A Volkswagen informou hoje que, após ter realizado testes em vários de seus modelos com motores a gasolina, descobriu que os supostos erros de informação sobre emissões de CO2 e de consumo não procedem, e que os valores informados para a grande maioria dos modelos estão corretos.


Trata-se de uma ótima notícia para a montadora alemã que há cerca de um mês atrás estimava que até 800.000 modelos com motor a gasolina e diesel vendidos na Europa estavam com indicadores oficiais de consumo e de emissões errados. Agora, porém, depois de testes realizados ao longo do último mês, a montadora descobriu que os valores de CO2 medidos são iguais aos inicialmente acordados.

Isso significa que veículos em questão podem ser comercializados e vendidos sem quaisquer limitações. A suspeita de que os dados de consumo de veículos de produção atual tinham sido ilegalmente alterados não se confirmou.

A empresa também informa que durante os testes encontrou pequenas variações em apenas nove versões de carros, e esses modelos terão seus dados de consumo e emissões reavaliadas por um órgão técnico neutro e pela autoridade federal da Alemanha.

Nos casos em que se confirmar a exatidão dos valores originais, não haverá consequências. Estes carros poderão ser postos à venda pelos concessionários sem quaisquer reservas. No caso de qualquer desvio, os números serão ajustados no futuro, no decurso dos processos normais, conforme necessário.

Os resultados foram apresentados pela Volkswagen à Autoridade de Transporte Motor Federal da Alemanha (KBA). A estimativa inicial de 800.000 veículos afetados por informações não corretas não se verificou. Os desvios encontrados nos valores para apenas nove versões foi de alguns gramas de CO2 em média, correspondente ao aumento do consumo no ciclo europeu de  aproximadamente 0,1 a 0,2 litros por 100 km.

Essas seis versões contam com uma produção anual de 36.000 veículos, o que corresponde a 0,5% do volume da Volkswagen, e são os veículos listados abaixo.


Ações da Volkswagen disparam

A noticia de que o problema com informações de dados de CO2 e consumo em motores a gasolina é muito menor do que o estimado anteriormente teve um impacto positivo nas ações da empresa nas Bolsas de Valores, que passam por expressiva valorização nos pregões de hoje.


Conclusão

Os recentes desdobramentos do chamado diesel gate evidenciam que o problema é muito menor que o imaginado inicialmente, e que os custos de ajuste serão muito menores que os estimados, o que não deixam de ser ótimas notícias para o Grupo Volkswagen e suas subsidiárias.

9 Comentários

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  1. 2016 a VW vai bater muita lagi e fazer muita argamassa ..pq vai ser trabalho viu ..mas vamos sair dessa , somos VW até o fim . tu es forte tu es grande

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  2. Esse fato não é passível de comemoração.
    É muita m**** que a VW fez para achar que um peido pode aliviar a dor de barriga ...

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    1. Mas quem está achando não é a VW e sim os investidores que depois da ação bater em 92,00 se recuperou e esta sendo comercializada a 131,75. Um aumento de 43% quando comparado ao piso.

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    2. Mas ainda está cerca de 30% abaixo do valor antes do escândalo.

      E outra: mercado de ação é mais especulativo que real. Jogo de moedas virtuais ...

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  3. Não tem que comemorar nada. E outra: apesar da alta recente nas ações da Volkswagen AG, ela ainda está bem abaixo do que estava antes do dieselgate.

    No último fechamento antes do dieselgate, as ações eram cotadas a 162,40, enquanto agora ela vale 131.75. Quase 20% de queda.

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  4. Opa, muito menor no que se refere a motores à gasolina, não é isso?

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  5. Pessoal todas estão acima do permitido ..mas o problema foi a VW omitir isso

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  6. Vamos ver se eu entendi ..... acontece um escândalo chamado #DIESELGATE que tem haver com motores diesel. Agora vem uma notícia que os motores a gasolina foram testados e está tudo bem. E os motores diesel? Essa é a ótima notícia? Motores diesel emitem óxido nítrico, ou NO, um gás lipofílico (se une a gordura do corpo) que está listado como substância cancerígena pela ONU - OMS - IARC. Motores gasolina emitem gás carbônico, ou CO2, que está envolvido nas discussões de mudanças climáticas pela ONU - WMO - IPCC.

    Eu acho que essa notícia mais confunde do que esclarece devido a mistura inadequada de motores diesel em um artigo que trata apenas de motor a gasolina e que nada tem haver com o #DIESELGATE.

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