O Audi Q3 é atualmente o SUV premium mais vendido do Brasil, disputado mercado com o BMW X1, Mercedes-Benz GLA e Range Rover Evoque. Neste artigo detalhamos a versão topo de linha, Ambition 2.0 Quattro, que tem preço sugerido de R$ 203.990 reais (janeiro de 2016 - veja aqui).

Audi Q3 2016 2.0 Ambition Quattro

O Audi Q3 é um SUV com interior silencioso, carroceria solidamente construída e um sisteama de infotainment que oferece gráficos nítidos e elevada qualidade de som, conjunto mecânico moderno e eficiente e um design agradável tanto interna quanto externamente.

Audi Q3 2016 2.0 Ambition Quattro

Em termos mecânicos, esta versão Ambtion vem praticamente o mesmo conjunto propulsor do Audi A3 2.0 Ambition: um motor 2.0 TFSI de 220 cavalos associado a uma transmissão automática DSG de 6 marchas. E também o sistema de tração integral Quattro, capaz de acelerá-lo de 0 a 100 Km/h em 6,4 segundos para atingir uma velocidade máxima de 233 Km/h. Os números ligeiramente inferiores quando comparado ao A3 Sedan 2.0 Ambition se deve ao fato que o Q3 é cerca de 320 Kg mais pesado.

Audi Q3 2016 2.0 Ambition Quattro

Além disso, mais pesado e com centro de gravidade mais elevado, mesmo com a tração integral Quattro, o Q3 2.0 Ambition não tem o mesmo comportamento dinâmico exemplar do A3 Sedan, mas mesmo considerando seu ajuste de suspensão mais macio, ele ainda vai muito bem em rodovias.

Audi Q3 2016 2.0 Ambition Quattro

O Q3 Ambtion conta com diferenciais estéticos externos como frisos cromados e rodas de liga leve, e, no interior, com o sistema Audi Drive Select, que permite selecionar entre os modos Dinâmico, Esporte e ou Individual, com alterações nas respostas de direção, acelerador e freios. A transmissão automática Sport própria, que mantém o motor em rotações mais elevadas - tornando as respostas mais ágeis.

Audi Q3 2016 2.0 Ambition Quattro - preta

O consumo de gasolina (o motor não é flex) deste Audi A3 2.0 Ambition é de 8,8 Km/l em cidade e chega a 10,7 Km/l em estrada. Neste ponto o Mercedes-Benz GLA 250 é melhor, com 9,7 Km/l e 11,8 Km/l, respectivamente (o GLA 250, porém, tem menor desempenho e não tem tração integral).

Interior Premium

O interior é onde a Audi mais se destaca perante seus concorrentes BMW (X1 xDrive25i) e Mercedes-Benz (GLA250). A Audi faz um excelente trabalho isolar seus ocupantes dos ruídos da estrada e do motor, e adota uma estética mais acolhedora, minimalista, simples e atemporal que o que Mercedes-Benz e BMW estão fazendo com suas cabines.

Audi Q3 2016 2.0 Ambition Quattro

Em termos dimensionais, o Audi Q3 mede 4,385 metros e tem entre-eixos de 2,603 metros, e seu porta-malas é cabe 460 litros. Para efeito de comparação, o Mercedes-Benz GLA 250 é 3,2 cm mais longo (4,417) e tem porta-malas menor (421 litros), enquanto novo BMW X1 é 5,4 cm mais longo (4,439 metros) e tem porta-malas de 505 litros.

Audi Q3 2016 2.0 Ambition Quattro

No que respeita aos itens de conveniência e tecnologia, Q3 Ambition se destaca dos demais SUV premium por contar com faróis com sistema de iluminação diurno em LED - destaque de design da Audi - e porta-traseira (do porta-malas) com operação elétrica.

Audi Q3 2016 2.0 Ambition Quattro

Há ainda sistema ar-condicionado com duas zonas de climatização, banco do motorista com ajuste elétrico, volante com seletores de trocas de marchas manuais, seis airbags, sensor de chuva e de luz, hill-assist, ESP, faróis de xênon, lavador de faróis, sensor de estacionamento traseiro, comando de voz, bluetooth, entre outros itens.


O que fica faltando são itens de auxílio à condução mais avançados, como controle de cruzeiro adaptativo, estacionamento semi-automático, lane assist, encontrados no A3 Sedan ambiente com pacote de Assistence Plus.

No que respeita à conectividade, o sistema MMI tem é ágil, tem imagens nítidas e menus organizados de forma inteligente, mas a operação do sistema, por meio de botões no painel é muito menos intuitiva e mais difícil que o comando no console central adotado no A3 e demais modelos da Audi.

Audi Q3 2016 2.0 Ambition Quattro

Outro aspecto negativo é a interface de conexão proprietária do Audi MMI. Não há porta USB, e tampouco uma compatível com Android. Para carregar dispositivos como smaprtphones e tablets é necessário adquirir cabos de conversão para um dos equipamentos (USB, Apple e etc), o que é pouco prático. O ideal seria uma conexão USB.

Concorrentes

BMW X1 xDrive25i -R$ 199.950 reais



O BMW acabou de chegar ao mercado, tem motor 10 cv mais potente, tração integral, transmissão automática de 8 marchas.

Mercedes-Benz GLA 250 - R$ 188.000 reais

Audi Q3 2016 2.0 Ambition Quattro

O GLA 250 adota motor 2.0 de 211 cavalos, transmissão 7G-DCT de embreagem, mas a tração é apenas 4x2.

Conclusão

Audi Q3 2016 2.0 Ambition Quattro

O Audi Q3 2.0 Ambition Quattro é um SUV compacto premium competente, potente e bem acabado, mas nessa faixa de preço, em torno de R$ 200 mil reais, o novo BMW X1 xDrive25i é um pouco maior, tem projeto mais atual, mais porta-malas, também conta com tração integral e é R$ 4 mil mais barato.

6 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Por esse preço compro uma Range Rover Evoque mesmo...couro legítimo Oxford e acabamento espetacular.

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi dessa versão do q3 depois da reestilizações, o carro está no catálogo, mas a concessionária de Brasília nunca recebeu dessa versão. Vários comparativos que já vi entre gla, nova x1 e q3 deixam claro que o audi já se mostra mais datado frente aos concorrentes. Classificaram o gla como o carro mais para entusiastas, com a melhor dirigibilidade do trio e pouco espaço traseiro. A x1 apareceu como o carro ideal para o dia a dia, com bom espaço e boa dirigibilidade. O q3 foi apontado como o melhor custo beneficio, em termos de preço e equipamentos, mas perdeu para os concorrentes em termos de design, dirigibilidade e atualidade.

    ResponderExcluir
  3. bom se vc ve um Q3 na rua ele é pequeno e ao meu ver sem expressão
    Diferente de um evoque e ou BMW ou Mercedez
    isso para aquele que quer ostentação, afinal é que essas pessoas o querem
    Agora um Q7 esse se impõe é enorme e chama atenção, mas ai o preço pega, mas é imponente

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente o dólar alto ia fazer esses preços aumentarem. A BMW sim foi uma piadista, com aqueles preços fora de realidade. Agora o que importa é se, quando o dólar abaixar, essas marcas voltarão com os preços antigos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem