 reais!
Achei que tinha escolhido um Highline, mas refiz a simulação e lá estavam os mais de R$ 96 mil reais por um Golf 1.6 MSI Automático. Ante a inviabilidade de pagar isso tudo em um Golf 1.6, retirei das minhas exigências o ar-condicionado climatronic e o Teto-solar. Mantive o pacote elegance e o preço caiu para R$ 87.336 reais.
Melhorou, mas não muito. Continuava a considerar um valor um tanto quanto excessivo para hatch médio, com ar condicionado manual, sem bancos de couro, sem teto solar, mesmo dispondo de 7 airbags, ESP e ASR, exemplo de segurança, etc e tal. Então optei por aguardar para ver se as concessionárias iniciavam alguma campanha de desconto e taxa zero, como a Audi vem fazendo com o Audi A3 Sedan, mas nada.
E então veio o lançamento da Fiat Toro, com grande repercussão na mídia, imprensa e blogs automotivos em geral. Confesso que inicialmente achei o visual da frente da Toro algo carregado demais, mas fui vendo mais imagens e vídeos da mesma, e fiquei cada vez mais impressionado com esse Fiat, mas sem qualquer intenção de comprar uma, já que estava ainda avaliando o Golf.
Mas, então, recebi um e-mail de um amigo que trabalha em uma concessionária Fiat para um café da manhã de lançamento da Toro. Pensei: não custa nada, vamos lá conhecer a picape da Fiat. E fui.
Cheguei à concessionária num sábado de manhã e estava lotada. Várias unidades da Toro expostas, tanto diesel quanto flex. Comecei vendo a Volcano, e fiquei muito, muito impressionado. O acabamento interno, estética, porte, tudo era absolutamente em um nível que jamais um carro da Fiat no Brasil chegou, mas o preço era inviável: R$ 127 mil reais era o pedido pelas primeiras unidades.
Então fui ver as unidades flex, e analisei logo uma Toro Opening Edition, e a excelente impressão continuou. Claro o banco de couro não estava mais lá, nem os elementos cromados nas laterais, nem as rodas de 17 polegadas, mas essencialmente continuava um veículo muito imponente. Então perguntei o preço, e o vendedor me disse: R$ 86.500 reais.
E então me coloquei a analisar os equipamentos desta Toro de R$ 86.500 reais: ar-condicionado digital de suas zonas, descansa braço central, volante multifuncional, sistema multimídia com GPS, sensor de chuva, sensor de estacionamento, retrovisor eletrocrômico, câmera de ré, ESP, ASR, etc e tal. Vi que era mais completa que o Golf 1.6 MSI que custava mais de R$ 87 mil! Sim, o Golf tinha vantagem dos 7 airbags (contra 2 da Toro) e dos sensores de estacionamento dianteiros. E só.
E então pedi para fazer um test-drive na Toro Flex, e me apaixonei pelo carro. Em termos de desempenho, mais ou menos o que eu vi no Golf 1.6 MSI Automático. Nada além. E o câmbio AISIN de 6 marchas, que eu tanto aprecio, estava lá. Rápido, suave, eficiente e silencioso. E aí comecei a pensar seriamente em comprar a picape da Fiat, pelo preço, equipamentos e boa impressão de performance.
Fui para casa, vi novamente o Golf, mas já não tinha o mesmo encanto. Vindo da Toro, achei o Golf 1.6 MSI acanhado, com interior relativamente simples, mas o que mais pegou mesmo foi o preço: R$ 87 mil em um Golf 1.6 nunca me pareceu tão excessivo depois que vi a Toro Opening Edition por R$ 86.500 reais.
Por fim, voltei à concessionária da Fiat e peguei minha Toro Opening Edition e estou muito satisfeito com o carro, não só pelos equipamentos e lista de série, mas pelo comportamento geral do modelo, que me agradou muito.
Infelizmente a VW perdeu um comprador certo de Golf pelo preço excessivo e demora no lançamento. Se o Golf nacional tivesse chegado no fim de 2015 eu provavelmente estaria com um 1.6 MSI automático, mas provavelmente arrependido de não ter esperado a Toro.
Em resumo: a conversa de que a Fiat queria roubar consumidores de hatchs e sedãs médios com a Toro é fato. E eu sou a prova disso."
Obs: imagens meramente ilustrativas
Boa tarde! Meu caro, aqui nas terras Alencarina(Ceará), está acontecendo parecido, pois a versão de entrada está custando uns 82 mil com bancos de couro, e o Golf 1.6 com banco de "Napa" está isso ou mais caro. E sobre o VW, não dá prá entender, pois a Golf Variant é mais barata e tem motor maior, além de ser importada.
ResponderExcluirVariant mais barata? Ta saindo por quanto?
ExcluirParabéns. O mercado é de quem tem qualidade e preço.
ResponderExcluirGolf sendo desbancado por um fiat. Nunca imaginei q isso pudesse ocorrer, mas essa Toro parace q tem dirigibilidade e conforto de carro de passeio. 86mil com motor 1.6, bancos sem couro e ar manual é injustificável por mais q o carro seja bom.
ResponderExcluirA Toro não iria desbancar um Golf se não fosse esse preço, e com o novo aumento o Golf 1.6 MSI todo equipado já bateu os R$ 100 mil... Isso é preço de Toro Diesel.
ExcluirA VW complicou de vez o Golf e a FIAT fez o maior acerto no mercado que eu possa me lembrar que ela um dia já fez.
O Tempra e o Tipo (principalmente este) causaram uma correria às concessionárias.
ExcluirGolf só alemão !
ExcluirE já teve aumento do Golf hoje!
ResponderExcluirHoje? Faz 1 semana que o car blog noticiou o aumento de preco do golf e up.
ExcluirTá atrasadinho heim..,
http://www.car.blog.br/2016/03/vw-golf-2016-tabela-de-precos-sobe-em.html
Tem que ter o que falar né, Carlos?
ExcluirEsta reportagem me fez lembrar de um cidadão aqui, esqueci o nome dele. Que tinha vários carros, filho médico, diplomata. Lembram dos couros legítimos branco. Qual era o nome dele? Será que ele frequenta ainda o blog com outro nome. O cara escreve bem. Foi imparcial em sua análise. Só fã do Golf, embora nunca tinha tido nenhum. E pelo visto vou continuar porque não sou louco de pagar 86 mil em um carro extremamente comum.
ResponderExcluirFaz que nem eu pega um mini-golf / fox rsrsrsrs
ExcluirCao-RJ o nome do sujeito. Com o famoso banco de couro de vacas holandesas no Golf
ExcluirIsso. Não conseguia lembra. kkkkkk
ExcluirSe fosse um Renegade ainda entenderia, mais fica difícil entender o cara trocar um Golf, mesmo que 1.6 por uma Pickup. Com certeza o arrependimento virá; mesmo porque por 87 mil ele pegaria um Golg 1.4 TSi.
ResponderExcluirSem teto, ar-digital, banco de couro e por aí vai
ExcluirTeto? Ar-digital? Banco de couro? Sério mesmo???
ExcluirFala sério, o cara que troca um Golf que é top safety pick plus, 7 airbags, considerado o melhor carro do planeta por um simulacro de picape cabine dupla, pois a Toro não passa de um simulacro, na boa, esse sujeito não entende nada de carro.
ResponderExcluirA Toro só faz sentido na versão diesel 4x4. As flex são totalmente erradas, com motor sub-dimensionado, só 2 airbags, não tem porta-malas, o banco traseiro é desconfortável.
Sem chance. Errou feio. Foi levado pelo impulso. Deveria ter negoaciado e pego um Golf at mais completo com preço bom.
Tô vendo que o cara é muito mais sabido do que vc. Realmente o interior do Golf é sem graça perto do da Toro, pagou menos por mais (sem dúvida!!). Mais capacidade de suspensão, conforto, mais altura, mais espaço pra bagagem e passageiros (longitudinal)... Nunca que Golf é melhor do planeta em nada... e a Toro é um grande projeto! E faz sentido em qualuqer uma das versões, pois, quem não tem pretensões de enfiar o carro na terra, lama ou estradas vicinais, NÃO TEM SENTIDO É TER UM 4x4... Vc deve comprar carro errado! rsrs
ExcluirE sobre não ter porta-malas, tem mesmo NÃO, aliás, é picape e nenhuma picape tem porta malas.. Melhor que isso, tem generosos 820 litros de espaço pra bagagem ou qualquer outra coisa que o parceiro queira colocar dentro. rs
Tem mais conforto que qualquer pick-up média (que são preferência pelos endinheirados)... Deve ter mais conforto que o próprio Golf. Pois, a suspensão da Toro é sem igual!!
E se tivesse pago a mais por um Golf completo tería pago PREÇO BOM COISA NENHUMA, e sim, disperdiçado muito num 1.6 espartano!!!
Aí sim ele ficaría arrependido depois..
obs: Não queira tirar conclusões pelos outros!
O amigo do relato fez um ótimo negócio com certeza! e muito bem explicado!
Carlos, não acredito que vc usou o argumento do porta-malas contra uma pick-up. Que falta de inteligência.
ExcluirArgumentos sem cabimento, beira a irracionalidade.
ExcluirAaa meu caro, quando vc perceber que um carro é muito mais do que números numa prancheta, talvez vc entenda o que o autor quis dizer. Ignorando o relato dele quanto à percepção de valor que ele teve ao RODAR em AMBOS os carros, vc simplesmente perde toda a razão para argumentar. Ele comentou sobre o desempenho, citando que ambos estão em pé de igualdade (percepção própria) então se a Toro é subdimensionada nesse quesito, infelizmente o Golf tbm é. Sabemos também que a Toro está impressionando com seu sistema de tampa traseira, que permite usar a caçamba com tanta ou mais facilidade que a de um porta malas convencional (isso eu testei e é verdade mesmo, é muito leve), então prefiro dizer que, se for o caso, ela tem um porta malas muito generoso ao invés de nenhum como vc disse (cada cabeça, uma sentença). O banco traseiro, bom, ponto pra vc, ela é uma picape, oras bolas.
ExcluirAgora o que mais deixa a gente chateado é o fato de dizer que o autor "errou feio" e "não entende nada de carro". Essa realmente é de doer, o cara trabalhou, suou a camisa, talvez por anos, pra ajuntar esse dinheiro todo, que não é pouco, teve a paciência de esperar pelo Golf nacional, andou no carro, montou no site uma, duas vezes, abriu mão de equipamentos, olhou de novo e ainda não conseguiu justificar gastar tudo isso no modelo. Ai foi ver uma Toro, gostou do que viu, gostou do que testou, gostou do que ele PERCEBEU que o dinheiro dele estava comprando (pra alguém gastando tudo isso, não basta só valer, tem que parecer que vale tbm) e fez o investimento. A opinião dele é a unica e soberana que importa, ele sabe que abriu mão de outros 5 airbags, mas segundo ele está tranquilo, pq ele levou pra casa um carro que conquistou ele com atributos reais, não só "disseram que o golf é o melhor do mundo". O golf é um espetáculo, mas o preço da entrada desse show que a VW ta cobrando colocou ele pra brigar com um concorrente totalmente fora de questão, e a julgar pelo autor, ele perdeu. Mesmo que o autor não quisesse esse final.
Acho que o cara trocou o golf porque a Toro tem suspensão MULTILINK na traseira(tapa na cara do eixo de torção do Golf). Sem contar que é um carro muito mais TOP, 5 metros de comprimento, 23cm de altura livre do solo, um SUVzão/picape de impor respeito. E ainda mais barato.
ExcluirE principalmente porque ambos andam a mesma coisa, mesmo a Toro tendo 1620kg. A Toro anda mais ou igual a todas as picapes FLEX, engole a Hilux, l200, empata com a Ranger e perde pra S10. Só que é infinitamente mais economica que todas elas. Principalmente na estrada.
Acho que foi isso que ele pegou a Toro, aliás, muita gente vai fazer essa escolha.
DEAL WITH IT!
Amigo,
ExcluirConcordo contigo quanto a suspensão multilink, mas quando você usa o argumento de tamanho, aí pisou na bola. Carro não é imóvel que se compra observando o metro quadrado. Se assim fosse, o cara que tivesse um caminhão cegonha estaria bem na fita. Pense nos carros que são o sonho de consumo do mundo inteiro e verá que não são gigantes e a maioria deles levam apenas duas pessoas.
Esta matéria querido carlos ilustra exatamente o mundo real, não o mundo de fanatismo ao qual você vive. Ou se não é fanatismo, é defesa da empresa para qual você trabalha. Enfim, qualquer carro que se compre este não será perfeito e nem a maior desgraça da categoria. Carro é uma máquina que custa muito caro, e tem que dar prazer, tem que achar que o dinheiro gasto vale a pena !!! Quando o cara entrou no golf (melhor construído que a toro) viu que suas qualidades não são super melhores que a da camionete. Viu que o carro da fiat oferece mais pelo mesmo preço. Então cara, este sim é o mundo real, são situaçoes de compra. Assim como se ele tivesse escolhido o golf, também seria um bom negócio. Mas as oportunidades momentâneas falam mais alto sempre.
ExcluirParabéns ao comprador da Toro e que seja muito feliz com ela, e que a cada partida se lembre das dificuldades que você teve para compra -la, e que só sua opinião vale, pois que fala mal ou disser que vc fez um mal negócio não vai te dar 1 real para pagar suas prestações.
att
Não adianta o Carlos pode dar todos os argumentos que quiser pra defender o golf mas as vendas não vão acompanhar seus argumentos. O fato é todos os carros da volkswagen estão muito caros frente a concorrência. Não importa se são melhores ou não, o consumidor médio não quer os melhores carros do mundo, ele quer o que se encaixa em suas necessidades e oque seu bolso pode pagar.
ExcluirO golf top safety pick plus é o mexicano, o nosso ninguém sabe, e ninguém irá saber porque nunca será testado nos EUA, o máximo que podemos aguardar é que no teste do lncap ele mantenha a pontuação do importado.
ExcluirPicape com porta-malas??? Essa foi boa!!! Fala sério camarada!!! Na minha opinião o consumidor da matéria fez certíssimo!!! Eu faria o mesmo!!!
ExcluirCarlos caprichava mais na manipulação. Está cada dia mais declinante. Se vacilar o Carlos nem carteira de motorista te, o que dirá carro. O verdadeiro motorista de revistinha.
ExcluirTem que ser muito sem noção pra pagar 87 mil num carro 1.6 com banco de napa.
ResponderExcluirCorolla XEI é muito mais carro.
ResponderExcluirVerdade, muito mais carro que Golf sem dúvida!
ExcluirQue o Golf 1.6 sim. Que o 1.4 TSI não
ExcluirA narrativa do fã dos golf's e agora apaixonado e feliz proprietário de um Toro foi perfeita!! Simplesmente deu pra imaginarmos a história com detalhes e com um gostinho de filme. rsrs
ResponderExcluirImaginei inclusive a tristeza quando ele viu o preço inviável do Golf 1.6 e teve que tirar ar-digital e outros acessórios, e mesmo assim, o valor continuo bem alto pra poucos opcionais. Bem nessa parte deu de perceber que NEM SEMPRE A VW oferece mais, e nem por menos!... Lógico que um fã de Vw dificilmente percebe tal coisa.
Outra coisa muito interessante foi a narrativa de apreciação pelo Toro, quando diz ter ficado cada vez mais encantado com o visual, imponência e detalhes do Toro.
Essa parte aqui >>
>> "Fui para casa, vi novamente o Golf, mas JÁ NÃO TINHA O MESMO ENCANTO. VINDO DA TORO, achei o Golf 1.6 MSI ACANHADO, com interior RELATIVAMENTE SIMPLES, mas o que mais pegou mesmo foi o preço: R$ 87 mil em um Golf 1.6 nunca me pareceu TÃO EXCESSIVO depois que vi a Toro Opening Edition por R$ 86.500 reais.
Por fim, voltei à concessionária da Fiat e PEGUEI MINHA TORO Opening Edition e estou MUITO SATISFEITO com o carro, não só pelos equipamentos e lista de série, mas pelo COMPORTAMENTO GERAL DO MODELO, QUE ME AGRADOU MUITO.
Infelizmente a VW perdeu um comprador certo de Golf pelo preço excessivo e demora no lançamento. Se o Golf nacional tivesse chegado no fim de 2015 eu provavelmente estaria com um 1.6 MSI automático, mas PROVAVELMENTE ARREPENDIDO DE NÃO TER ESPERADO a Toro.
Em resumo: a conversa de que a Fiat queria roubar consumidores de hatchs e sedãs médios com a Toro é fato. E eu sou a prova disso."
ESSE FINAL DEU PRA ENTENDER LITERALMENTE O SENTIMENTO DO PROPRIETÁRIO...
E deu de perceber o QUANTO a Toro encantou o caraa, pois, mesmo apaixonado por VW e Golf o cara ainda diz que se tivesse comprado o Golf estaría arrependido por não ter esperado a Toro...
É amigos...
sabe a CONCLUSÃO que tirei nessa bem contado e real história???????
Que essa picape Toro VAI DAR MUITO TRABALHO PRA TODO TIPO DE CARRO E MARCA, isso sim! Qualidade, visual e tecnologia ele tem! Ou seja, preconceito acabou bem aqui...
Vou contar um segredo pra vcs, EU NUNCA PENSEI EM TER UMA PICAPE...
Mordi minha língua...
Imaginem aí porque!!!
Tudo bem que a VW deu uma forcinha deixando o futuro Golf Nacional um carro normal, mas mesmo assim acho estranho a troca... Fui ver a Toro, é bonita, mas tenho o Alemão e meu parâmetro de Golf é outro... Não dá para comparar o acabamento interno, estabilidade, segurança, consumo, conforto, praticidade, tecnologia, nada... Desempenho então, deixa quieto vai... Não me imaginei com uma Toro e portanto acho a troca estranha... De esperar o nacional pra ser 1.6 flex e câmbio com conversor de torque, no lugar de ser 1.4 turbo + DSG, conhecendo o carro, acho um grande erro. Mas enfim, o dinheiro é dele, o gosto é dele. Respeito e desejo bons momentos com a Toro.
ResponderExcluirVocê falou algo certo cara, você tem um alemão ou seja, você pagou seus generosos 90k num carro de verdade com tudo que há direito, ele ia pagar 87k num golf que não era golf. Aisin, sem teto, sem ar digital, sem banco, sem nada .--. Até eu que sou fã de golf iria de toro pq ta inviável essa VW Brasil
ExcluirO Golf que ele iria comprar era o 1.6 MSI AT6. Ele não queria desempenho. Ele queria robustez do cambio aisin e desempenho razoável.
ExcluirHá de convir que a Toro neste caso é muito superior. Só a fodástica suspensão multilink na traseira já acabou a disputa. A robustez da Toro pra aguentar "off-road citadino" brasileiro também vale muito. Não ligar mais pra rampas, valetas, lombadas, buracos. São 23 cm de altura livre do solo, além de ser um carro que impõe respeito no transito. É isso que atrai muitos compradores de SUVs e picapes, coisas que o Golf não pode proporcionar. Nem o design ajuda.
Acabamento interno também, o leitor comparou os dois e saiu com a sensação que a Toro é superior, claro, é um interior JEEP. O golf tem excelente acabamento, sem dúvidas, o interior é bem acabado(acho que um pouco superior à Toro), mas continua sendo um interior POBRE, pacato.
Na verdade seria de se espantar se ele comprasse o Golf MSI ao invés da Toro..
Caro Daniel, paguei menos de 80 cara! E Rodrigo, vá na concessionária, veja os dois... A Toro é bonita, mas não tem como plastico duro, com duas tonalidades de materiais distintos, botões grandes e tela pequena ser superior ao painel e acabamento de portas, colunas teto e banco do Golf. Mas até aí é compreensível, pois a proposta da Toro é off mesmo. Agora cara, estou longe de qualquer fanatismo, mas o acabamento do Golf é impecável mesmo. Não é Jeep, é bom, mas é Fiat. Veja lá...
ExcluirE quanto ao Golf MSI não posso dizer nada, pois não vi e nem está à venda... Mas perder um Golf importado e premiado, putz, isso eu não faria... O meu carro tem 1 ano e meio. Se não tivesse comprado, faria de tudo para pegar os últimos importados... E é esse pensamento que está mantendo as vendas, com os interessados evitando o nacional...
Estranha essa troca. Por 95.000 reais o cidadão poderia comprar um Golf Highline 1.4 TSI Flex de 150 cavalos com câmbio Tiptronic...já com nacional e com rodas 17. Isso se não conseguir desconto nenhum.
ResponderExcluirE o Golf já vem com couro, 7 airbags, central multimídia de 6,5 polegadas com Mirror Link e App Connect, 0-100 em 8,6 segundos, acabamento melhor, mais econômico.
Acho que ele devia comparar a Toro com o Golf Highline 1.4 turbo-flex AT (95k) e não com o 1.6...
Golf Highline TSI AT6 sai por R$ 97.690,00. Sem opcionais. Pelo menos é o que diz no site.
ExcluirDeixa de choro rapaz.. O Cara comparou carro com preços semelhantes a Toro além de mais barata, tem um interior mais sofisticado e anda igual ao Golf 1.6.
ExcluirSó esqueceu que esse Golf é o Highline sem opcional algum.
ExcluirEle levou a Toro Opening Edition que tem mais equipamentos de conveniência por bem menos.
E como ele mesmo disse, a Toro só perde para o Golf nos Air Bags e sensores de estacionamento, talvez a Toro também até tire 5 estrelas no LatinNCAP igual ao Renegade.
Golf Highline sem opcional tem tudo agora... O Highline tem tudo que tem a Toro Opening Edition e MAIS Start-Stop, CMM com Mirror Link 6,3", Sensor Dianteiro e 7 Airbags.
ExcluirPor 95k se pega um Highline com Teto solar. Sem Opcionais, mas o Nacional agora já vem tudo, só poe pacotes quem quiser partida sem chave, ACC, Bancos com aquecimento e ajuste Elétrico e etc... Mimos mesmo.
Errado, cara, o Golf Highline AT6 começa em R$ 97.690,00, com teto solar sobe para R$ 102.003,00 e finalmente temos o pacote exclusive que custa R$ 12.322,00, elevando preço para R$ 114.325,00.
ExcluirConsiderando que a Toro Opening Edition já é uma versão com opcional, o Golf está bem caro.
Ele comparou os carros de valores próximos. de 86 pra 95 mil é uma enorme diferença.
ResponderExcluirEsse Golf 1.6 é igual chuchu, alimenta mas não dá gosto, não desperta o apetite. A Toro mexe com os sentidos, emociona, além de estar afinada com a moda suvs/pickups. Daí é batata, ela vai tirar mercado de muitos segmentos. A Vw está carente de opções nessa linha, só tem a Amarok e a Tiguan, a primeira grande, e ambos caros. Na faixa de 60 a 100 k o pessoal só quer Corolla e suvs he he he.
ResponderExcluirO cara entra na Toro se sente num JEEP. Depois volta no GOL... ops Golf.. Se sente mal mesmo. Deprimente.
ResponderExcluirnewsday.com/classifieds/cars/consumer-reports-best-and-worst-car-brands-in-2015-include-lexus-mazda-and-toyota-1.10387053
ExcluirVc perdeu o juizo,golf melhor carro segmento motor 1.4 turbo sem palavras tem gente ainda q continua comprando carro cpm motor defasado,acabamento fiat horrivel
ResponderExcluirAcabamento é JEEP. Foi muito elogiado por toda a imprensa automotiva. Bem como pelo leitor do blog, que se sentiu deprimido ao sair da Toro e voltar pro Golf MSI com toda aquela pobreza no interior.
ExcluirO relato do carinha é claro:
"Fui para casa, vi novamente o Golf, mas já não tinha o mesmo encanto. Vindo da Toro, achei o Golf 1.6 MSI acanhado, com interior relativamente simples, mas o que mais pegou mesmo foi o preço: R$ 87 mil em um Golf 1.6 nunca me pareceu tão excessivo depois que vi a Toro Opening Edition por R$ 86.500 reais".
Na matéria diz 1.6 asipirado...
ExcluirAlessandro só faltou ler o texto do cara né?
ExcluirE faltou ler a avaliação do Toro pela Car Blog onde ele elogiou o acabamento.
Faltou ver também o acabamento desse golf 1.6 , nada lembra os primeiros modelos mexicanos
Sem falar que o Golf é bem mais manco que essa toro.
ResponderExcluirParabéns pela materia, mas acredito que em uns 6 meses ocorra um arrependimento por comprar um fiat. Fiz a mesma "caca" e hj estou voltando atras. Não com a toro e nem golf. Mas jetta x jeep.
ResponderExcluirRenegade? Qual o problema?
ExcluirParabéns pela matéria.... tenho um voyage 2013/2014 estava querendo trocar num Golf ou Jetta ts1 1.4 mas quando andei na toro .... mudei de ideia. estou comprando tbm a minha.
ResponderExcluirE pode ter certeza que como você, teremos muitos exemplos parecido, não é atoa que o segmento de hatch médio está em decadência mês após mês, belo relato e parabéns pela aquisição....
ResponderExcluirGlobo e você, tudo a ver!
ResponderExcluirCarros estão caro no geral. Carro popular da VW eu não gosto, sempre foi assim. Tirando a Saveiro, que mesmo sabendo que seja um Gol com caçamba, é o único "popular" eu acho que compraria por achar bonito. O restante não chama tento a atenção quanto os populares da Fiat. Internamente o Palio é bem mais legal que o Gol.
ResponderExcluirMas subindo um pouco o nível, jamais trocaria um Golf ou um Jetta por um Linea ou um Punto T-Jet. Não valem a pena. Carro de um padrão mais alto nacional é VW e não nego. Agora popular é Fiat. Acredito que a Toro talvez consiga mudar meu pensamento, mas prefiro esperar até o final do ano para opinar. De ante-mão, adorei ela externamente, mas internamente não achei legal o painel. A tecnologia embarcada é bem legal também. Cerca de 88 mil pela versão de entrada é um valor muito legal de pagar, vale a pena, pois a versão de entrada é muito completa.
O texto resumo o que já falei há muito tempo e que agora é uma constatação a todos: a Toro é um sucesso. Vai tirar vendas de hatch de 60k a Hilux de 200k.
ResponderExcluirAgora vou dar outra dica: quem quiser compra logo, que vai acontecer a mesma coisa que aconteceu com o HRV, preço subindo logo logo.
O Highline com Teto sai por 95k, sei que são 10k a mais, mas EU, se tivesse a grana pra escolher entre os dois, ia de Golf sem pensar...
ResponderExcluirE o Highline agora é Flex...
Golf tá virando passado. Da mesma forma que as peruas sumiram, os hatchs médios tb vão desaparecer. Não só no Brasil, como no mundo. Tá todo mundo querendo hatch compacto, sedan compacto, sedan médio ou PRINCIPALMENTE carros grandes de uma maneira geral.
ResponderExcluirVocês acham que a FIAT não vai aumentar o preço do EL BOI! Aposto que da qui umas semanas essa alegria vai durar pouco.
ResponderExcluirPorque a galera fala que o motor do renegade é fraco para o carro e o mesmo motor um pouquinho bombado na toro torna o carro um carrão?
ResponderExcluirAlém do mais, o consumo e maior da toro que do renegade. Não entendi.
Danilo, não se iluda com a galera... fala sem fundamento nenhum, só critica mesmo.. é mesma critica de banana com casca preta dizer que está podre mas quando tira casca, ai esta uma surpresa a banana não está podre, por isso, eu digo não se iluda com a palavra das pessoas. motor 1.8 é ótimo, uma vez fiz no teste drive no bravo, rapaz gostei daquele motor.. é muito bom e responde muito bem, isso no meu ponto de vista.. enquanto isso no renegade e toro vai no mesmo motor bom e mais potente da categoria e imagine punto? um amigo meu tem, é top, corre bem.
ExcluirO Bravo, Renegade e Toro possuem o mesmo motor 1.8 mas pra cada um há um ajuste distinto.
ExcluirEscrevi neste blog que a TORO seria um divisor de agua entre os automoveis.
ResponderExcluirVocês acham que a FIAT não vai aumentar o preço do EL BOI! Aposto que da qui umas semanas essa alegria vai durar pouco.
ResponderExcluirA Toro tem suas qualidades o Golf também!!! Mas o cara fez o certo TESTE DRIVE e escolheu o que mais lhe agradou para suas necessidades simples assim. Quando comprei o meu ouviu muito também que poderia
ResponderExcluirter comprado mais potente mais barato mais isso mais aquilo mas o prazer de dirigir é de cada um.
Olha..na boa.nao sei se este texto do cara do golf eh real ou nao pois ficou muita "babacao" pro cambio tiptronic e mesmo bla bla do site. E tbm no texto o cara coloca q ele queria q fosse flex,ou seja, ja tira ai o golf importado....e com valor de 87k,ficou-se quase q apenas com a opcao do golf MSI...ai fica dificil mesmo pois tbm acho q está um absurdo o preco oficial...mas um cara q gosta e teve varios Golfs,trocar por uma pickup,desculpe-me...fica estranho es
ResponderExcluirQuem gosta d golf, eh porque gosta da dirigibilidade,esportividade e prazer do carro.Tenho um highline mexicano DSG e jamais trocaria por uma pickup pois vai totalmente contra as virtudes do Golf...e outra..na boa. O acabamento do golf highline eh excelente e desafio alguém a mostrar outro carro nacional(nao premium) com acabamento melhor. E daki a pouco o camarada ai vai se arrepender com o motor desta pickup,se for mesmo um amante do Golf.
ResponderExcluirFalou tudo irmão!
ExcluirMesma visão.
Vou expor MINHA opinião em relação a este post como também um grande amante do GOLF. Não estou sugerindo que apoiem ou julguem minha visão mas apenas expondo uma ideia.
ResponderExcluirUm verdadeiro amante do GOLF é um amante de carro esportivo, com design conservadoramente elegante e excelente performance para a classe e preço. Então aí já existe uma divergência de gênero entre os dois carros da reportagem.
O golf é um carro que existe e evolui há 7 gerações, desde 1974 e é o segundo carro mais vendido no planeta. É um ícone de uma cultura de pessoas que aman a esportividade e o conforto.
Como um amante de velocidade e de carros gostaria de dar um parabéns a todos pelo ótimo blog que estão mantendo por aqui.
Salve salve delaru
Parecw que vcs n viram a reportagem q fiat foi considerada marca mais ruim de todas quem comprar essa vaca quer dizer bizzerro ops , se arrepender com certeza
ResponderExcluirMelhor teste longa duracao quatro rodas pra quem nao viu peças estavam como novas falar mais o que
ResponderExcluirGosto muito do Golf, principalmente do TSi 1.4, que acho um dos melhores carros do mercado. Uma pena a Volks ter empobrecido o carro para o mercado brasileiro. Os primeiros Golf G7 importados tinham até freio de estacionamento eletrônico. Ótimo desempenho é ótimo consumo.
ResponderExcluirOptaria também pela Fiat Toro. Acho muito interessante a proposta do veículo, bom espaço interno, uma caçamba que é sempre útil. Gostei do visual externo e do interior do carro.
O que matou os hatch médios (Golf, Focus, Cruze Sport, Hyundai i30) foi o preço. Esses carros custavam na faixa dos 50 mil nas versões antigas, hoje custam 80 mil. O cara em vez de levar um hatch médio, já pega um SUV (Honda HR-V, Renegade) ou uma Toro.
motor tsi 2x mais economico ta fazendo 13.5 cidade . fiat toro 7.0 roda 100 mil quilometros ai depois me fala de custo beneficio se com fiat toro vc iria gastar uns 30 mil e com golf 15 mil ou nao entende cade custo beneficio ta no motor dificil de entender pessoal
ResponderExcluirFico feliz em saber que em pouco tempo teremos as ruas infestadas por esse veículo descomunal para o trânsito urbano. Não tiro o mérito do carro, porém as pessoas não se atém as dificuldades de ter uma "Caminhonete" em um país que não tem espaço nem pra carro pequeno.
ResponderExcluirSe o cara mora em Goiás, Mato Grosso e etc, faz sentido, agora pra quem mora em centros urbanos lotados, esse veículo será mais uma "pedra no sapato".
O mais legal são as observações: "Muito mais imponente no trânsito...". Esse é o tipo de argumento daqueles mal educados que não respeitam as leis, e simplesmente jogam o carro em cima do seu, afinal está com um carro maior, e mais imponente.
Brasil, sil sil!
Comentário mais sensato de todos. E mostra bem porque o cara que preteriu o Golf pela Toro fez um péssimo negócio: pegou um carro menos prático, menos seguro, com menor desempenho e mais gastão, só por conta da novidade e tamanho.
ExcluirO cara fez o q o deixou feliz, isso é o q conta mais. Agora, se não fosse pegar a Toro, teria várias opções melhores q o Golf 1.6 na configuração e faixa de preço q ele queria, como por exemplo o 308 THP, o I30 (por incrível q pareça), etc.
ExcluirLegal que só pela escolha do carro camarada já consegue desenhar todo o perfil do usuário: zé ruela que não respeita ninguém e usa o carro pra ganhar vantagem em cima dos outros e se aparecer ("tipo de argumento de mal educado", "só comprou por tamanho e novidade"). Desculpa, mas se ele fosse esse cara, não ia deixar de fazer isso com um Golf, um Uno ou uma moto, boa educação não escolhe nivel social nem cultural.
ExcluirSe ele gosta do porte, que seja por sensação de segurança, por conforto de rodagem em piso ruim, só pelo aspecto geral mesmo, n razões, a sentença é do dono, porte pra ele é legal e o "ônus" da falta de "praticidade" é dele pra se virar como quiser (isso claro, indo na balada de vcs, que o cara mora em "centro lotado")
Facil demais ser juiz pela internet...
Em momento algum eu relatei que ele deveria escolher o Golf. Não sou nenhum fan boy, longe disto. Realmente ele escolheu a que lhe fez feliz, mais dentre os motivos ele deixa claro que o "porte" do carro foi um bom fator para impulsionar a compra.
ExcluirA escolha racional e a emocional são sempre um problema. Pelo lado da razão uma pessoa que mora em grandes centros jamais deveria se utilizar de veículos grandes para locomoção.
Brasileiro gosta de ostentar e foi aí que o marketing da Fiat sempre foi bom. As versões "Sporting" deixam isso claro.
Temos o gosto para carros dos americanos (grandes, cheios de lata e cromados) porém não temos dinheiro para pagar o combustivel caro e nem espaço e condições para nos locomovermos com eles.
Por fim, que o rapaz seja feliz com sua Fiat Toro.
Usuário "semprepronto" favor fazer algumas aulas de interpretação de texto, depois conversamos.
ExcluirTudo o que eu disse foi bem mal interpretado por você. Não vou ficar me explicando pois já está implícito no texto, o qual você não foi capaz de interpretar.
Um abraço.
Car Blog vai ainda comprar o golf TSi flex?
ResponderExcluirEssa picape Toro é realmente uma grande sacada da Fiat. Que venham os novos Tempra/Tipo!
ResponderExcluirJamais um GOLF MK7 seria preterido por uma picape Fiat se não fosse por causa de preço...
ResponderExcluirGolf nacional é caro e vem pelado cheio de economia... a Toro vem mais recheada... porem é Fiat... nesse caso não sei o que pegaria.. mas não seria nenhum dos dois.
ResponderExcluirSempre quando escuto os termos "nacionalização" ou "adequação ao mercado", já fico até arrepiado, pois sempre retiram itens importantes sem qualquer alteração no preço. Que por sua vez com a inflação batendo a casa dos 10% a.a., qualquer modelo vai aumentar de preço sem dó nem piedade.
ResponderExcluirO Golf por exemplo é um carrão sempre gostei dele mas nunca a ponto de ter na garagem, até porque meu perfil não combina com o carro; enfim cada um é feliz com o que compra e Deus sabe o tanto de "Dilmas $$" que ele juntou para fazer essa compra. São dois carros com propostas bem diferentes, e só o tempo vai dizer se ele fez o certo ou errado; até porque nessa hora colocar o racional sobre o emocional é bem difícil. Mas o importante é ele curtir o carro!!
Hoje o i30 1.8 a 75k, que já vem com teto solar panorâmico, e câmbio AT6 vale mais a pena que este Golf.
ResponderExcluirQue bom que o amigo conseguiu o dele, pois estou há 15 dias esperando sem previsão de entrega. Isso porque no sistema deles o carro estava em trânsito. Ridículo a Fiat lançar o carro e não conseguir entregar. Comprei antes do lançamento oficial.
ResponderExcluirSe eu tivesse quase 90K eu também pegaria uma Toro flex completa. Escolha é muito pessoal, mas o eixo de torção, porte e equipamentos me deixa bem contente.
ResponderExcluirAmigo. Li com atenção seu texto. Fiz quase o caminho inverso. Ia num renegade e acabei fechando no Golf. Fiz as mesmas simulações que você no configurador da volks. Mas mesmo sabendo do preço resolvi visitar as css volks na minha cidade (Belém/PA). Resultado: encontrei um Golf mexicano highline 15/15 sem pacote emplacado por 79.900. Estavam limpando o estoque do chicano pra chegada do nacional. Não pensei duas vezes. Fechei negócio. Estou absolutamente apaixonado pelo carro. Puro prazer ao dirigir. Tive um pequeno 208 que era sensacional nesse quesito. Mas nada chega perto do golf.
ResponderExcluirQuanto ao carro que você configurou achei por 84 mil emplacado. O nacional msi com teto, branco, rodas madrid e pacote elegance, climatronic, etc...
Moral da historia: em tempos de crise esqueça o configurador. Va a css. Se o vendedor perceber que você é um negociador sério o preço vai cair abaixo da tabela de fabrica.
Em tempo: estou feliz da vida de ter escapado dos pequenos suvs (segurança fraca, desempenho sofrivel, consumo elevado, pouca estabilidade e espaço interno claustrofobico)
Kra vc fez uma boa escolha, a Fiat TORO é um baita veiculo, se eu tivesse os 87K eu pegaria uma TORO e não pegaria um GOLF 1.6 manco. Eu falei na VW, que se o highline 1.4 cambio manual pacote elegance cor prata tungstenio com teto solar se eles fizessem por 80K emplacado eu queria um, o kra ficou rindo e falou que não dava, então falei "amigo, se vcs fizerem por 80K fecho o negocio agora. Então a primeira oferta foi de 90K que me deram. A 1 semana atrás me ligaram oferecendo por 88K eu voltei a dizer que por 80K eu quero. Detalhe o preço na loja quando fui perguntar nessa configuração foi me passado 98K. Então quem tiver afim de pegar um GOLF manual fica atento porque é possível eles entregarem por 88K.
ResponderExcluirJa estão sabendo das NOVIDADES dos motores FCA pra Toro brevemente? O 2.0 Turbo Diesel Multjet 2 de 170 cavalos e 35,7 kgfm vai ser retrabalhado pra gerar 200 CV e 48 KGFM de torque. Mesma potência ou até mais que algumas médias, numa picape MAIS LEVE. AGORA É PRA DERRUBAR A CONCORRENCIA MESMO! Imagina a força e o tanto que vai andar. Como é ja é forte, com a mudança vai ficar IRRESSISTIVEL.
ResponderExcluirPra quem NÃO TEM DINHEIRO PRA LEVAR O MOTORZÃO DIESEL, FINALMENTE O 2.4 TIGERSHARK vai vim pro Brasil e ora Toro! Serão 184 cv com gasolina e estimados 190 cv ou mais com Etanol e cambio ZF9 ou manual. Vai ficar uma beleza.
Pra ninguém botar defeito! Motor girar com torque decente e boa cavalaria por um preço maia acessível que o Diesel.
Vai dar trabalho pras médias!
Se o 2.4 em alguma configuração mais simples voer na faixa entre 85 a 90 vai ser bom investimento.
Aconteceu o mesmo cmg hoje, trocamos a Hilux daqui de ksa numa Toro diesel, estamos somente esperando chegar. Pago um consórcio de um corolla xei e fui contemplado, porém mudei de idéia e resolvi adquirir um Golf devido oferecer mais itens de segurança e tecnologia que o corolla, afinal, segurança pra mim virou prioridade, se eu tivesse mais dinheiro hoje, pegaria um volvo. Ocorre que quando fui à concessionária me deparei com o preço abusivo que estão pedindo no carro. Levei um susto, moro em Teresina-Pi, e o golf highline com teto, sem opcionais, está custando R$99.000,00 um absurdo!!! Infelizmente é mais que o valor da minha carta, cogitarei outras alternativas de carro, infelizmente a VW está dando um tiro no pé com esse preço obsceno que estão pedindo no Golf. Perderam mais um cliente.
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