O Audi Q3 é atualmente o SUV premium mais vendido do Brasil, disputado mercado com o BMW X1, Mercedes-Benz GLA e Range Rover Evoque. Neste artigo detalhamos a versão topo de linha, Ambition 2.0 Quattro, que tem preço sugerido de R$ 203.990 reais (janeiro de 2016 - veja aqui).
O Audi Q3 é um SUV com interior silencioso, carroceria solidamente construída e um sisteama de infotainment que oferece gráficos nítidos e elevada qualidade de som, conjunto mecânico moderno e eficiente e um design agradável tanto interna quanto externamente.
Em termos mecânicos, esta versão Ambtion vem praticamente o mesmo conjunto propulsor do Audi A3 2.0 Ambition: um motor 2.0 TFSI de 220 cavalos associado a uma transmissão automática DSG de 6 marchas. E também o sistema de tração integral Quattro, capaz de acelerá-lo de 0 a 100 Km/h em 6,4 segundos para atingir uma velocidade máxima de 233 Km/h. Os números ligeiramente inferiores quando comparado ao A3 Sedan 2.0 Ambition se deve ao fato que o Q3 é cerca de 320 Kg mais pesado.
Além disso, mais pesado e com centro de gravidade mais elevado, mesmo com a tração integral Quattro, o Q3 2.0 Ambition não tem o mesmo comportamento dinâmico exemplar do A3 Sedan, mas mesmo considerando seu ajuste de suspensão mais macio, ele ainda vai muito bem em rodovias.
O Q3 Ambtion conta com diferenciais estéticos externos como frisos cromados e rodas de liga leve, e, no interior, com o sistema Audi Drive Select, que permite selecionar entre os modos Dinâmico, Esporte e ou Individual, com alterações nas respostas de direção, acelerador e freios. A transmissão automática Sport própria, que mantém o motor em rotações mais elevadas - tornando as respostas mais ágeis.
O consumo de gasolina (o motor não é flex) deste Audi A3 2.0 Ambition é de 8,8 Km/l em cidade e chega a 10,7 Km/l em estrada. Neste ponto o Mercedes-Benz GLA 250 é melhor, com 9,7 Km/l e 11,8 Km/l, respectivamente (o GLA 250, porém, tem menor desempenho e não tem tração integral).
Interior Premium
O interior é onde a Audi mais se destaca perante seus concorrentes BMW (X1 xDrive25i) e Mercedes-Benz (GLA250). A Audi faz um excelente trabalho isolar seus ocupantes dos ruídos da estrada e do motor, e adota uma estética mais acolhedora, minimalista, simples e atemporal que o que Mercedes-Benz e BMW estão fazendo com suas cabines.
Em termos dimensionais, o Audi Q3 mede 4,385 metros e tem entre-eixos de 2,603 metros, e seu porta-malas é cabe 460 litros. Para efeito de comparação, o Mercedes-Benz GLA 250 é 3,2 cm mais longo (4,417) e tem porta-malas menor (421 litros), enquanto novo BMW X1 é 5,4 cm mais longo (4,439 metros) e tem porta-malas de 505 litros.
No que respeita aos itens de conveniência e tecnologia, Q3 Ambition se destaca dos demais SUV premium por contar com faróis com sistema de iluminação diurno em LED - destaque de design da Audi - e porta-traseira (do porta-malas) com operação elétrica.
Há ainda sistema ar-condicionado com duas zonas de climatização, banco do motorista com ajuste elétrico, volante com seletores de trocas de marchas manuais, seis airbags, sensor de chuva e de luz, hill-assist, ESP, faróis de xênon, lavador de faróis, sensor de estacionamento traseiro, comando de voz, bluetooth, entre outros itens.
O que fica faltando são itens de auxílio à condução mais avançados, como controle de cruzeiro adaptativo, estacionamento semi-automático, lane assist, encontrados no A3 Sedan ambiente com pacote de Assistence Plus.
No que respeita à conectividade, o sistema MMI tem é ágil, tem imagens nítidas e menus organizados de forma inteligente, mas a operação do sistema, por meio de botões no painel é muito menos intuitiva e mais difícil que o comando no console central adotado no A3 e demais modelos da Audi.
Outro aspecto negativo é a interface de conexão proprietária do Audi MMI. Não há porta USB, e tampouco uma compatível com Android. Para carregar dispositivos como smaprtphones e tablets é necessário adquirir cabos de conversão para um dos equipamentos (USB, Apple e etc), o que é pouco prático. O ideal seria uma conexão USB.
Concorrentes
BMW X1 xDrive25i -R$ 199.950 reais
O BMW acabou de chegar ao mercado, tem motor 10 cv mais potente, tração integral, transmissão automática de 8 marchas.
Mercedes-Benz GLA 250 - R$ 188.000 reais
O GLA 250 adota motor 2.0 de 211 cavalos, transmissão 7G-DCT de embreagem, mas a tração é apenas 4x2.
Conclusão
O Audi Q3 2.0 Ambition Quattro é um SUV compacto premium competente, potente e bem acabado, mas nessa faixa de preço, em torno de R$ 200 mil reais, o novo BMW X1 xDrive25i é um pouco maior, tem projeto mais atual, mais porta-malas, também conta com tração integral e é R$ 4 mil mais barato.
Audi Q3 2016 2.0 Ambition Quattro: versão topo em detalhes
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Caro e beberrão
ResponderExcluirPor esse preço compro uma Range Rover Evoque mesmo...couro legítimo Oxford e acabamento espetacular.
ResponderExcluirNunca vi dessa versão do q3 depois da reestilizações, o carro está no catálogo, mas a concessionária de Brasília nunca recebeu dessa versão. Vários comparativos que já vi entre gla, nova x1 e q3 deixam claro que o audi já se mostra mais datado frente aos concorrentes. Classificaram o gla como o carro mais para entusiastas, com a melhor dirigibilidade do trio e pouco espaço traseiro. A x1 apareceu como o carro ideal para o dia a dia, com bom espaço e boa dirigibilidade. O q3 foi apontado como o melhor custo beneficio, em termos de preço e equipamentos, mas perdeu para os concorrentes em termos de design, dirigibilidade e atualidade.
ResponderExcluirbom se vc ve um Q3 na rua ele é pequeno e ao meu ver sem expressão
ResponderExcluirDiferente de um evoque e ou BMW ou Mercedez
isso para aquele que quer ostentação, afinal é que essas pessoas o querem
Agora um Q7 esse se impõe é enorme e chama atenção, mas ai o preço pega, mas é imponente
concordo com vc plenamente nivaldo
ResponderExcluirInfelizmente o dólar alto ia fazer esses preços aumentarem. A BMW sim foi uma piadista, com aqueles preços fora de realidade. Agora o que importa é se, quando o dólar abaixar, essas marcas voltarão com os preços antigos.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.