O Volkswagen Gol é um dos modelos mais emblemáticos da indústria automotiva nacional, estando no mercado há cerca de 35 anos. Neste começo de ano chegou a linha 2017, com alterações estéticas, mecânicas e do interior tão significativas, que pode-se comparar, em termos de impacto, este Gol 2017 ao Gol G3, do começo do anos 2000.

Novo Gol G7 2017

O Gol G3 é considerado por muitos como a melhor geração do Gol. Em termos estéticos, ele trazia para o modelo de acesso da marca o padrão visual que foi inaugurado na nova geração no Passat G4 - linhas mais retilíneas e sóbrias - marcando uma ruptura com a estética arredondada do Gol G2, o qual foi inspirado no Golf G4.

Novo Gol G7 2017
Volkswagen Gol G3: o melhor Gol de motor longitudinal
O Gol G3 era mais esportivo, com linhas mais nítidas, e transmitia uma sensação de qualidade jamais vista no Gol, especialmente por seu interior.

Novo Gol G7 2017
Volkswagen Gol G3: frente inspirada no Passat
A Volkswagen caprichou no painel do Gol G3, sendo este até hoje considerado o mais bem acertado painel de Gol. A inspiração vinha dos interiores do Golf e Passat. Na realidade não era apenas "inspiração", já que o cluster de instrumentos - com a magnífica tonalidade indireta azul com ponteiros vermelhos - era idêntico ao adotado nos modelos mais sofisticados.

Novo Gol G7 2017
VW Gol G3 - painel inspirado no do Golf IV
O desenho geral do painel também ecoava a estética inaugurada no Golf G4, com linhas horizontalizadas, um console central bem definido e um cockpit para o motorista, além do volante, que também vinha de modelos superiores. Esse interior sem dúvida é um dos melhores da linha Gol - talvez rivalizando com o último interior do Gol quadrado de primeira geração, que adotava o painel do Fox vendido nos EUA, com comandos em satélite.

Novo Gol 2017 - um revival conceitual do Gol G3


E então chegamos ao começo de 2016, com o Gol amargando um declínio de vendas - que tem como drivers o fim de linha do Gol G4 e a chegada de competidores competentes, como o Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Toyota Etios e Ford Ka.

Novo Gol G7 2017
VW Gol 2017: o melhor Gol de motor transversal
O Gol encarou todas essas novidades com uma reestilização feita em 2012, já bastante datada agora. Estava claro que o carro mais vendido do Brasil por 27 anos precisava de uma reformulação para enfrentar a concorrência. E a resposta é este Gol 2017, que já pode ser considerado um dos melhores Gol de todos os tempos.

Novo Gol G7 2017

Golf IV - Gol G3 / Golf 7 - Gol 2017

As alterações são significativas, com melhorias importantes em todas as áreas: estética, mecânica, tecnologia e especialmente no interior - que está com cara de veículo de categoria superior. De forma similar ao que fez com o Gol G3, quando a VW buscou inspiração no interior do Golf 4, o Gol 2017 tem um interior claramente inspirado no Golf 7. Ou seja, o Gol G3 está para o Golf IV, assim como o Gol 2017 está para o Golf 7: as duas melhores gerações do Golf inspiram as duas melhores do Gol.

Novo Gol G7 2017

Além do visual sofisticado, o interior do Gol 2017 traz também um novo sistema de informação e entretenimento da mesma linha dos adotados nas versões topo de gama de Passat e Golf. Agora são quatro tipos de centrais multimídia, todas com conectividade Bluetooth, mas com destaque para as duas mais sofisticadas - Composition Touch e Discover Media.

Novo Gol G7 2017

Estas trazem integração total com smartphones, por meio de sistemas como o VW App Connect, Android Auto e Apple Car Play. No caso da central topo de gama, a Discover Media, há também o sistema de navegação por GPS integrado, além de permitir o espelhamento da tela dos navegadores de celular.

Novo Gol G7 2017

Outra novidade é o suporte para fixar e carregar o celular que vem de série nas versões Comfortline e Highline, e é vendida como acessório para todas as demais configurações.

Preços menores; mecânica mais eficiente

A melhor notícia desse lançamento, porém, é que todas as melhorias no Gol e Voyage 2017 vieram acompanhadas de uma redução significativa de preços (veja detalhes aqui), deixando-os muito competitivos frente à concorrência.

Novo Gol G7 2017

Tanto Gol quanto Voyage são vendidos em três níveis de acabamento, com preços, no caso do Gol, variando entre R$ 34.890 e R$ 55.290. Já o Voyage vai de R$ 40.990 a R$ 58.590 reais.

Novo Gol G7 2017

Esses valores são em média 2,5% mais baixos no Gol relativamente à geração anterior, e representam um desconto de 5,7% no caso do Voyage.

Novo Gol G7 2017

Na parte mecânica, a principal inovação veio nas versões 1.0 - que são as mais vendidas - com a adoção do moderno motor três cilindros, entregando melhor performance e menor consumo. Nas versões superiores manteve o antigo 1.6 8V de 104 cavalos, com transmissão manual ou automatizada. A vantagem neste caso é que seu preço está abaixo dos equivalente 1.0 da Hyundai e GM.

Novo Gol G7 2017

Além disso, o Gol 2017 ganhou freios maiores e pneus de baixa resistência ao rolamento em todas as versões, tornando-o mais seguro e mais eficiente.

Vídeo - VW Gol 2017 Trendlin



Conclusão

As alterações que a Volkswagen do Brasil promoveu no Gol e Voyage 2017 deixaram esses modelos com uma aparência mais sofisticada, robusta e refinada, mas é no interior que está a maior surpresa, com a adoção de um painel de instrumentos muito bonito e digno de carros de maior preço.



Some-se a isso a adoção de centrais de informação e entretenimento de última geração, assim como uma mecânica atualizada, e pode-se concluir que este Gol 2017 representa para a atual geração do Gol baseado na plataforma do Polo (PQ-24) o que o G3 representou para o Gol de motor longitudinal: o título de "melhor de sua geração".

35 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Não é a setima geração e sim a terceira geração.
    O Gol G3 é segunda geração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo primeira geração até 94, segunda até 2008 e terceirá até os dias de hoje.

      Excluir
    2. Não seria,
      g1 - quadrado
      g2 - bola
      g3 - 2000 a 2008
      g4 - 2009 pra frente??

      Excluir
    3. Galera ele está na terceira plataforma. Porém já está na sétima geração de facelift do design.
      É nesse sentido que eles chamam a geração.

      Excluir
    4. Sim sim, minha dúvida era justamente quanto as plataformas.
      Achei que o g2 bola e o g3 2000 a 2008 não usavam a mesma.
      Valeu

      Excluir
  2. O painel do G3 é muito bonito mesmo, mas também tinha o apelido "casca de ovo" devido a sua fragilidade

    ResponderExcluir
  3. Continua sem painel emborrachado que o comfortline antigo tinha..
    Gastaram tanto no painel e esqueceram do forro de porta RIP
    E esse farol de gol quadrado com parábola única, nunca será o mito G3.
    Se tivessem feito farol dupla parábola semelhante o novo fox, um novo forro de porta, e opção do motor 1.0 tsi. Sim, relembraria o G3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emborrachado?Como no golf?QUando isso?

      Excluir
    2. Desde o modelo 99.. lançamento do gol g3..
      Procure um gol comfortline e aperte o painel. O plus 1.0 é plastico

      Excluir
  4. Eu tive um G3 16V Turbo ano 2000 e um G6 Trend 2013, não há realmente como comparar os dois carros, o G3 apesar de mais antigo era muito mais elegante. O painel das versões mais top do G3 não eram tão frágeis, o meu tinha 130k e não tinha rachaduras. Espero que o painel reestilizado traga de volta realmente isso de volta.

    ResponderExcluir
  5. A diferença é que o G3 foi uma melhoria surpreendente porque o Gol já era relativamente bom para a época. O Gol 2017, porém, melhorou, mas foi uma melhoria necessária e não uma surpresa.

    ResponderExcluir
  6. Belo interior. Tudo que falta no painel do pequeno up! presente no Gol (não confundir um painel minimalista como os dos Audis com um painel franciscano como o do up!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Só para o Carlos e o Autor do blog que o painel do UP é uma obra prima da engenharia.

      Excluir
  7. Sofisticação do G3, e colocam a foto de um câmbio i-motion. Realmente tem muito fan boy da VW, porque quero ver se lançarem o novo punto dualogic, se vão vir aqui nesse blog, só falar de como o interior ficou bom, e não falar do motor e câmbio defasados.

    ResponderExcluir
  8. O Gol de segunda geração (bolinha) re-estilizado (O chamado G3) é o Gol mais legal que tem. O visual externo e interno denotam muita qualidade.
    O atual geração (3ª, nada de G7) com esse facelift ficou bem legal internamente, para não dizer que está acima da média nacional.

    ResponderExcluir
  9. Só quem teve G3 sabe a forçação desse título, aqueles que almejavam um Audi A3, mas claro, a única ligação era painel que acendia azul (e rachava bastante).

    ResponderExcluir
  10. Ficou bacana esse Gol. Carro bem bem bem interessante.

    ResponderExcluir
  11. A verdade dos fatos é a seguinte. Este Gol 2017 é melhor que o HB20 1.0 e infinitamente melhor que o Onix 1.0. E isso não é "achismo", é fato.
    Primeiro. O Gol 1.0 anda igual e bebe muito menos que os dois, vejam:
    http://www.car.blog.br/2016/02/gol-10-2017-x-hb20-10-x-onix-10-consumo.html
    E o Gol 2017 tem um interior muito mais bonito e com mais tecnologia:http://www.car.blog.br/2016/02/novo-vw-gol-2017-estreia-com-campanha.html

    E na questão de segurança, o HB20 só tem 4 estrelas pois tem alerta de cinto de segurança, que não tinha no Gol. Mas o Gol tem uma carroceria muito mais resistente que a do HB20 e Onix, então, com o alerta, o Gol 2017 tende a obter até acima de 4 estrelas.

    E melhor de tudo, com o preço de um Hb20 1.0 ou Onix 1.0, vc pega um Gol 2016 1.6.

    Em resumo: o Gol 2017 é disparado o melhor compacto do mercado, e o mais barato. O de interior mais bonito e tecnológico e o de motor 1.0 mais eficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "então, com o alerta, o Gol 2017 tende a obter até acima de 4 estrelas."

      Isso não é fato, é achismo. Enquanto não for testado novamente, deve-se considerar como 3 estrelas.

      Excluir
    2. O palio passou de 3 estrelas para 4 estrelas apenas colocando o aviso de cinto.
      O Gol, com aviso de cinto, terá 4 ou 5 estrelas. A carroceria do Gol é muito mais rígida que a do Hb20, e para descobrir isso, basta abrir e fechar as portas dos dois carros. A do Hb20 entorta, enquanto a do Gol é rígida.

      Excluir
    3. Carlos, não exagera....

      O Gol até ficou bem legal, mas não fica desmerecendo os concorrentes por que sabe lá se tu um dia não vai trabalhar em outra montadora, aí vai ficar chato pra carai tu elogiando os o concorrente e metendo pau na VW.

      Fica a dica.

      Excluir
  12. "especialmente no interior - que está com cara de veículo de categoria superior"

    Só o painel que tem cara de veículo de categoria superior, pois o resto continua com cara de popular, especialmente o painel de porta destoante.

    Além disso, a simplificação do farol nas versões mais caras é injustificável. Alguns dirão que é besteira, mas só quem viaja de noite percebe a importância de ter facho baixo e alto aceso ao mesmo tempo. Ressaltando que existe farol simples bom e farol de dupla parábola ruim, mas um farol de dupla parábola de qualidade é muito superior a um mono parábola.


    "E a resposta é este Gol 2017, que já pode ser considerado um dos melhores Gol de todos os tempos."
    Pode até ser o melhor Gol de todos os tempos (isso só o tempo dirá), mas temos que ver como vai ser a recepção. Vai ser suficiente para recuperar a liderança?

    "Gol 2017 tem um interior claramente inspirado no Golf 7. Ou seja, o Gol G3 está para o Golf IV, assim como o Gol 2017 está para o Golf 7: as duas melhores gerações do Golf inspiram as duas melhores do Gol."
    Corrigindo: o Gol 2017 tem um painel claramente inspirado no Golf 7. Outra coisa, se Golf 4 e 7 são as melhores gerações do Golf, então os coitados dos europeu tiveram que engolir os "péssimos" Golf 5 e 6, enquanto tínhamos o "moderníssimo" Golf 4?

    Muito boa a atitude de oferecer somente o 1.0 três cilindros, mas poderia ter aproveitado para aposentar o 1.6 8V e usar somente o 1.6 16V, pois precisa oferecer algo no nível da concorrência, a central multimídia não vai fazer ele vender sozinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. painel de porta do Gol já é muito superior aos concorrentes. A construção já era superior. O Gol sempre teve revestimentos nas laterais, coisa que o Hb20 nenga na porta traseira.

      Mais ainda. O Gol tem uma excelente visibildiade com grande área envidraçada, coisa que o Hb20 é péssimo, com área envidraçada muito menor com sérios problemas de segurança.

      O painel do Hb20 é anti-ergonômico, enquanto esse novo painel do Gol é um desbunde.

      O acabamento interno da VW é muito superior ao da Hyundai.

      GM Onix nem conto pois aquilo é uma aberração. péssimo design, teto baixo, painel horrível e sem funcionalidade alguma.

      E como se não bastasse, o Gol 1.0 é 20% mais econômico que o Hb20 1.0.

      Então, o Gol 1.0 é sim muito superior a QUALQUER HB20 1.0, e muitíssimo superior a qualquer ONIX. O resto é mimimi de hater.

      Excluir
  13. Muita gente adora criticar o gol. Mas o queridinho da Brazil, Onix é bem inferior ao Gol. Entre o Gol 1.6 e o Onix 1.4 (com preços semelhantes) não há comparação. O Gol anda mais, tem mais estabilidade e de consumo devem ser bem parecidos, isso se o gol não for melhor. De beleza, na MINHA opinião o Gol é muito mais bonito do que o sem graça do Onix.

    ResponderExcluir
  14. Trata-se de um modelo com linhas homogêneas sem os exageros de alguns concorrentes. Trata-se de uma marca confiável, de um veículo resistente, robusto, seguro, enfim..com uma tradição que faz cada proprietário de alguma geração ser um apaixonado por seu Gol. É um veículo que deixa saudades em cada um que já possuiu um Gol e querendo ou não ainda é o queridinho do Brasileiro.

    ResponderExcluir
  15. Carlos vc acha que o gol pode receber o 1.0 TSI este ano?


    ResponderExcluir
  16. O painel ficou top! Mais e ai, colocaram carenagem entre os bancos? O Gol e fox, entrega que é um carro simples quando se repara isso...

    ResponderExcluir
  17. Carlos, o que o up tem de infeiror ao gol 1.0 2017?

    ResponderExcluir
  18. Por que o gol trend 2017 não vem com computador de bordo? A gente não precisa disso pra saber o consumo do carro?

    ResponderExcluir
  19. Menos né gente, eu acho que esse gol G6,5 (me nego a chamar ele de G7) pode até ter melhorado, mas comparar ao Excelente G3? não! esse G6,5 ainda tem um bom caminho pra ser tão bom quanto o G3, digo que ele tá mais pra G2, ou mesmo o G5.

    E esse computador de bordo do gol, é o mesmo do Up!, pois se for, é outro tiro no pé da VW, pois o computador de bordo do Up! não é ruim, é muito ruim!

    ResponderExcluir
  20. galera vocês sabem dizer porque nas fotos e videos que eu vi tanto do gol quanto do voyage aparecem as sigla MSI, já que eles afirmam que o motor é 1.6 8v. agradeço!

    ResponderExcluir
  21. Galera vocês sabem dizer porque no vídeo o novo gol vermelho aparece escrito a sigla MSI, já que afirmam que ele é 1.6 8v? Agradeço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem