A Volkswagen do Brasil já está oferecendo em seu site a opção de configuração on-line (clique aqui para acessá-la) do Golf 2016 de fabricação brasileira.
O modelo está disponível nas versões Comfortline 1.6 MSI (R$ 74.590 reais MT5 e R$ 79.990 reais AT); Highline 1.4 TSI Flex (MT6 - R$ 91.290 reais; AT6 R$ 96.690); e GTI a partir de R$ 117.690 reais.
O modelo de acesso, Comfortline, adota motor quatro cilindros 1.6 aspirado MSI, com 110 cavalos com gasolina e 120 cavalos com etanol. Essa configuração foi avaliada recentemente pelo site AutoEntusiastas (veja aqui), inclusive com um vídeo - que reproduzimos abaixo.
A configuração intermediária, Highline, adota o mesmo motor do Audi A3 1.4 Flex nacional: um motor quatro cilindros 1.4 TSI (Turbo + Injeção Direta), com 150 cavalos e 25,5 Kgfm de torque (em dinamômetro apontou 176 cavalos e mais de 30 Kgfm de torque - veja aqui).
Esse propulsor 1.4 TSI Flex pode estar associado a uma transmissão manual de seis marchas ou automática TipTronic de 6.
Finalmente, o Golf GTI, com o motor 2.0 TSI de 220 cavalos associado à transmissão automática DSG de 6 marchas.
VW Golf 2016 nacional já está no configurador on-line
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
FABIO TUDO BEM,NA SUA OPINIÃO VOÇE ACHA QUE FUTURAMENTE A VW PODE LANÇAR O GOLF COM CAMBIO MANUAL É O MOTOR 1.O TSI NA GAMA? EU ACHO SE LANÇAR POR VOLTA DE 69990,reais seria uma boa opção de compra.
ResponderExcluirLuciano, desculpa me meter mas, seria quase impossivel lancar com o motor 1.0 tsi, ao menos nesse ano e no proximo, a vw primeiro vai colocar esse motor no gol, voyage e saveiro e futuramente no fox, mas isso so quando eles estabilizarem a producao desse motor, quanto ao golf, creio que vao futuramente colocar o 1.4tsi em todas as versoes, assim como o jetta.
ExcluirSeria muito empenho explicar que um motor 1.0 turbo é mais forte que um 1.6 aspirado, alem de que, muitos ainda sao de certa forma ressabiados com motores turbo, pelo fato de acharem que o carro é esportivo. Espero ter ajudado.
Legal isso, golf 1.4 highline nacional e com cambio inferior por apenas 5 mil reais mais caro. Carro nacional não era pra ser mais barato?
ResponderExcluirQuase 97 mil o golf 1.4 highline...
A indústria de automóveis no brasil é uma grande máfia fazendo brasileiros de trouxa.
Boa, eu tbm não entendi essa conta da VW...
ExcluirEm relação ao cambio e a suspensão "até" estou de acordo, mas deveria ser bemmm mais barato por isso...
Comprei no lançamento um Alemão com pacote exclusive + roda madrid + teto por R$93. Hoje o nacional igual custa R$113.470. Sem entrar no mérito da qualidade do Brasileiro mas tem algo errado nessa conta.
ExcluirPerdeu o câmbio DSG e a suspensão multilink em troca de um preço ainda mais alto.
ExcluirQue merda!
valeu volmir pela ajuda.
ResponderExcluirPois eu gostei bastante dessa versão!
ResponderExcluirVou ver sábado se já está disponível para testdrive e sondar uma possível compra.
Bom ler o teste de quem entende de automóvel! Resumindo: Bob Sharp, inegavelmente um homem muito competente e com grande experiência no assunto, diz que o esmero continua, a boa lista de equipamentos está presente e que, para um uso normal, sem almejar desempenho de esportivo, o Golf 1.6 dá muito boa conta do recado.
ResponderExcluirDe fato, a análise do Bob é correta, mas, para fissurados por carros, foi um balde de água fria o q a VW fez.
ExcluirDe fato, a análise do Bob é correta, mas, para fissurados por carros, foi um balde de água fria o q a VW fez.
ExcluirCaro d+, mas sem duvidas o melhor hatch no mercado...
ResponderExcluirHa exatos 1 ano, paguei no Highline mexicano DSG,cor prata e pacote Elegance por $ 88k.....E hj soh o highline basico com tiptronic e eixo d torcao ja comeca em $ 96k....Incrivel como esta caro!!E se demorarem,daki a uns meses estara mais caro ainda. O lado bom eh q eh um excelente carro,delicioso d dirigir. E nao troco meu DSG por este tiptronic nem a pau!
ResponderExcluirColoque a inflação do período e você pagou 97k. Sem falar que como antes, hoje também existem descontos sobre o preço de tabela.
ExcluirDesconto de quanto? 10%?
ExcluirPaguei num highline alemao com elegance + teto - 83K
No site um igual brazuca está 108K, tira uns 8% fica caro ainda, claro que o dólar subiu e etc, carro no Br está tudo um absurdo!!
Golf GTI nacional 220 cv, 0-100 km/h em 7,4 segundos. Jetta 211 cv, 0-100 km/h em 7,2 segundos. E agora???
ResponderExcluirPassat tsi 220 0-100 em 6,7! ;)
ExcluirNão posso deixar de perder... hahaha
ResponderExcluirPorque o GTI manteve a mecânica e perdeu velocidade final?
ResponderExcluirTalvez altura da suspensão.
ExcluirComparamos com o rival Focus.
ResponderExcluirFocus 2.0 SE Plus Problema... Ops, PowerShift R$ 84 mil.
Golf 1.6 MSI TipTronic R$ R$ 80 mil.
Comparando a versão de entrada de cada um:
Focus ganha com: Ar Dual Zone, Piloto Automático, Banco de Couro, Comandos no Volante, Controle de Torque em Curvas, Acendimento automático dos faróis, Espelho Retrovisor Eletro-crômico, Suspensão Multi Link e óbvio, motor maior.
Golf ganha com: Central Multimédia, 3 Air bags a mais.
O resto são equivalentes em itens.
Para o Golf ganhar Ar Dual Zone e banco de Couro: R$ 4.340,00. Para ganhar retrovisor Anti Ofuscante, Paddle Shifts e roda 17": R$ 5.310,00 (teto solar acho algo inútil).
Para equiparar em itens o Golf custará R$ 89.640,00. Ou seja, R$ 6.140 a mais que o Focus SE Plus 2.0 PowerShift.
Não adianta, o Golf 1.6 TipTronic compete com o SE Plus pois tem praticamente o mesmo preço, e proposta de hatch médio automático, já que a 1.6 do Focus é manual e custa R$ 75.900.
Não estou considerando eventuais descontos e promoções, apenas levando em conta números tabelados, e nem levando em conta os números de problemas do Focus com o câmbio.
Então, APARENTEMENTE, o Focus tem um CxB melhor, o que resta esperar é o numero de vendas.
Até hoje me pergunto por que substituíram o Golf 1.4 TSI pelo 1.6 MSI, sendo que na Argentina, o 1.6 MSI entrou como Trendline e o Confortline continuou 1.4 TSI.
Sim, mas vc esqueceu da diferença abissal da qualidade do acabamento do Golf para com o Focus, além da qualidade construtiva do VW, muiiiiito superior ao Ford.
ExcluirSim, mas vc esqueceu da diferença abissal da qualidade do acabamento do Golf para com o Focus, além da qualidade construtiva do VW, muiiiiito superior ao Ford.
ExcluirAlso, posso ter esquecido alguma coisa, sintam-se a vontade para me corrigir.
ExcluirVictor, se fosse o acabamento do Fiesta eu concordaria, mas o do Focus é bem melhor, e o de 2016 melhorou bastante, e comparado com o interior do Golf 1.6, diria que estão empatados.
Com esses preços, o Focus tem um melhor CB disparado!
ExcluirConcordo Rafael!!
ExcluirAcho que a Volks com essa politica de preço do Golf 1.6 deu um belo tiro no pé visto que como você bem cita temos por esse preço o Focus 2.0 SE plus e comparar o Golf 1.6 com ele pode ser comparado a uma loucura, principalmente em se levar em conta o desempenho,como já citei em outras materias o problema da Volks é se achar uma marca "Premium" coisa que ela esta muito longe de ser,se ela coloca-se o Golf 1.6 a preços entre 65 a 80 mil( versão com todos os opcionais disponíveis), com certeza iria ser uma opção a se pensar, agora por esse preço não da, tanto o manual quanto o automático estão acima do que realmente valem, por esse preço temos opções melhores no mercado e com desempenho "honesto"!!!
O Focus não pode ser comparado ao Golf, simplesmente porque o Focus brasileiro é um poço de problemas. Todos os Focus Powershift têm problemas, e há muitos casos que o carro simplesmente não anda mais, estão esperando a troca do câmbio pela Ford com o carro parado.
ExcluirO sujeito que vem aqui dizer que "Focus tem Bom C x B" não sabe o que tá falando, pois o Focus Powershift não é um carro hoje, é um problema.
Vamos ver a ficha corrida do Focus: petição do câmbio powershift, que está com mais de 2.500 proprietários reclamando de problemas de transmissão.
http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036
O Focus 2016 Powershift para do nada e obriga a pessoa parar o carro a todo o instante por superaquecimento do Powershift, como aconteceu no teste do Focus Fastback 2016 no VRUM, veja que legal:
Olha o que o VRUM falou do cambio powershit no teste do novo Focus 2016:
Câmbio
Apresentou, por duas vezes, as mensagens “transmissão sobreaquecida” e mandando aguardar, parado, por cinco minutos e “transmissão com defeito, procure serviço”. Os dois casos ocorreram em utilização normal em engarrafamento, em subida longa, onde foi feita uma série de arrancadas usuais, andando poucos metros e parando, até a liberação do tráfego. Como não foi possível estacionar na hora e na tentativa de encostar o veículo, ele, simplesmente, não obedecia à aceleração, ficando inerte.
Este fato causou muita apreensão e desgaste pelo funcionamento precário do Power Shift nessa situação. A cada arrancada, o veículo estava parado pela atuação do freio, e não pelo acelerador. Entretanto, as relações de marchas atendem bem na dinâmica no uso misto e a resposta em kick down é razoável. Este câmbio Power Shift automatizado, com seis marchas e dupla embreagem, tem, agora, a opção de uso manual sequencial por meio de aletas no volante. No quadro de instrumentos, tem display informando a opção e a marcha selecionada. Ao colocar a alavanca em “S”, o ganho em dirigibilidade é superior tanto na cidade quanto em rodovias. NEGATIVO
Agora olha o que falou do acabamento:
Entretanto, o acabamento da Ford precisa estar em sintonia com a tradição da marca. Na versão topo de linha do FOCUS (TITANIUM), que custa cerca de R$ 100 mil, muitos plásticos usados são de segunda categoria e a união da cobertura da coluna A (dianteira) com o forro do teto está ruim. Aliás, o material do forro do teto carece de urgente melhora, além da montagem das partes móveis em relação à carroceria.
AVALIAÇÃO TÉCNICA
\Acabamento da carroceria
As portas têm montagem aceitável em alinhamento, mas as folgas fixas são diferentes entre os dois lados. A tampa do porta-malas e o capô estão desalinhados. A pintura contém alguns pontos com impurezas. O para-choque traseiro está desalinhado em relação às laterais traseiras. NEGATIVO
Segue o link:
http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2015/09/06/interna_noticias,51373/reestilizacao-deixa-ford-focus-com-nova-identidade-da-marca.shtml
Em resumo, a avaliação do Focus 2016: Não gostaram muito bem do acabamento, nem da montagem do novo Focus titanium plus...
E para quem pensa em Focus 2016, lembre-se que o seu Focus provavelmente apresentará superaquecimento do cambio e vai te pedir para parar o carro quando vc estiver com suas duas crianças passando na frente de uma "comunidade"..acho que será bem emocionante..
Bla Bla Bla... Eu acho isso é aquilo. Engraçado que em uma outra ocasião, o CARLITOSVW não levou em consideração uma avaliação do Vrum, e agora isso?
ExcluirFocus é o Hatch medío mais bem posicionado do mercado, que tal aceitar isso?
Como não comparar. O golf 1.6 MSi concorre diretamente com Focus SE 1.6. A quatro rodas fez o comparativo dos dois e o Focus foi melhor.
ExcluirO Golf 1.6 fez 0 a 100 km/h em 13.8s!!! Se com cambio manual é lerdo, no automático vai passar dos 15s!!!
correção: o Golf 1.6 fez 13.6 s no 0 a 100 kmh/h
ExcluirO Golf MSI está muito competitivo. Não podemos nos esquecer que o Golf 1.6 MSI automático oferece desempenho similar ao Focus 1.6 MT, vejam:
ResponderExcluirhttp://www.car.blog.br/2016/01/golf-16-msi-at-x-focus-16-mt-x-cruze-18.html
E o Golf é mais econômico que o Focus em qualquer situação. Focus Automático só compra quem é louco, como mostrei mais acima, pois o Focus Automático não é um carro (carros andam, e levem pessoas dentro, o Focus automático para e não sai do lugar, pedido "5 minutinhos" para esfriar o câmbio).
O Focus é tão bom que o câmbio Powershift dele, segundo os defensores e proprietários, tem que ficar colocando em N em congestionamento para o câmbio esfriar.
Pior ainda, segundo dados da revista Carros, o Focus 1.6 manual anda igual ao Golf 1.6 MSI Automático! E o Golf tem o melhor câmnbio automático AISIN de 6 marchas do mundo, o mais robusto e confiável.
Então se vc quer um carro automático que presta abaixo de R$ 80 mil, só o Golf 1.6 MSI Automático.
o Focus SE Plus não tem multimídia, enquanto o Golf 1.6 MSI básico tem um sistema com tela de 6,5 polegadas com espelhamento de celular, que dá para colocar o Google Maps nele (GPS). No Focus esquece.
No Focus SE Plus não tem sensor de estacionamento dianteiro, não tem 7 airbags, não tem os seguintes itens:
- Só o Golf tem sistema de frenagem pós-colisão.
- Só o Golf tem diferencial XDS.´
- Só o Golf tem Bancos dianteiros com ajuste de altura milimétrico e lombar
- Só o Golf tem cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura;
- Só o Golf tem porta-objetos revestidos em carpete;
- Só o Golf tem porta-luvas revestido e refrigerado;
- Só o Golf tem retrovisores externos aquecíveis;
- Só o Golf tem faróis de neblina com luz de conversão estática;
- Só o Golf tem gaveta sob o banco do motorista
- Só o Golf tem porta-luvas refrigerado e com fechadura
- Só o Golf tem sensores de estacionamento dianteiro e traseiro;
- Só o Golf tem sistema Infotainment “Composition Media” com rádio CD-Player, tela touchscreen de 6.5", sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para SD-Card, conexão USB + Aux-In com interface para iPod/iPhone e 8 alto-falantes
- Só o Golf tem volante revestido em couro
Ou seja, o Golf 1.6 MSI Básico custa mais barato e tem itens realmente importantes a mais, como sistema multimídia com tela de 6,5 polegadas q vc pode colocar o GPS do telefone, enquanto no Focus SE Plus tem um radinho boqueta, sem multimídia. O interior do Focus SE Plus tem um painel sem detalhes em prata como no Golf, o painel do Focus é todo de plástico preto de baixa qualidade de péssima aparência.
Ou seja, o Focus tem coisas inúteis a mais, como piloto automático, que só usa em carro automático (e não dá para comprar Focus automático pois o câmbio da Ford é uma bomba e superaquece), enquanto o Golf básico tem itens realmente essenciais como multimídia com espelhamento de celular, 7 airbags, sistema de frenagem pos colisão, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, etc.
E tem mais. Golf é 100 kg mais leve, e mesmo assim é Top Safety Pick+ no IIHS, e 5 estrelas e 5 estrelas no Latin NCAP, sendo o carro mais seguro já testado pelo LATIN NCAP. Focus foi REPROVADO no teste de segurança do IIHS (Não obteve nem o TSP) e é 4 estrelas na traseira.
Em resumo: o Focus é 100 Kg mais pesado, e muito menos seguro.
Outra coisa: Focus é paertadíssimo internamente, enquanto o Golf, mesmo com 10 cm menor por fora, é muito mais espaçoso internamente.
Carlos, seu comentário está mto grande pra ler. Vou esperar virar filme! Kkk
Excluir"Todos os Focus Powershift têm problemas" e depois tem: "petição do câmbio powershift, que está com mais de 2.500 proprietários reclamando de problemas de transmissão"
ExcluirSerá que foram vendidos só 2500 focus PS? Acho que não!!!!
O golf DSG 1,4 TSI é o melhor carro que já teve no Brasil em sua categoria. Agora esse fox/gol em formato de golf, por 80 mil e um FOCUS 2.0 PS por 83, é muita burrice que compra o golzão. Amigo o cambio Powershift tem 5 anos de garantia, se der problemas foda-se !!!! A ford tem que trocar. Agora um motor manco, cambio dos anos 60 e suspensão de jeep wilys não tem garantia que resolva.
São 2 fatos muito óbvios:
ResponderExcluirPrimeiro, que o Golf continua sim a melhor compra da categoria... Quando fui trocar de carro, minha prioridade era a segurança. E 7 airbags + controles é o correto. E o Golf Nacional continua com um conjunto funcional. O risco de um problema com o Focus é inaceitável. Os micos da Peugeot no mercado fazem do 308 outra bomba. O conjunto mal dimensionado do Cruze idem (e a iminência por uma troca de geração, essa sim atualizada), o câmbio do Bravo é daquelas "ideias geniais" que só a Fiat insiste... Enfim, com concorrentes tão bestas e por seu conjunto funcional, Golf ainda é o melhor e está até sobrando...
Segundo: não compre um Golf ou nenhum outro da categoria sem um desconto de, no mínimo, 7 mil reais, seja no preço do carro, seja na valorização do seu usado. É inconcebível pagar 86 mil reais (Golf MSI Automático Prata + Controles no Volante) em um carro com motor e desempenho de carros inferiores, sem start-stop e com suspensão simplificada, quando, há meses atrás, pagava-se 10 mil a menos por uma versão mais potente, econômica e moderna, ou seja, tirando os itens, esse carro está, no mínimo, de 15 a 20 mil mais caro, com meses de diferença.
E antes que venha algum gênio defender pela inflação, lembre-se que o índice não é aplicado secamente no preço de todos os produtos, se não, em poucos anos, quem comprava carro passaria a comprar bicicleta, quem tomava suco passaria a viver de água da torneira... Há diversos fatores em uma linha de produção que podem e vão otimizando os custos durante o tempo... Cada setor deve saber equacionar as quedas e e aumentos de custos para manter os seus produtos vivos no mercado... No brasil não vemos isso e a culpa não é da inflação... Logo, o setor está falindo mesmo por essas incoerências de valor, como é um Golf Nacional de entrada por, na prática, 86 mil (98 mil por um Highline).
Com todos os opcionais o Golf 1.6 chega a quase R$ 100.000,00.
ResponderExcluirCom todos os opcionais o Golf 1.4T chega a quase R$ 125.000,00.
É esse o problema. A versão decente teve um aumento final de quase 30 mil reais em dois anos. E isso porque o carro sofreu redução de custos (câmbio e suspensão) e foi nacionalizado. Já começo a olhar o jetta 1.4 tsi com outros olhos, mesmo sendo sedan.
ExcluirCompensa mto mais pegar o focus titanium plus! Se for pra gastar 125.000,00 prefiro um fusion
ExcluirCom certeza, Focus 2.0 Titanium Plus custa o mesmo que um Golf 1.6 com todos os opcionais.
ExcluirFusion Titanium 2.0T com teto-solar custa R$ 127.000,00.
ExcluirMuito mais negócio do que um Golf 1.4T com todos os opcionais.
Exato!
ExcluirVamos aguardar os descontos. O 1.6 manual está sendo vendido a 71.000. O 1.4 TSi comfortline 2015 está 66.000 e o DSG 69.900. Qual vale mais a pena?
ExcluirNão vejo nenhum nexo em comparar Fusion com Golf, me desculpem.
ExcluirTa desculpado!
ExcluirOnde tem desse dsg de 69.900? Valeu
ExcluirA pior burrada da vw foi ter tirado a opção do 1.4 tsi do comfortline, quem quiser um turbo vai ter que partir pra highline, muito mais cara.
ResponderExcluirAo que parece, a WV mudou os itens presentes nos pacotes opcionais, como, por exemplo, a inclusão dos faróis de bixenônio com LEDs no pacote Exclusive. A informação procede?
ResponderExcluirSe eles tivessem tido a cautela de testar antes de divulgar que está funcionando... tentem configurar o GTI, para na primeira etapa!
ResponderExcluirO Brasileiro não é somente o maior pagador de tributos em cima do automóvel não...ele também é o que gera mais lucro sob o produto quando se trata de carro...Os carros mais caros do mundo são daqui do "Brazil"...
ResponderExcluir308 THP , anda mais, mais seguro, mais equipado , mais bonito que os dois,melhor custo benefício.
ResponderExcluirConcordo que o 308 THp ande mais que o Focus e Golf, mas ai falar que é mais bonito e seguro?!!!Ai discordo totalmente, se o 308 fosse o europeu pode ter certeza que nem estaria aqui falando nada a não ser concordando com você, mas o vendido aqui?!!!acho que não hein amigo...
ExcluirLuiz quando falei mais seguro, falei em termos de equipamentos comia os controles ativos e os seus air bags. Com relação à plataforma, o golf é mais seguro mas é até uma obrigação pois o projeto é mais novo mas tb não quer dizer que o 308 não o seja.
ExcluirCom relação à design, acho o focus mais bonito de frente, mas a traseira....já o golf acho que tem o design muito "acanhado".
Quem quiser ver os crash testa do peugeot e Citröen, basta ir na página da euroncap e vai estar lá.
É fato q os concorrentes do golf estão atrás em qualidade e segurança, mas o q mata esse golf é exatamente esse motor subdimensionado para o peso dele. Potência tb é um item de segurança principalmente nas estradas qdo é necessário realizar ultrapassagens de caminhões principalmente em pistas simples de mão dupla onde é fundamental uma aceleração vigorosa e rápida em um espaço curtíssimo, o q o 1.4 TSI de entrada proporcionava com competência. Ou seja, esse golf com desempenho de 1.0 é perigoso sim, pois os leigos q comprarem vão se achar num esportivo para fazerem essas manobras arriscadas q esse motor não está preparado para lidar. Ontem mesmo presenciei um acidente com vítima fatal no litoral norte da Bahia depois da praia do forte onde a pista se torna simples. Para quem pega muita estrada não duplicadas o jeito é ir de TSI, agora para quem aceita pagar 80k para ter desempenho de 1.0 vá de MSI.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.