Esses números dos testes americanos são interessantes no contexto brasileiro pois em janeiro de 2016 será lançado (veja detalhes aqui) no mercado brasileiro o Jetta com exatamente esse powertrain testado: motor 1.4 TSI de 150 cavalos (com a única diferença de ser um motor flex no caso do brasileiro) associado com uma transmissão automática TipTronic de seis marchas.
Aliás, esse mesmo conjunto será aplicado também no Golf Highline 1.4 TSI Flex nacional.
Dessa forma, com o novo motor, o Jetta 1.4 TSI AT6 estará melhor preparado para encarar o líder de vendas do segmento de sedãs médios no Brasil, que é o Toyota Corolla, veículo cuja versão GLi, com motor 1.8 e transmissão CVT, é uma das mais vendidas, e também compartilha o powertrain com seu irmão americano.
Nesse contexto, o comparativo de Jetta 1.4 TSI AT6 x Corolla 1.8 CVT baseado nos números da Car and Driver dos EUA traz números muito próximos do que se observará no embate entre os modelos brasileiros.
O quadro abaixo traz um resumo dos dados dos dois modelos, com grifo azul no vencedor.
Prova | Jetta 1.4 TSI AT6 | Corolla 1.8 CVT | Vantagem do Jetta |
0 a 96,5 Km/h [s] | 8,40 | 10,50 | 20,00% |
0 a 161 Km/h [s] | 22,40 | 31,30 | 28,40% |
0 a 193 Km/h [s] (Jetta) 0 a 176 Km/h (Corolla) | 40,50 | 45,80 | 11,60% |
80 a 112 Km/h [s] | 5,90 | 6,40 | 7,80% |
0 a 400 metros [s] | 16,30 | 18,10 | 10,00% |
Velocidade máxima | 201,00 | 177,00 | 13,60% |
Frenagem 113 Km/h a 0 [metros] | 56,40 | 59,00 | 4,40% |
Consumo [Km/l] | 11,48 | 10,20 | 12,50% |
Os números da Car and Driver são eloquentes em mostrar uma ampla superioridade do VW Jetta 1.4 TSI AT6 frente ao Toyota Corolla 1.8 CVT. Na aceleração de 0 a 96 Km/h, o Jetta fez em 8,4 segundos, sendo mais de 2 segundos mais rápido que o Corolla 1.8, que terminou em 10.5 segundos.
VW Jetta 1.4 TSI Automático - interior |
Toyota Corolla GLi 1.8 CVT - interior |
E, finalmente, em consumo, o powertrain mais eficiente do Volkswagen volta a mostrar sua superioridade sobre o Toyota, apresentando consumo médio de gasolina de 11,48 Km/h, número 12,5% melhor que os 10,2 Km/l do Corolla.
Segurança: Jetta é Top Safety Pick+; Corolla tem avaliação "média"
O Corolla GLi adota cinco airbag, enquanto o Jetta vem com seis. Além disso, o VW traz controle de estabilidade, tração e bloqueio de diferencial - itens não presentes no Corolla nem como opcionais. O Jetta também se mostrou mais seguro em testes de impacto, tendo obtido classificação Top Safety Pick + do IIHS (instituto norte-americano de segurança automotiva) (veja detalhes aqui).
Já o Corolla (vídeo abaixo) recebeu a classificação geral "Média" (veja detalhes aqui), que é quatro níveis abaixo do Top Safety Pick + do Jetta.
Ou seja, em termos de segurança, o Jetta mostrou-se bastante superior ao Corolla também em todas as dimensões de análise: segurança ativa, passiva e de proteção às crianças.
Espaço interno - vantagem do Corolla
O Corolla da atual geração dispõe de um entre-eixos de 2,70 metros, contra 2,65 metros do Jetta. O resultado é que o Toyota oferece mais espaço no banco traseiro, que ainda tem a vantagem de dispor de assoalho traseiro plano.
Toyota Corolla - espaço traseiro |
Volkswagen Jetta - espaço traseiro |
A substituição do motor 2.0 8V do Jetta de entrada fez bem ao sedã médio alemão (fabricado no México), que passou a apresentar um desempenho bem superior (em média 20% melhor) ao seu concorrente direto, que é o Toyota Corollla, e mesmo assim com consumo menor (o Jetta foi 12,5% mais econômico).
Finalmente a VW me ouviu. kkkk Comentei aqui há um tempo atrás que deviam trazer o 1.4 para o Jetta...
ResponderExcluirA briga vai ser boa, e quem ganha somos nós consumidores :D
Infelizmente, Guilherme, aqui no BR não haverá briga.
ExcluirJetta vai ganhar bons números de vendas, mas nada que incomode o Corolla.
Aqui no BR a banda toca diferente e as melhorias no Jetta 1.4 TSI não atende a quem busca pelos modelos deste segmento ...
Concordo com vc Charles!
ExcluirSem contar que um jetta nessa configuração vai custar perto de 80k. Corolla a 69990 compensa todos esses números de desempenho inferiores.
ExcluirCorolla de 69.9k não existe. Só é vendido para pessoas com deficiência. E esse de 69,9k vem com calotas e nem som tem, um verdadeiro pe de boi.
Excluirhttp://autorealidade.blogspot.com.br/2015/03/detalhes-do-toyota-corolla-gli-manual.html
O Corolla que vai competir com esse Jetta aí é o GLi Automatico com couro, que custa R$ 79.,490 reais.
O Corolla tem a vantagem de suspensão mais macia e robusta, por eixo de torção. Já o Jetta, com multilink, é melhor para alta performance, mas sofre mais nos buracos.
O ideal seria a VW adotar suspensão por eixo de torção semi-independente no jetta também.
Aí ficaria com suspensão tão boa quanto a do Corllla, mais desempenho e menor consumo.
O preço de ambos não favorece o custo/benefício. Uma observação: os taxistas desconfiam muito da duração de ambos os motores. Não adianta funcionários de concessionárias ou filhos dos seus donos virem aqui vomitarem vantagens...
ExcluirO acerto do 1.4 TSI com o 6AT ficou muito bom.
ExcluirO Jetta com suspensão multilink não fica nada a desejar.
Mas esse segmento dos sedãs médios é um tanto adverso, em razão ao predomínio de um perfil conservador e tradicionalista.
Certamente, o Jetta 1.4 TSI irá oferecer bem mais que o Corolla XEi, e com diferenciais ao ESP, TCS, além dos pacotes já conhecidos.
Caso o Jetta agrade no pós-venda, aos poucos esse reconhecimento se concretiza, mas é algo que leva um tempo ...
O que define as vendas nesse segmento é o pós venda. Nesse caso, a Toyota dá um banho na concorrência. Quando o novo Honda Civic chegar, os dois vão brigar pela ponta. O restante brigará pelo segundo pelotão, mas bem atrás.
ExcluirO pós venda da Toyota já quis empurrar uma troca de peça bem cara, desnecessária, em um amigo meu. Nem tudo são flores.
Excluir+Carlos4Carlos, a suspensão traseira por eixo de torção pode ser mais robusta e de manutenção mais barata, mas no Jetta o resultado estético é muito ruim. Prefiro que preservem a multilink.
ExcluirSem querer ser pessimista, mas já sendo... é bom, e tudo que é bom tem um preço. Aqui no Brasil, este preço será determinante na opção do consumidor pelo melhor produto.
ExcluirEm outras palavras, VAI SER CARO DEMAIS ESSE JETTA 1.4 TFSI.
Chutando....Jetta 2.0 TSI já custa na casa dos 95 mil, logo.... este ai que é mais econômico e tão bom quanto o outro, talvez pior no desempenho, mas com benefício claro de ser versão FLEX, deve valer uns 10 mil a menos que o top de linha do Jetta.
ExcluirUm golf com mais espaço e com porta-malas. É tentador!!!
1.4 t do jetta anda mais que o 2.0 do corolla também,não?
ResponderExcluirAnda sim. Talvez empate com os franceses com THP, com ligeira vantagem pra qualquer um em alguns pontos.
ExcluirNo conjunto geral, o Jetta terá o melhor powertrain entre os sedans médios até a chegada do Civic e Cruze, que tendem a ser mais modernos mas não há garantias de que sejam efetivamente melhores.
Tive um Golf 1.4T e atualmente tenho um Corolla 2.0 CVT, a diferença de desempenho é mínima.
ExcluirO Jetta 1.4 TSI deve andar quase o mesmo que o Golf 1.4, ou seja, mais rápido que o Corolla. Mas o Corolla 2.0 anda muito bem, tem desempenho muito parecido ao do Focus 2.0 powerShit e ao do Elantra 2.0.
ExcluirO audi a3 srdan 1.4 flex at6, que usa essa mesma mecanica, enfiou 1.5 s no corolla. O a3 foi mais rapido em todss as situacoes. E ainda muiot mais ecomico que o corolla.
ExcluirO corolla 2.0 nao tem a menor chance contra a o jetta1.4 tsi . Nenhuma.
No 0 a 100 o Jetta TSI terá uma ligeira vantagem. Em outras situações, acredito que tenda ao empate, sendo que o Corolla terá mais velocidade final. Atualmente, ele é limitado eletronicamente a 210 km/h.
ExcluirCorolla a 69,9 mil onde? Cai na real!
ExcluirAqui o corolla 2.0 cvt faz 0 a 100 em 9.5s, o jetta 1.4 deverá fazer em 9s, um pouco mais lento do que o golf por conta do maior peso.
ExcluirAmigos...não vai ter desempenho pra acompanhar o Jetta en nenhuma situacao...carro Turbo X Aspirado sem chances pro corolla!! E outra...210kmh em corolla e piada? Só se for de velocimetro!! O pessoal ainda sonha com esses carros aspirados ...
Excluirentre honda civic , jetta e corola qualquer um dos 3 mim agrada muito mas o jetta mim parece bem mais definido.
ResponderExcluirQue bom que qualquer um dos 3 tim agrada.
ExcluirQue bom que qualquer um dos 3 tim agrada.
ExcluirA competição deveria ser com o corolla xei 2.0
ResponderExcluirEsse Jetta é show. A conferir o preço, pra ver se será um bom custo-benefício.
ResponderExcluirMesmo com o corolla 2.0 o jetta.levaria vantagem. Precisa só melhorar o ano de revisões, ampliando para anual com valor mãos em conta e otimizar o atendimento nas concessionárias.
ResponderExcluirO jetta é um carro muito bom, com esse motor ficou ótimo, aquele 2.0 não dava. O corolla é um carro medíocre na minha opinião, qualquer coisa é melhor que ele.
ResponderExcluirVc precisa aviso isso aos 6 mil compradores mensais do Corolla.
ExcluirInfelizmente é vdd...mas não ando de Corolla nunca. Carro de velho e sem pimemta!! Motor fraco e nem controle de tração e estabilidade tem...e ainda por cima uma suspensão traseira velha!! JETTA agora muito superior e outra câmbio CVT de péssimo mau gosto! !!
ExcluirEmoção zero do Corolla com a chegada desse Jetta 1.4 TSI. Apesar de ser um bom carro, levará uma três anos para encostar no Corolla, aí antes disso chega o Civic de Nova geração e bagunça tudo. Só esperando para ver a real resposta do mercado brasileiro
ResponderExcluirTive um golf alemão 2015 manual. Eu posso falar que sinto saudade, mesmo andando de 320i hoje.
ResponderExcluirAh, sobre o corolla, não tenho nada nem para falar, pois não compraria de jeito nenhum.
ResponderExcluirPenso que são públicos diferentes. Quem compra corolla, não está se importando de quanto faz no 0 a 100km e sim com todo o conjunto, inclusive o comércio e a revenda (nisso o corolla é imbatível)
ResponderExcluirZeca, queria ver o comparativo do Jetta aspirado com esse Corolla 1.8. Como você disse no comércio, revenda (e tbem manutenção ) Corolla é imbatível!
ExcluirÉ piada esse comparativo, se nem o Corolla 2.0 anda mais que o Jetta 1.4 tsi, o que dizer do 1.8., mas infelizmente o publico desse segmento não observa conjunto mecânico, segurança ativa/passiva, prazer em dirigir,pois se não o Corolla nunca seria lider do segmento, pois o mesmo esta muito atras disso do C4 THP e Focus e agora do Jetta 1.4, eles estão mais preocupado em um carro que "desvaloriza menos" e que seja um Toyota, por isso que a Toyota cobra o absurdo de mais de 100 mil num altis e as pessoas compram achando que estão fazendo um ótimo negocio, afinal é um "Corolla",lamentável isso..
ResponderExcluirConcordo....!!!!!
ExcluirDiscurso típico de quem não tem o dinheiro pra comprar. Porque que tem, JAMAIS dá 90 mil num c4 que se desfaz em menos de 2 anos.
Excluir*quem
Excluirkkk, pelo visto você tem um Corolla né amigo?!!! Sinto lhe informar ele pode ser o mais vendido mais isso não quer dizer que seja melhor, ou vai me dizer que ele em dirigibilidade, segurança ativa/passiva, e prazer em dirigir supera o Focus ou mesmo o C4 THP ??????Pelo visto você nem leu meu comentário direito e já vem falando abobrinhas de que "não tem dinheiro pra compra um.. e bla bla bla", me fale então em que o Corolla supera ou o Focus ou o THP nesses quesitos que citei??, ai sim você vem falar que estou errado, aprenda amigo não é por que você tem um carro de uma marca que o torna o melhor do mundo. E se realmente o Jetta vier com esse motor é mais um pra superar o Corolla nesses quesitos que citei....!!!
ExcluirTambém pensava igual você Luiz. Recentemente eu adquiri um Corolla XEi 2016 e hoje em dia entendo o porque dele ser tão vendido, o carro não é perfeito em praticamente nada, mas reúne todas as qualidades necessárias, esse é um dos grandes tributos do carro. Quanto ao desempenho, não tenha tanta certeza sobre o Jetta andar muito mais que o Corolla, ok? Tive um Golf Highline DSG e vou te confessar que não sinto falta do Golf quando se fala em desempenho (aceleração/retomada/velocidade final), o Golf de fato anda um pouco mais, mas a diferença é mínima.
ExcluirCaro NDA, por isso que gosto de debater com você, tem sempre um argumento sem precisar apelar para o fanatismo, mas vamos lá...
ExcluirO Corolla é um belo carro?sim,disso não a do que discordar e eu nem seria louco pra isso, mas o fato aqui a minha comparação aqui é sobre desempenho, comportamento dinâmico e segurança ativa/passiva, disso você como não é nenhum fanático sabe muito bem que ele deve em relação a Focus e C4 THP quando o assunto é isso. Sobre desempenho já não posso posso afirmar com propriedade sobre isso pois não tive a oportunidade de andar por um longo período,como dirigi o Golf , mas se o Golf supera o Focus em desempenho acredito eu que o mesmo supere o Corolla(já que o Focus anda anda mais que o Corolla).mas claro isso não faz do Corolla um carro ruim, apenas em minha opinião o Corolla não se justifica como líder pelos pontos que levantei, apenas isso!!Abraços.
Pode ter certeza sim que o Jetta 1.4 TSI anda muito mais que o Corolla 2.0. Basta ver a humilhada que o Audi A3 1.4 Flex AT6, que usa o mesmo powertrain do Jetta, fez no Corolla Altis 2.0 CVT: foi mais de 1,5 segundo de vantagem em qualquer teste. E o Audi ainda bebeu bem menos.
ExcluirO Corolla é um carro macio, confortável, espaçoso, e tem bom pós venda e é bem ajustado ao Brasil (suspensão traseira por eixo de torção semi-independente denota isso). E só.
É obsoleto em termos de powertrain. Não tem tecnologia alguma, o sistema de infotainment é ridículo.
E ele não é um carro que dê prazer ao dirigir. Andar com um Corolla é como fazer sexo com a Madre Tereza de Calcutá: tecnicamente é possível, mas vc não terá prazer nenhum.
Com o Jetta 1.4 TSI AT6, a única vantagem do Corolla fica espaço traseiro e suspensão semi-independente. Nos demais aspectos, o Jetta é amplamente superior.
mas se o Golf supera o Focus em desempenho
ExcluirNa realidade o Golf HUMILHA o Focus em desempenho, e mesmo assim bebe muito menos.
acredito eu que o mesmo supere o Corolla(já que o Focus anda anda mais que o Corolla)
Sim. O Golf anda muito mais que o Corolla, mas o Focus toma um pau feio do Corolla, veja:
http://www.car.blog.br/2015/08/focus-fastback-x-toyoa-corolla.html
Em resumo: Golf e Jetta oferece melhor desempenho e consumo que o Corolla 1.8 e 2.0.
Corolla 2.0 oferece melhor desempenho e menor consumo que o Focus 2.0.
kkkkkkkkkkkkkk,"mas o Focus toma um pau feio do Corolla, "!!
ExcluirCaro Carlos somente aqui no Blog tem esse debate de que anda mais entre Corolla e Focus e é sempre a mesma pessoa que levanta isso, vamos aos "FATOS": "http://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2015/07/teste-ford-focus-fastback-20-titanium-plus.html" ; "http://motosnovas.com.br/focus-sedan-ou-corolla/"; vejam esse comparativo lá tem ate ficha do 0 a 100 de todos os envolvidos e adivinha quem foi o mais rapido?!!! "http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/comparativo/comparativo-civic-corolla-e-mais-dez-sedas/8110/4" , então Golf ele anda mais que o Focus mas não é essa diferença toda que você "tenta" passar pros outros no Blog , então menos....!!
Obrigado Luiz, também gosto de argumentar com você! Sim, sou obrigado a concordar com você. O comportamento dinâmico do Corolla realmente é inferior ao do Focus/C4L, o mesmo vale para desempenho e segurança ativa/passiva. Sabe no que eu mais senti diferença quando troquei o Golf no Corolla? Comportamento dinâmico. Com o Golf eu entrava nas curvas sem a mínima preocupação, a direção do Golf também era muito mais direta, os freios do Golf também eram bem mais eficientes.
ExcluirCaro NDA!!
ExcluirMas isso não quer dizer que você não tenha um excelente veiculo em mãos, mas com certeza você que teve o prazer de dirigir um Golf iria sentir falta de "um algo a mais.." quando dirigi-se um Corolla, mas mesmo assim parabéns pelo belo carro que você tem..!!!!Abs
Corolla e imbatível no comércio e revenda dprincipalmente pelo plano de revisões, atendimento de primeira e confiabilidade. A VW precisará trabalhar esses itens.
ResponderExcluirEu acho o Jetta muito mais carro em todos os sentidos....!!!! Essa história de mais vendas ou revenda não representa o que muitos carros são...!!!! Já tive vovorolla e digo que ele não possui nem metade do charme do Jetta além de ser bem mais simples.
ResponderExcluirEu até concordo com você, mas a VWB só em 2015 que começou a produção do Jetta Nacional e ainda com o motor 2.0 aspirado.
ExcluirAssim fica difícil para o Jetta pq nem a VWB estava dando moral para o seu sedan médio. Agora o Jetta está em melhores condições, mas foi a estratégia de marca que não foi a mais indicada.
C4 Lounge THP é melhor que esses carros mencionados em todos os sentidos... dirija um e, tire sua conclusão.
ResponderExcluirC4 Lounge é um carro francês...pelo amor de Deus meu amigo...Como você quer compará-lo com carros alemães e japoneses.Carro francês no Brasil será sempre mico!
ExcluirC4 Lounge é um carro francês...pelo amor de Deus meu amigo...Como você quer compará-lo com carros alemães e japoneses.Carro francês no Brasil será sempre mico!
ExcluirNão sabia que o Jetta e o Corolla tinham porta-malas maior lá. Aqui no Brasil o Jetta tem 510L e o Corolla 470L.
ResponderExcluirAs outras montadoras podem fazer carros melhores, o que faz o corolla vender é a marca. O comprador deste carro nem vê se o carro anda menos e bebe mais. Ou se tem controle de tração. Ele só vê que é um Toyota que tem revisão barata bom atendimento é facilidade de vender depois. Talvez só a honda consiga tirar o trono da Toyota aqui no brasil. Mas duvido que está nova versão do civic consiga, ela é muito moderninha para o perfil do consumidor destes carros.
ResponderExcluirOs números do Jetta daqui serão ainda maiores em relação ao Corolla, inclusive o 1.4 vão bater fácil o Corolla 2.0
ResponderExcluirIndependente dos números de desempenho, o estigma de carro importado, ainda vai demorar para sair, enquanto isso Corolla e Civic no topo, em vendas o Jetta vai bater de frente com o Sentra...
ExcluirConcordo com Perivaldo. Mesmo com motor 1.4 Tsi o Jetta ainda vai continuar como coadjuvante atras de Corolla e Civic.
ExcluirO Jetta ainda não é completamente nacional. É montado no Brasil em CKD com peças vindas do México. Isso significa que muitas peças ainda são importadas, o que eleva o custo de manutenção e o preço do seguro.
O Jetta utiliza a plataforma PQ35 que em breve será substituída pela MQB. Como não há nenhuma linha de montagem no Brasil que utilize a plataforma PQ35, é pouco provável que o Jetta seja inteiramente fabricado no Brasil. Ou seja, o Jetta só será inteiramente nacionalizado na próxima geração o que ainda vai demorar alguns anos. Esse estigma de carro importado vai continuar até a próxima geração.
ResponderExcluir0 a 193 Km/h [s] 40,50 45,80 11,60%
Velocidade máxima 201,00 177,00 13,60%
??????????????????????????????????????????????????
Como fizeram o teste de 0 a 193 Km/h no Corolla se a velocidade máxima dele é 177 Km/h ?????????????? Ta meio suspeita confiabilidade destes testes kkkkk
ResponderExcluir0 a 193 Km/h [s] 40,50 45,80 11,60%
Velocidade máxima 201,00 177,00 13,60%
??????????????????????????????????????????????????
Como fizeram o teste de 0 a 193 Km/h no Corolla se a velocidade máxima dele é 177 Km/h ?????????????? Ta meio suspeita confiabilidade destes testes kkkkk
Tchauuuu Corolla, tchauuuu...Adeus liderança!!!!
ResponderExcluirBrasileiro e foda mesmo!! Pagam quase 100.000 reais em um Corolla!!! Só pra ter prazer em vender o carro depois?!?! Povo burro mesmo!! Carro antiquado de velho suspensão ultrapassada sem nenhum entretenimento e câmbio CVT...piada!! Jetta agora é um carro digno de bater de frente com o queridinho da 3 idade no brasil!! Tem mais de 60 anos...compre Corolla pois o carro da sono!!
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.