O Chery Celer Hatch 1.5 Flex de nosso teste de longa duração sofreu dois pequenos acidentes ao longo dos últimos 45 dias, continua com o problema de acesso ao porta-malas, e apresentou piora no consumo.
Em relação aos acidentes, o primeiro foi no para-choque traseiro, e aconteceu com o carro parado, quando uma picape Ranger, conduzida por uma senhora sem tanta familiaridade na condução com carros desse porte, encostou no Celer em uma mal sucedida tentativa de estacionamento.
A consequência foi apenas um arranhão na parte direita do para-choque traseiro. Já fizemos três orçamentos de reparo, um na concessionária (R$ 850 reais), e outros dois em oficinas particulares (R$ 300 reais e R$ 500 reais), mas ainda não levamos para consertar, pois estamos discutindo ainda como se dará o ressarcimento das despesas por parte da dona da Ranger que atingiu o Celer.
Nesse meio tempo, o Celer Hatch foi usado para uma viagem à cidade de Cavalcante, no interior de Goiás, para visita à cachoeiras e hospedagem no Quilombo Kalunga. Ocorre que para chegar no Quilombo é necessário andar 25 Km na rodovia GO-241, que está com muitos buracos.
Assim, a motorista do Celer Hatch estava transitando ao final da tarde nessa rodovia quando um buraco enorme subitamente surgiu à sua frente, sem que tivesse tempo para desvio. Felizmente o carro estava em baixa velocidade, causando apenas prejuízos materiais.
A roda dianteira esquerda caiu inteiramente no buraco e acabou danificando o para-choque, mas o Celer conseguiu sair da cratera sem ajuda externa, e seguiu viagem até o Quilombo e demais roteiros, e retornou ao DF, sem apresentar problemas de alinhamento ou que indicasse algum comprometimento da suspensão.
Dessa forma, vamos levar o carro para consertar os dois para-choques de uma única vez.
Comportamento dinâmico
Um aspecto que notamos com o passar da quilometragem é a melhora do desempenho. Na primeira viagem desse carro à Chapada dos Veadeiros o Celer se mostrou relativamente "preso", com desempenho ainda insuficiente para transitar em estrada. Agora, porém, chegando aos 10.000 Km o motor está mais solto e o desempenho em estrada melhorou.
Ressalte-se que que, como os locais que o Celer anda visitando são frequentados por um público mais "alternativo", tipo "bicho-grilo", então encontra-se nessas estradas de acesso muitos carros 1.0 populares, e aí o Celer, com seu motor 1.5 flex, reina soberano, ultrapassando todos os 1.0 com extrema facilidade.
Mas, apesar disso, em subidas o motor, mesmo mais desenvolto, ainda sofre muito, exigindo acelerar tudo para ultrapassar nessas condições, mostrando que o motor 1.5 de 108 cavalos (com gasolina) pena para empurrar os mais de 1.200 Kg do hatch.
E isso acaba se refletindo no consumo muito elevado para a categoria. A média de gasolina em estrada está em 11,5 Km/l, e em cidade está se situando na casa de 9,5 Km/l - números muito ruins para um hatch compacto com motor 1.5.
Ademais, uma das pessoas que conduziu o carro nessas viagens relatou que os freios não são muito progressivos, e que, mesmo com o ABS, chegam a travar em freadas mais fortes, "cantando pneu", o que causa certa insegurança.
Em relação ao comportamento do Celer em estradas de baixa qualidade, tanto de asfalto quanto de terra, o Celer enfrentou uma rodovia asfaltada com muitos buracos depois de Alto Paraíso, em Goiás, e também muitas crateras em estradas de terra no interior desse Estado.
O único inconveniente é a sensação de batida seca decorrente da deflexão rápida dos amortecedores, dando a impressão que a suspensão está sofrendo muito. Mas mesmo depois de passar por todos esses buracos, o Celer continuou alinhado e não apresentou alteração no comportamento dinâmico, indicando que, pelo menos aparentemente, a suspensão aguentou o tranco.
Porta-malas: problema permanece mesmo após quatro visitas à concessionária
Como mostramos no vídeo a seguir, o porta-malas continua a apresentar problemas de intermitência em seu funcionamento, mesmo já tendo sido verificado pela concessionária em visita agendada.
O carro já foi à concessionária para verificar esse problema por quatro vezes. Na última visita, a concessionária Dali de Brasília disse que tinha uma fechadura em estoque e que a mesma seria substituída.
Dessa forma, deixamos o carro para substituição da peça na autorizada das 8 da manha até as 14 horas para troca da fechadura, e também para solução de ruídos nos bancos dianteiros.
Ocorre que o Celer saiu da concessionária Dali de Brasília e fez a viagem até Cavalcante, e já na estrada o porta-malas parou de funcionar, obrigando que o mesmo tivesse que ser acessado pelo rebatimento do banco traseiro - muito inconveniente.
Isso nos leva a supor que a fechadura traseira não foi substituída como informou a concessionária, já que o problema voltou a acontecer. Os ruídos nos bancos também voltaram a surgir.
Agora, porém, já agendamos uma nova visita (a quinta até agora) à Dali, e a consultora de vendas disse que desta vez o problema será novamente verificado e que a fechadura traseira poderá ser novamente substituída.
Assim, nossa conclusão relação ao serviço de pós-venda autorizada Dali/Chery é que não está sendo eficaz (o problema não é resolvido), mas a equipe é receptiva às reclamações e não reluta em agendar novas visitas para tentativas de solução dos problemas.
Conclusão
O Chery Celer de nosso teste de longa duração vai se aproximando dos 10.000 Km mostrando consumo muito elevado, desempenho algo insuficiente para o motor 1.5 e um problema crônico no porta-malas (que não se resolve mesmo após quatro visitas às autorizadas).
No campo positivo fica a impressão de grande espaço interno, bom porta-malas, e uma sensação de suspensão adequada ao piso lunar brasileiro.
Poderia apostar que o problema não é a fechadura da tampa do porta malas e sim a regulagem da tampa ou do encaixe da fechadura no painel traseiro. Tenho uma amiga que tem um Celer nacional, está feliz da vida com o carro, segunda ela com nenhum problema até aos atuais 17mil km. Antes tinha um Siena EL 1.4 e acha o Celer mais carro.
ResponderExcluirNo caminho do meu trabalho sempre me deparo com um Celer na cor dourada, muito bonito por sinal. Com os preços dos carros subindo a cada dois dias, estes chineses estão ficando mais atraentes.
ResponderExcluirParece que o carro só andou em estradas esburacadas e mal cuidadas, fica comprometida a avaliação.
ResponderExcluirNaquelas bandas de alto paraíso, tudo pode acontecer/aparecer. Até buracos súbitos, e seres tipo bicho grilo andando em carros 1.0. Não conseguiu ver relação aos seres bicho grilo e o 1.0
ResponderExcluirBicho-grilo vive do que a natureza dá, do sol, do vento e os carros estão cada vez mais caros. Comprar 1.0 é o que dá vendendo bijuteria.
ExcluirAinda tenho certo receio das marcas chinesas, mas gosto desse Celer, acho bom o custo x benefício. Tenho medo do pós-venda, de ter problemas com a falta peças de reposição por exemplo.
ResponderExcluirOutro dia vi pra vender, em Porto Alegre, um JAC J5 na cor cinza, ano 2013, com 22 mil km, por R$ 34.990,00 numa loja de usados. Achei o carro muito bonito. Completo: central multimídia, ar condicionado digital, bancos em couro, vidros elétricos nas 4 portas, rodas de liga. Achei bem legal o carro. Perto de Fox, Onix, Palio, KA parece um carrão. Com essa grana não se compra um 1.0 popular equipado das 4 marcas tradicionais.
Eu tbem passei no estacionamento de um hipermercado aqui no Rio e de longe o J5 chama a atenção, design limpo, mas caprichado.
ExcluirAqui no Rio encontrei um 2013 com 25k rodados por 32.000, o zero km 2016 está 65,990
Muita desvalorização
Perivaldo, acho bem bonito o design do J5, limpo, elegante. Desenhado pela estúdio italiano Pininfarina. A desvalorização em relação a um novo é assustadora.
ExcluirNo site Garagem do Belotte tem um vídeo bem interessante sobre o carro: https://www.youtube.com/watch?v=J85SixfKW9s
O que eu vi à venda foi esse: http://www.braulioveiculos.com.br/Veiculo/Index/1340
Com 10.000 km já tá beberrão e já aparecem problemas...ts ts ts...vamos ver se aguenta 30.000km,sei não...Pode até ser espaçoso,bonito e com preço atraente,mas é Chinês,e não venham me dizer que é preconceito:Quando Chinês comprar carros Chineses,eu começo a mudar de opinião,por enquanto não me arrisco nessas marcas,deixo os cobaias testarem...
ResponderExcluirVocês já pararam para pensar, que o alto consumo pode estar associado as estradas em que está sendo feito o teste, uma coisa é você medir o consumo em uma estrada boa, com asfalto regular, outra é medir em estrada toda esburacada na qual o carro não desenvolve, tendo que diminuir a cada instante, acho meio engraçado o teste do Celer está sendo feita em condições estremas, e o do Up por exemplo em estradas de melhor condições, acho que o teste para se ter um real comparativo, deveria ser feito em todos os carros nas mesmas estradas e condições, não sendo assim, torna-se tendencioso.
ResponderExcluirPensei a mesma coisa, rodar em estrada esburacada, com constantes reduções e desvios é a mesma coisa que rodar na cidade.
ExcluirTenho um celer 2013 e tem um defeito crônico no tanque e na bomba de combustível ja troquei os dois e continua o defeito o tanque é chupado pra dentro e a bomba acaba pressionada e quebrando e horrível para abatece pega ar e não enche direito e nunca sei qto que faz a km por litro rodado as peças um absurdo e não acham no mercado tem que importar, depois desse ninca mais compro outro, malditos chineses...
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