A empresa chinesa Ehang Inc, sediada em Guangzhou (China), apresenta na CES 2016 - feira de tecnologia que acontece em Las Vegas (EUA), o Ehang 184 - primeiro drone capaz de transportar um passageiro humano.
No vídeo de apresentação, que reproduzimos a seguir, mostra como o Ehang 184 é parecido com um pequeno helicóptero, mas com quatro hélices que giram paralelamente ao chão em uma configuração semelhante a outros drones. Mas, diferentemente do que acontece em um helicóptero, neste caso o passageiro apenas coloca o destino e o drone faz todo o percurso de forma autônoma.
O Ehang 184 é capaz de transportar uma pessoa de até 100 Kg, e pode voar por 23 minutos ao nível do mar. Ele conta com quatro braços e oito hélices (duas em cada braço), que são acionadas por motores elétricos.
Tanto o pouso quanto a decolagem são feitas na vertical, como um helicóptero, enquanto as baterias podem ser totalmente recarregadas em duas horas.
A cabine do 184 permite acomodar uma pessoa e uma pequena mochila, e conta com ar condicionado e uma luz de leitura. Ele é projetado para caber, com hélices dobradas, em um local de estacionamento de um carro.
O funcionamento do drone é simples. O passageiro apenas define um plano de voo, e emite dois comandos - "decolar" e "aterrissar" - feitos com simples clique em um tablet. A partir daí o drone faz tudo sozinho.
O modelo é capaz de voar entre 300 e 500 metros acima no nível do chão, mas tem capacidade de subir a até 3.500 metros de altitude, e sua velocidade máxima é de 100 km/h.
A operação do EHANG 184 em cidades, porém, ainda depende de definições legais. As autoridades de tráfego nos EUA estão começando a definir regras de funcionamento de drones de transporte humano, mas espera-se que o processo de homologação desse tipo de veículo seja bastante rigoroso.
De qualquer forma, a Ehang diz que se prepara para vender o Ehang 184 ainda este ano, com preços variando entre US$ 200 mil e US$ 300 mil dólares. Há, porém, dúvidas sobre a homologação do veículo, já que ele o primeiro drone capaz de transportar humanos.
Isso ocorre porque o passageiro não tem controle nenhum sobre o drone em voo. A EHANG afirma, contudo, que planeja um centro de controle remoto que assumiria o comando do veículo em caso de um problema, e que garanta que ele pouse em um loca seguro.
O Ehang 184 já fez mais de 100 voos em baixa altitude em uma área de floresta em Guangzhou (China), incluindo várias vezes com uma pessoa a bordo.
Ainda segundo a empresa, uma característica que faz do Ehang 184 mais seguro do que um helicóptero são suas inúmeras hélices. Mesmo que três dos quatro braços tiveram seis hélices desativadas, as hélices restantes operacionais são capazes de garantir uma aterrissagem de emergência.
A empresa, que também faz drones menores, já arrecadou mais de US$ 42 milhões de investidores para o projeto.
Ehang 184 é o primeiro drone de transporte pessoal
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Show! Quero o meu kkkk
ResponderExcluirVocê voaria numa máquina chinesa que os donos da empresa que o projetaram morreram em acidentes? Não estou inventando, está no vídeo deles acima.
ResponderExcluirO vídeo diz que 3 pessoas morreram em acidente de avião ultraleve e helicóptero. Esses acidentes motivou o projetista pensar em um sistema seguro. Absolute safety by design. E muito tempo depois a empresa foi criada. O acidente foi em 2011 e o inicio do projeto dessa aeronave foi em 2013.
ExcluirE pergunto. Quantas pessoas morreram em acidentes de automóvel até a Volvo criar a filosofia da segurança automotiva total? Quantas pessoas morrem hoje em dia devido projetos fracos em segurança? E talvez seja bom lembrar os números dos motociclistas ou do falecido candidato a presidência que voava em um jato super caro e teoricamente seguro.
Será o futuro dos automóveis?
ResponderExcluirFuturo! Isso e Apocalipse realmente estamos no fim do mundo!
ResponderExcluirMuito boa está idéia o futuro promete....
ResponderExcluirMuito boa está idéia o futuro promete....
ResponderExcluirFuturo! Isso e Apocalipse realmente estamos no fim do mundo!
ResponderExcluirSem alguma estrutura em torno de cada hélice vai ficar perigoso, já que elas ficam praticamente rentes ao solo.
ResponderExcluirAs vezes em penso como as coisas eram e como as coisas são.
ResponderExcluirAgora pensem, como as coisas são e como as coisas serão.
Qual será o futuro dos carros?
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