O novo Honda Civic 2016 com motor 1.5 Turbo foi submetido a um dinamômetro para aferir se a potência real entregue está alinhada com a informada pela Honda: 176 cavalos, e 22,3 Kgfm de torque. O resultado não impressionou, já que o número de potência aferido é estatisticamente igual ao informado.
Segundo o teste realizado, o motor V-TEC 1.5 turbo apresentou potência de 179 cavalos, número 1,7% melhor que o informado pela fábrica.
Ocorre que, para modelos de produção em série, diferenças inferiores a 3%, para mais ou para menos, são desprezíveis do ponto de vista estatístico, pois se inserem dentro da margem de variação aceita como natural.
Já o torque máximo veio significativamente melhor: 26,2 Kgfm - número 17,5% superior ao informado pela fábrica - indicando que o novo motor 1.5 Turbo tem, na prática, mais torque que o informado.
Em termos comparativos, o motor 1.4 TSI do Golf, por exemplo, apresentou 177.6 cavalos e 31,8 Kgfm de torque em dinamômetro (veja aqui) - evidenciando que o VW é 26,8% mais potente e tem 24,7% mais torque que o informado pela fabricante.
O vídeo da medição nós reproduzimos abaixo, e traz ao final uma disputa entre o Honda EX 1.5 Turbo superou por uma pequena margem o Civic Si 2.4 aspirado da geração anterior.
Conclusão
O número aferido de potência do Novo Civic 2016 1,7% melhor que o informado pela fábrica não impressiona e está dentro das expectativas. Em resumo: o Civic 1.5 Turbo entrega o que promete em termos de potência - nada além.
Decepcionou mesmo. Golf 1.4 TSI mais potente e mais torcudo, além de mais carro.
ResponderExcluirDecepção é deixar de levar um civic pra levar um golf..
ExcluirAtualmente o Golf 1.4 TSI é muito superior em todos os aspectos a esse nosso Civic 2.0 ultrapassado. Agora, quanto a esse Civic turbo não posso falar porque não conheço. Vamos aguardar.
ExcluirO Golf TSI vai andar menos em arrancada e retomada. De velocidade final, parece que o Golf terá uns 10 km/h a mais.
ExcluirCivic 1.5T vai dar benga no 1.4 TSI até mesmo no modo ECON.
ExcluirQuem olha só números se restringe à subjetividade da matemática ...
É verdade Charles! Coisa que esse blog faz muito; ficar preso a números básicos, exemplo: "carro VW tem mais 30 cv e mais 5 kgfm do que o carro x", mas não comentam quando que está disponível tal torque, e como funciona a curva de torque de tal modelo de carro/ motor.
ExcluirExtrair esses números das rodas de um conjunto mecânico dotado de uma caixa CVT é muito complicado.
ExcluirA Hondata tem que burlar o sistema eletrônico da caixa para o CVT não variar, sem contar a perda por escorregamento que acontece na transmissão que deve ser minimizado.
No caso do Honda 1.5T DOHC os 22,4 kgf.m está disponível desde 1.700 rpm até 5.000 rpm, com pico de potência máxima aos 6.000 rpm.
O CVT ficou muito bem consolidado com a curva de potência porque executa as simulações de marchas entre o torque máximo e a potência máxima do motor.
Torque em baixa é o imprescindível para uma boa saída (arrancada), mas se não se sustentar em alta, não há caixa que faça milagres.
Pode vir o 1.4 TSI, o 1.6 THP de 165 cv, o GM 1.4T de 155 cv que não vai bater o Honda 1.5T DOHC e muito menos o 1.5T VTEC.
Se reparar a saída do Civic Si é melhor que a do 1.5T CVT, mas logo antes dos 80 km/h (50 mph) o Civic 1.5T ultrapassa e segue embora.
E o que dizer do "falecido recente 2.0" da VW, que de 120, tinha apenas 115cv mancos, que reinou até 2016?? Isso tá parecendo algum juiz que conheço por aí , depende de quem se fala, "não vem ao caso" ..kkk
ExcluirÉ o mesmo dinamômetro? Não.
ExcluirPREMISSA BÁSICA DE QUALQUER COMPARAÇÃO: MESMAS CONDIÇÕES.
Que vergonha do blog.
Nelson falou a verdade. Dinamômetros diferentes, parâmetros de dados manuseados/obtidos diferentes. Só na matéria da Fullpower sobre comparação de Dinas feito com um GTI evidencia o fato.
ExcluirNão entendo a conclusão do blog. O correto é esperar até ser testado aqui no Brasil, com nosso combústível.
O golf foi testado na fullpower. O civic vai dá lá 200 cv e 35kg. Basta ver que o cívic si tem 206cv e ficou para trás.
ResponderExcluirFala amigo,repare tbm q o piloto do Si passava as marchas em 6900 rpm,sendo q o carro gira 7600,isso pode ter modificado.
Excluirai que ta... eu só vou tirar uma conclusao quando esse civic passar no mesmo dina que passou todos os outros carros para comparar, ficar pegando numeros daqui e da-li nunca bate, para efeito de comparação, somente comparar no mesmo equipamento ai da pra ter uma noção melhor, eu acho que esse carro quando passar no mesmo dina que passou o golf tsi aqui no brasil, deve dar numeros maiores, mas vamos esperar pois nem temos o carro ainda no Brasil
ExcluirGolf tem mais torque e e mais leve. Se fosse ligeiramente mais potente, teria andado na frete do si
ExcluirGolf tem mais torque e e mais leve. Se fosse ligeiramente mais potente, teria andado na frete do si
ExcluirThyago, torque em baixa é imprescindível para uma boa saída, mas se não tiver potência em alta para sustentar não há câmbio que faça milagres.
ExcluirCivic 1.5T vai andar bem melhor que o Jetta 1.4TSI. Pode apostar piamente! ...
Mas o Civic é mais pesado e maior do que Golf,eu prefiro Civic
ResponderExcluirPena que não tem Auris no BR
O Civic não é hatch é sedan
Golf 1.4TSI de 0 a 100km/h faz em 8,6 segundos.
ResponderExcluirCivic 1.5T de 0 a 100km/h faz em 7,0 segundos.
Sem comparação, não deixem o Carlos fazer materias por favor, ele sempre coloca VW melhor que todos a qualquer custo.
Com 176 cavalos, e 22,3 Kgfm será q ele faz em 7 segundos? Duvido..........
ExcluirSegundo medições com aparelhos do Canal Top Speed, o Jetta 1.4 Turbo com cambio Tiptronic fez 10,0 seg. de 0 a 100km/h. Ou seja, baseando-se em números reais, duvido que o Golf 1.4 tiptronic seja muito mais rápido que isso. O Civic vai estuprar o Golf.
ExcluirNo BR não fará o 0-100 km/h em 7,0s, mas estará abaixo dos 8,0s, o que é muito bom para um motor com apenas 22,3 kgf.m de torque.
ExcluirNossa mijolina onera bastante o funcionamento dos motores dotados de GDI em baixa, porque o etanol prejudica a estratificação do combustível, mesmo que a resistência à detonação seja favorecida.
Quanto ao Golf 1.4 TSI, nem vai precisar de muito esforço.
Civic 1.5T no modo ECON acena bem antes dos 100 km/h ...
Gente, querem fazer uma comparacao? Td bem, mas comparem com Jetta e nao com o Golf...afff...
ExcluirQuero ver esse Civic desbancar o Jetta 2.0 TSi..acho que nem o 1.4 ele desbanca...
Esse carro está andando na frente de um SI, imagina se o jetta 1.4 fazendo 0 a 100 em 10 segundos vai fazer frente ao 1.5 turbo da honda, agora não tem como comparar com o TSI 2.0, pois esse ganha com certeza em todos os teste de aceleração, mas vamos esperar esse carro chegar e ver o que realmente esse motor é capaz....
ExcluirCivic 1.5T vai dar benga no Jetta 1.4 TSI no modo ECON.
ExcluirNo 0-100 km/h vai abrir mais de 1,0s de diferença ...
Na Fullpower até os carros 1.0 beiram 100cv... Se for o Up então deve dar uns 200cv...rsrsrs
ResponderExcluirDiferença de publicações sérias e sensacionalistas.
Se o Golf tivesse realmente essa potência porque a VW não divulgaria? Porque ela quer vender mais por menos? Sabemos que a VW não age assim... Muito pelo contrário.
UP TSi deu 400cv no dinamômetro....... #ChupaLamborghini
ExcluirUp TSI é melhor que Ferrari.
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ExcluirEsse civic vai acabar com o corolla...
ResponderExcluirPena que vai ser mais caro tbm...
Perfeito Alexandre LP
ResponderExcluirdinamômetro da fullpower mede a potencia no motor e não na roda como foi feto com esse civic.
ResponderExcluirAcho que vc precisa rever os vídeos da FullPower para não escrever besteira.
ExcluirEste anda literalmente fora do ar ...
Excluirquem precisa assistir os vídeos direito é você amigão se não vai passar vergonha na internet.
ExcluirVideo da fullpower demostrando que o dinamômetro deles mede potencia no motor
https://www.youtube.com/watch?v=kqrABOgYRb4
FP é sinônimo de incredibilidade em qualquer segmento automotivo.
ExcluirQuem quer tirar dados de potência e torque em SP busca a Dyno Jet ....
esse honda copiaram a traseira dele dos carros da volvo??????
ResponderExcluirVixi esse golf 1.4 é muito melhor que o civic que não vai vender nada. É muito mais negócio sqn porque na fullpower deu 177cv quase a mesma coisa que mede a potencia do motor e não nas rodas. O golf é muito melhor para o carlos, é imbatível saqn.
ResponderExcluirEsqueceram de mencionar que o Golf testado no dinamômetro tinha câmbio DSG, já com o Tiptronic a perda do potencia do motor para as rodas é BEM maior.
ExcluirLeo, não descreva o que não conhece.
ExcluirDyno da FP tem muito menos confiabilidade nos dados fornecidos.
E a potência e torque extraído são nas rodas e não no motor.
Pesquise melhor e com mais atenção para não descrever tamanha incoerência ...
A potencia e medido nas rodas mas corrigem por um fator para chegar na potencia do motor. O problema é a falta de confiabilidade do dino da fp. Deveria ocorrer a medicao por uma entidade isenta e oficial de todos os carros assim como o latin ncap faz os dos crashtest.
ExcluirEsse fator de correção real só a montadora detém.
ExcluirAplicar esse fator sem conhecer sua exatidão é um equívoco imenso.
Para cada centésimo de erro neste fator são de 3 a 4 cv para cada 100 cv da potência real do motor.
Mesma potencia do anterior 2.4, não teve evolução? Só vendo o tempo no acelerados para ver de fato a realidade. Não se deve ver somente a potencia, o que importa é Kg/potencia, quanto menor melhor.
ResponderExcluirEsqueceram de mencionar que o Golf testado no dinamômetro tinha câmbio DSG, já com o Tiptronic a perda do potencia do motor para as rodas é BEM maior.
ResponderExcluirBem colocado, gostaria de ver um teste do Golf nacional!
ExcluirHonda já cansou...!!!! Esse modelo Darth Vader 2017.... em nome de Jesus...!!!!
ResponderExcluirO VW golf tem 140cv na roda e 173 cv no motor. Pronto! Resolvido o problema!
ResponderExcluirTá. E o curso de português, pra parar de passar vergonha escrevendo "nada haver", já fez?
ExcluirNada haver o que vc esta falando, so estou falando a verdade. Meu amigo preparou um golf TSi e ele tem 200 cv na roda e 244cv no motor. Entao cai por terra esse lance do golf tem mais de 170cv.
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Excluircomentário excluído por uso de termo racista;
Excluirhttp://observatorionegro2004.blogspot.com.br/2010/02/tolerancia-zero-para-denegrir.html
decpção é informar um valor e o carro ter menos, a honda só disse a verdade.
ResponderExcluirOlha, eu tenho um Golf TSI e só trocaria em um Civic se ele me desse todo o conforto que tenho no Golf.
ResponderExcluirTá
ExcluirAo que parece, ele vai oferecer. Inclusive freio de mão eletro-hidraulico. Tb tenho Golf TSI e, dependendo da condução do Civic, trocaria de boa. Sem falar que é Honda. Pós venda muito bom.
ExcluirBelo carro eu teria um sem o menor medo, anda bem, moderno e seguro o que mais precisa?!!!Tanto ele como o novo cruze serão opções excelentes é uma pena que virão custando acima de 100 mil fácil, visto que ate o Corolla e o Focus já passam dessa barreira e são carros inferiores, principalmente o Corolla!!!!
ResponderExcluirPrecisa escolher um "vencedor"? Golf é um baita carro, Cívic vai ser também, 1s no 0 a 100 e 20 cv fazem um deles um lixo e o o outro maravilhoso? Eu queria os dois na garagem!
ResponderExcluirDúvida: esses testes são feitos com câmbio em Drive ou modo manual, no modo Sport ou não, e com o pé lá embaixo ou acelerando de forma natural?
ResponderExcluirO normal seria no modo sport e com pé embaixo.
ExcluirPelo menos na volta rápida que o Barrichello deu com o Corolla 2.0 CVT, ele não usou o modo sport.
Não impressiona por ser um Honda. Mas se fosse um WV/Audi, ia ter uma turminha aqui toda molhadinha, abanando o rabinho, e dando pulinhos de alegria.
ResponderExcluirMotores da Psa mandam lembranças a vw e honda....
ResponderExcluir1.6 THP é um excelente motor, mas um carro não é feito só ele.
Excluir408 THP e C4 Lounge vão comer poeira do Civic 1.5T ...
Que conclusão mais tosca! Só pq a montadora divulgou os números reais, não quer dizer que não é bom. Quem me garante que a VW não divulgou números menores só para deixar os fãs empolgados, sabendo destes testes de revistas.
ResponderExcluirNão entendi muito bem... não impressiona porque? A fábrica entregou o que prometeu!
ResponderExcluirSe tudo o que fosse prometido no Brasil, em todas as áreas, fosse entregue, a gente estaria feito...
Isso aí
ExcluirSó sei que estão lançando 2, 3 anos depois, e ngm vai destronar 2.0 TSI + DSG, nem agora nem em muito tempo ! Civic Touring 15 mil a mais que o Jetta top de linha e anda menos. Não estou falando de aparência, quem vê exterior é pedestre
ResponderExcluiré verdade meu amigo!!!
Excluiramiguinhos não sejamos hipócritas, o único que barra o thp de 173cv, que na verdade em testes realizados no dinamômetro da fullpower ele tem só 15,5cv a mais, só o jetta 2.0 highline tsi, o resto pode mandar vim que ele o thpzão encara e vence de boa, já fiz também testes, ok! valeu e fui!!!!
ResponderExcluirNão podemos esquecer do peugeot 408 1.6 THP que no dinamometro da fullpower deu 182,9cv e 28kgfm, motor desenvolvido juntamente com a BMW.
ResponderExcluirQUANDO VC PAGA 124.900 EUM HONDA CIVIC, DA PRA COMPRAR O PEUGEOT 408 THP GRIFFE POR 98.590.
Não podemos esquecer do maravilhoso motor do peugeot 408 1.6 THP que nos testes da fullpower deu 182,9 cv e 28kgfm, motor desenvolvido juntamento com a BMW. Loucura gastar 124.900 em um honda civic, contra um peugeot 408 griffe que custa 98.500.
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