A Volkswagen apresenta o modelo conceitual Tiguan GTE ACTIVE CONCEPT - veículo que será uma das atrações da marca no Salão de Detroit, e que antecipa o modelo de produção, prometido para 2017, nos EUA.
O Volkswagen Tiguan GTE Active Concept oferece uma visão do SUV com propulsão gasolina / eletricidade. Motores elétricos separados alimentam as rodas dianteiras e traseiras de forma independente. Em condições normais de condução, apenas as rodas traseiras são movidas.
Quando o sistema de gerenciamento do carro detecta, ou o motorista o aciona, o entra em funcionamento a tração nas quatro rodas, com um motor elétrico atuando sobre as rodas do eixo dianteiro.
Dependendo do modo em que o carro está operando, entra também em funcionamento um motor quatro cilindros turbo de 148 cavalos, que também aciona as rodas dianteiras, acoplado a uma caixa de transmissão DSG de seis marchas.
Uma novidade é que esse motor pode ser usado também para carregar as baterias que acionam os motores elétricos. Além disso, quando não há carga alguma de bateria, o motor a gasolina aciona as rodas dianteiras, sem assistência elétrica.
O VW Tiguan GTE Active Concept conta com elemento seletor de modos de condução, que pode ser off-road ou esportivo. Há modos pré-definidos no sistema, como Rocks, para pisos de lama, pisos de areia ou pedregulho.
Outras configurações incluem On-Road, Sport, Neve, Carga, Economia de Bateria - neste caso mantendo um nível de carga na bateria.
Um botão separado permite ao motorista ligar o carro no seu modo híbrido padrão, no modo EV (elétrico) ou modo GTE. O último ajuste é para o máximo de desempenho, permitindo uma velocidade máxima de 192 Km/h e uma aceleração de 0 a 100 Km/h em 6,4 segundos.
Na parte estética, o VW Tiguan GTE Active Concept parece pronto para uma aventura off-road. A máquina é levantada quase 5 cm em relação à Tiguan normal, com maior distância ao solo e com maiores ângulos de aproximação e de partida. Há ganchos de reboque, juntamente com um rack de teto bem robusto, que completam o visual off-road.
No interior, as recentes incursões da VW em controle por gestos estão presentes na tela central LCD de 9,2 polegadas. Há também um visor de informações no cluster de instrumentos, e o sistema do carro é compatível com o Apple Carplay e Auto Android.
VW Tiguan GTE Active Concept: SUV híbrido chega em 2017
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Loko
ResponderExcluirMuito bonito. Carro híbrido é o que tem de melhor atualmente! Sonho de consumo esse carro.
ResponderExcluirno brasil passari dos 160 mil entao fora de alcance
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.