Trata-se do Jetta 2016 Trendline, versão de acesso, que adota o mesmo motor quatro cilindros 1.4 TSI de 150 cavalos e 25,5 Kgfm de torque do Comfortline, associado com o ótimo câmbio automático AISIN epicíclico, de funcionamento silencioso, suave e rápido.
VW Jetta 1.4 TSI Trendline - suspensão traseira multilink |
Este Jetta Trendline mantém também todos os recursos de segurança das versões mais caras, como 4 airbags, ESP - Controle de Estabilidade -, ASR - Controle de Tração, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, direção com assistência elétrica, lanterna de neblina, entre outros itens.
Isso mostra que este Jetta 1.4 TSI Trendline, apesar de R$ 17 mil reais mais barato que o Comfortline com opcionais, mantém intacto o excelente conjunto mecânico da versão mais cara. O desconto de preço se dá em aspectos de acabamento, rodas de menores dimensões e a supressão de alguns itens de importância relativa.
Ademais, evidencia uma estratégia da Volkswagen diferente da usada pela Toyota com as versões mais baratas do Corolla, no qual o modelo de acesso (GLi - veja avaliação deste modelo aqui) conta com um motor 1.8 (contra o 2.0 dos modelos topo - XEi e Altis) e uma transmissão automática com menos recursos (sem a função "Sport"). Por outro lado, o Corolla GLi mantém os bancos em couro.
Assim, o VW Jetta Trendline 1.4 TSI Automático não perde em nada, em termos de desempenho, consumo e comportamento dinâmico, em relação aos modelos mais caros com motor 1.4 TSI, apresentando os seguintes dados de consumo (INMETRO/Quatro Rodas) e desempenho (Quatro Rodas), comparados aos do Audi A3 Sedan 1.4 Flex Automático (abastecido com gasolina), com grifo em azul no melhor resultado:
Prova | VW Jetta 1.4 TSI Automático | Audi A3 Sedan 1.4 Flex Automático |
Aceleração de 0 a 100 Km/h [s] | 10,3 | 9,4 |
Aceleração de 0 a 1000 metros [s] | 31,2 | 30,4 |
Velocidade @ 1.000 metros [Km/h] | 170,7 | 174,3 |
Velocidade máxima [Km/h] | 203 | 215 |
Retomada de 80 a 120 Km/h [s] | 6,7 | 6,6 |
Frenagem a 120 Km/h [metros] | 58,2 | 66,5 |
Consumo de gasolina - cidade [Km/l] | 11,5 | 11,7 |
Consumo de gasolina - estrada [Km/l] | 14,7 | 16,4 |
Já o quadro abaixo traz os dados de consumo (do INMETRO) comparado com os seus principais concorrentes, com classificação pela média de consumo de gasolina.
Rank
|
Modelo
| Consumo Gasolina [Km/l] | Consumo Etanol [Km/l] |
Média - Gasolina [Km/l]
| ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |||
1 | Audi A3 Sedan 1.4 Flex Automático | 11,7 | 14,2 | 7,8 | 9,9 | 12,8 |
2 | Toyota Corolla GLi 1.8 Automático | 11,4 | 13,2 | 7,8 | 9,2 | 12,2 |
3 | VW Jetta 1.4 TSI Automático | 10,9 | 12,9 | 11,8 | ||
4 | Honda Civic LXR 2.0 Automático | 9,7 | 13,8 | 6,4 | 9,4 | 11,5 |
5 | Toyota Corollla XEi 2.0 Automático | 10,6 | 12,6 | 7,2 | 8,8 | 11,5 |
6 | Citroen C4L 1.6 THP Automático | 9,3 | 11,9 | 6,5 | 8,5 | 10,5 |
7 | Citroen C4L 2.0 Automático | 8,3 | 11,2 | 5,7 | 7,9 | 9,6 |
Os dados acima mostram que o Jetta 1.4 TSI perde em consumo para o Audi A3 1.4 Flex Automático - carro que usa basicamente o mesmo conjunto do Jetta, apenas com o motor flex - e do Corolla 1.8 CVT7, ficando à frente dos demais modelos do comparativo.
Aliás, os dados de consumo e desempenho do Audi A3 Sedan 1.4 Flex, sempre melhores que os do Jetta 1.4 TSI, mostram que a Volkswagen fará muito bem ao Jetta se adotar nele o motor 1.4 TSI flex que equipa o A3 Sedan nacional e o Golf 1.4 TSI Highline.
Estética
O Jetta 1.4 TSI Trendline se diferencia das versões Comfortline por usar uma grade dianteira totalmente preta, sem os elementos cromados horizontais presentes no modelo Comfortline.
Além disso, esta versão não conta com faróis de neblina, e as rodas são de 16 polegadas.
Já na traseira este modelo mantém as lanternas escurecidas, e a iluminação da placa de licença em LED.
Enquanto o interior traz diferenças são mais pronunciadas, começando com o volante, que neste modelo Trendline, mantém o formato de três raios do Comfortline, mas perde o revestimento em couro, os comandos multifuncionais e também os detalhes em preto brilhante.
Os bancos, por sua vez, mantém a mesma estrutura, mas são revestidos em tecido, enquanto no Comfortline que testamos havia um revestimento em couro sintético.
O ar-condicionado é do tipo "Climatic", de comando manual, e o porta-luvas perde o revestimento em camurça e o sistema de refrigeração, mas são mantidas as saídas de ar para os passageiros traseiros, e, evidentemente, o mesmo amplo espaço interno, com ótima distância para as pernas dos passageiros traseiros, e o excelente porta-malas de 510 litros.
É de se destacar também a central multimídia "Composition Touch", que adota tela sensível ao toque e conta com o sistema MirrorLink, permitindo o espelhamento de tela de celular, além de conexão BLuetooth e USB. Essa central não tem GPS integrado, mas com o uso do espelhamento, é possível usar o aplicativo de navegação do smartphone no sistema do carro.
A lista de itens de série deste Jetta 1.4 TSI Trendline é composta por itens como alerta de não utilização do cinto de segurança; ar-condicionado com regulagem mecânica "Climatic"; banco traseiro com 3 apoios de cabeça; banco traseiro com encosto bipartido e rebatível (1/3 e 2/3); bancos dianteiros com ajuste de altura milimétrico; cintos de segurança traseiros automáticos de 3 pontos (inclusive o central).
Há também descanso de braço dianteiro central com porta-objetos e regulagem longitudinal e de altura; direção elétrica; espelhos retrovisores externos aquecíveis e com ajuste elétrico; espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas; fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX; lanterna de neblina; porta-luvas iluminado; porta-objeto no revestimento interno do teto; vidros dianteiros e traseiros elétricos.
Vídeo - VW Jetta 1.4 TSI Trendline
Concorrentes
Toyota Corolla GLi 1.8 CVT - R$ 79.990 reais
Honda Civic LXR 2.0 Automático - R$ 83.700 reais
Conclusão
O Jetta 1.4 TSI Trendline 2016 destaca-se por manter os mesmos atributos mecânicos e de segurança das versões mais caras da linha, mas oferecendo um preço mais baixo, melhorando significativamente sua relação custo x benefício.
Além disso, mantém o ótimo padrão de montagem de acabamento interno e externo, a robustez mecânica e a estética sóbria e discretamente esportiva das demais versões.
Ficha Técnica - VW Jetta 2016 Trendline 1.4 TSI Automático
DESEMPENHO Aceleração de 0 a 100 km/h 8,6s (G); Velocidade máxima 203km/h (G); MOTOR Cilindrada 1.395 cm³, Potência líquida máxima 150cv (G) - 5.000rpm, Torque líquido máximo 25,5kgfm (G) - 1.500rpm, FREIOS Dianteiros Disco ventilado, Traseiros Disco, PRINCIPAIS DIMENSÕES Comprimento 4.659 mm, Distância entre eixos 2.651 mm, Largura 2.020 mm, Altura 1.473 mm, PESOS Em ordem de marcha 1.298 kg, Carga útil máxima 582 kg, COMPARTIMENTO DE CARGA, Compartimento de carga 510 l, DIREÇÃO Direção Elétrica, TRANSMISSÃO Transmissão Automático Tiptronic - 6 velocidades, RODAS E PNEUS Rodas 6,5J x 16, Pneus 205/55 R16 RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL 55 litros, NÚMERO MÁXIMO DE PASSAGEIROS 5.
Corolla faz 0 a 100 mais rápido, com motor aspro e cvt!
ResponderExcluirO Corolla 2.0. O 1.8 faz menos. E nas retomadas o Jetta 1.4 TSI é melhor que o Corolla 2.0, e em final idem, já que o Corolla para em 180 Km/h, enquanto o Jetta vai a 203.
ExcluirE o preço desse Jetta é para competir com o Corolla 1.8, que é bem mais lento que o Jetta.
E mais, o Jetta tem controle de estabilidade e tração, coisas que o Corolla não tem.
Só acho o Corolla melhor na suspensão traseira, que é mais adequada para o Brasil que esse sistema multilink do Jetta.
A eficiência deste Jetta me decepcionou, esperava bem mais, desempenho inferior a Corolla e consumo praticamente igual ao 2.0 e inferior ao 1.8, sendo que o do jetta é 1.4.
ExcluirO Corolla 2.0 tem velocidade final limitada eletronicamente em aproximadamente 210 km/h
ExcluirAs pessoas falam isso como se fosse normal ver um carro a 210km/h a todo momento.
ExcluirCarlos4carros,eu até aprecuava suas analises mas depreciar um carro apenas pela marca não é justo, por favor pesquise mais antes de citar algo, eu viajei em um corolla xei cvt de um amigo e ele botou bem mais que 180 km/h e quanto ao 0 a 100km/h do canal topspeed o jetta tsi 10,4 segundos enquanto o corolla 2.0 fez 8.7 segundos
ExcluirNo teste da autoesporte o Jetta 1.4 TSi AT6 fez de 0 a 100 km/h em 9.1 s e o Corolla XEi 2.0 em 9.5 s!!!
ExcluirNo teste da quatro rodas o Jetta fez em 10.3 s e o Corolla em 10.0 s.
A diferença entre os testes mostra que o valor de 10.3 s divulgado pela quatro rodas está no mínimo suspeito.
Final? Prefiro um que tenha retomada melhor e menos final. Nesse quesito (retomada), acredito que o turbo do Jetta ajude bastante.
ExcluirComprar um A3 sedan em vez do Jetta Confortiline é por pura ostentação, já tem o necessário para usuários comuns.
ResponderExcluirno BR ta tudo caro principalmente comida
ResponderExcluirCorolla é muito mais carro, e o corolla 1.8 não deve em nada ao 2.0 em desempenho, quem conhece os carros sabe disso!
ResponderExcluirPor esse preço,qual carro é melhor q esse Jetta. Nessa configuração? O superestimado Corolla GLi? Que nem nem um maldito radio possui? Com calotas, cambio antiquado, sem ESP, ASR, XDS, suspensão multilink? Faça-me o favor. Vc já andou em um Jetta por acaso?
Excluirnao ter couro e farol de nebliba ate é aceitavel no de entrada, mas esse volante de plastico nao da para aceitar, se eue tivesse pra escolher nessa faixa de preço, iria em outro modelo mesmo mecanicamente o carro estar muito melhor, a vw pisou feio na bola com isso, é inaceivel um carro nesse valor com volante de gol special, nao desce mesmo, que colocassem entao aquele volante sem controle do modelo anterior que pelo menos era muito bem acaba em couro, pisou na bola vw
ResponderExcluire esse 0 a 100 da quatro rodas ta muito estranho, eu duvido que esse carro mesmo com cambio automatico tip faça só isso
Melhor pegar o Confortline sem pacotes extras do que o Trendline. Acho que essa versão serve só para aparecer propaganda no famoso "a partir de R$".
ResponderExcluirSejamos sinceros pagar mais de 80k nesse carro e ter que conviver com esse volante kkkkkkkkkkkk até o volante do gol é melhor, dona vw respeite o povo ......
ResponderExcluirO custo-benefício dessa versão seria bom se custasse uns 75k. Por 83k melhor apertar mais um tiquinho e pegar um Confortline. A partir de um determinado valor que se paga em um carro não vale a pena pegar versões mais simples, pois o complemento para pegar uma versão mais completa é proporcionalmente pequeno em termos absolutos. Noutras palavras, quer estribar na vida?, então faça bem feito.
ResponderExcluirO povo mais limitado intelectualmente só consegue avaliar o que vê. Mais nada.
ResponderExcluirComo a quantidade de gente com baixo QI é muito maior que as mais inteligentes, então vemos aqui essa profusão de mimimi sobre o volante.
É só isso que eles conseguem analisar no jetta. O volante. Mais nada.
Esse povo de baixo QI não consegue perceber que o Jetta é mais leve que o Corolla, e mesmo assim recebeu Top Safety Pick+ no IIHS, enquanto o Corolla levou BOMBA.
Esse povo mais limitado no QI, enxerga o volante de plástico, mas não vem que este carro tem um motor com injeção direta e turbo.
E que ele tem o maior porta-malas da categoria, é o mais leve e o mais seguro.
O povo mais limitado no quesito QI, consegue ver que o volante é de plástico, e muitos deles vão repetir o que outros tão limitados quanto eles disseram, pois são mais fracos ainda, só conseguem repetir, repetir, repetir, como papagaios, mimimi, volante de plástico.
Mas não consegue perceber que este Jetta está no mercado desde 2011, e o Corolla desde 2014. O jetta é 3 anos mais velho, é mais leve, mais seguro, tem melhor comportamento dinâmico, mais porta-malas, e muito mais SEGURO.
Não. Ìsso é demais para o povinho que só sabe ver o volante de plástico.
Mas, pense bem, esses que só conseguem ver o volante sem couro do Jetta, são limitados mesmo, só sabem repetir, e, assim, não vão ter dinheiro para comprar o Jetta mesmo.
Vamos ver mais quantos vão assinar o atestado de baixo QI ao repetir um comentário que o Jetta trendline não tem volante multifuncional. Até agora a maioria de quem escreveu aqui entra na classificação limítrofe....
Eu contei. Post tem 41 comentários. 42 com este.
ExcluirE 36 comentários falam do volante!
36 comentários repetindo como papagaio q o volante não tem revestimento em couro!
Isso é Brasil, povo. Lula, Dilma e PT não estão aí a toa. Eles se alimentam da falta de inteligência e cultura da maior parte da população, e isso aqui é apenas um exemplo: o máximo que conseguem exprimir de um carro sofisticado e complexo como o Jetta 1.4 TSI é que o volante não tem revestimento de couro.
Nesse aspecto, pela primeira vez concordo com você Carlos!!!
ExcluirPor mais que seja realmente "broxante" ter um carro desses com esse volante, outras analises devem ser feitas na comparação ao Corolla, como por exemplo o Jetta pode andar menos (isso é devido ao cambio não ao motor, pois o mesmo tem conversor de torque, coisa que o Corolla não tem...), mas tem um motor bem mais moderno do que o Corolla e também é muito mais prazeroso de se dirigir, fora alem do que o Jetta por mais que sua plataforma esteja "datada" ainda sim atingiu nota máxima num dos testes mais rigorosos do mundo e o Corolla não, então acredito que num comparativo entre o Corolla e o Jetta em todas as versões eu iria de Jetta com certeza!!!!
A grande maioria só valoriza a telinha multimídia e os botõezinhos. Já motor turbo com injeção direta e suspensão multilink fica em segundo plano. A única coisa que não curto nesse carro é o cambio AT6. A versão manual certamente deve ser mais prazerosa em dirigir ou então a highline com cambio DSG6. Esse At6 é para quem não gota de dirigir.
ExcluirConcordo plenamente com você Carlos!!! Lula e Dilma estão se aproveitando literalmente da ignorância da grande maioria da população brasileira!!!
ExcluirTanto blablabla e insistem pegar o melhor das outras montadoras e comparar com o jetta tsi 1.4 que é a versao basica que anda mais doque o corola xei 2.0 em retomadas e desempenho final, ate hoje des do lançamento do jetta 2.0 TSI em 2011 nao teve carro pra bate-lo e chamar de "mais carro" do que o jetta, na minha opniao, corolla é carro de vovô
ResponderExcluirConcordo....!!!
ExcluirFizeram de tudo para tirar aquela cara de tiozão do Corolla, não funcionou...kkk
ExcluirQuem tem o jetta sabe o quanto o carro e bom, o Corolla e um ótimo carrodar porém ficou ultrapassado nada de inovador, o interior do Corolla e parecido com carro chinês já o Jetta e um visual esportivo e com bastante segurança a bordo controle de estabilidade e tração. Tenho um Jetta Variant 2011 e pretendo ir pro 1.4 tsi, o meu carro tem até o Park Assist e quanto isso o corolla gli nem sensor de re tem.
ExcluirO Jetta é um magnífico carro com linhas sóbrias e ao mesmo tempo esportiva e elegante. É um veículo bem ajustado para uma família pois possui espaço interno adequado, porta malas espaçoso, conforto para viagens e tbm para a cidade e segurança.... além claro da tradição de uma marca confiável..!!!
ResponderExcluirChego a conclusão que o lançamento desse jeta 1.4T foi ruim para o consumidor. Para adquiri-lo com um mínimo de mimos que julgo importantes para mim, ele vai sair pelo preço que,há poucos meses atras, compraria um 2.0T, completão. E não é efeito apenas da inflação. A VW, na verdade, reposicionou o jetta 2.0T uma categoria acima, custando praticamente o mesmo de um fusion titanium.
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