A Audi apresenta no Salão de Detroit o Audi Lunar Quattro - veículo que será usado em uma missão à Lua, no âmbito da competição "Lunar XPRIZE Google." Esta competição de viagem espacial foi organizada para engenheiros e empresas em todo o mundo, e oferece aproximadamente US$ 30 milhões de dólares em prêmios.
Para vencer a competição, a equipe - que deve ter no mínimo 90% de financiamento privado - precisa transportar um veículo autônomo para a Lua. Além disso, o veículo deverá andar por no mínimo 1,5 Km na Lua e transmitir imagens de alta resolução e vídeos à Terra. Além disso, uma espaçonave transportando o Audi Lunar Quattro deverá ser lançada ao espaço até o final de 2017, para percorrer os mais de 380 mil quilômetros de distância à Lua. A zona de pouso fica ao norte do equador da Lua, próximo ao local de pouco da última missão tripulada da NASA, em 1972, com a Apollo 17. Nesta região, as temperaturas oscilam de 300 graus Celsius; quando o sol está brilhando, e fica em 120 graus Celsius, devido à falta de atmosfera.
Para suportar tais condições, o Audi Lunar Quattro tem componentes feitos de alumínio de alta resistência. Seu peso é de 35 kg, sendo que até o momento do lançamento haverá reduções adicionais de peso, e também ficará maior. Um painel solar giratório capta luz solar e a transforma em eletricidade armazenada em bateria de iões de lítio, as quais alimentam os quatro motores elétricos posicionados em cada roda. Todas as quatro rodas pode ser girar 360 graus.
A velocidade máxima teórica é de 3,6 km / h - mas mais importante, no caso de um veículo para andar na Lua, são suas qualidades off-road e capacidade de navegação segura. Assim, o Audi Lunar Quattro conta com duas câmeras estéreo montadas na cabeça do veículo e captam imagens 3D detalhadas do ambiente. Uma terceira câmera é usada para o estudo de materiais, e ele gera imagens panorâmicas de alta resolução.
O grupo de trabalho Audi que está ajudando os cientistas alemães consiste de dez funcionários de diferentes departamentos técnicos. Além de conhecimentos em design de estruturas leves, eles oferecem conhecimentos sobre o sistema de tração integral permanente quattro e o sistema de propulsão e-tron elétrico. O objetivo é melhorar ainda mais o desempenho, fazendo melhorias adicionais em motores elétricos, eletrônicos e de energia da bateria.
A marca dos quatro anéis também está fornecendo assistência em testes, ensaios e garantia da qualidade. Usando ferramentas e métodos de alta tecnologia, especialistas de "Garantia Assegurada" estudam as partes de desgaste do futuro Audi Quattro Lunar. Os motores e os componentes eletrônicos devem suportar os testes de estresse em câmaras climatizadas. Em paralelo, o centro de design da Audi em Munique continua a aperfeiçoar a forma do rover.
O Lunar XPRIZE Google começou com 34 equipes e 16 grupos permanecem até hoje. O time alemão foi fundado no final de 2008 por Robert Böhme, que trabalha como consultor de TI em Berlim. A maioria dos membros da equipe - mais de 70 atualmente - vêm da Alemanha e da Áustria. Especialistas de três continentes apoiam a equipe, incluindo o ex-funcionário da NASA, Jack Crenshaw.
Ajudando o grupo alemão, além de Audi, há inúmeros institutos de pesquisa e empresas de alta tecnologia, como a NVIDIA, a Universidade Técnica de Berlim, o Fórum austríaco Espacial (OeWF) e o Centro Aeroespacial Alemão (DLR).
Audi mostra em Detroit o veículo lunar Audi Lunar Quattro
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Bom, eu sempre disse que a Audi está "em outro planeta" né?
ResponderExcluirEstá aí. em outro planeta, de fato.
Lua
ExcluirQue eu saiba, a Lua é um satélite natural da Terra, e não planeta. Faltou às aulas de geografia pra ficar lendo ficha técnica de VW foi?
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.