A Volkswagen estuda propor recomprar dos atuais proprietários cerca de 115.000 carros com motores TDI diesel que estão fora de conformidade com a legislação ambiental daquele país.
Segundo o jornal alemão Süddeutschen Zeitung, a empresa compraria cerca de um quinto dos 580 mil carros afetadas, presumivelmente os mais antigos, que não podem ser corridos com uma atualização simples de software no motor. Os carros que seriam recomprados seriam das linhas VW, Audi e Porsche.
O governo dos EUA acionou a VW judicialmente na semana passada por violação da legislação ambiental, com multas que poderiam chegar no máximo a US 22 bilhões de dólares.
Entretanto, a multa final aplicada à VW será drasticamente inferior a isso, como mostram os casos recentes. A Toyota, também multada por violação de legislação ambiental nos EUA, e que poderia ter sido multada em US% 58 bilhões, recebeu uma multa 1.700 vezes menor, de US$ 34 milhões.
Já a Hyundai-Kia foi multada em US$ 100 milhões de dólares nos EUA em 2014 também por violação de leis ambientais.
Volkswagen pode recomprar 115 mil carros diesel nos EUA
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)