A Fiat Toro chegará ao mercado em fevereiro em versões 1.8 Flex 4x2 e Turbo Diesel 4x4, com opções de transmissão manual de seis marchas ou automática de seis marchas (4x2) ou nove marchas (4x4), e preços variando entre R$ 70 mil (1.8 Flex 4x2 Automática) e R$ 120 mil (4x4 2.0 Diesel Automática). A versão intermediária, Freedom 2.0 Diesel 4x2 com transmissão manual terá preço ao redor de R$ 90 mil reais.
No caso do modelo diesel, o motor 2.0 oferece 170 cavalos @ 3.750 RPM e 35,7 Kgfm de torque, enquanto o 1.8 Flex terá 139 cv @ 5.750 RPM e 19,3 Kgfm de torque @ 3.750 RPM. Segundo a Fiat, a Toro Diesel 2.0 4x4 acelera de 0 a 100 Km/h em 10 segundos, e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 188 Km/h.
Em testes que estão sendo realizados por revistas especializadas, a Fiat Toro Volcano 2.0 Diesel mostra muito fôlego em decorrência do bom torque em baixos regimes, mas nas saídas ainda se sente uma certa lentidão.
No caso da Toro Volcano 4x4 2.0 Turbo Diesel, a transmissão de 9 marchas automática usa a 2ª marcha em uso convencional para sair, já que a 1ª só entra em cena em piso off-road, funcionando como uma espécie de reduzida. O vídeo a seguir mostra a Toro 2.0 Volcano Diesel em movimento.
O câmbio de 9 marchas dessa versão também tem funcionamento relativamente lento em reduções, o que evidencia a inexistência de qualquer traço de esportividade do modelo.
Pontos negativos
Outros pontos que estão sendo criticados são: direção elétrica - muito leve em velocidade de cruzeiro; largura da coluna "B", que dificulta a visibilidade; caçamba prejudica a visibilidade traseira - aspecto atenuado na versão topo pela câmera de ré e sensores de estacionamento; excesso de vibração do motor diesel, incomodando em viagens mais longas; freio de mão é convencional (o de acionamento elétrico do Renegade foi retirado); airbags laterais, de cortina e joelho são opcionais; freios traseiros a tambor.
Comportamento dinâmico
A Fiat Toro compartilha a plataforma monobloco do Jeep Renegade, diferenciando-se do tipo adotado por picapes médias como Toyota Hilux e GM S-10 - carroceria sobre chassi. Assim, enquanto estas tem comportamento mais parecido com um caminhão, a Fiat Toro oferece o de um carro de passeio, com maior conforto aos passageiros, e também maior estabilidade, já que seu conjunto de suspensão é similar ao de carros convencionais: McPherson na dianteira e multilink na traseira.
Em off-road, o comportamento da Fiat Toro foi elogiado, graças ao sistema de seleção do terreno, que tem uma opção de modo automático. Já em locais mais complicados pode-se selecionar o modo específico para areia, lama, etc. Outro ponto positivo é o controle eletrônico de descidas, garantindo segurança mesmo em declives muito acentuados.
Dimensões
A Fiat Toro tem 4,91 metros de comprimento (maior que os 4,85 metros da S-10 de primeira geração, de 1997), 2,99 metros de entre-eixos (42 cm a mais que os 2,57 metros do Jeep Renegade), 1,74 metros de altura e 20,2 cm de vão livre do solo.
O resultado é um espaço interno muito amplo, sobretudo para os passageiros dos bancos traseiros, algo que tem sido elogiado, junto com o acabamento interno primoroso, com abundância de material emborrachado e que transmite sensação de robustez.
Na versão topo de gama, Volcano, a Fiat Toro traz ar-condicionado digital de duas zonas de climatização, volante multifuncional com seletores de trocas de marchas, tela multifuncional no cluster de instrumentos, sistema multimídia com GPS e Bluetooth, mas não tem compatibilidade com Apple Car Play ou Android Auto.
Caçamba
A caçamba da Toro tem uma série de inovações. As portas abrem-se lateralmente, aumentando a praticidade do uso, e facilitando o acesso ao compartimento de carga. O volume útil é de 820 litros, podendo chegar a 1000 litros com o extensor opcional. No modelo diesel, a carga máxima é de 1.000 Kg.
Conclusão
A Fiat Toro chega às lojas no final de fevereiro com um visual e robustez de picape, mas conforto e acabamento de um SUV de luxo, evidenciando sua proposta mais urbana.
Além disso, suas dimensões, apesar de relativamente avantajadas, permitem que ela seja estacionada em vagas de garagem convencionais - aspecto que provavelmente será um grande impulsionador de vendas.
Fiat Toro 2.0 Diesel 4x4 Automática: dados de desempenho
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Essa picape está chegando e vai humilhar a Oroch. Acho que a Toro será um sucesso de vendas.
ResponderExcluirNo fim das contas a Toro só concorre com a Oroch em suas versões básicas, que com esse motor 1.8 não humilha ninguém, a Oroch completa não passa de 75 mil, e a Toro que realmente tem posicionamento interessante é a Diesel, mas aí já começa em 90 mil, a briga é com S10, Ranger e etc.
ExcluirA Toro vai vender bem em todas as versões. A 1.8 AT6 vai atender aqueles "pikcupeiros" de shopping. A 4x2 Diesel manual vai atender quem precisa de força para trabalho e carregar coisas. A 4x4 Diesel AT9 vai servir para quem quer um carro que possa fazer um off road e servir como carro de passeio, e se der, ainda carregar um pouco de peso.
ExcluirNão sou nenhum especialista, mas acho que isso vai vender e vender bem.
Concordo com Wallace. Toro nas versões básicas não vai conseguir fazer frente ao Oroch top. Mas a versão Diesel do Toro vai roubar muitas vendas da S10 Flex.
ExcluirAcredito que mesmo na versão básica da toro e topo de linha da oroch existirá qualidade construtivas semelhantes. A oroch ainda peca por ser dacia e os seus materiais são de pouca qualidade. O único Renault legítimo vendido no Brasil é o fluence e isso nota-se pelo acabamento infinitamente superior comparado ao restante da linha. Dessa maneira a Fiat já posicionou seu produto em um patamar acima da oroch, que continuará vendendo pelo custo beneficio. No entanto, a Toro vem para superar a oroch facilmente e brigar com picapes maiores com sua interessante versão diesel 4x2 com valores próximos de 90mil, como citado no texto.
ExcluirE a largura, não conta não???
ExcluirA Oroch que está no mercado não é a top, ainda existem 2 versões a serem lançadas...
ExcluirUma pena que o drivetrain (conjunto motor e câmbio) da FIAT mais uma vez deixa a desejar até na versão diesel...
ResponderExcluirGosto dos carros da marca e essa pickup será muito interessante. Uma pena que prazer ao dirigir não seja a prioridade da marca.
Deixa a desejar na 1.8 eu até concordo em partes. Agora na Diesel Motor 2.0 turbodiesel com 35 de torque e um cambio ZF de 9 Marchas ( o mesmo da evoque e outros carros importados)
ExcluirO ZF 9 marchas da Renegade tem apresentado problemas, tanto aqui quanto lá fora. Tem farto material no Google.
ExcluirTá quanto esse carro
ResponderExcluirDeve ser caro.mais é bonito
A frente da Toro, esta imitando a ranger rever evoque. Mais tá massa.
ResponderExcluirAff já tem problemas de câmbio? Virou modinha isso agora, parece que todo carro com essas transmissões ditas "modernas" tem apresentado problema..
ResponderExcluirProblemas? Como assim? Eles apenas relataram um CARACTERÍSTICA do câmbio.
ExcluirExistem câmbios com resposta mais rápida e outros mais lenta, mas nem por isso o câmbio tem "problema".
Problema é fazer barulho em piso irregular ou superaquecer.
Pior que nao, fazer barulho em piso irregular nao e problema e caracteristica de QUALQUER sistema dupla embreagem. So que na Alemanha nao ve esse problema pq la as estradas sao perfeitas entao esse problema nao 'existe'.
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=DdtvMDM-IUg
Nelson25 de janeiro de 2016 13:49
ResponderExcluirO ZF 9 marchas da Renegade tem apresentado problemas, tanto aqui quanto lá fora. Tem farto material no Google.
Carro vale no máximo 45.000, pagar a bagatela de 120.000 em um carro desses e o acabamento ser todo feito de plástico duro não da, o mais curioso é ver q aqui no Brasil as pessoas estão realmente dispostas a pagar esse absurdo neste monte de plástico, e antes q algum mal educado diga q eu não entendo de carro tenho uma RAM e uma d-20, acho q nem preciso dizes qual gosto mais.
ResponderExcluirSe realmente você tiver uma RAM, então na sua ótica, o Toro valendo no máximo R$ 45mil, que seria a top Volcano diesel 4x4 AT9, supostamente a ter preço de R$ 120mil, então a sua RAM não deveria passar dos R$ 94mil em preço atual. Não estou envolvendo gosto, mas uma lógica matemática sobre os valores cobrados ou a serem cobrados.
ExcluirAgora, citar a D-20 não tem graça. Para a época, ela uma baita picape junto com a F-1000. Hoje, perde feio para atuais médias e até para o Toro.
Realmente o preço é absurdo.
ExcluirRealmente o preço é absurdo.
ExcluirSem dúvida é um bom carro mas é uma pena que tenham colocado freio a tambor na traseira. Poderia invovar de vez e colocar disco nas 4 rodas. Sinceramente não sei porque as pickups maiores continuam com tambor na traseira! Mas que vai agitar o mercado isso é certeza!
ResponderExcluirEsqueçam, não vai haver versões a Diesel com preço em torno de 90 mil. É tudo a cima de 97/98 mil.
ResponderExcluirSó sei que quero trocar o meu Fiat/Strada 1.4 CD e estou na dúvida entre Oroch, Renegade e Toro. Gosto muito de pescaria, aí que tá.
ResponderExcluirPorque essa economia porca nos displays multimidia? Ainda não perceberam que hoje isso é um item obrigatório? Porque acha que a GM está vendendo muito Onix.
ResponderExcluirEu ja penso ao contrário,acjo um absurdo a toro partir de 70 mil,acho que é porque subiram muito o preco da strada que é uma loucura com aquela cabine e uma porta que na concessionária vc ja percebe xomo ela é frágil,acredito eu que quando chegar aos 100 mil km ela já está toda detonada, a montana sport de 49mil tem mais estabilidade doque a strada nas curvas eu posso falar e porque tive uma strada CD e troquei por uma montana pra fazer minhas viagens pena que o motor não é o mesmo da strada mas em estabilidade ela é superior 99.1%,e a strada devia terminar nos 58mil e a toro partir de 63mil e terminar no máximo 95mil porque ela tem plástico seco ao contrário do renegado,eu fiz o teste na oroch e gostei mas vo pegar a toro já fiz até o cadastro na concessionaria pra quando chegar eu ir fazer uma visita antes dela ir às vitrina sei que vo comprar mas acjo que todos nós temos que reclamar desses valores tão alto, desculpa mas não falo só da toro e strada e sim de muitos carros como corola e hailux por 188mil isso é um absurdo,se nos ficar pagando pau pra montadora daqui a 4 anos vamos pagar 65mil no fiat uno como foi o alto preco da strada que há 3 anos atrás era de 53 mil
ResponderExcluirFiat Toro Volcano: com motor 2.0 turbodiesel, ela deve mudar o segmento de picapes no país
ResponderExcluirParece ser bom o carro. É bonito tem um bom espaço. Tem uma boa tecnologia. Otimo.
ResponderExcluirSó corrige uma coisa: S10 cabine dupla de primeira geração possuia 5,25m de comprimento e 3,12m de entre-eixos
ResponderExcluirEsta versão a diesel anda absurdo e bebe pouco olhem no link abaixo
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=8EjmhLjgykI
Lembrando que o Renegade e o Toro compartilham mesmo motor e cambio.
ResponderExcluirSou mais Hilux, porém 188 mi é muito pacacete.
ResponderExcluirQUANTO KM FAZ POR LITRO NA CIDADE E NA ESTRADA??????
ResponderExcluirA fiat toro pecou na tampa trazeira deveria continuar como as demais pelo tamanho da casamba nao tem como levar nem uma moto
ResponderExcluirBoa noite na minha opinião a fiat toro pecou na tampa trazeira deveria continuar como as demais camionetas pois pelo tamanho da casamba não leva nem uma moto queria comprar uma mas como tenho que levar motos e não tem comprimento.
ResponderExcluirQuando se projeta um veiculo, leva se em conta o perfil médio do usuario. Uma caçamba maior não é a necessidade do perfil médio dos usuários.
ExcluirPorém um novidade da Fiat é a Mopar que fabrica acessórios personalizados para os veiculos do grupo. Sendo assim, o grupo fornece diversos acessórios, que entre eles, esta o alongador de caçamba para transporte de motos e carga mais longas,
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