O Volkswagen Up! TSI objeto de nosso teste de longa duração vai se aproximando dos 15.000 Km rodados, tendo circulado ao longo das últimas semanas em percurso prioritariamente urbano, e voltou a usar gasolina.
Apesar de o comportamento com etanol ser melhor, em termos de desempenho, o motor do Up! TSI é tão potente, que é possível se abdicar de um pouco de performance em prol do consumo, com gasolina, que ele continua muito ágil e rápido.
Nesse período o consumo médio de gasolina ficou em 15 Km/l, em percurso urbano, sem preocupações em observar o econômetro, e com o ar-condicionado ligado 100% do tempo.
Gráfico - evolução do consumo (azul - gasolina / verde - etanol)
Em relação à problemas, observamos que o carro, após a revisão de 10.000 Km, passou a fazer um ruído de peças raspando na traseira, nas primeiras frenagens, evidenciando se tratar dos freios traseiros.
Levamos o carro à concessionária V12 Motors de Brasília, onde o carro fez a revisão, e o consultor informou que o ruído é normal, decorrente do ajuste que foi feito no freio de mão. Estranhamos o fato, pois antes da revisão o Up! não fazia tal barulho.
Entretanto, como o ruído ocorre apenas nas primeiras frenagens com o carro frio, depois desaparece, então optamos por deixar para pedir uma outra avaliação na próxima revisão.
No mais, o carro continua como 0KM, sem qualquer ruído adicional - exceto o relatado acima, sensação de solidez e ofertando muito prazer ao dirigir.
Conclusão
O up! tsi continua a surpreender com ótimo desempenho, baixo consumo, problemas zero, e muito prazer ao conduzir.
Volkswagen Up! TSI volta à gasolina: 15 Km/l em cidade
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
É um excelente carro comprei um Speed UP estou esperando chegar anciosamente.
ResponderExcluirParabens pela compra, vc fez test
ExcluirSou fa desse carro, ja dirigi mas Nao Tenho um.
ResponderExcluirVale a pena ressaltar que esse consumo é rn Brasília, portanto não serve de base para o resto do Brasil...
ResponderExcluirEm BH com trânsito de férias melhor mas ruim, e morro atrás de morro está fazendo 11,8 km/l c gasolina e na estrada c 3 pessoas andando entre 120/130 km/h tanto p rio como são Paulo fez 17km/h.
ExcluirO consumo na cidade foi feito apenas na cidade e ambos c 100% do tempo c ar ligado.
Como eu disse...
ExcluirEsse consumo relatado por você é mais condizente com o real.
Tenho feito consumo próximo ao seu com meu Ka+ 1.5...
O Up! é um ótimo carro, mas o consumo não é tão milagroso como falam. Tem gente falando em mais de 20km/l... Isso só se for andando a 80km/h sem ar e apenas com o motorista. Aí qualquer carro 1.0 consegue.
Meu relato, estava em São Paulo no dia 20 pp onde fui p buscar meu Up aspirado que ficou para traz na mudança de cidade, como as crianças ficaram na casa dos avos na cidade nova e minha mulher estava junto por motivos profissionais tinha pressa de voltar. Sai da capital às 19hs e cheguei no destinho às meia noite, cidade distante 600 Km. Andei entre 130 e 140 k, o que não recomendo, a média na chegada apontava 15,8 km/l o que considerei excelente levando em conta que quando completei o tanque com gasolina tinha meio tanque de etanol. Não havia feito viagem distante com ele ainda mas achei impressionante considerando o quanto andei.
ExcluirCorrigindo, "a meia noite" e "130 e 140 km/h".
ExcluirO meu faz 12~13 com metade do tempo com ar e em São Paulo, realmente 15 com ar é coisa de "cidade" sem trânsito. Pra mim a medição do Inmetro é uma boa base do que o carro faz.
Excluirdizem que o UP é o carro mais econômico do Brasil , mas o meu fit cvt está fazendo 16,5 na BOMBA e 18 no CB. Eu n vejo em nenhum site divulgando o que o fit faz.
ResponderExcluirSeu Fit veio com Motor 0.6 e vc nao sabe! Parabens!
ExcluirMeu amigo já me mandou no whats fit da mãe dele fazendo 18,5, gasolina do RS, uma das mais porcas do BR, o carro mais econômico vendido no BR ...
ExcluirEu tive um Fit 1a geração, manual, e ele fazia 17,2 (só) e 15,5 (com 4/5 pessoas)na estrada e tranquilamente 11,8 na cidade.
ExcluirHoje tenho um HB20 1.0 e ele faz 8,7 com álcool e 9,9 com gasolina ( 7 meses, comprei novo).
Fit é um carro excelente, voltaria a comprá-lo.
vocês se esquecem que antigamente o percentual de alcool na gasolina era menor. se voltar um pouco mais nem tinha alcool na gasolina. os carros nao eram mais economicos, a gasolina é que era. pensem um pouco, não machuca.
ExcluirFiz um best-drive em um Cross Up TSI, achei um carro bem esperto...
ResponderExcluirAinda não se prestaram para pegar, Encher o tanque, fazer uns 100 quilômetros na estrada com velocidade tipo 120..... Depois contam a 110...e completam o anéis e vejam a Media na estrada. A real e a do CB.
ResponderExcluirDepois voltam....completam o tanque..... Eita corretor ortográfico.
ExcluirEsse site deveria se chamar car volks.falam tanto do UP que meu deus.questão de consumo é muito relativo a vários fatores. Cada carro tem sua proposta.
ResponderExcluirA proposta do UP TSI é ser econômico e não veloz. E em termos de economia ele á show em todos os carros nacionais flex. Meu amigo tem um Speed UP TSI e está fazendo média de 17,48 km/l na cidade e 29 km/l na estrada. Coloca qualquer carro no bolso. Por isso que as outras montadoras estão desesperadas para lançar um motor parecido com esse em seus carros. O UP TSI anda bem porque o motor é eficiente, mas o foco mesmo é a economia.
ResponderExcluirMedia de 29km/l na estrada?! Entra para o Guinnes, então!
ExcluirO Inmetro não apurou isso e a própria VW não consegue isso (senão poderia usar esse número nas propagandas). Nem motos médias conseguem essa média na cidade.
Não estou querendo chamar seu amigo de mentiroso, mas deve estar ocorrendo algo de errado nessas medições aí.
A Volks coloca os dados abaixo mesmo. É estratégico. Tanto que ela fala que o motor tem 105 cv e 16,8 kgf de torque. E já constataram que o real mesmo ( testado em dinamômetro) é que tem 134 cv e 20,35 kgf de torque. Ela coloca os dados de potência mais baixo para pagar menos imposto. E a questão do consumo, também coloca a menos para que o consumidor fique surpreso.
Excluir29 em estrada? O cara deve andar em 5ª marcha, a 60 km/h. Um tanque daria quase 1500 km rodados! Hahaha
ExcluirFez a média descendo a serra!
ExcluirDesculpa, abaixar potência (cv) pra pagar menos imposto? Dessa eu não sabia...
ExcluirTruco
ExcluirTenho um White TSi e não faço essas médias nem com vento a favor. Isso só se for no computador de bordo em consumo instantâneo, andando a 80km/h e com desnível a favor.
ExcluirFalo mais, médias acima de 15km/L em cidade, não acredito, muito menos acima de 19km/L em estrada.
ExcluirIsso ainda em lugares de terreno plano e andando devagar mesmo.
Rs rs rs forçou a barra esse consumo so se for em cima de um caminhão cegonha !!
ExcluirE o Chery Celer, como anda?
ResponderExcluirMais notícias dele, por favor.
o cara que faz o gráfico é daltonico
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkk
ExcluirTenho um up tsi na estrada com 49litros na estrada rodei 875 km média de 17,85km/1
ExcluirTenho um up tsi,com 49 litros de gasolina rodei 875km,com 1 litro de combustível a média foi de 17.85km/1 na estrada.
ExcluirTenho um up tsi na estrada com 49litros na estrada rodei 875 km média de 17,85km/1
ExcluirPensei que o Up! conseguisse mais, com o Golf 1.4 COM DSG já fiz médias de 18km/l em trecho plano, com a/c; 16km/l subindo a serra de Novo Hamburgo a Gramado e 21km/l descendo de GRamado a Novo Hamburgo, com 3 pessoas e ac ligado.
ExcluirAndando no ritmo do trânsito, sem atrapalhar...rsrsrs
Pensei que o Up! conseguisse mais, com o Golf 1.4 COM DSG já fiz médias de 18km/l em trecho plano, com a/c; 16km/l subindo a serra de Novo Hamburgo a Gramado e 21km/l descendo de GRamado a Novo Hamburgo, com 3 pessoas e ac ligado.
ExcluirAndando no ritmo do trânsito, sem atrapalhar...rsrsrs
Tenho um Cross Up TSI, fez 10mil Km essa semana e continua como novo!!
ResponderExcluirConsigo fazer médias entre de 18km/l e 19km/l fácil, excelente carro.
Ah, e logo levarei ele para conhecer a Chapada dos Veadeiros, local onde as fotos da matéria e parabéns pela coragem de colocar no trecho da torre em São Jorge-GO (primeira foto), a estrada só tem crateras. kkkkkkk.
Foi bem desafiador:
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=vnzPMENvZM8
Mas saiu de lá, lavamos, e está novo. Sem um ruído de peça solta.
[]s.
O teste do Inmetro é hoje a melhor fonte para informação de consumo, pois além de se aproximar da realidade da maioria dos consumidores, é um teste padronizado. Por ser padronizado é a melhor referência para comparativo.
ResponderExcluirE sob mesmas condições, até agora o Up! TSI foi o carro mais economico já testado, excetuando-se os híbridos. Qualquer outra fonte de dados é discutível.
Tenho um up aspirado... Médias de 11 no álcool e 14 na gasolina na cidade... Ja chegou a 17 no álcool na estrada..
ResponderExcluirNo Acelerados do SBT o hb20 1.6 foi mais rápido que o up! Tsi.
ResponderExcluirDuh????
ExcluirNo Inmetro o Cross Up TSI é menos econômico que as demais versões. Na prática, há diferença mesmo?
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.