A Mercedes-Benz apresenta oficialmente a nova geração do Classe E, principal carro da marca, que passa a adotar o conceito de design “Pureza Sensual”, já aplicado ao Classe S e Classe C.
O Classe E da geração anterior (veja avaliação aqui) adotava linhas que transmitiam rigidez, com duplos faróis quadrados e traços retos. Mesmo depois do facelift em 2014 ele ainda continuou assim. Agora o Classe E está mais para uma elegância relaxada.
Como sempre, o Classe E será ofertado em versões Luxury e Sport, sendo as versões Luxury com a grade dianteira com múltiplos filetes cromados e a estrela de três pontas colocada acima.
Já as versões Sport adotam a grade de 3 elementos horizontais com o emblema da estrela de três pontas no centro.
O interior é totalmente novo, com um sistema de iluminação ambiente em LED com 64 tonalidades disponíveis. O painel de instrumentos é substituído por uma tela digital, similar ao Cockpit Virtual a Audi, mas só nas versões topo. Nos modelos de acesso há instrumentos convencionais.
Todas as versões adotam uma tela de 12,3 polegadas lateral de alta resolução para comando do sistema de informação e entretenimento.
Tecnologias
Faróis matrix de Led com efeito "Stardust "nas lanternas.
Condução semi-autônoma, com troca autônoma de pista (ultrapassagem) – foram executadas mais 5.000 manobras deste tipo no desenvolvimento do carro.
Além disso, o Distronic Plus, piloto automático adaptativo da marca, agora mantém a distância do carro da frente, e velocidade, mas ainda é capaz de seguir o carro que está à frente a velocidade de até 210 Km/h.
O sistema auxilia o motorista, com ajuste ativo do volante, e faz curvas moderadas. Além disso, mesmo em áreas descampadas e sem faixas de rolamento, o sistema continua a atuar em velocidade de até 130 Km/h.
Segundo a Mercedes, as funcionalidades de condução semi-autônoma do Novo Classe E tornam a tarefa de dirigir em tráfego pesado ou congestionamentos mais simples e menos estressante.
O sistema também pode ajustar a velocidade do carro automaticamente com base em leituras de placas de transito ou por meio de registros do sistema de navegação.
Outra novidade é o "Active Lane Change Assist". Em estradas com múltiplas faixas de rolamento, o sistema usa radares e sensores, e faz a mudança de faixa para ultrapassagem automaticamente. Basta o motorista indicar qual faixa usar.
Já o sistema de "Frenagem autônoma" agora é capaz de detectar pedestres, e até trafego de cruzamentos em cidades. Se o motorista não freia, ele atua sozinho.
Há também função de "smartphone como chave virtual", e estacionamento automático com o motorista fora do carro.
Outra funcionalidade incorporada é o que ajusta o torque de direção em manobras de emergência. E também o sistema de prevenção de colisão lateral. Quando o carro detecta que haverá uma colisão lateral, o sistema aciona o airbag lateral antes do impacto, para jogar o passageiro/motorista até 5 cm para dentro do carro, reduzindo o risco de ferimentos.
Comunicação carro a carro
O novo Mercedes-Benz Classe E passa a incorporar um sistema de comunicação carro-carro. Ele tem um sistema que o motorista pode avisar por meio de um botão sobre riscos na pista, carros parados e etc. Essa informação vai para uma central da Mercedes, que depois é replicada em outros carros da marca com o mesmo sistema, colocando alertas visuais e até sonoros, caso o carro esteja próximo do problema.
Inicialmente o Classe E chega na versão E300, gasolina ou diesel. O motor a gasolina é um motor quatro cilindros 2.0 Turbo com 241 cavalos, e transmissão automática de nove marchas. Tração traseira ou integral.
Há opções de suspensões esportivas ou de conforto, e também uma adaptativa, com amortecedores ajustáveis eletronicamente. E
Até o final de 2017 a linha da Classe cresce como a chegada do inevitável E63 AMG, do E450, e versões híbridas e plug-in.
Mercedes-Benz Classe E 2017 em lançamento oficial - vídeo
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
humm... qual a diferença da classe c 2016 ? não muita né? carros ótimos e lindos mas deveria ter uma certa diferença de versões , minha opinião
ResponderExcluirUm espetáculo de carro, um espetáculo de tecnologia.
ResponderExcluirA melhor marca alemã, com certeza. Em segundo vem a BMW, e por último a AUDI, como se fosse a hyundai alemã.
Parabéns, MB, excelente carro. The best or nothing.
Só falta uma coisa....caber no bolso. Rsrsrs
ResponderExcluirMas o modelo anterior é muito mais lindo! Tiraram a personalidade do carro... De qualquer forma não me interessa, não posso comprar mesmo.
ResponderExcluirShow, mas k d a versão elétrica ou híbrida?
ResponderExcluirComo que a Mercedes conceguiu tirar a personalidade dele?parece um classe c
ResponderExcluirLindo, mas muito parecido realmente com o classe C,alias como e tendencia em outras marcas...deixar tudo com a mesma cara.
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