A sul-coreana, que já tinha superando a Ford em vendas em rankings mensais no final de 2015, começa 2016 com 10.75% de participação, ganhando mais de 3% sobre os 7,7% registrados em 2015, e ficando com a quarta colocação entre as maiores montadoras do Brasil.
Já a Toyota passou a Ford e Renault, estabelecendo-se na quinta colocação, com 8.41% do mercado - aumento de 2,74% sobre o mesmo período de 2015. As perspectivas da Toyota são de crescimento adicional, pois o impacto da chegada da nova Hilux ao mercado está apenas no início.
A Ford despencou da quarta colocação, com 10,22% do mercado em janeiro de 2015 para a sexta posição no começo de 2016, com um market share de 7,55%. Sem lançamentos de impacto previstos para 2016, a situação da norte-americana não parece promissora.
A liderança de mercado brasileiro está com a GM, que superou a Fiat mesmo caindo de 18.69% em 2015 para 17,97% agora - mas caiu menos que a italiana - a qual foi de 20,94% (jan-2015) para 15,33% em janeiro de 2016.
A GM terá reestilização do Onix (carro mais vendido do Brasil) e do Prisma, e o Novo Cruze no segmento semestre, enquanto a Fiat tem lançamentos de peso: Fiat Toro e Fiat Mobi em segmentos de alta demanda, de modo que a ítalo americana deve se manter como líder com certa facilidade ao longo de 2016.
A Volkswagen viu sua participação cair de 16,67% em janeiro de 2015 para 14,25% agora, isolando-a na terceira colocação. A alemã tem lançamentos importantes em 2016: Gol, Voyage e Saveiro reestilizados, Golf nacional, Jetta 1.4 TSI Flex.
A Honda é outra que cresceu, passando de 3,561% em janeiro de 2015 para 6,58% agora em 2016, e terá no segundo semestre o Novo Civic, que certamente terá um impacto significativo no mercado.
Outro destaque positivo fica por conta da Jeep, que tinha 0,14% do mercado em janeiro de 2016 e começa 2016 com 3,2% - graças ao Jeep Renegade.
Ranking - maiores montadoras do Brasil (grifo azul em quem ganhou, vermelho em quem perdeu)
Ranking 2016 | Marca | Market Share 2016 | Markt Share 2015 |
1 | GM | 17,97% | 16,69% |
2 | Fiat | 15,33% | 20,94% |
3 | VW | 14,26% | 16,67% |
4 | Hyundai | 10,75% | 7,70% |
5 | Toyota | 8,41% | 5,67% |
6 | Ford | 7,55% | 10,22% |
7 | Honda | 6,58% | 3,51% |
8 | Renault | 5,29% | 5,36% |
9 | Jeep | 3,20% | 0,14% |
10 | Nissan | 2,51% | 2,58% |
11 | Citroen | 1,56% | 1,58% |
12 | Peugeot | 1,09% | 1,13% |
13 | Mitsubishi | 1,05% | 1,62% |
14 | Outros | 4,43% | 4,17% |
A ford tem que baixar os preços urgente o ka esta por 40k e o fiesta pelado por 50k ai não da né.... e simples assim.
ResponderExcluirSem falar no bem dito powershift.
ExcluirO problema é que os concorrentes estão bem mais baratos.
Excluiro ka já custa 41,690, melhor lançar uma versão S ou vai encalhar.
ResponderExcluirA Ford tem carros bonitos, motores atuais, respeita o consumidor em termos de segurança veicular (por exemplo, a maioria dos seus modelos possui controle de tração e estabilidade), mas joga o seu nome na lama ao insistir em não corrigir os pontos criticados em seus automóveis como o câmbio powershift, qualidade da montagem das chapas (muitos gaps) e acabamento (por exemplo, a Ecosport desde o seu lançamento em 2003 é criticada pelo acabamento e mais de 12 anos depois, continua ruim neste quesito e fez escola para o Ford Ka e Ka+, também bastante criticados). Uma hora a conta chega....e chegou.
ResponderExcluirsem falar no preços das peças de ouro e acabamento estilo relaxado. não adianta ter o carro todo em couro só pra dizer que tem. desse jeito até fusca tem couro, manda o zelão da esquina colocar, fica igualzinho o couro da ford. e isso vai pro resto do acabamento. os carros são bons, mas peças e acabamento são sofríveis.
ExcluirE tam mais uma coisa... Eu tinha um Focus 2.0 e o atendimento nas concessionárias era no máximo razoável, só não perde pro que tenho passado com a VW, mas estava muito longe de me cativar a comprar outro Ford.
ExcluirPrevejo a VW saindo do G4 em meados de 2017, quem viver vera, ainda mais com esses precinhos camaradas.
ResponderExcluirUltrapassada pela Renaul, que vem reduzindo preços e fazendo boas condiçoes de financiamento.
ExcluirEu já acho que o Jetta 1.4 Tsi vai dar uma segurada nas vendas, mesmo com os novos veículos da categoria, como o civic. O que tem de fã pelo motor Tsi não é brincadeira.
ExcluirQuem sabe também a VW não da uma revolucionada com o Gol g7, se for padrão polo Europeu, com a promessa do tal Gol GTi, vamos ver né.
Eu considero a VW uma marca muito boa, o vacilo deles é deixar ser contaminados pelo jeitinho brasileiro de querer tirar vantagem em tudo de todos. Aumentam os preços em carros "pé durões", sem nem ao menos um kit dignidade (ar, ve, te) etc.
o novo pé de burro nacional se chama renault agora. a fiat ainda vende os mais baratos mas as peças perderam muita qualidade. carro barato que nao quebra agora é renault, não adianta. tem a vw com o up, mas ainda é caro demais e fora do mercado nacional. o novo gol bolinha é o sandero
ExcluirEsse motor 1,4Tsi vai dar lugar ao novo 1.5TSI vai gerar uma desvalorização do primeiro, mas que é um excelente motor, bom para comprar ele no Golf e Jetta semi-novos... pq caro zero virou coisa para poucos.
ExcluirA ford esta com preço nas alturas e ainda por cima reluta em ressussitar a Currier.
ResponderExcluirAgora me surpreende a VW perder tão pouco mercado, já que seu portfolio é o mais defasado dentre as grandes.
Tais louco e?Pelo contrario, a linha mais moderna atualmente no Brasil e a VW. Tem a maior gama de carros econômicos, seguros do mercado TSI e plataformas modernas. Familia gol e fox falta se renovar, o resto ta alinhado com o mundo. Nao fale besteira
ExcluirQuem falou besteira foi vc. A linha Gol/Voyage/Saveiro mais o Fox devem responder por 80 -90 % das vendas da VW. Aí querer que os de baixa vendagem Golf, Up e Jetta sejam os representantes da Volks, não dá.
ExcluirSe gol e fox representam maior parcela de vendas a culpa não é da Vw, ela oferece opções melhores mas se o cara que comprar as tranqueiras é problema dele consumidor! A linha da VW é sim a mais moderna e mais completa.
Excluirentão vc acha q o pessoal pode comprar golf g7, e compra gol ou fox?
ExcluirJá ouviu falar no Up? Ele é muito melhor que Gol e Fox e com o Up, nenhuma compra de Gol ou Fox se justifica.
ExcluirJá ouviu falar no Up? Ele é muito melhor que Gol e Fox e com o Up, nenhuma compra de Gol ou Fox se justifica.
ExcluirA VW perdeu 2,5 pontos percentuais de participação no mercado em um ano. Não é pouco. É tudo o que a Nissan vende atualmente.
ResponderExcluirVai perder ainda mais.
Acho difícil, JÁ que a VW é a única com tecnologia que evita multas...
ExcluirHyundai está arrepiando! Imagine quando chegar o IX25, o novo IX35, o novo Elantra e o novo motor turbo 1.0 de 3 cilindros
ResponderExcluirSe o Ix25 for nacional, creo que Huyndai se consolida como a 4a montadora. Se não, difícil.
Excluirexatamente ! acabei de ver o HB20 e mantiveram 37,990 na versão Confort, no momento é o melhor custo benefício.
ExcluirSe a Ford não trocar esse Powershift logo, vai ser ladeira a baixo. Na tabela fipe o new fiesta usado câmbio manual é mais caro do que o automático.
ResponderExcluirNão foi isso que acabei de conferir, pode mostrar qual versão e o preço...
ExcluirPrevejo a FIAT descendo ladeira abaixo esse ano ,com essas CARROÇAS DEFAZADAS DA LINHA PALIO a tendência e so cair ninguém vai querer essas BAGASAS sendo que no mercado tem algo muito melhor a oferecer pelo mesmo preço!
ResponderExcluirPrevejo a FIAT descendo ladeira abaixo esse ano ,com essas CARROÇAS DEFAZADAS DA LINHA PALIO a tendência e so cair ninguém vai querer essas BAGASAS sendo que no mercado tem algo muito melhor a oferecer pelo mesmo preço!
ResponderExcluirVocê quer dizer o mesmo preço de tabela....mas o Onix fala por si só.
ExcluirBrazuca é bitolado em VW, fiat e GM mesmo tendo no mercado opções melhores.
ResponderExcluirQual o opções? A Hyundai só tem HB20, Ford apresenta os mesmos problemas das 3 grandes, aí as outras marcas não possuem uma linha tão ampla como as 3 que você citou.
Excluirisso é relativo, essas montadoras tem mais concessionárias, isso pode ser um grande critério de compra
ExcluirLinha ampla de carros superfaturados e que no critério segurança passam batidos. GM, VW e Fiat ganham no volume de venda dos compactos. A pessoa prefere pagar 55mil no gol rallye, Pálio completa ou Ônix LTZ, pois tem peças 10 centavos mais em conta e que minha família sempre teve essas marcas. Esquecem que os tempos mudaram, não é necessário esperar um século para receber peças da maioria das marcas no mercado. As demais marcas tentam com preços competitivos e com bom atendimento, mas fica difícil de investir em um grupo de pessoas tão bitoladas. Etios, Sandero, Versa, Logan, Fit, 207...todos na casa dos 55 mil, completos e seguros na maioria dos casos. Mas o cara vai lá e compra Gol, Pálio e Ônix com vidro dianteiro, ar e direção, 2 estrelas em segurança adultos/crianças. Nada contra os modelos, mas primeiro vá olhar o que a concorrência está oferecendo, ainda mais se for comprar zero, qualquer defeito a garantia cobre. E usar Jetta, Golf e a linha TSI não vale, pois não são responsáveis pela vendas no ranking. Reclamaram que tiraram o Pólo, claro, a Vw percebeu o custo para fabrica-lo e percebeu que as pessoas preferiam o voyage mesmo sendo inferior, da mesma forma que compram o Siena completo ao invés do Línea, vai entender.
ExcluirO câmbio powershift tem grande contribuição para essa queda da Ford, certamente.
ResponderExcluirFui vítima dele e não indico carros com esse câmbio a ninguém.
Uma coisa que aprendi nesse blog é a ter medo do powershift. Antes achava que era intriga da concorrência, mas agora fujo dele como o diabo foge da cruz.
ExcluirEsta é minha experiência com ele, não posso me omitir de colocá-la.
ExcluirAtualmente estou com um Civic 16, carro com pouca tecnologia, diferente do Focus que tive, mas que é honesto, cumpre bem o papel a que se presta.
Abs
Queda de 36%. Belo começo de ano.
ResponderExcluirSerá que é esse ano que FIAT perde o primeiro posto ?
ResponderExcluirSão mais de 50.000 unidades à frente do segundo colocado, mas é possível.0
ExcluirComprei um Hb20 1.6 confort style é show hein, já tive vários carros hatch mas esse é disparado o melhor que já tive.
ResponderExcluirÉ realmente minha indicação de hatch. O carro satisfaz na grande maioria dos aspectos, o benefício dele é equilibrado, não surpreende em um quesito específico, mas como um todo é a melhor opção da categoria.
ExcluirTem câmbio automático de verdade. As revisões são tabeladas e mais baratas que as do meu Fox.
ExcluirEngraçado pautar por 15 dias de amostragem.
ResponderExcluirEntão bora lá dar uma de advogado e falar bem também.
Se tirarmos as falhas de acabamento e o cambio powershift. A linha da de produtos ford é bem moderna e jovem.
O ka tem um três cilindros moderno, é o único de sua categoria que oferece controle de tração e estabilidade. É o melhor portanto em segurança ativa. Em segurança passiva perde para o UP e empata com o HB20.
O fiesta é um bom carro e bem completo e o único de categoria 5 estrelas no ncap. Isso porque não considero o fit da mesma categoria.
O focus é o mais completo em oferta de equipamentos de sua categoria, também seguro e tem o melhor 2.0 aspirado do mercado. Peca no espaço interno. No comparativo com o A3 feito pelo jornal do carro ele ganhou, mas claro que vão dizer que o jornal do carro e seus trocentos anos, que testa realmente os carros, não entende nada de carros. Se a conversa volta pro powershift basta a ford adotar o auto6 que desenvolveu com a gm ou comprar prontinho da aisin e rebatizar de powertronic, como fez a vw.
O senão pra mim é ecosport, de tão ousado no design já nasceu velho, precisando de uma boa mexida. Mas também não é um carro ruim, poderia ser mais barato e dormiu sobre os próprios louros.
Então eu acho que dizer que a ford faz carroças é um exagero e também não há o que festejar com uma queda de vendas tão grande e para todos. Carroça pra mim é renault clio.
Voltando ao ponto inicial, se a ford resolver o problema do powershif, de controle de qualidade, e a adotar os motores ecoboost ficará difícil falar algo dela. No acabamento nem precisa chegar ao nível de um peugeot, hyundai já estaria ótimo.
E para finalizar, não tenho ford, não pretendo comprar um ford, não sou fã da ford, como não sou fã de nenhuma montadora.
Mandou bem Osvaldo, a cultura do Blog é idolatrar a VW e desprezar as outras montadoras, principalmente a Ford. Não sou fã cego de nenhuma delas, procuro ver o melhor produto independente de marca.
ExcluirConcordo com o Osvaldo,os fords são otimos, o que eu vejo são os preços caros, pos-venda mediocre e falta do aclamado ecoboost.
ExcluirConcordo com Sr. Osvaldo, a ford tem um belo design em seus produtos, bem equipada em termos de segurança, mas pecou e feio quando viu seu cambio amarelar. E quanto ao acabamento ela faz parte do mesmo clube da Volks com seus jurassicos veiculos de entrada, como à fiat com seus pré-jurassicos modelos. Outro grande problema da Ford, estava pesquisando todos médios do mercado, fui em uma concessionária para um teste drive e quase fui expulso da loja pelo vendedor, pois, eles não tinham focus sedan e nem hatch pro teste. Em outras concessionárias fui muito bem recebido, na GM na hora testei os dois modelos do Cruze, teste de varias voltas no trecho do teste, acabei por comprar o cruze hatch no cash, voltei na ford pra testar o fiesta, mesma sorte, não tem carro pra teste, fui na Hiunday, foi show, atendimento, teste, o HB 20 1.6 automático um belo carro, Peugeot também testei 2008, muito lindo e bem acabado, pena o cambio ultrapassado, se fosse 6 marchas tipo Aisin tinha comprado, e na Fiat muito bem recebido, pena os veículos defazados.....volks testei golf tsi, ótimo carro, pena que o nacional virou uma carroça 1.6, mas fui bem recebido....e assim desejo que Hiunday, Toyota e Honda cresçam e muito...Ah na Renauldt fui bem atendido, mas seus carros são Romenos e não os franceses muito melhores....
ExcluirPorque a linha com o índice da queda da VW está em outra cor ?
ResponderExcluirLinha ampla de carros superfaturados e que no critério segurança passam batidos. GM, VW e Fiat ganham no volume de venda dos compactos. A pessoa prefere pagar 55mil no gol rallye, Pálio completa ou Ônix LTZ, pois tem peças 10 centavos mais em conta e que minha família sempre teve essas marcas. Esquecem que os tempos mudaram, não é necessário esperar um século para receber peças da maioria das marcas no mercado. As demais marcas tentam com preços competitivos e com bom atendimento, mas fica difícil de investir em um grupo de pessoas tão bitoladas. Etios, Sandero, Versa, Logan, Fit, 207...todos na casa dos 55 mil, completos e seguros na maioria dos casos. Mas o cara vai lá e compra Gol, Pálio e Ônix com vidro dianteiro, ar e direção, 2 estrelas em segurança adultos/crianças. Nada contra os modelos, mas primeiro vá olhar o que a concorrência está oferecendo, ainda mais se for comprar zero, qualquer defeito a garantia cobre. E usar Jetta, Golf e a linha TSI não vale, pois não são responsáveis pela vendas no ranking. Reclamaram que tiraram o Pólo, claro, a Vw percebeu o custo para fabrica-lo e percebeu que as pessoas preferiam o voyage mesmo sendo inferior, da mesma forma que compram o Siena completo ao invés do Línea, vai entender. Já tive carros de várias marcas, antes que achem que sou fã de uma marca ou outra. Todas exageram no preço, o negócio é ver quem oferece mais, já que os preços são equivalentes.
ResponderExcluirO negócio agora é ficar de olho nos semi-novos ou promoção. Eu penso em pegar uma Golf Variant com seus 30.000 km ou menos, SÓ a gasolina pq no RJ não compensa etanol. Carro Zero SÓ a Ranault que teve consciência nos preços.
ExcluirVerdade. Bem observado.
ExcluirParei de ler , na hora q vc disse ´´peças com 10 centavos a menos´´, trabalho com autopeças há 28 anos, não vejo isso, o pior é que algumas marca nem se ENCONTRA fácil pra comprar, mesmo muiiiito mais cara.
ExcluirVolkswagen do Brasil vcs tem montadoras no Brasil então tente deixar os preços do seus casos como o fox com o preço mas acessível e competitivo não queira deixar seu cross fox com o preço do jeep renegade ou assim as vendas vão cai de morro abaixo;
ResponderExcluirFord nunca mais!!! Já tivemos um fiesta chorão em 2001 e quando vendemos falamos que nunca mais compraríamos outro ford. Caímos na tentação e ano passado compramos uma Ranger limited 2015. E o carro em menos de 6 meses deu problema no motor, por pouco não bateu. Até o momento estamos sem o carro, e quando nos entregarem iremos vender. Ford nunca mais!
ResponderExcluirE pra vcs ficarem perplexos, acabei d ler que o new fiesta teve mais um aumento d preço...agora parte d 50 mil reais 2 anos d mercadove 30% mais caro ....sem acrescentar nada...por 50 mil e pelado com vidro traseiro na manivela, so duas caixinhas d som, Sem farol d milha, calotas, não tem nem os
ResponderExcluir"puta merda" no teto....carro zero nacional péssima compra....em abril pego minha Yamaha R3 e vou continuar com meu usado por um bom tempo.
Sorte minha, paguei 29.900 em um fiesta rocam 1.6 se 13/14 com ar/dh/vl e computador de bordo, Com 30k qual carro 13/14 você compra?
ResponderExcluirEu sempre disse, a Ford é a alternativa barata para quem não tem grana para comprar a referência.
ResponderExcluirEngraçado que ouço na tv ou até mesmo em sites automotivos eles falando em queda nas vendas e em nenhum momento falam dos aumentos consecutivos que as montadoras aplicam que com certeza é o principal motivo da queda nas vendas e mesmo assim elas continuam aplicando aumentos porque sabem que o brasileiro não dão valor para o dinheiro pq grande parte continua a comprar veículos sem perceber o quanto esta subindo e devido a isso montadoras como a ford preferem vender menos, perder mercado mas continuar com altos lucros.
ResponderExcluirCaraca todo mundo falando muito mal do powershift tenho um fiesta titanium powershift faz 3 eu disse três anos e nunca tive problemas com ele, vá la tive que fazer um upgrade no software no melhor estilo baixar pelo PC e atualizar depois disso....só tranquilidade devo lembrar que a pegeout lançou o 208 com câmbio antigo que deixou de usar no 307 e agora somente agora a hyundai atualizou o seu câmbio pra 6 velocidades....não estou falando que a Ford e a melhor mas realmente ta longe de ser carroça, lembro que na época várias revistas fizeram a comparação e no geral só deu fiesta, mas não da para deitar no louro tem que atualizar e trabalhar a pós venda, penso em trocar o meu fiesta por um focus o novo show de bola, de novo no geral batendo nos concorrentes pela ser motoro aspirado.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.